Nuvens Iridescentes sobre o Brasil

nuvemiridescente01

“Uma profusão de cores no céu chamou a atenção de moradores de diferentes cidades brasileiras, entre elas São Borja (RS), Nova Odessa (SP) e Itanhaém (SP). Entre os tons mais comuns, vermelho, amarelo e anil”.
Terra: vc repórter: cores no céu intrigam moradores de SP e do RS

São nuvens iridescentes, formadas por gotículas de água pequenas e de tamanho uniforme, iluminadas de uma maneira especial “” oblíqua “” e que assim acabam difratando a luz. Complicado, e um tanto raro, a iridescência em si é algo mais comum e pode ser vista jogando óleo sobre a água.

Por aqui recebemos boas imagens tomadas por João Osmar Inacio no final do mês passado (obrigado!) que também registram o fenômeno:

DSC00602df

DSC00610

DSC00613 DSC00614

Mais imagens de nuvens iridescentes podem ser conferidas via Google Images ou Flickr.

23 comentários sobre “Nuvens Iridescentes sobre o Brasil

  1. Não sei se isso tem alguma coisa a ver mas vi, a algum tempo atras, um video que foi feito meia hora antes daquele terremoto que deu na China semanas antes das olimpiadas. E nesse video aparecem imagens bem parecidas com essas, uma especie de arco-iris/aurora boreal. E pelo que me lembro, na descrição do video estava escrito que coisas assim aparecem antes de terremotos de grandes proporções (essa informação me parece bastante duvidosa, mas não corri atras para confirma-la)

  2. Isso chama-se Projeto HAARP estão aquecendo a ionosfera e assim podem manipular o tempo no caso aumentar a intensidade de uma frente fria e até provocar terremotos essa história de goticulas de gelo tao louco e o pior é que a maioria acredita e nem vai pesquisar pra saber realmente o que é CONDICIONADOS PELA MIDIA .

    1. A única pessoa que tem que pesquisar aqui é VOCÊ.
      Sim, eu acredito que existe esta conspiração global (uma coisa óbvia que ninguém percebe). Mas dizer que as nuvens iridescentes são produzidas pelo H.A.A.R.P é muita burrice!
      As nuvens iridescentes são fenômenos muito belos de se ver. São naturais.
      Mas o que o H.A.A.R.P faz é forçar o meio ambiente a ser uma coisa que ele normalmente não seria. Sim, existem nuvens iridescentes provocadas pelo H.A.A.R.P (E são muitas). Mas não podemos taxar nuvens iridescentes como sendo resultados de uma arma geológica. (O H.A.A.R.P modifica a natureza de muitas formas. A formação dessas nuvens geralmente é sinal de que estão mexendo com a estratosfera. Em alguns casos ele serve de força para puxa-la para cima, dando espaço para armazenar água que forma estes fenômenos. Ao soltá-la, a força atmosférica que antes estava sendo puxada para cima é jogada para a terra, e isso pode causar furacões, terremotos, maremotos e até mesmo erupções de vulcões extintos a centenas de anos.)
      Desculpe se fui agressivo =/
      Até mais

  3. Já vi este ano estas nuvens aqui na minha região, apareceram na crista de uma nuvem estratiforme desorganziada por uma corrente de vento ascendente e nada mais era do que a refração da luz solar nas gotículas pulverizadas, um fenômeno muito interessante e raro. Mais intrigante são as “novas” e estranhas nuvens chamadas “Asperatus”, nunca observadas até bem pouco tempo e que podem ser um sinal de que não é assim tão absurda a ideia de manipulação artificial (HAARP ?) de nossa atmosfera, com fins científicos ou mesmo bélicos. É bom não esquecer que no início do século passado a energia nuclear não passava de ficção científica.

  4. No meu blog há uns textos do parlamento europeu sobre o projeto HAARP, que em suma é uma arma tipo micrrondas, muito perigosa… dizem que essas ‘luzes’ aparecem onde o haarp tem emitido seus ‘raio'[sobre isso busquem NICOLAS TESLA]…

    Sobre nuvens busquem CHEMTRAIL OU CHEMSPRAY, ja estamos tendo bastante videos aqui do brasil inclusive com avioes fumigando as populaçoes, criando um rastro de quimica que depois se espalha e o pessoal pensa que é nuvem comum, mas nao é , é uma quimica que jogam no ar e para boa coisa que nao deve ser, pois nao explicam…

    e vale lembrar NAO TOMEM A VACINA DA GRIPE SUINA, o pessoal da europa conseguiu avisar a tempo e maioria nao tomou, tanto que estao doando para america latina, busquem, INFORMEM-SE!

  5. Esse negócio apareceu sempre antes dos terremotos na China, agora basta digitar em qualquer site de busca o termo “PROJETO HAARP” e vocês descobriram o que é isso. A ONU sabe o que é com certeza, assim como a maçonaria e congêneres.

  6. sou de vitoria -pe no dia 05/03/10 estava no quintal da minha casa e avistei no ceu nuvens coloridas chamei minha familia para ver pois penssava que estava maluco . elas sao lindas

  7. Esses fenomenos, são causados pelo projeto HAARP ( dos EUA ) com o objetivo de produzir chuvas devastadores..

    chuvas essas que aconteceram em SP , RJ, SC E nordeste brasileiro.

    E aquecimento global, não existe, isso foi uma invenção dos eua, para prejudicar a economia dos paises em desenvolvimentos como os BRICS

  8. Aff, que povo desavisado esse que tá comentando sobre o H.A.A.R.P! Será possível que nem sequer sabem que nuvens iridescentes são normais!?
    O que acontece é que o H.A.A.R.P força elas a acontecerem (como eu já expliquei no comentário do “felipefdl”, esta ama geológica tem poder para puxar a atmosfera para cima, e isso dá espaço para a água que forma este fenômeno)

  9. Vi estas nuvens irisdescentes na última quinta – feira (29/03/2012) aqui em Campinas, aproximadamente entre 14hs – 17hs. Cheguei a tirar fotos. Muito bonito, mas espero que não tenha sido o efeito do HAARP e sim um fenomeno natural da atmosfera :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *