"OVNI" da Pizzaria Dom Romão

Local: São José dos Pinhais, Paraná, Brasil
Data: Outubro de 2003

A imagem foi enviada ao fórum de discussão de ufologia BURN,
com o seguinte relato:
Eu tenho uma empresa que fabrica cartões de visitas fotográficos, costumamos fotografar as empresas para que os cartões saiam com as fotos. Era pouco antes de 4 horas da tarde em outubro, minha esposa ao fotografar a loja 7 corações para confecção do cartão, fotografou um ovni. A foto foi feita por uma maquina digital aiptec de 3 mega pixels.
Quando contei o fato a alguns amigos, eles falaram que era uma piada minha, o que me deu a idéia de procurar a força aérea. Liguei para o aeroporto e pedi para falar com o oficial encarregado do controle de tráfego, quando falei que tinha uma foto do ovni que eles tinham detectado no radar ele tentou me falar que eu estava equivocado. Quando não me dobrei às suas negativas ele me deu o telefone do cindacta. Ao me atenderem, novamente negativas, ameacei provocar um escândalo.
Quando o atendente se convenceu que eu estava falando sério, pediu um tempo e foi falar com o comandante, ouvi o atendente falar o seguinte: “Não adianta que ele sabe de tudo”. Quando voltou a falar tudo estava diferente, ele procedeu a um interrogatório.
” [Fonte]

Comentário: Com uma história rocambolesca, e certos efeitos curiosos em torno do suposto OVNI, logo pensou-se que seria uma fraude, com uma imagem toscamente forjada. Realmente há uma espécie de retângulo ao redor do suposto OVNI. Indicação do famoso “copiar e colar”, em um feito que poderia ser praticado mesmo com o Paint do Windows?

Uma integrante do fórum, Rosângela Maria Vilar, tomou o caso com as próprias mãos, ou melhor, com os próprios dedos. Ela telefonou ao número de telefone da loja, que pode ser visto na própria imagem, e conversou com a proprietária do estabelecimento. A resposta foi rápida:

Cara amiga Rosângela,
Este objeto estranho é a Chaminé da Pizzaria ao lado eu tive o trabalho de me posicionar no mesmo local para certificar.
O branco não deixa a chaminé aparecer, só aparece o chapéu.
Um abraço, Karla.

Em uma outra imagem tomada no mesmo local, partilhada também pelo autor das imagens, podemos inclusive ver a chaminé da pizzaria em um reflexo no teto de um carro. Rosângela resolvia o mistério, simples assim.

Que a parte inferior da chaminé não tenha surgido na imagem se deve à câmera, que não pôde captar o objeto que brilhava, assim como o telhado abaixo. O brilho saturou o sensor, que captou apenas um mesmo tom de branco.

Esse caso não é nada impressionante, mas é adorável de várias formas. Primeiro, havia um retângulo em torno do “OVNI” que sugeria uma fraude, mas o retângulo é na verdade um produto da compressão da imagem no formato JPEG, outra vez devido á câmera. A imagem é real, e nada indica que foi manipulada.

Então, temos toda uma história envolvendo a Força Aérea Brasileira, detecção por radar e afins, quando o OVNI era uma chaminé. Algo descoberto através de um fórum de discussão sobre ufologia.

E, por fim, o próprio nome do caso é excelente. Era o “OVNI da Pizzaria Dom Romão”. Podia ser o nome de um episódio de Arquivo-X.

Confira: O “OVNI” da Pizzaria Dom Romão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *