Vídeos: A Desconstrução de um Mito

Pelé é um mito. Estaríamos afirmando que Pelé jamais existiu? Certamente que não”. Ubirajara Rodrigues explica logo no início do evento de lançamento do livro “A Desconstrução de um Mito“, em co-autoria com Carlos Reis, no último dia 31 de julho em São Paulo.

“Bem sabemos que um pequeníssimo percentual de ocorrências é que deve incentivar os meios acadêmicos. Quando pretendemos desconstruir um mito, estamos nos referindo a uma reflexão sobre o próprio conhecimento da ufologia. Mostrar aquilo que toda área do conhecimento precisa ter: os vieses da pesquisa, equívocos que talvez todos nós tenhamos cometido”, continuou Rodrigues.

O evento, com a participação dos principais ufólogos do país, pode ser conferido na íntegra acima, desde a introdução realizada por Luciano Stancka e Silva, os comentários dos autores, a imperdível palestra de Carlos Reis e a sessão de perguntas e respostas ao final. São nove vídeos com pouco mais de uma hora de duração ao total, disponíveis também em alta definição.

Este que escreve aqui esteve presente ““ e foi o cinegrafista amador responsável pela gravação. Entre os outros presentes, incluindo os autores e palestrantes, estava praticamente todo o núcleo ativo e sério da segunda e terceira geração de ufólogos no país, abrangendo um período indo desde o início da década de 1970.

A Desconstrução de um Mito“ é sem dúvida um marco na ufologia brasileira. Já há praticamente uma década o próprio Ubirajara Rodrigues deixava claro que ao final, não lhe restaram provas conclusivas da tese extraterrestre que pudessem passar pelo rigor da avaliação científica nem mesmo no caso que lançou ao imaginário popular, aquele de Varginha.

Nesta constatação, Rodrigues não esteve sozinho e aqui em CeticismoAberto já citamos outros ufólogos como Claudeir Covo, Rogério Chola e o próprio co-autor, Carlos Reis, curiosamente citado e elogiado na afirmação de que “não se pode afirmar em sã consciência que [a ufologia] seja extraterrestre, são apenas hipóteses” também pelo editor da revista UFO, há apenas cinco anos atrás.

Cinco anos depois, a publicação que diz representar a ufologia brasileira continua vendendo a afirmação de que a ufologia seja extraterrestre, e o mesmo Reis, tão elogiado, é agora duramente atacado, bem como Rodrigues, que chegou a ser por anos co-editor do veículo.

Advogando uma consciência sã, os próprios ufólogos desconstruíram sua área para buscar construir uma nova ufologia brasileira.

17 comentários sobre “Vídeos: A Desconstrução de um Mito

  1. \o/

    Notícia maravilhosa!

    Lá pela época da UFO 90 a 110, eu acompanhei toda a controvérsia com Carlos Reis, que era ombudsman da revista. Cheguei a trocar correspondência com ele (tendo sido citado no Espaço do Ombudsman da UFO 99), o qual admitia em off nem acreditar na hipótese extraterrestre – o que me agradava, rs.

    A coisa começou a complicar, pra ele, quando ele defendeu tirar o subtítulo da revista, “publicação dedicada ao estudo dos discos voadores”.

    Pouco depois, Marco A. Petit afirmou ter contato com os próprios seres extraterrestres, desde criança! Carlos Reis fez um último Espaço do Ombudsman se despedindo da revista, dizendo que era demais pra ele compactuar com aquilo.

    Certa vez, na comunidade da UFO do orkut, entrei num debate com o moderador oficial de lá. Pressionado, ele acabou admitindo que a UFO não sobreviveria, financeiramente, sem a propaganda afirmativa sobre extraterrestres. Infelizmente, não printei o debate, que foi logo deletado da comunidade.

    Fiquei extremamente feliz de que o outro lado, os céticos imiscuídos no mundo da revista UFO, estejam trilhando este caminho positivo.

    Vou já procurar saber como o homem de fé A. J. Gevaerd reagiu! rsrsrs

  2. O fenômeno UFO é real e de origem desconhecida. Logo, não se deve adotar uma visão cética nem crédula da matéria. Não sabemos do que se trata e a honestidade nos obriga a especular sem pender para nenhum dos dois extremos, sem fanatismo.

  3. Olá Fabio, acho que você está confundindo ceticismo com negativismo. Esta especulação chama-se ‘hipótese’ e é um passo importante do método para chegar a verdade, e elas devem ser comprovadas antes de dar o próximo passo: o de assumir ou admitir alguma conclusão.

  4. É importante o comentário do Ubirajara de que a obra não visa em nenhum momento querer provar que não existem discos voadores. Pudera, isso é uma missão fadada ao mais pleno e profundo fracasso. Muitos gostariam que essa obra refletisse uma postura totalmente diferente. E esse muitos acabarão tendo pouquíssimo eco nessas páginas. A reflexão que essa obra produzirá sem dúvida alguma tem uma importância, porém, todo o cuidado é pouco para não cair no erro de querer se distanciar dos fatos bem estabelecidos dentro da Ufologia e querer com isso produzir algum fruto novo e renovador no seio dessa disciplina. Estamos lidando com fatos reais e bem concretos, que deixam realmente nossa atual ciência padecendo de uma falta de explicação para todos os aspectos que esse fenômeno implica.

    1. Típico, Lauro… e ainda advogam pela “liberdade de informação”….

      Só um detalhe: o Gevaerd não admite não ter provas de alienígenas! Ele diz ter essas provas, mas “não se sente na obrigação de mostrá-las a ninguém”. Na mensagem pública de fuga do desafio originalmente proposto e apoiado por sua própria revista, ele citou a mensagem de Carlos Reis em que Reis dizia que não havia provas. Contraditório, mas Gevaerd continuou afirmando depois disso que as provas existem.

      Eu já insisti com ele sobre qual seria a melhor prova, o melhor caso ufológico a provar a tese extraterrestre. A resposta? Talvez você não acredite pela ironia, mas ele disse que era…

      O Caso Varginha.

      Isso depois que ele já havia publicado, e sido o editor, do livro de Ubirajara Rodrigues em que ao final, Rodrigues afirma claramente que nada pode ser concluído sobre Varginha. Gevaerd elogiava e reconhecia Rodrigues como o principal pesquisador do Caso Varginha, e ainda assim dizia que Varginha era o melhor caso a provar a presença ET na Terra. Contraditório, como ele ter citado a mensagem de Reis para desistir de exibir sua evidência à comunidade acadêmica.

      Minha opinião sobre Gevaerd e posicionamento sobre a revista UFO é bem conhecida. Esses são apenas alguns exemplos da falta de seriedade, coerência, e pode-se dizer, mesmo honestidade intelectual.

  5. Verdade, Mori.

    Ele não admite com “todas as letras”. Contudo, o que eu postei lá na UFO foram exatamente as palavras de Gevaerd e o trecho de Carlos Reis, que ele citou com aprovação – o que, a meu ver, é sim uma forma de admitir.

    Pra ser honesto (rs), concluí com uma merecida agulhada: que eu não entendia como a UFO poderia continuar afirmando a existência de visitas extraterrestres quando seu próprio editor já tinha admitido o contrário (de todo modo, as palavras do próprio estavam bem acima). E que, sendo assim, eu só podia pensar que a propaganda da revista era hipócrita.

    Bom, fato é que censuraram.

  6. HÁ MUITOS CASOS QUE DIFICILMENTE PODERÃO SER CONTESTADOS, POR EX.VEJAM ESSES DOIS CASOS DE APARIÇÃO PÚBLICA NOS LINKS ABAIXO:

    CASO VORONEJ: http://www.youtube.com/watch?v=OAiuYUQfyUc&feature=geosearch

    CASO ZIMBABWE – a legenda não está embutida (cada criança foi analizado por um famoso psiquiatra de Harvard): http://www.youtube.com/watch?v=yESROHHJrj4

    O CASO BEM DETALHADO DE ANTÔNIO NELSO TASCA – PARTE 1 (MUITO SIMILAR AO CASO DE ANTÔNIO VILAS BOAS): http://www.youtube.com/watch?v=hs6_lZy2Bh4

    AGORA, VEJAM O DEPOIMENTO DE ALGUMAS DAS MAIS DE 400 TESTEMUNHAS MILITARES, CIENTISTAS E TÉCNICOS, NESSA SÉRIA. INCLUSIVE COM UM MANIFESTO AO CONGRESSO AMERICANO QUE, CERTAMENTE, NÃO VAI RESULTAR EM COISA ALGUMA. HÁ NITIDAMENTE UM PROCESSO DE ESVAZIAMENTO E DESINFORMAÇÃO. PROJETO DISCLOSURE (PARTE 1 – EUA): http://www.youtube.com/watch?v=7DiTciq-cDw TRADUZIDO PARA PT-BR
    ESSE DOCUMENTÁRIO É DE SUMA IMPORTÂNCIA. NELE SÃO DEMONSTRADOS INÚMERAS FONTES ENERGÉTICAS LIMPAS E DE PROPULSÃO MAGNÉTICA PARA AERONAVES, DESENVOLVIDAS SECRETAMENTE ETC.QUEM QUISER PODE CADASTRAR-SE COMO MEMBRO, NO SITE http://www.theorionproject.org

    NÃO PODERIA DEIXAR DE INDICAR ESSES DOCUMENTÁRIOS –
    PARTE 1/9: http://www.youtube.com/watch?v=osth_L82l3A

    PARTE 1/7: http://www.youtube.com/watch?v=7l5Y1_h40fo&feature=&p=D2BDD913055D0AC5&index=0&playnext=1

    DEPOIS, GOSTARIA DE OUVIR A OPINIÃO OS UFÓLOGOS INTELECTUAIS A RESPEITO DESSES VÍDEOS, OK!

    ABS!

  7. ACHEI ESSA SÉRIE MUITO INTERESSANTE PORQUE SÃO GRAVAÇÕES DAS CAIXAS PRETAS DAS AERONAVES. QUANDO UM PILOTO VÊ ALGO QUE NUNCA VIU ANTES, DEVE TER UM POUCO MAIS DE CRÉDITO QUE UM LEIGO, MAS QUANDO UM CONTROLADOR DE VOO INFORMA A UM PILOTO EXPERIENTE DE QUE O MESMO TEM “COMPANHIA” NÃO IDENTIFICADA, SÓ RESTA A ESTE CONFIRMAR OU NÃO, PORQUE O RADAR NÃO PODE MENTIR. PARTE 1: http://www.youtube.com/watch?v=gc0R_rapV68
    É ISSO AÍ! ENQUANTO UM OVNI NÃO CAIR NO PALÁCIO DA ALVORADA OU DENTRO DE UM ESTÁDIO DE FUTEBOL(NUM DIA DE FINAL DE COPA DO MUNDO), O QUE TEREMOS SÃO APENAS REGISTROS DE TERCEIROS. INFELIZMENTE TEMOS MUITOS ENGRAÇADINHOS E DESINFORMADORES PARA COMPLICAR UMA ABORDAGEM SÉRIA DO ASSUNTO. MAS O PESSOAL DO CETICISMO EXPLICA TUDO, ENTÃO CONTO COM VOCÊS!

  8. UM DOS EVENTOS UFOLÓGICOS MAIS IMPRESSIONANTE NO BRASIL FOI O DA CIDADE DE COLARES. INVESTIGADO E MUITO BEM DOCUMENTADO PELA FAB (OPERAÇÃO PRATO). O CETICISMO “EXPLICOU” COMO UM FENÔMENO DE “ILUSÃO COLETIVA”, MULA-SEM-CABEÇA, ETC. COMO NUM TOQUE DE MÁGICA, AQUILO QUE OS PRÓPRIOS NATIVOS E INTEGRANTES DA EQUIPE DA FAB TESTEMUNHARAM DURANTE 3 MESES. CETICISMO, VOCÊS DEVIAM ESTAR NO GOVERNO DESSA NAÇÃO! VOCÊS SÃO O MÁXIMO, DEMAIS MESMO!

  9. Ei, céticos, quero ver agora! Conheçam o ET brasileiro chamado Bilu, muito gracinha, apresentado por Urandir: http://www.blogdobilu.com.br/
    Tem inclusive a foto dele (está só um pouco apagadinha e foi feita à noite, porque “ele” sofre de fotofobia). Depois não deixem de visitar o blog da sua irmãzinha ET Teteia. Essa é quente!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *