“Criatura estranha”, lontra causa confusão no Canadá

lontraKitchenuhmaykoosib

“Moradores de uma cidade no Canadá estão intrigados após o corpo de uma criatura estranha ter sido encontrado em um lago. O animal com o corpo pelado e sem pelos na cabeça foi achado por duas enfermeiras em Kitchenuhmaykoosib durante uma caminhada”.
Do G1: Criatura estranha achada em lago intriga cidade no Canadá

A notícia e as fotos foram divulgadas originalmente no sítio oficial da cidade, com o detalhe que falta na maior parte das reproduções da nota: “o rabo da criatura é como o de uma ratazana e ela tem em torno de 30 centímetros de comprimento”. Com estas informações e uma simples olhada nas bizarras imagens, não há motivo para mistério.

lontraKitchenuhmaykoosib2

Mesmo o “Morning Starr“ cita a identificação mais prosaica e simples à “criatura estranha”. Antes de ser um chupacabras ou um novo Monstro de Montauk, seria “apenas uma lontra morta em que parte dos pêlos caiu”.

otter-7529

Uma lontra morta.

O próprio Monstro de Montauk, sensação na rede em 2008, consistia simplesmente a carcaça de um guaxinim. Mais recentemente, o Monstro do Panamá também mostrou ser apenas a carcaça de um bicho-preguiça.

Em todos estes casos, a decomposição em meio à água causa certo inchaço, descoloração e a perda da pelagem, dando um aspecto um tanto diferente aos animais.

ATUALIZAÇÃO 22/05/2010: Seria em verdade um mink, um vison? Através da amiga Maria Guimarães, ouvimos a opinião do doutor James L. Patton, curador e professor emérito do Museu de Zoologia de Vertebrados da Universidade da Califórnia.

“[A] criatura misteriosa parece mais um mink do que uma lontra para mim (dedos mais longos, não palmeados). Estava claramente morto na água por um período prolongado, daí a face e cabeça sem pêlos e a aparência um tanto inchada”, escreveu Patton.

“Se qualquer pessoa tivesse se importado em olhar os dentes, a identificação teria sido fácil, mas”¦”, ele lamenta, enfatizando que esta identificação provável foi feita apenas através das fotos publicadas na rede, sem a evidência necessária para uma conclusão mais certa.

Assim, parece uma lontra, mas era provavelmente um mink. Seja como for, nenhum monstro, ambas criaturas, lontras e minks, são muito parecidas e nada assustadoras, nisto todos podemos concordar. [com agradecimentos a Maria Guimarães e James Patton!]

Atualização 29/05/2010: O italiano Giorgio Castiglioni envia comentários adicionais:

“O dente mais visível na mandíbula superior parece um canino, e sua posição também é muito anterior para que seja um incisivo. Desta forma, podemos descartar o muskrat como foi sugerido (por exemplo, pelo criptozoologista Loren Coleman) em uma solução possível (roedores não possuem dentes caninos). Observando os dentes e a forma do corpo e patas, parece claramente um mustelídeo. Desta forma, sua primeira hipótese de uma lontra era um bom chute, mas também é minha opinião de que seja um Mink Americano (Neovison vison)”.

Castiglioni ainda atenta:

“Sem querer ser chato, mas a lontra na foto usada em seu blog é uma lontra européia (Lutra lutra) encontrada na Europa e Ásia, mas não no Canadá. A lontra do Canadá pertence a outra espécie e gênero, Lontra canadensis”.

Para compensar nosso erro, abaixo uma imagem de um mink americano:

AmericanMink

[Obrigado a Giorgio Castiglioni!]

11 comentários sobre ““Criatura estranha”, lontra causa confusão no Canadá

  1. Bom, pelo menos cada vez é um animal diferente, né? To esperando a vez do ornitorrinco, já viu o crânio do bicho? É bem alien-type.

  2. Pensei que era um ratão kkkk
    Dessa vez foi rápido, tava na cara que era algo “normal”. Olhem as patas dele, sem contar que não tem nada de miraculoso em encontrar uma animal com dentes desse tamanho. Acho interessante são alguns sites postarem isso sem levar em conta o lado crítico, apenas dizendo que é um monstro e nada mais.

  3. Deve ser uma lontra mesmo .. por se um roedor rsrsrs..
    uma vez .. eu joguei um rato morto no tambor d lixo.. como era fim de semana prolongado.. ficou dias sem retirar o rato.. ae nesse tempo choveu.. acumulou aguaa la dentro to tambor.. então percebi q o pelo do rato começou a cair .. e ele ficou com a cabeça sem pelos branca desse geito ae … deve ser pq o pelo deles são negros.. mas a pele desses animais são branca

  4. Po, primeiro foi a preguiça pelada que acharam la nas bandas de cima, o famoso “MEWTWO DO PANAMÁ” e agora uma lontra sem pelos no fucinho, é só ver um bixo sem pelo que nego ja axa que é o Godzilla ¬¬””’

  5. “…com o corpo pelado e sem pelos na cabeça …” hehehehehehe essa foi demais sinceramente um insulto a inteligência dos leitores o povo q insiste em tentar procurar pelo em ovo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *