Posando com um Celular do Século 19

Scanned Image 120770001

A leitora de nossa versão em inglês, Marion Henderson, gentilmente nos enviou essa fotografia de sua bisavó Laura. “A imagem que tenho deve ser de meados ao final da década de 1870, se calculei direito”, escreveu.

Como no caso da Viajante do Tempo Flagrada em um filme de Charlie Chaplin, e como a própria Marion perguntou, “peguei uma lupa, olhei com cuidado, e definitivamente há algo ali [em sua mão]. Pensei em uma corneta auditiva?”.

ear_trumpet_getty

Seria um tanto curioso que uma senhorita mais jovem usasse um auxílio auditivo, mas então, seria muito menos improvável que um telefone celular ou comunicador vindo do futuro.

À parte o que pode ser visto como certo cinismo, mas também é preciso considerar que a imagem poderia ser simplesmente uma manipulação digital. A este respeito, Marion respondeu gentilmente às perguntas básicas que lhe fiz sobre a fotografia, a qual sua família ainda possui a impressão original. Uma investigação cética e rigorosa deveria analisar a impressão original, embora isso também soe como muito esforço ao que é por si apenas uma imagem divertida e plausível da bisavó de Marion segurando com a mão direita uma corneta que apenas lembra um telefone celular moderno. [com agradecimentos a Marion pela colaboração]

Atualização 15/04/2012: Como notado por Roberto Takata, Poke, João, Lucas e outros, não há nenhum objeto na mão da garota fotografada, e o que aparenta ser a parte iluminada de um objeto é simplesmente seu dedo ou um jogo de luz e sombra:

Destaquei a mão em vermelho, mas deixei de fora o que pode ou não ser seu dedo médio ou anular, ou alternativamente o espaço entre seus dedos na sombra projetada de sua mão. Seu polegar sim pode ser visto, o que indica que de fato não havia um telefone celular do futuro, uma corneta auditiva ou mesmo um leque dobrado.

Em uma olhada mais cuidadosa, também penso que as sombras na região podem ter sido retocadas, contudo não por computadores modernos. Podem ter sido retocadas pelo fotógrafo do século 19 para eliminar sombras de sua mão sobre seu rosto, resultando em uma melhor imagem, mas uma que parece um tanto intrigante.

59 comentários sobre “Posando com um Celular do Século 19

    1. Que perda de tempo.
      Isso é qualquer coisa , menos um celular. Tem noçāo da quantidades de antenas nescessárias pra um celular funcionar. E pensar nisso ha dois séculos atras.

  1. Ela não está segurando nada…. Como ela apoiou a mão na cabeça e a luz esta vindo deste lado, gerou uma sombra que causa a ilusão de ser algum objeto. Apenas pareidolia.

    1. Errado Curioso se vc ampliar a imagem ao maximo possivel e pegar uma lupa vc vera que é um cornerta auditiva e só tenho 9 e as crianças provaram que são melheros outra vez de nada
      tchau

  2. É uma bela imagem.. mas por que supor que era um celular na mão dela? Não acredito que um celular seja util sem torres de comunicações e satélites. Naquela época até o sputnik era um sonho muito distante.

  3. É, vamos desmascar de vez essas organizações de crentes poderosas que afirmam perigosamente e sem base cientifica que as damas vitorianas usavam o celular. O mundo corre grande perigo sem os céticos de plantão.

    Se não for fraude, deve ser a chave sônica do Dr. Who! Kakakakaka, pois sombra não parece, nem leque dobrado e muito menos uma corneta auditiva.

    Teoria alternativa: Ou será que a matéria sobre o Daniken estava saindo do controle e dos objetivos do site, “vamos enfiar uma baboseira de um celular?????” e mudar de assunto…

    1. Você pelo visto não conhece o troll psicótico que acredita em fadas e bilus, e enxerga além do alcance que meros mortais e que sabe da “grande verdade oculta” que de tão oculta só ele sabe por ser “especial”.

      Mas um conselho: com gente doida, o melhor a fazer é ignorar. Se discordar de gente louca, eles ficam violentos.

      1. Se não consegue nem convencer a um troll, tais mal, quer ser cientista quer….devia ter estudado mais…kakakaka

  4. Não restam dúvidas, é um tipo de celular muito mais avançado, do qual não é necessário ter o aparelho físico, basta implantar um nano chip transmissor no seu dedo indicador e encosta-lo perto da nuca atrás da orelha, então ondas eletromagnéticas cerebrais enviam as mensagens, não é necessário sequer falar, basta pensar. Hoje em dia conhecemos isto como telepatia, mas no futuro será uma realidade disponível para todos.

  5. A principio esta parecendo ser uma pintura do que uma foto. Notem que o olho esquerdo esta deslocado para quem o observa o mesmo se dá com o sulco entre o lábio e o naris, quanto a mão que segura o ´´celular“ parece-se mais com uma mão direita do que uma mão esquerda… viva+ a liberdade

  6. Prezado comentarista Adriano, eis a resposta para sua indagação…

    Como estudioso do oculto, do misterioso, do profano, do inimaginável etc. Peço sua atenção – revestida de cuidados de discrição, devido a orelhudos e faladores indiscretos que adoram conspurcar tudo que tocam e lhes é dado saber, para a revelação final do “Celular da Vovó Gatinha”:

    Seu juizo corretíssimo sobre a posição estranha do dedão tem uma explicação fácil, porém sua origem é misteriosa e fica lá para os lados do mundo oriental…

    Se trata de uma “Asana” posição de Ratha Yoga há muito perdida e esquecida nos séculos passados… é a Asana Ghalaxyace criada pelo grande mestre Shansung. E detalhe muito importante, de acordo com antigos manuscritos escritos em pele de orelha de mamutes, essa posição atuava como nossos atuais celulares.

    PS: Foi provado por cientistas confiáveis que uma cadeira de vime, madeira, ou plástico é o melhor para ligações de celular, pois nos isolam da interferância de corrente induzida em nossos corpos por efeito fio terra. E em qual tipo de cadeira está sentada a vovó? Se alguém gritou “Bingo!” então finalmente ficou sabendo a verdade sobre esse mistério acima. KKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Sugestão para meus colégas comentaristas…
    Treinem a posição de ratha yoga: Ghalaxyace e pouparão muito dinheiro e incomodação com baterias, películas, carregadores, créditos, operadoras etc.
    Detalhe, essa posição, quando bem treinada, funciona com qualquer operadora.
    kkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Cadê a moderação?

    Ana, caso vc ache graça, saiba que ofensas e qualificativos negativos não tem a mínima graça para os atingidos.

    Em algum momento vc foi agredida de alguma forma por mim?

    Por acaso me conheces pessoalmente? Sabe as razões para a escolha de meu nome, ou um mínimo que seja sobre suas origens divinas, científicas e filosóficas?

    E sinto informar, mas perdestes a oportunidade de não mostrar o quanto suas piadinhas ou brincadeiras são sem graça, pois o que fizestes, contra minha pessoa, é classificado como bulim, uma forma agressiva e maldosa de convivência social.

    Espero que aprendas a dar algo bem melhor do que isso à sociedade. E a pessoas que sequer vc conhece.

    Da próxima vez nos traga algo mais criativo, sem ofensas, de teor positivo, ok!!!?

  9. Esse é apenas o efeito “astronautas antigos” agindo. Segundo a moça que enviou a foto a mesma deve ser de 1870, até o surgimento dos celulares ninguém viu nada na mão da moça recatada na foto. Hoje como há celulares, ela viu um celular na mão da bisavó. Os bobos e seus astronautas antigos fazem a mesma coisa. A tecnologia produz novos produtos e novos conhecimentos? O que os fanáticos dos astronautas antigos fazem? Reinterpretam mitos antigos e onde há uma flecha transformam num míssil, onde há fogo transformam em bombas nucleares, onde há cavalos alados veêm aeronaves…

    1. Você esta correto. Isso é sempre comum, ate mesmo no lado religioso. Com o passar dos anos, séculos, é feito uma “releitura” da imagem ou sentido histórico de hum testo, de modo que certos aspectos se “encaixem” com a atualidade.
      Se fossemos olhar para os astronautas antigos, de acordo com a visão do começo do século 20, o seu “capacete” poderia significar um capacete militar, ou um capacete de mergulho, daqueles de aço grosso, do começo do século. Como nós, meros humanos, só temos dois olhos e eles ficam na frente, qualquer outro invento, servindo de proteção para a cabeça, semelhante a um capacete, deveria ter abertura na frente, na altura dos olhos.
      Depois da corrida espacial entre EUA e URSS, de repente, transformou-se em astronautas alienígenas do passado, ou ate mais além, depois que criou-se o campo de estudo sobre viagem no tempo, esse aliens se transformaram em humanos do futuro, que voltaram no tempo para se revelarem aos humanos antigos.
      Eu detesto essas “releituras de interpretação”, pois sempre haverá idiotas para crer cegamente, como uma ceita, um fanático religioso que não aceita nem mesmo que outros descreiam de sua fé, como medo de perde-la.

  10. KKKKKKKKKKKKK Tem gente que acredita em telepatia, claro só funciona se você perder anos preciosos da sua vida parado “meditando” sobre o nada, em retiros espirituais em locais poluídos pela queima de cannabis sativa.

    Claro, só funciona em livros e relatos afinal para quê provar que existe telepatia? Todos sabem que o próprio ato de tentar provar a existência de tal coisa pelos seus praticantes os leva a perder seus “poderes”, já que o grande cosmo não admite a elevação do “EGO” de quem tenta apaziguar o ceticismo de não-iniciados.
    Parece piada , mas essas são as desculpas de quem diz ser telepata.

  11. NUVEM DOIDA DO LADO,

    Você acha que ninguém percebeu suas brincadeiras?

    Asana GhALAXYace , mestre Shansung = SAMSUNG.

    Deixa de ser palhaço cara.

  12. Quem em público,escondido atrás de um site popular, agride e ofende alguém que nem conhece – demonstra ser covarde, tolo e mal educado.

    Quem sente satisfação em atacar e denegrir gratuitamente outro ser humano, certamente pertence ao que de pior existe em nossa sociedade humana. Pois são esses que semeiam o mal por onde passam, com sorrisos idiotas de satisfação sádica.

    Esse indivíduo Marcelo, ao invéz de tentar ser um lindo ponto de luz na Terra – construtor de um mundo melhor, facilmente nos mostra estar carregado de negatividade e assim joga e vive enlameado nos times das sombras.

    Quem é esse Marcelo… É apenas mais um de milhares de espíritos rudes e grosseiros tentando ser gente.


    PS: E quanta tolice ao propor que a tecnologia de hoje, e os progressos técnicos que a humanidade conquista, não devam ser usados na análise de nosso passado. Aff!!!!

  13. Esse foi o post mais sem graça do site até agora. Mas foi o que eu mais ri lendo os comentários. Valeu todo mundo, principalmente ao nuvem moluquinho, eu precisava muito de rir. Obrigada, malucos da internet.

  14. Na verdade, se vcs olharem bem para a terceira foto,vcs vão perceber que aquele é só o restante do seu dedo do meio.

    Mais respostas seguem @phedro_elias

  15. A única coisa que vi de primeira foi a sombra mesmo. As pessoas veem o que querem nas imagens…. é igual a quando você atira tinta no papel e dobra, depois imagina algum desenho no borrão.

  16. Como a fotografia parece bem nítida para um daguerreótipo, suspeito tratar-se de uma foto “post mortem” e a mão esconde, na verdade, um dos suportes para manter a cabeça ereta. Minha suspeita aumenta pelo retoque que deformou a mão (realmente, como já observado acima, não existe polegar naquela posição). Esse retoque esconde algo ali.

  17. Agora falando com carinho, me parece que o “suposto objeto” nao é nem dedo (seria muito longo), nem aparelho para audiçao pois o formato nao combina (e é meio jovem a moça para precisar disso)… O que parece obvio é que é uma sombra dos outros dedos da mao projetada no rosto dando a impressao de haver algo na mão dela. A direçao da luz coincide e a forma dos dedos tb.

  18. A vó dela era da elite? Se sim, ela já tinha celular sim. Acordem, a história que nos passam como oficial é furada, pra acobertar muita coisa. Antes das “descobertas” do nosso tempo, essas mesmas coisas já existiam no passado. Depois da explosão nuclear por causa da guerra entre Atlântida e Índia, e do dilúvio causado por isso, é que começa o que passam para nós como sendo o começo do mundo, que na verdade foi apenas o começo de uma nova Terra, digamos assim.

  19. aff gente na boa,aquilo não é celular,é simplesmente a parte escura sombra e a parte clara uma luz que transpassa entre os dedos.Naquela época as câmeras eram em preto e branco não dando para tirar conclusões,mas,não sei onde vocês viram um celular ali!

  20. Simplesmente a cabeça da jovem repousando suavemente sobre os dedos indicador, médio e anular e o dedo mínimo escorado no dedo anular. Até uma criança perceberia isso…

  21. Seria um pouco improvavel deslocar material eletronico na curvatura do espaço tempo, pois a descarga temporal causaria um desturbio podendo explodir o equipamento ou fundilo as celulas humanas,

  22. Por uma questão de pretensão temos a mania de pensar no passado como atrasado, o presente como adiantado e o futuro da forma que as pessoas no presente imaginam que deverá ser. Basta lembrar que pela Teoria de Relatividade de Einstein se viajássemos a uma velocidade próxima da luz viajaríamos para o futuro.Na velocidade da luz viajaríamos num eterno presente e ultrapassando a velocidade da luz viajaríamos para o passado.Se ultrapassarmos a velocidade da luz chegamos antes de ter saído.Os povos mais evoluidos são aqueles que acreditam em todas as possibilidades.Por isto aqui no Brasil não se inventa nada.Somos um povo limitado de conhecimentos e de imaginação.

  23. É muito interessante o que uma imagem faz a gente imaginar a primeria vista, realmente achei que tinha alguma coisa, mas depois de ler o texto tenho certeza que é apenas um dedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *