Teste Darwin online


Uma população inicial e aleatória de 1.000 imagens. Você, internauta, dá uma nota de acordo com sua semelhança com um rosto. As imagens com maiores notas geram mais “descendentes”, com pequenas mutações. O resultado: em apenas dois dias depois de ir ao ar, o sítio transformou as formas desconexas à esquerda — uma das imagens originais — em figuras como a da direita. Evolução das imagens através da seleção artificial rumo a formas assustadoramente familiares, apesar da simplicidade e limitação do programa original.
O sítio Mutating Pictures alcançou seu objetivo tão rapidamente que agora também começou a pedir que internautas agora selecionem imagens de acordo com sua semelhança com animais e corpos. Como tais seleções acabaram de começar, as imagens ainda estão muito disformes, mas é interessantíssimo analisar já os resultados:

Veja como as formas geométricas — círculos, linhas e triângulos — estão rapidamente convergindo para produzir o que talvez seja o “animal” mais simples de ser produzido a partir desse material: um “pintinho”. É similar à profusão de bigodes que surgiu nos rostos produzidos. Como serão os corpos produzidos apenas com círculos? Não dá para saber ainda, e é fabuloso que este aspecto da evolução também esteja sendo reproduzido aqui. Não é realmente um “teste” de Darwin, mas enfim, precisava de um título curto que resumisse parte da idéia.
O sítio é inspirado no trabalho mais conhecido desenvolvido por Richard Dawkins e seus biomorphs, apresentados em “O Relojoeiro Cego” (1986).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *