TÓQUIO – Uma equipe de pesquisadores japoneses conseguiu filmar uma lula gigante viva – possivelmente pela primeira vez – e afirma que o número dessas criaturas pode ser muito maior do que se imaginava originalmente.
O grupo de cientistas, liderado por Tsunemi Kubodera, fez o vídeo da lula gigante na superfície, durante a captura do animal ao largo das Ilhas Ogasawara, ao sul de Tóquio. A lula, que media cerca de sete metros, morreu durante a captura.
“Acreditamos que esta é a primeira vez que alguém consegue filmar uma lula gigante ainda viva”, disse Kubodera, pesquisador do Museu de Ciências do Japão. “Agora que sabemos onde encontrá-las, achamos que teremos mais sucesso em estudá-las”.
A lula gigante foi capturada com o uso de uma lula menor como isca, e arrastada para dentro do navio “depois de lutar um bocado”, de acordo com Kubodera. Segundo ele, o indivíduo capturado, uma fêmea, ainda não havia atingido o tamanho adulto. O maior animal da espécie já encontrado tinha 60 metros.
No ano passado, a mesma equipe havia fotografado uma lula gigante em seu hábitat natural.
A lula gigante, ou Architeuthis, é o maior invertebrado do mundo.
Fonte: Estadao

Confira o vídeo na CNN (depois de um comercial).

Comments

  1. Ola meu nome eh gabi tenhu 12 anos deidade moro no interior de sã paulo.

    Nossa mto legal a pesquisa q vcs fizaram ela eh mto grande e parece ser agresiva mas gostei do q fizeram façam mais pesquisa.

  2. eu estava doido para ver ama lula gigante eu li o livro abesta e adorei discubri segredo do vundo do mar!!!!!um abraço do alessandro de vassouras!!!!!!FUI!!!!!!!!

  3. eu concordo com o thalles.

    e vou alem:
    pediria para que o administrador colocasse um teste psicotecnico na “home” do site.
    somente os que passassem no teste poderiam ler as noticias e comentar.

  4. A natureza é incrível! Fascinante! Me surpreendi bastante^ ^
    Mas o que é coincidência é que todo animal gigante e/ou desconhecido que vem a superfície é fêmea e morre depois de um tempo=P O legal seria descobrir algo totalmente novo na terra, e não no mar onde as criaturas são mais frágeis e a gente não pode andar;] Mas da mesma forma é super interessante^ ^Adoro!

  5. “Aí eu pergunto do Nada algopode surgir?”

    Surgir do acaso e do anda não quer dizer a mesma coisa.

    “E se já havia algo de onde ele surgiu?”

    Existem evidências dos universos paralelos, assim como também: Universo infinito, sem começo e sem fim.

  6. Mais uma prova da nossa ignorância com relação aos oceanos,que estamos matando,degradando e usando de forma egoísta e totalmente responsável,vamos certamente pagar nosso preço,qdo um copo de agua forma mais caro que todas as porcarias que consumimos hoje,qdo o alimento realmente faltar as nossas mesas,ai sim talvez o tal ser humano venha entender o qto é estúpido e e irresponsável,afinal somos a única espécie que comete genocideos,matamos os de nossa própria raça,e falamos em paz,e em Deus quanta hipocrisia.

  7. Nossaaaaa!Incrível!!!Nunca tinha visto algo tão espetacular e colossal!Um animal realmente maravilhoso…eu espero que vocês preservem a vida desse animal magnífico e muito raro…bjus…….

  8. Mais um pobre animal caçado e morto sem piedade…
    Desse jeito,vão continuar sem aparecer lulas gigantes vivas,até porque fatalmente serão mortas também.
    Engraçado como o homem continua matando indiscriminadamente,julgando que seu critério torto pode servir como aferidor para tudo que o cerca…

    Piada, de mau gosto. :\

  9. Algumas considerações:
    1- à Thaís di Castro: o motivo pelo qual descobertas de novos seres serem mais frequêntes nos oceanos é a ignorância que temos destes… a impossibilidade de chegar em alguns lugares e à determinadas profundidades imossibilita estudos científicos…
    2- sobre o breve diálogo entre Marcelo e Yuri: o universo não surgiu do nada, havia matéria desde o início… o que não existe é algum indício do que se havia antes, para ser estudado… e, Yuri, o universo não é infinito (a menos que ele tenha se expandido em um período infinito de tempo, o que sabemos não ser a realidade)…
    quanto à matéria, bastente interessante…
    os antigos já conheciam tais seres, e chamavan-nos de “Kraken”… procurem e leiam à respeito(considerando os exageros da ignorância e do medo)…

  10. Acho muito infantil e ingenuo alguem se basear na biblia (que nada mais é que um simples livro escrito por sabe-se la quem) para formar seus conceitos e idéias.
    Viva Charles Darwin e a Teoria da evolução (que também é um livro escrito por um ser humano), mas que é baseado em estudos e teorias com fundo unicamente cientifico.

  11. “Segundo ele, o indivíduo capturado, uma fêmea, ainda não havia atingido o tamanho adulto. O maior animal da espécie já encontrado tinha 60 metros.”

    Isso está correto? Lula gigante de 60 metros?

  12. “Segundo ele, o indivíduo capturado, uma fêmea, ainda não havia atingido o tamanho adulto. O maior animal da espécie já encontrado tinha 60 metros.”

  13. eu sou biologo e existe como baleias e lulas  e peixas espadas gigantes e entre outros no sul do mar negro e norte do japão

  14. Claro que existem lulas gigantes (ou moliscos, como preferirem), porem e dificil estuda-las pois elas vivem em lugares muito fundos, de dificil acesso para os humanos, entre 300.000 de profundidade. Lembrando que todos os seres vieram do mar (invasao do ambiente terrestre), entao nao pode ser uma farsa. Em 2001, um minissubmarino conseguiu fotografar uma dessas lulas gigantes. E o japao foi o primeiro lugar em que se sabe que existe lulas gigantes. Os japoneses descobriram as lula gigantes enquanto pesquisavam no mar, bem longe da terra. Eles tambem tentaram captura-la com equipamentos muito especializados mas, como ela e’ muito forte, conseguiu se soltar, mas perdeu um de seus tentaculos, que media de 5 a 7 metros.
    fonte: livros especializados

  15. concordo com o thalles, vcs tem q voltar pro primario, pois isso é vergonhoso e inaceitavel na nossa sociedade atual! se liguem
    agradeço a atenção
    grande abraço

  16. não sou nenhum cientista nem tenho muita formação academica mais se existe alguma propriedade que se posa extrair da lula para nosso bem acredito que se possa fazer esse estudo partindo da lulinha então deixe a lula gigante crescer em paz mais o homem tem que matar pra provar sua superioridade assim prova-se o quanto ainda somos pequenos meros nada nessa bosta de universo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *