ReviewMe

Este é um post patrocinado: renderá U$20.00 para CeticismoAberto. Mas não é apenas um post, é uma resenha, e quem o patrocina é o ReviewMe, um novo serviço que paga blogueiros para avaliar produtos em suas publicações. E como aqui quem paga é o mesmo ReviewMe, o produto avaliado é o próprio.

O principal atrativo do ReviewMe é o valor pago, equivalente a metade da avaliação feita de seu blog (este humilde blog valeria U$40,00, de acordo com sua colocação nos sítios Alexa e Technorati). Não é concurso, sorteio, não se depende de cliques: se você possuir um blog que atinja uma parcela mínima de leitores, a resenha publicada já garante seus trocados. Mais importante, ReviewMe não exige que a resenha seja positiva. O autor pode escrever uma crítica sobre o produto e ainda ser pago para tal, o que significa que você não precisa comprometer sua integridade bloguística. A única exigência do serviço é que se informe aos leitores que a resenha é patrocinada, além do mínimo de 200 palavras. Muito razoável.

O serviço é dirigido principalmente a blogs em inglês, mas também aceita blogs em outras línguas, e como se vê aqui, a resenha pode ser escrita na lingua do autor. Se parece ótimo para blogueiros, também é bom para os anunciantes, que encomendam a resenha de seu produto a cada blog, mirando com grande precisão seu público consumidor. Os valores podem parecer salgados, mas acredito que possa ser muito mais efetivo que banners comuns. Isto também significa que os ganhos de cada blogueiro dependerão do interesse de algum anunciante em ter seu produto avaliado. E ao blogueiro, ainda cabe a escolha de simplesmente não aceitar a encomenda de uma resenha.

Em resumo, ReviewMe é um serviço razoável em suas propostas, e atrativo tanto a blogueiros como a anunciantes. Muitos blogs brasileiros conhecidíssimos já publicaram suas resenhas do próprio ReviewMe (rendendo de U$20 a até U$200), além dos em inglês, e o ReviewMe anuncia estar investindo nesta promoção inicial nada menos que… U$25.000. Uma pechincha para a exposição que deve estar recebendo.

Bem, pelo volume de artigos em que avaliamos alegações paranormais e ufológicas, apesar de em sua maioria negativos, teria sido interessante receber U$20,00 por cada. Mas isso nós fazemos de graça. (Os U$20,00 desta resenha serão dirigidos, assim como toda a renda dos anúncios Google Adsense em CeticismoAberto, ao projeto HAAAN. Nenhuma das iniciativas possui fins lucrativos).

P.S.: A atualização de CeticismoAberto deve estar pronta nos próximos dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *