Ceticismo anjofotomaringa.jpg

Published on janeiro 15th, 2012 | by Kentaro Mori

140

Anjo surge em Fotografia em uma Igreja de Maringá?

“O fenômeno ocorreu no dia 7 de novembro de 2011. A foto foi tirada por um celular de uma das fieis da igreja Batista Renovada – Missão da Fé – na avenida Mauá, em Maringá, Paraná. A entrevista foi concedida ao programa de Oséias Miranda da TV Maringá, Rede Bandeirantes”.

anjofotomaringa fotos de fantasmas destaques ceticismo

Capturada dentro de uma igreja por uma fiel, não é surpresa que a figura luminosa tenha sido interpretada como uma “criatura celestial”. Há no entanto uma explicação muito simples à imagem: a “criatura celestial” é apenas uma pessoa iluminada por uma fonte de luz próxima do teto, saturando o sensor da câmera de baixa qualidade do celular.

anjoluz321 fotos de fantasmas destaques ceticismo

Na imagem filtrada acima, vemos como a luz de maior intensidade que banha a pessoa se estende até o fundo, vindo da direção superior esquerda até a inferior direita. Provavelmente seria a luz de uma janela ou clarabóia próxima do teto.

Temos aqui em CeticismoAberto um outro exemplo do efeito, capturado mesmo por uma câmera convencional na cidade de Socorro, em um almoço com professores.

Fotografia Transcendental  fotos de fantasmas destaques ceticismo

Seria um outro anjo? Em uma reunião de professores? Dado o contexto, o efeito não foi confundido com um anjo, mas com uma aparição ou fantasma. Mas era apenas outro objeto, outra pessoa, iluminada intensamente e saturando a câmera. O mesmo ocorre, de forma ainda mais clara, no “Mistério dos seres de luz em Ongamira”, uma fotografia capturada por Mônica Coll na Argentina em 2007:

seresdeluzzv71 thumb fotos de fantasmas destaques ceticismo

Apesar de ter sido promovida por ufólogos e afins, e desta forma interpretada como “seres dimensionais”, a imagem deixa muito mais claro o facho de luz que banha as duas pessoas. Não há mistério, apenas uma câmera ajustada para pouca luminosidade sendo saturada pelo brilho intenso de uma parte da cena.

Em nenhum dos três casos abordados aqui, onde os “seres luminosos” foram interpretados como anjos, fantasmas ou criaturas dimensionais, o flash foi disparado. Em todos a cena possui baixa luminosidade, com exceção de uma pequena área banhada por luz mais intensa, geralmente do Sol. Com o uso do flash da câmera, efeitos mais curiosos podem ser obtidos.

Com a luz certa, qualquer um pode ser um anjo – ou um fantasma, ou uma criatura dimensional. E se a suposta “criatura celestial” promovida pelo pastor possui explicação prosaica tão elementar, podemos na mesma medida duvidar de suas extraordinárias alegações sobre milagres, como pessoas cancerosas que teriam sido curadas ao simplesmente pisar em sua igreja. Ele afirma que a fiel autora da fotografia não teria nenhum interesse em se promover, o que bem deve ser verdade dado que desconhecemos seu nome. Mas o nome do próprio pastor, bem como o da Igreja, são promovidos com bastante destaque. [Com agradecimentos a Daniel Sottomaior pela dica]

Tags: , , ,


About the Author

+



140 Responses to Anjo surge em Fotografia em uma Igreja de Maringá?

  1. Sybylla says:

    Cada um vê o que quer. Para mim e para muitos é só um efeito de luz e câmera conjugados.

    Para outros é um evento celestial, para mais outros ainda é um fenômeno paranormal. Cada um enxerga de maneira a completar sua própria visão de mundo. Por mais errada ou exagerada que ela seja.

    • Mori says:

      Exato! E os que interpretam de uma forma rejeitarão as outras.

      • MACC says:

        O problema é quando achamos que a nossa interpretação é a única VERDADE e depois queremos impor nossa visão de mundo sobre as outras pessoas.

    • Carlos says:

      Cada um interpreta como quiser… mas isso não muda o que realmente aconteceu. Mil interpretações, mas apenas um fato…

      • MACC says:

        O que “realmente aconteceu” é uma interpretação, a própria “realidade” ser uma coisa independente das consciencias e das percepções humanas é apenas uma premisa filosófica dentre tantas outras.
        E o que “realmente aconteceu”???

        PS: É só uma consideraçao sobre teoria, eu não acredito que isso seja um anjo, mas é minha opinião.

    • Baal says:

      percebe-se facilmente ser um “guitarrista” mais afastado do grupo, estando sob um reflexo de luz, que confunde estas cam de baixa qualidade..nada mais.

    • fabiano... says:

      Cara “sybylla??” 1* Oque vç entende lá de efeiotos de luz?….2* Vç sabe por acaso o que é uma camera com lente conjugada?…
      Então vç estudar e se converter primeiro,pra depois sair por ai escrevendo coisas que nem vç sabe como funciona,ou conhece,….certo??

      • Rodrigo says:

        Estude você! Com a frase “Para mim e para muitos é só um efeito de luz e câmera conjugados.” Sybylla quis dizer que o efeito é causado pela combinação câmera+iluminação.
        “Então vç estudar e se converter primeiro,pra depois sair por ai escrevendo coisas que nem vç sabe como funciona,ou conhece,….certo??”

      • Paulo Cesar Nogueira says:

        Você escreve “vc” com cedilha e “então vç estudar…” e quer falar de conhecimento e estudo?

      • Sybylla says:

        Quando eu quiser a sua opinião, “querido”, eu peço.

        Não sabe ler, não comente.

      • Sybylla says:

        Além disso, não entendi o porquê das interrogações junto ao meu nick. Tem problemas para ler a letra Y?

        É só uma adaptação de sibila, as sacerdotisas de Apolo.

        Não mande ninguém estudar se você é incapaz de entender uma simples frase. O Rodrigo tem razão quando explicou minha frase a você.

    • guigui says:

      muito bem dito

    • lenilso says:

      é mais facil para pessoas incredulas acreditarem que eúm efeito de luz ou de camera do que acreditar que deus existe,pobre dessas pessoas são tão cegas .elas deveriam saber q deu é deus

    • fernando says:

      Gente esta na cara GOKU visitou essa igreja para mostrar que ele não faz acepção de igrejas e muito menos de pessoas que lindo TE amo GOKU MEU SALVADOR

  2. Borba says:

    Vivemos em uma sociedade em que as pessoas têm pouco ou nenhum conhecimento acerca da tecnologia que utilizam, ao contrário do que acontece em sociedades mais primitivas. O resultado do grande acúmulo de crendices misturadas com ignorância, são essas “interpretações” vindas de apertadores de botões e indivíduos que se aproveitam delas.
    Parabéns ao Mori por seu site que persegue a luz do conhecimento e caça os fantasmas gerados pela ignorância!

  3. Kadargo says:

    “todo mundo tem direito a ter a sua opinião, mas todo mundo não tem direito de ter seus próprios fatos.”

    Pessoas que olham essas foto e concluem que ela captura a imagem de um anjo concluem isso por quê? Porque elas acreditam? Isso não é um bom motivo, é na verdade um motivo extremamente fraco.

    Existe uma explicação completamente racional para o que estamos vendo naquela foto, e tal explicação não joga de cabeça para baixo tudo que conhecemos sobre as leis da física no processo.

    Todo mundo tem direito a sua opinião?Claro, sem dúvida! Todas as opiniões tem o mesmo poder de credibilidade? Absolutamente não.

  4. Luis says:

    Gostaria de perguntar aos céticos deste site: vocês estavam lá para provar o que vocês dizem? Será a palavra de vocês contra dezenas de testemunhas oculares. O que será que tem mais peso?

    • Peruano says:

      Como assim “testemunhas oculares”? O próprio cara da igreja disse que a mulher só foi se dar conta do suposto ocorrido quando chegou em casa e viu as fotos. Pelo que é relatado, não houve testemunhas oculares já que ela só viu a pessoa iluminada depois que chegou em casa. Que dezenas de testemunhas oculares são essas?

      • KIRA says:

        Como você pode provar que é verdade? Você estava lá pra dizer que era realmente um anjo?
        É muito fácil fazer esse tipo de manipulação em fotos. Trabalho com fotografia e edição e sei bem como é.
        Outra. . . nessa igreja, com certeza não precisava de todos testemunharem o fenômeno. Alí já tem bastante alienação mesmo. O que o mestre deles falam, os mesmos acreditam facilmente.

  5. Diego Camargo botassio says:

    Que vergonha tenho essas horas de ser de Maringá

  6. André says:

    Isso ai é aquele vampiro que brilha do filme crepusculo só pode!

    Verdade, devemos acreditar em livros, já que o livro diz que edward existe tá ai a prova!
    kkk

  7. Carlos Mello says:

    Porque nao voou? Nao tinha asas? Porque so caminhou?
    Engracado que parece alguem com um lencol. Mas nao deve ser ne?

  8. Rodrigo says:

    Ridiculo como o ser humano pode ser tão imbecil e cego

    • benedito vieira de almeida says:

      como espírita cardecista e estudioso do assunto na minha minha opinião é simplesmente um espirito amigo de alguém que se encontra alí e que quis aparecer para mostrar simpatia, pois os espíritos estão em toda em parte principalmente num lugar de oração ou de harmonia entre as pessoas, aliás este fenômeno é até comum nos anais da literatura espírita. Acredita quem estuda o assunto.

      • isabelle says:

        Vc está certo! E se for,nós estamos perdendo nossa sensibilidade ,sempre
        desacreditando em tudo,por sempre pensar que tudo ñ passa de fraude! Como era bom e tão simples quando todos nós acreditávamos em PAPAI NOEL… Espíritos existem sim! Mas são poucos q tem o don de vê-los…
        beijos a todos!!!!!!!!!!!

  9. Pode provar por A+B…. não importa: ainda há pessoas que irão jurar que aquilo foi um anjo e que estamos blasfemando.

    No demais, uma explicação simples para desmistificar mais um “fenômeno”…

  10. gracielle belchior vieira figueiredo says:

    eu acredito que seja um anjo mandada pelo senhor pois só de ver as imagens senti arrepios pelo corpo e creio que isso seja de DEUS

  11. Peruano says:

    Imaginem se a empresa fabricante do tal “celular velho” da mulher descobre que ela conseguiu fotografar um anjo? Os caras iam fazer uma fortuna vendendo celulares na igreja. Cara, não entendo como tem gente que ainda cai nessas histórias. Pergunta: (1) como é que ninguém viu o anjo enquanto estava lá no evento? (2) De que maneira um celular de tecnologia humana ultrapassada consegue registrar tais “fenômenos” sobrenaturais?

  12. Tallick says:

    Poderíamos, até resumir o ocorrido a partir de uma ótica socioeconômica. Vejamos: A mulher, proprietária da máquina fotográfica, é de baixa renda, por isso, preferiu adquirir um produto (máquina fotográfica) de baixa qualidade, que possui quantidades de funções reduzidas, ou senão, funções que não ajudam muito; se bem que, certamente, as funções estavam mal ajustadas. Bem, voltando, a partir disso, houve excesso de luminosidade, da qual, saturou o sensor da mesma. Conclusão: ocorreu algo físico, e não sobrenatural, inesperado, e que devido à falta de esclarecimentos deduziram que se tratava de fato de um ser celestial. Isso foi um prato cheio para o líder religioso da referida Igreja em questão (é como se dessem, a um cão, um pacote de lingüiça toscana da Sadia ou Perdigão). Fazendo aumentar a popularidade da Igreja, do pastor, das portas, do altar, e até mesmo do piso. Parabéns para a criatividade meticulosa e oportunista do referido líder religioso. Certamente, ele não poderia deixar passar esse momento despercebido. Afinal, qual religioso, não se satisfaria com momentos tão sublimes e raros como esse, para alavancar a sua popularidade religiosa?

    Tallick – Técnico em Segurança do Trabalho

  13. Tallick says:

    Erro: Vejamos: a mulher. <———-

  14. Ângelo Dourado says:

    Pessoal, sou cristão mas realmente não posso afirmar se é ou não um evento físico.

    Me arrepiei todo quando vi a primeira vez, mas analisando o contexto:

    Em primeiro lugar, mesmo não entendendo nada das regras dos terços ou enquadramento a senhora ajustou a camera para enquadrar o guitarrista do centro visto que há oscilações na base da cintura e outra na base da cabeça dele, dando a entender, segundo o contexto que é um guitarrista mais iluminado por uma luz que vem da esquerda, visto que há um objeto super iluminado no canto esquerdo e uma projeção de luz no fundo da cena no canto direito.

    Em segundo lugar, a mulher de rosa no canto esquerdo está aplaudindo ou fazendo algum sinal para o centro da cena, ou senão ela não estaria com o eixo voltado para lá e se ninguém viu o anjo no centro então o contexto não estaria voltado para o centro.

    O que nos resta é um esclarecimento do grupo de louvor e das pessoas que estavam presentes se havia ou não um guitarrista no centro.

    “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos.” Mateus 24:24

  15. Adriano says:

    Apesar de o mesmo efeito ter acontecido diversas vezes, em vários locais, seria bem legal se alguém fosse até a igreja nas mesmas condições e tirasse algumas fotos…. existem mais fotos da mesma posição? temos como descobrir? o ‘anjo’ apareceu em apenas uma ou em todas seguintes? Se tirarmos mais fotos na mesma posição e o anjo repetidamente ficar por ali, será incrível, pode-se até fazer peregrinação. Caso contrário, caso uma pessoa colocada e fotografada ali com uma máquina mais antiga produza o efeito similar, o que dirão os crentes? se for pra dizer : “MAS NAQUELA hora era anjo, agora foi apenas problema de iluminação e máquina” então melhor não fazer nada…pois aí fica impossível de mostrar “a farsa”.

    • esdras eliel maciel says:

      O FATO OCORRIDO NESSAS FOTOS, SÃO MAIS DO QUE REAIS, PORQUE EU PRÓPRIO JÁ PUDE CONTEMPLAR, NÃO EM SONHOS OU VISÕES, MAI SIM ACORDADO, PUDE CONTEMPLAR ANJO CELESTIAL, MAIS DE UMA VEZ, SE APESSOA QUE VE A FOTO NÃO ACREDITA, E SE PUDER VER COM OS SEUS PROPRIOS OLHOS, SERA QUE IRA ACREDITAR?

  16. MACC says:

    Olha, realmente não acredito em ajos e tal. Mas fiquei ARREPIADO com esta matéria, explico: O que me arrepia é como as ditas “explicações céticas” deste site são aceitas sem que haja uma mínima investigação dos fatos. Para que a explicação de “superexposição à luz” ou qualquer outra seja aceita é preciso no mínimo uma reconstituição das condições e um estudo do que se afirma saber sobre in loco – saber se existia realmente uma fonte de luz forte o suficiente para tal, em ângulo tal, no dia tal e na pessoa tal, capturada com a máquina tal.
    Um “anjo” é uma piada, mas tirar sarro e apostar apenas no senso comum dos ditos leitores que já não acreditam em paranormalidades serve para que? Ciencia nao é! Já me arrepiei de novo.

    • Paulo Cesar Nogueira says:

      Não é preciso provar nada nesse caso porque a explicação é simples e facilmente aceita como óbvia por qualquer um com cérebro adulto.Além disso, não vamos nos esquecer do fato principal: ANJOS NÃO EXISTEM!

      • MACC says:

        Quem aceita uma afirmação sem provas é CRENTE
        Quem vê o óbvio não precisa de óculos, precisa de CIENCIA
        Quem coclui que algo não existe sem provas e sem ciencia deveria estar na igreja.

  17. Fábio says:

    Poxa vida: “mais um”! É pracabar mesmo…

  18. Fábio says:

    Interessante é que o suposto anjo tem a mesma forma/silhueta do cara que está tocando baixo…

  19. giselli patricia says:

    A verdade é que Jesus está voltando e esses incrédulos que nunca leêm a bíblia gostam de criticar os evangélicos, mas na bíblia está escrito:
    Que aquele que morrer sem Cristo vai para o inferno, essas pessoas ficam brincando com as coisas de Deus, se são se arrependerem vão pagar muito caro, mas que Deus tenha misericórdia dessa gente. Lá não tem somente anjos mas o próprio Deus habita lá.Que Deus abençoe a todos e perdoe aqueles que não sabem o que falam!! Giselli Patricia da igreja batista renovada com muito orgulho.

    • KIRA says:

      A verdade é que seu povo caminha para a alienação. Continuam a ser manipulados pela mídia e curandeiros da igreja. Seu povo também vive falando que o mundo vai acabar.
      Já testemunhamos várias farsas da igreja [ex: fim do mundo no ano 2000. Cadê? Acabou?].
      Quero deixar salientado, que acredito em Deus. Mas não acredito em conversa fiada pregada através da igreja. E aqui. . . como você vem comentar assim de Deus e o salvador Cristo? Ta achando que vai ser salva só pq foi convertida? kkkkkk
      Já foi provado que esses “anjos” são pessoas com intensa luminosidade na fotografia. Me poupe do seu discurso evangélico aqui e leve sua palavra apenas para seus irmão de igreja.

      • giselli patricia says:

        Se vc ao menos lesse as escrituras, saberia que os anjos existem e existem para nos servir.
        Aquele que critica as coisas de Deus, brincando, Deus é um Deus misericordioso mas também é um Deus de Justiça, tudo que a pessoa planta ela colhe, portanto se plantares amor, colherás amor, mas se plantares maldade colherás maldade, a bíblia nos diz que da mesma medida que medirmos seremos medidos, portanto tome muito cuidado, ao falar da igreja, de pastores, dos fiéis, pois são pessoas escolhidas e ungidas de Deus, é a mesma coisa que mexer com a menina dos olhos de Deus. A bíblia nos diz mais, que a língua, tem o poder tanto de abençoar quanto de amaldiçoar, vigie , freie a sua lingua para que vc não pereça. E jamais toque em igreja, em pastores em membros pois está mexendo com fogo e logo poderá se queimar!! Deus está na igreja Batista Renovada de Maringá, Deus é na vida do Apóstolo e o usa tremendamente, hoje mesmo terça-feira chuvosa presenciei mais um milagre, mais um paralítico andou deixou a cadeira de rodas, GLÓRIAS Á DEUS, se puder visitar a igreja vc também verá com seus próprios olhos!! DEUS É FIEL!!!

      • bettoffer says:

        Já chega de brigas e discursões,cada um pensa o que quer.Eu acredito que esta imagem é só um fénomeno luminoso.Agora ,vocês ficam discutindo, chamando a pessoa de “crente”,outro falando que
        que quem critica Deus será castigado,aí não dá!!!Deus é um só para todos,seja cientista,neopentecostal,monge budista ou artista!!

    • pedro says:

      A biblia é apenas um livro escritos por pastores picaretas da antiguidade para alienar o povo ignorante!!! Me prove que a biblia é real? Sem papinho que tem que ter fé e mimimi. Mesmo que fosse verdadeira, depois de séculos e diversas traduções , não seria mais!! Acordem, vcs estão sendo enganados!!!!

      • bettoffer says:

        Pedro,a Bíblia não é “apenas um livro escritos por pastores picaretas da antiguidade para alienar o povo ignorante”,é uma visão dos hebreus sobre a história da humanidade,princpalmente no Crescente Fértil.Por que não vás a Wikipedia,a um livro de história?Por quê?Dize-me!

      • Francesa says:

        Muito boa amigo, mas as pessoas que ja forem lavadas do cerebro, nao vao entender, perdemos tempo com eles

    • pedro says:

      Se existe inferno, quem vai para ele és tu!!!!! Se acreditas tanto em Deus, deve saber que ele prega a bondade e o perdão! Logo, se queres que todos que não acreditam vão para o inferno é pq és o próprio capeta e vais padecer no fogo do inferno! Hipocritas de Jesus, falam tanto em pureza, mas são os mais impuros. Falam tanto de perdão, mas são os únicos que não perdoam. Falam tanto em crer, mas não creêm em nada que não lhe convenha. Intolerância religiosa já causou milhares de mortes e ainda causa! A religiões são apenas cultos homicidas provocados por homens que usam a palavra que dizem ser de Deus para justificar seus atos.
      Se conhecem a história saberiam que os Reis se entiltulavam assim dizendo ao povo que foram escolhidos por Deus. Depois massacravam seu povo, que ignorantes acreditavam fielmente ser a mando de Deus.
      Parem com essa alienação, se acreditam tanto em Deus, façam alguma coisa boa pelo próximo ao invés de ficar rogando pragas para os outros. A técnica do medo só funciona com vcs!!!! Abraço aos céticos!!

    • pedro says:

      Faz mili anos que jesus está voltando. Caia na real, vc não vai se salvar só pq dá dinheiro para seu pastor ou reza 60 horas por dia. Enquanto tu te sacrifcas teu pastor ri e enche as borra com teu dinheiro suado. Alienação é fruto da ignorância. Procure na sua igreja pessoas inteligentes!!!ahsuahsuahs será uma longa procura!

    • Ulisses Costa says:

      “Aquele que morrer sem Cristo vai para o Inferno”;

      Mesmo? Quer dizer que todos os judeus, os muçulmanos, budistas e de outras tantas religiões que não se importam com o Cristianismo por terem sua própria crença irão para o inferno?

      Que bom que as Igrejas ensinam o amor e o perdão incondicionais…

  20. Pingback: Fantasma da Princesa Diana aparece em igreja na Escócia! | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

  21. John says:

    Não estou dizendo que é nem que não é um “esprito” ou outro ser de outra dimensão, mas os que dizem que se fosse algo desse tipo a mulher notaria sua presença na hora e não apenas depois de ver a foto não estão apresentando um argumento forte. Ué, não dizem que os espíritos muitas vezes são imperceptíveis à olho nu e aparecem em fotos, gente que jura que a pessoa que aparece é alguem que já morreu? Então povinho simplório metido a cientista, se informem mais.

    • pedro says:

      Simplório é vc que apenas cre, não tem nenhum embasamento cientifico. Quem foi que disse que espíritos são imperceptiveis a olho nu e aparecem em fotos??? Quem foi que disse que espiritos existem?
      Se tivesses o minimo conhecimento de fotografia saberia que máquinas fotográficas funcionam exatamente como nosso olho, logo se ninguém viu, não existe!! É apenas um estouro de luz provocado por um fotografo amador crente com um celular! Testo otários que nem tu todos os dias!!! Posso lhe mandar milhões de fotos assim e tu vai jurar que são fantasmas e mimimi!!! E todas eu fiz justamente para desmascarar crentes como vc que acreditam em tudo sem questionar!

  22. Pingback: Igreja em Maringá lota após a aparição de um anjo « Apocalipsetotal

  23. Magno says:

    Boa explicação, Mori.

    Só uma observação:

    Talvez nem exista uma pessoa ali. Tá paracendo mais um feixe de luz, proveniente do sol, passando por uma abertura em forma de cruz (muito comum em frente as igrejas), projetando-se no tecido utilizado como pano de fundo, que devido o ângulo da parede em relação ao sol, toma essa forma.

    Podemos observar que outros dois feixes se projetam ao lado esquerdo do “anjo”, um a meia altura e o outro no encontro do tecido com o palco.

    P.S. Temos muitas caras novas por aqui.

    Abs.

  24. LEx says:

    A mente reflete aquilo que conhece.

  25. Ângelo Dourado says:

    Comentário sem sentido o do Magno,
    Não é projeção de tecido por que se vê claramente o pé direito, seja do anjo, seja do guitarrista no palco. a não ser que a suposta projeção notada pelo Magno possa colocar um pé no palco e eu nunca vi uma cruz tão grossa ou com pés 3D que se projetam no tecido e no meio do palco ao mesmo tempo.

    Não há nada oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado. Lucas 8:17

    Paz a todos.

  26. Ângelo Dourado says:

    Perdão pelo comentário acima, aproximando bem vi que não é um pé e sim um aparelho provavelmente de som.

    Não sei mais o que falar, me arrepiei mais ainda meus queridos quando peguei a foto que está mais escura… logo abaixo da original, você pode ver no canto direito dela que há uma projeção vermelha, que era de uma caixa de som da original salvem essa negativa da original aproximem o máximo que puderem e me digam o que viram se formar do vermelho?

  27. Kadargo says:

    Eu não entendo isso. O que se sentir arrepiado tem a ver com ter ou não um anjo ali? É esse sinceramente o nível de reflexão que as pessoas tomam para determinar a verdade das coisas? Sentir um arrepio? Sério gente?

    • MACC says:

      Leia o comentário (inteiro, não só a primeira linha) – Me “ARREPIEI” com o explicacionismo sem nenhuma investigação, isso é tão perigoso como comentar sem ler.

      A melhor comentário foi o do LEX: “A mente reflete aquilo que conhece.”

  28. Gil Cleber says:

    A dúvida por hábito é defeito; adúvida por princípio é qualidade (Leoni Kaseff). Ser cético não é apenas duvidar simplesmente, mas questionar racionalmente. Não pretendo afirmar que a fotografia seja explicada desta ou daquela forma. Antes de tudo seria necessário investigar e responder a diversas questões: 1) A idoneidade da pessoa que tirou a foto; 2) Quantas pessoas havia, de fato, em cima do palco, o que pode ser dito pelos membros do conjunto musical; 3) A que horas foi feita a foto; 4) Quais são as fontes de luz próximas, a distância das mesmas, a intensidade e o ângulo de incidência, para saber se seriam capazes de gerar o efeito. Respondidas essas questões, então poder-se-ia formar uma idéia melhor do que de fato ocorreu.

  29. pedro says:

    Se é um anjo, pq nimguém viu ao vivo?? Só na foto!!! É muita ignorância achar que uma máquina de baixa qualidade capturará um anjo que não se pode ver ao vivo! Para quem não tem conhecimento de fotográfia as máquinas fotograficas funcionam como o olho humano, logo se ninguém viu nada no dia, o anjo é falso. Apenas foi batida por alguém que não sabe se posicionar para fotografar e fica inventando fantasmas absurdos.
    Eu mesmo brinco de criar fantasmas com longa exposição ou com uma abertura maior!!! Só tolos acreditam que fotos enchergam mais que nossos olhos, ainda mais máquinas com lentes de plástico como as de celulares!!! Abraço aos ceticos

    • Bruno says:

      “Abraço aos ceticos”

      Céticos não, pedro. Aos “crentes internéticos” – aqueles que acreditam em tudo que é divulgado na internet.

      Os céticos são aqueles que custam a acreditar em tudo que foge ao bom-senso.

      ;)

      • Macc says:

        “Bom senso”

        Bom é duvidar de quem te diz “o que é bom”… não, mas isso não é ceticismo? Ciencia não é, tem que jogar com regras… mas ai o senso comum não vale!

  30. Felipe says:

    Pros crente qualquer coisa é valida e é verdadeira coisa celestial, não importa se a própria pessoa que fez a foto dizer que ela é falsa ainda vão dizer que ela é verdadeira, não lembram das pulseiras power balance?

  31. Interessante. Na Bíblia, quando anjos -mensageiros- apareciam, tinham objetivos. Somente fora da Bíblia é que anjos passeiam! E ficam bisbilhotando por aí.

  32. Bruno says:

    Kentaro,

    Está acontecendo, a princípio, sons estranhos em todo o mundo – aparentemente sem explicação lógica.

    Ainda não vi isso ser tratado aqui no Ceticismo Aberto.

    Abraços.

  33. elcio j says:

    montagem na ultima foto reflexo da luz na foto da moça da para ver certinho o formado do cabelo e o anjo esta tocando guitarra na primeira foto.kkkkkkkk.

  34. Felipe.S says:

    É muita inocência achar que qualquer coisa branca e flutuante, ser divindades e esses anjos em? ao invez de ajudar famintos e na guerra, ficam olhando shows…

  35. MAURO says:

    Vendo o debate estabelecido entre todos fico feliz, pois tirando o sarcasmo, não houve uma “guerra”. Que seria dos debates se não a divergencia de idéias? ACHO que todos devem ter suas Verdades sem serem rotulados de burros ou algo assim. Li certa vez “Se Deus criou o Homem, nós O pagamos com a mesma moeda.” O certo é que qualque investida séria do Homem no desconhecido é e para sempre será com físicos, químicos, astrônomos….. E todos em plena forma física, resistentes mentalmente e armados.

  36. Macc says:

    Sim, mas afinal, alguém foi ou não investigar seriamente o caso?

  37. Odione says:

    Nao sei pq sempre que aparece algum religioso mais fervoroso por aqui, soh sabe citar fontes biblicas, etc e ameaçar com fogo do inferno ou castigo de Deus, e foge da discussao discaradamente!? Acham realmente que a melhor explicação é um anjo ou o simples fato (muito comum de acontecer) da luz refletida em camera de baixa qualidade!? Pq anjos nunca aparecem dessa forma nos tantos cultos que passam na TV com cameras de alta qualidade!?

  38. Macc says:

    Sim, mas afinal, alguém foi ou não investigar seriamente o caso? Porque estamos num nível de CRER em notícias de blog.

  39. Teimoso says:

    Nossa… a galera briga mesmo quando o assunto envolve religião…
    Credo!
    Eu, particularmente prefiro aquelas “anjas” do comercial de desodorante que caem fazendo estrondo…
    Poxa…bem que eu gostaria de uma delas na minha cama ….rs
    ;-)

  40. bel says:

    É uma pena, que muitos levam uma “discussão”, que pode ser sadia, para o lado de ofensas a fé de cada um… E acabam derrespeitando a Deus… É triste…

  41. giselli patricia says:

    Vejo que todos que criticam, a maioria são leigos da palavra de Deus, não conhecem a verdade bíblica, pois estamos vivendo sim, os últimos dias aqui na terra, todas as profecias sagradas já foram cumpridas, os acontecimentos atuais são provas disso, portanto, é preciso que haja um arrependimento, para que possam alcançar a vida eterna, porque tudo aqui na terra é passageiro, Jesus disse em Mateus 24:35 ” O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. Temos que buscar a Deus, temos que ouvir a palavra de Deus e colocar em prática, pois assim seremos vencedores, leiam a bíblia, pois não é a religião A ou B que vai te salvar, porque a igreja somos nós, mas temos que ter fé em Deus, e ouvir a sua palavra, em Mateus 24: 7-8 está escrito:

    “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.”

    “E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.” – Lucas 21:11

    Os noticiários do mundo inteiro está comentando as catastrófes, terremotos, maremotos, tsunamis, guerras, doenças incuráveis, e agora um som que foi ouvido em vários países e está na internet para quem quizer ouvir, o chamado ” SOM DO APOCALIPSE” , e agora fica a pergunta a vocês será que isso também , como muitos disseram, sobre o anjo da foto, será que também esse som ouvido em vários países também é uma montagem?
    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS E QUEBRE TODA INCRÉDULIDADE, EM NOME DE JESUS!!! AMÉM, VOLTO A DIZER LEIAM A BÍBLIA SAGRADA!!

  42. Nihil Lemos says:

    Jogo de luz, pronto. O povo gosta de procurar pêlo em ovo.

  43. Pereira says:

    Realmente “Está acontecendo, a princípio, sons estranhos em todo o mundo”…
    Tipo “tcherere tche tche” ou “ai se eu te pego”.
    Não há, para isso, explicação lógica.

  44. MARCELO says:

    Infelizmente muitas pessoas são tolas a ponto de acreditar que isso é um anjo.

    Eu pergunto, o que um anjo estaria fazendo ali? Foi, apareceu para uma câmera de celular e só? Alguns dirão, para provar o poder de Deus. Deus não precisa provar seu poder, Deus criou tudo. E pelo que a Bíblia mostra os anjos aparecem para missões bem sérias e não para servir de papagaio de pirata em seita na cidade de Maringá.

    Se a aparição de um anjo aumenta sua fé , então ela era bem pouca sempre. Se não aumenta sua fé então não serve para nada.

    Francamente discutir essas imagens, outras tolices como anjos na Indonésia são de ARREPIAR mesmo.

  45. MARCELO says:

    Giselli Patricia,

    Você ouviu o SOM DO APOCALIPSE, ou ouviu pela Internet? Isso de som do Apocalipse não existe moça é pura trollagem de engraçadinhos que espalham isso pela rede.

  46. Rogeiro says:

    Pode provar por A+B…. não importa: ainda há pessoas que irão jurar que aquilo foi um anjo e que estamos blasfemando.

    No demais, uma explicação simples para desmistificar mais um “fenômeno”… [2]

  47. Amandi says:

    Ninguém falou a respeito do pedestal ao lado direito do suposto guitarrista que também sofreu o efeito de supersaturação de luz.

  48. Mello says:

    Observeram que a “pessoa” iluminada na passa da sombra, não sei como, de uma mulher no canto esquerdo da tela… ela parece estar segurando algo e conseguentemente a luz parece ta segurando algo também no seu ombro direito, é como se a mulher de rosa desse um joinha pra luz e a luz estivesse dando um joinha de volta pra ela. Eu percebi isso…

  49. Mason says:

    Concordo com o Macc, a galera aqui mete o pau em crente dizendo que eles engolem tudo que é dito pelos pastores e tal, falam em alienação mas n percebem que estão simplesmente fazendo a mesma coisa ,o ceticismo se baseia em provas para nos mostrar que ser cético é como usar o conhecimento para defender nossa integridade intelectual, oferecer uma explicação baseada na lógica e experiencia no ramo…ótimo somos céticos e estamos aqui pra isso, mas fazer isso sem a reconstituição da cena sob as mesmas condições e sem provar baseado na ciencia e bom senso…errado, eu posso usar meu ceticismo pra duvidar da sua resposta já que não me foi dado nenhuma prova para crer nela. Isso é ser cético !!!!!

  50. milton says:

    sem comentários ! q coisa patética. Sugiro q tire isso do site, pois nem criancinha de 3 anos acreditaria numa farsa dessa ! Sou fotógrafo e designer,e acho q montagens fotográficas não merecem nem ser discutidas.

  51. Ney says:

    Se fosse num centro de umbanda, certamente seria o diabo…mas como foi na “casa do senhor”… amém… é um Anjo…

  52. Paulo Cesar Sampaio says:

    Olá amigos

    Lendo toda a discussão, deixo uma pergunta aos céticos, dentre os quais me incluo: vale a pena “converter” as pessoas para o nosso lado? Geralmente após uma discussão com um crente qualquer, saio cansado e de mau humor. Eles simplesmente QUEREM acreditar. Não importa quantas provas sejam dadas, a mente doutrinada a simplesmente acreditar cria subterfúgios para quaisquer argumentos que sejam expostos. Como a ciência não prova as coisas pela negativa, eles acreditam que se não podemos provar que não existe, logo existe.
    Tentem se lembrar de como vocês se tornaram céticos (e ateus, se for o caso).
    Muito provavelmente não foi após uma discussão com um cético. Foi algo que veio de dentro, uma motivação em aprender, questionar, descobrir.
    Pessoalmente não tenho paciência alguma com os fundamentalistas, mas será que fazemos a coisa certa ao zombar das suas crenças? Será que assim não os distanciamos ainda mais da razão, da lógica?
    As minhas perguntas não são de nenhuma forma retóricas. Espero que as cabeças pensantes que freqüentam esse site possam ajudar com suas opiniões.

    Um abraço a todos

    PC

  53. Fox says:

    Essas imagens provam a existência de Goku e Vegeta. Eles estavam na forma de Super Sayajin…

  54. Bosco says:

    A foto foi tirada sem flash e o “anjo” está no centro do palco, lugar geralmente melhor iluminado. Já a câmera não foca, sequer, o rosto do músicos que dividem o palco com o “anjo”. Com uma câmera de baixa resolução e qualquer holofote é possível reproduzir esta imagem.

  55. Davi says:

    Eu sempre achei que viviamos em um época do conhecimento, ocorre que lendo alguns comentários aqui, vejo que a cultura “idiotizante” e a falta de uma educação formal fazem com que a pessoas vivam cada vez mais presas a crendices. O pior é que as pessoas parecem esquecer que o mundo não é o centro do universo, que máquinas são movidas por controles mentais, que existe clonagem, etc. Tudo, criação da ciencia e a desmistificação do mundo. Qualquer um aqui, consegue ir no “paint” criar uma “alien, anjo, fantasma” em fotos digitais, mas mesmo assim, alguns preferem se enganar.
    Hoje o individuo médio não tem conhecimento de como funcionam as coisas as sua volta. Não me surpreenderia se dentro de poucas decadas a geração bbb e “videos incriveis do gugu” se espantassem com o fato de um carro andar ou uma televisão criar imagens.
    Por fim, sou contra este papo politicamente correto de cada um acredita em que quiser, isto é errado. A verdade é uma só, não é relativa. A relativização da realidade e conferir o mesmo grau de credibilidade no discurso tosco e medieval e no discurso cientifico, é querer comparar uma cirurgia de transplante de coração com um baboseira de tomar agua com acucar de homeopatia.

    • Macc says:

      É, vc tem que estudar mais amigo, a ciencia hoje é relativista (e não tem nada a ver com a relatividade geral) Faça um curso universitário (de preferencia de boa qualidade), é sempre bom.

  56. ENIO says:

    USOU ISSO PARA PROMOVER A IGREJA SE ADORAS SO A DEUS PORQUE SE PROMOVE DIZENDO QUE ESSE CLARAO É ANJO POIS O DEMONIO TAMBEM TEM LUZ PAROU PARA PENSAR E OUTRA COISA DEUS NAO PRECISA DE ANJO PARA MOSTRAR SEU PODER DEUS É DEUS DE TODO UNIVERSO VISIVEL E INVISIVEL AGORA E PARA SEMPRE REPEITE A PALAVRA E TIRE ESSA FOTO DAI E PESSA PERDAO A DEUS POR MAIS ESSE PECADO AMEM

  57. Orlando says:

    Igreja vazia…
    Só uma banda ensaiando…
    Uma senhorinha bem humilde que vai tirar foto do palco… (que coisa?!)
    Mais essa tendência de querer muitos fiéis na igreja com interesses em R$…

    O que é mais fácil, um anjo de Deus se manifestar ali ou alguém sem puras intenções fazer isso com se tem feito inúmeras vezes na internet?

  58. Samuel Pelegrini says:

    O que ocorreu é algo muito simples de ser notado na imagem e de ser explicado: Reparem que a luz azul que está sobre o palco é refletida em alguma parte cromada daquela guitarra que está no suporte ao fundo do palco, meio atrás do guitarrista, assim projetando na lente que fotografou o “anjo”, que nada mais é do que o reflexo do próprio guitarrista. Percebam que a silhueta de ambos é a mesma. Enfim, resolvido: O que ocorreu foi uma ilusão causada pela refração da luz. Um exemplo conhecido é o do arco-íris que devido ao efeito de refração aparece duplo, causando a impressão de haver dois arco-íris.

  59. davi linhares barroso says:

    isso e montagem hoje e muito facil fazer foto montagem
    logico que e montagem

  60. Leonardo says:

    Não vale a pena discutir. É como nossa amiga lá em cima disse: cada um interpreta da forma que achar melhor. Anjo? Desde os primórdios o homem coloca como divino aquilo que não pode explicar. Nem vou comentar mais, acredito que a maioria das pessoas aqui tem um senso crítico afiado e que uma discussão se torna desnecessária.

  61. Geraldo Júnior says:

    Pois é se fosse um espirita dizendo isso iria ser chamado de louco…..ou então é aparissão do demonio….agora como é evangelico ai é anjo…..afff vai entender

  62. Mark Greene says:

    “MACC
    18 de janeiro de 2012 às 8:07

    O que “realmente aconteceu” é uma interpretação, a própria “realidade” ser uma coisa independente das consciencias e das percepções humanas é apenas uma premisa filosófica dentre tantas outras.”

    Aplique essa sua tese a si mesmo e suas atitudes (p. ex, vir aqui, ler e comentar) e depois conte-nos aonde isto o levou. Só cuidado, pq sua interpretação do que aconteceu vai ser apenas mais uma premissa filosófica dentre tantas outras.

  63. Liberdade says:

    Todos tem sua tese e todos acham a mais provavel que seja a sua opiniao,
    A opinião oposta uma das outras sera ofendida, e nesse país em que vivemos dizem que tem liberdade de expressâo. Eu nao acredito que tenha liberdade de expressâo, logo pois nossa expressão e oprimida por outras pessoas que tem sua opinião e nao aceita as opiniões dos outros.
    Logo o brasil e um pais de OPRESSÃO pelo fato de oprimir ideias contrarias sem almenos respeitar a opiniao dos outros.

    Na minha opinião que logo serar oprimida NAO E UM ANJO E APENAS UMA PESSOA.

  64. jose diogo guerreiro estevao says:

    Sim era um anjo nao ha duvida eu sou um homem de Deus eu falo com eles muitas vezes sao seres ispirituais sao mandados por Deus era o Anjo Gabriel foi mandado por Deus abençuar essa Igreja.Nao tenhao duvida nao digao au contrario; eles estao no meio de nos eles nus ajudao neste caminho da vida tenhao fe e a nova evoluçao: ispiritual que esta vindo para abrir o caminho para a volta de Cristo, ha terra se arrependao antes que seja tarde de mais porque eu sei o que estou dizendo meus amigos a hora da luz esta chegando.Eu ja vi o tron de Deus a onde vi Santa Maria com o livro da vida nos braços e Jesus Cristo ao seu lado esquerdo eu sei como e Cristo poque meuja o vi nao me venhao dizer que mentira porque e verdade eu vi pessoal-mente o Anjo Miguel ja o comprimentei lhe toquei com as minhas maos meus amigos e a pura da verdade….jose guerreiro

  65. MOABI says:

    como essa gente adoram brincar no Photoshop
    Cada bobagem

  66. Marcelo says:

    Sou cético e não acredito nestas coisas, mas seria de suma importância se pudéssemos reproduzir o feito, tipo em Mythbusters. acho que não ficariam duvidas.

  67. Beatriz says:

    NA PRIMEIRA IMAGEM ( DENTRO DA IGREJA) A IMAGEM DO ANJO ESTÁ SEGURANDO UMA CRIANÇA, TALVEZ SEJA UM SANTO.OBSERVEM UM ADULTO COM UMA CRIANÇA PEQUENA NOS BRAÇOS. SERÁ QUE TEM MAIS ALGUÉM QUE CONSEGUE VER ISSO?

  68. sabrina says:

    Nossa isso é demais !!!

  69. Daniels says:

    É engraçado a quantidade de comentários acerca uma simples erro de fotografia, isso acontece o tempo todo. Existem centenas ou até milhares de fotos que se assemelham a essa.
    A parte hilária é ver religioso achando que é anjo, espírita achando que é uma manifestação de um espirito desencarnado e outras abobrinhas.
    Eu acho que talvez nunca haverá um tempo, neste mundo, em que as pessoas questionaram primeiro, analisarão primeiro, para depois dar a opinião sem ter que gritar: é um anjo, é um espirito, é manifestação divina….

  70. .:Mykaella:. says:

    Humm… Sinceramente não sei o que dizer.

  71. Godz says:

    dá um reflexo numa camera dentro da igreja, bum é Deus, ouve um ruído, é Deus, sinceramente sou católico mas rejeito essas ”aparições” e contesto tudo que esse envangélicos tentam propagar, uma ditadura da bíblia, ao invés de usarem ela para o próprio alívio, jogam na cara de todos, exaltando Deus para si e proclamando o fim do mundo pra qualquer coisa, ignoram completamente a ciência avançadíssima que temos (robôs, hologramas, clonagem), aquele suposto ruído escutado através do mundo então…o que vai dar de evangélico largando tudo e esperando Deus voltar nao é brincadeira, vivam suas vidas, no fundo Deus só quer isso, parem de se castigar e malograr com obrigações fúteis de fazer e não fazer, ajudem o próximo mas nao deturpem vosso conceito, jamais.

  72. don Foloni says:

    Lúcifer = Anjo de Luz

  73. Ale says:

    Você pode achar o que quiser da foto.Pode achar que e um anjo ou um fantasma.Agora,provar que aquilo e um fenômeno sobrenatural e que sao elas.Alegações extraordinárias requerem explicações extraordinárias.

  74. Luiza says:

    Eu concordo com a Sybylla. Tens uns que acham que sobrenatural e tal, e outros, só efeitos, ou luzes, e blá blá. Olha que eu só tenho 11 anos!!

  75. Ito Lisboa says:

    Se prestarem atenção poderão notar que não se trata de um anjo, mas sim um santo ou uma santa carregando o Menino Jesus nos braços. O Menino nos braços é bastante destacado. Vão contestar, mas… fazer o que.

  76. alexandre says:

    na primeira foto vemos que a imagem nada mais que uma luz foi transposta em
    outro local do guitarrista, é só comparar os contornos da luz e do guitarrista

  77. Silvio Zanini says:

    Pode ser um anjo, um ser de outro mundo , ou um ser evoluído e talvez até um efeito do celular. No futuro a ciência vai ter condições de identificar qual desses quatro fenômenos que realmente aconteceu em uma imagem assim. Por isso não é aconselhável ser cético. É melhor acreditar que PODE SER QUE SEJA MESMO! O ceticismo é uma forma de cegueira fanática que, daqui mais algum tempo, praticamente desaparecerá…

  78. Pantoja says:

    O grande problema técnico é explicar de onde vem o feixe de luz. Como fotógrafo isso acontece quando alguém está sob uma exposição diferente, como um refletor, mas quando todos os objetos estão sob a mesma luz fica difícil explicar assim. Mas creio que há outras explicações. Há na net o cado de Anjos tb aparecerem numa gravação do cantor americano Jason Upton.
    Um abraço a todos.

  79. paulo says:

    na verdade isso e bom que aconteça pois muitos sao descrentes desse mundo paralelo ao qual vivemos, a certo tipo de religioes que nao areditam em almas eu ja tive esperiencias paranormais e por esse motivo sei que e uma alma vagando ha detalhe eu nao acredito em deus todo poderoso isso nada mais e do que um meio de ganhar dinheiro de pessoas fracas de mente

    • Marcelo Kionoha says:

      Acreditar em “DEUS TODO PODEROSO” e um meio de gente fraca de mente…

      Eu sou fraco de mente então.

      Agora um cara que cre em alma vagando diz que não cre em “DEUS TODO PODEROSO” esta se contradisendo!.
      Acredita em alma, mas nao cre em DEUS…

  80. Marcelo Kionoha says:

    Ah… nao é uma critica, apenas um comentario,pois não entendi sua posição de crer em almas e nao crer em DEUS!!!.

  81. Deusa Esmeralda says:

    Existem filtragens que captam diferentes “frequências” vibratórias de luz. Não é de se espantar, que algumas fotografias captem coisas um tanto “fora” da nossa faixa vibratória. Uma vez, coloquei um efeito para captar a “luz tardia” na foto, ou seja, se vc estivesse com uma lanterna, poderia perceber o rastro de feixe de luz desenhado pelo trajeto em que vc a movimentasse. Tiraram uma fotografia minha neste estado. Acontece que do meu lado direito apareceu um espectro de uma espécie de “lobo-urso” , e no esquerdo acima da minha cabeça, uma figura de mim menor, numa espécie de sono ou desmaio, sendo carregada/sustentada pelos braços deste “lobo-urso”. Detalhe, nesta imagem eu estava com OUTRA roupa que da fotografia. Estava com uma camisola (ou estola) branca. Qndo no mundo que “julgamos” realidade, estava de jaqueta e calças jeans. Acontece que quando eu e meu irmão vimos a fotografia, meu irmão ficou MUITO espantado e com medo de mim :”O que vc é?” e eu também, tanto que achei que seria uma má idéia deixar a fotografia na câmera, energia negativa? Não sei., só sei que apaguei.

  82. maria says:

    Já vi 3 vezes anjos eles tem forma de homem cabelos prateados e loiros,pelo menos os que vi.Eles se preocupam e vem com ordens de Deus pelo que acontece nas naçoes……….Trazem recados e visitam aqueles que se aproximam de Deus em oração.Se quizerem saber mais ,é só manda email para mim…………não estou mentindo pois os mentirosos não entrarão no reino de Deus.Uma irmã em Cristo.

  83. Sandro Jr. says:

    Realmente a teoria da saturação de brilho é bastante lógica, no entanto, ela só é plausível se considerarmos a situação, a respeito disso ficaremos sem resposta pois mesmo que o autor da foto desse sua versão, não seria totalmente confiavel pois pessoas mentem. Sobre a visualização de anjos como mencionada pela maria, é dificil acreditar mesmo sob sua afirmação, pois dependendo das circuntancias nossa mente engana nossa percepção de mundo(não querendo generalizar) e quando isso acontece a maioria das pessoas tendem a conceituar a aparição referente a sua crença, no seu caso “anjos”. Acredito na possibilidade de existencia de anjos, mas que eles são altos,loiros pareci-me uma simples conveniencia do que você acha bonito e que nossa cultura põe em nossas mentes desde crianças. Sejamos críticos com nos mesmos e nossas percepções, pois acho preferivel acreditar num Deus que trabalha sob as regras que ele criou(natureza,lógica), não um Deus de especulações e fantasias. ; )

  84. LANO says:

    acredito na existência de Deus sim mas isso ainda não me dá margem para numa vida futura está prostado diante dele . Em muitos comentários vejos muitos “intelectuais” pessoas sábias talvez até mais que o inventor da filosofia, pessoas muito voltadas para a tecnologia , pessoas voltadas para o materialismo so sentido prático da palavra mas com tudo isso ainda veo pessoas vazias completamente alheias a princípios morais, que vêem tanta coisa e nada enxergam e quando enxergam , enxergam pelo filtro do seu umbigo , sempre assim , nuncam mudam sempre repetem frases de filósofos, cientistas , mas nunca têem uma opinião própria formada depois “eu” é que sou alienado . Me perdoem mas tanta asneira por causa de “crença” não sei o que é pior e ainda têm quem diga que Deus errou em criar o homem, me poupem! Sabe pensando bem talvez vocês sangue -sugas da intelectualidade sejam mesmo descendentes dos “macacos” sem querer ofender os macacos. Se querem ser respeitados se dêem os respeito primeiro, é a famosa sídrome da criação aleatória , faltou umas palmadinhas para aprenderem a respeitar opiniões e descisões contrárias as suas, crianças criadas com todo tipo de mimo aí quando crescem se tornam ” os donos da verdade absoluta ” . Sou mortal , imperfeito , feio , gordo , baixo,careca , barrigudo , entre outros adjetivos pejorativos ,mas uma coisa eu lhes digo com toda sinceridade sou feliz , muito feliz porque a opinião pública pra mim não faz diferença , o que importa pra mim é RESPEITAR” a opinião contrária a minha linha de raciocínio , não que me amem mas pelo menos me suportem e isso eu não vejo em muitos que vivem de esmagar a vida do outro.” será que eu posso chamar vocês de seres humanos”? sem um pingo de sentimento ?

  85. sr says:

    so pensso que as coisas de Deus nao vem para comfundir, vem pra edficar . a queles q cre em cristo jesus.nao creio q seje um anjo.

  86. francilane says:

    é eu olhei e olhei essa imagen eu sei que vao haver varias criticas mais eu so to dando minha opiniao nao é um anjo porque anjo é discreto nao ia se deixar aparecer em uma foto,eu acredito muito em deus e tudo pois sou evangelica mais nao é um anjo observem de novo bem os detalhes e verao.

  87. ramon says:

    Pode até ser montagem por que espíritos não podem ser capturados por lentes mais essa explicação de saturação não é muito clara por que se fosse mesmo que em menor intensidade os outros também estariam mais claros.

  88. vini says:

    Putz! É só um músico com um instrumento na mão! Dá pra ver direito!

  89. Caramba, fiquei sabendo disso agora! Provavelmente, trata-se do vocalista do grupo que foi iluminado intensamente, em torno dele, apenas.

    PS.: na minha foto do perfil do Facebook, eu apareço branco feito um fantasma, mesmo sendo negro rs. As pessoas podem pensar que utilizei algum efeito oriundo de algum programa, mas não, na verdade tirei a foto próximo a uma janela, com meu quarto escuro, somente com essa região iluminada.

  90. puxa vida se é anjo ou não.Que dúvida cruel ….só sei que eles existem mas ,porque se deixariam ser filmados .Deus existe e falo com ele todos os dias não o vejo mas eu o sinto dentro de mim é isso que importa .Mas nesse caso ai,acho que se trata de um problema na hora em que foi tirada essa foto.
    PAZ PARA TODOS.TCHAU.

  91. Sr Jorge says:

    … Só sei que sei de nada!

  92. Sr Jorge says:

    as vezes o cara é um anjo…. ele pode ajudar as pessoas e vc nem sabe! as vezes ele dá uma cesta básica… e vc nem sabe… as vezes ele ajuda atravessar uma velinha no farol … e vc,,, novamente nem sabe! pergunto:
    Quem é vc p/ criticar? vc ao menos vez alguma dessas ações acima citadas? não não fez! realmente vc tem muito ‘a aprender…..

  93. rafinha says:

    eu acredito…

  94. Messias Pizano da costa says:

    Fico muito triste que existam pessoas que acham que nasceram de uma explosão do big Bang,senhores e senhoras que irão ler esse comentários prestem bem atenção,de uma vez por todas Jesus ta voltando ele nao e um ét. Ou coisa assim ele e o supremo o soberano o Deus dos Deuses pois nenhum pode mais do que o senhor dos senhores, eu só pude continuar com a ajuda dele tudo que aconteceu realmente comigo foi ele que fez ,eu sinto a presença dele todos os dias e quando eu nao sinto eu fico muito triste a ponto de fazer dentudo pra ter essa sensação de volta ,pois meus irmão nao acreditem no natural acreditem no sobre natural por que se nao saírem do natural nunca poderão ver o que realmente nos espera quando morrer-mos a morte e sobrenatural amigos! E encognito inexplicável pra mente que nao quer ver deixa que suas escamas caiam de seus olhos de uma vez deixe que o o espirito santo te mostre o que e maravilhoso nao percam essa oportunidade vivam o senhor Deus ,alimentem-se dele que logo teriam aresposta ,a verdade e que eles sao anjos sim e por algum motivo estavam ali .fiquem com Deus todo poderoso amem.

  95. Sapus Gorduchus says:

    Nenhuma palavra sobre o que testemunharam os presentes. Como sempre, os céticos evitam alguns aspectos do problema e dão destaque a outros. Além disso, apelam para a batida ferramenta de tentarem se livrar do ônus da prova, sendo que esse ônus é de TODO AQUELE QUE FAZ AFIRMAÇÕES CATEGÓRICAS E DEFINITIVAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑