Destaques Twelve_Monkeys__1995___ER_fanart.jpg

Published on agosto 9th, 2010 | by Kentaro Mori

15

A profecia cumpre a si mesma

Twelve Monkeys  1995   ER fanart paranormal fortianismo destaques

“Se as pessoas definem uma situação como real, ela se torna real em suas consequências”. – W.I. Thomas

Segundo a lenda grega, Laio, o rei de Tebas havia sido alertado pelo Oráculo de Delfos que uma maldição iria se concretizar: seu próprio filho o mataria e que este filho se casaria com a própria mãe. Por tal motivo, ao nascer seu filho Édipo, Laio abandonou-o no monte Citerão pregando um prego em cada pé para tentar matá-lo. O menino foi recolhido mais tarde por um pastor e batizado como "Edipodos", o de "pés-furados", que foi adotado depois pelo rei de Corinto e voltou a Delfos.

Édipo consulta então o Oráculo que lhe dá a mesma previsão dada a Laio: que mataria seu pai e desposaria sua mãe. Achando se tratar de seus pais adotivos, foge de Corinto. No caminho, Édipo encontrou um homem e, sem saber que era o seu pai, brigou com ele e o matou, pois Laio o mandou sair de sua frente. Concretiza assim a previsão do Oráculo, que ainda iria lhe pregar outras peças, pois afinal, Édipo acaba se casando com a própria mãe.

Que a tragédia de Édipo não seria uma tragédia se o Oráculo de Delfos não tivesse feito sua previsão revela o paradoxo das profecias, ou pelo menos, das profecias que se fazem conhecidas. O dilema não se aplica apenas a supostas profecias sobrenaturais, ele se revela verdadeiro a qualquer previsão feita conhecida sobre o futuro. Em “O Problema do Livre Arbítrio”, John Barrow explora as implicações da questão a conceitos aparentemente tão diversos quanto o determinismo e a liberdade.

Mesmo o psicólogo britânico Richard Wiseman investigou a influência de profecias auto-realizadas. Ao pesquisar as diferenças psicológicas entre pessoas que se consideravam incrivelmente sortudas – ou azaradas – Wiseman descobriu que esperar ter sorte realmente aumenta as chances de obter melhores resultados. Não por algum mecanismo sobrenatural, mas simplesmente porque ao esperar mais oportunidades boas, uma pessoa se torna mais aberta a inúmeras oportunidades, sejam elas boas ou ruins. Os que se consideram azarados acabam diminuindo as possibilidades fortuitas, por temer que sempre lhe causem prejuízo, e com isso acabam bem menos propensos a serem beneficiados pela boa fortuna. Sortudos e azarados teriam outras diferenças na abordagem do acaso e de seu futuro, abordadas por Wiseman no livro “The Luck Factor”.

Uma cigana russa, no entanto, não teve tanta sorte. Em outubro de 2009 a suposta vidente teria lido o futuro de Gennady Osipovich, vaticinando que ele estaria fadado à maldição de uma “kazyonny dom”, gíria russa para cadeia. O que ela talvez não esperasse é que Osipovich, ao ouvir a profecia e buscando evitá-la – como Édipo – mas com uma lógica duvidosa, tenha decidido matar a vidente. Com a cigana morta a previsão não se concretizaria, parece ter raciocinado.

Osipovich esfaqueou a profeta e duas outras testemunhas presentes na cena. Apenas a cigana pôde escapar com vida. Na semana passada, Osipovich foi sentenciado a 22 anos em uma prisão de segurança máxima, como profetizado.

- – -

[Dica de Albener Pessoa, via Moscow Times, a quem duvide da história da cigana, a notícia pelo departamento de polícia. Lenda de Édipo via Wikipedia]

Tags: , ,


About the Author

+



15 Responses to A profecia cumpre a si mesma

  1. É… Gente imbecil tem por todo lado! E tá aí a prova, dada pelo tal Osipovich… HEHEHE

  2. raph says:

    Todas as profecias são meias-verdades, todos os paradoxos podem ser reconciliados… Mas prever o futuro, se fosse possível, ainda assim seria uma das coisas mais horrendas que poderíamos fazer com a vida – se somos o fruto de nossas escolhas, aceitemos a condição. E, se não existem escolhas, prever é como assistir todos os filmes já sabendo do final.

    Abs
    raph

  3. Ótimo texto. Sorte de quem o leu…. (tentando me considerar sortudo)
    A citação do início do texto explica diversas tragédias, inclusive o racismo e a marginalização social.

  4. socratelex says:

    “Osipovich esfaqueou a profeta e duas outras testemunhas presentes na cena. Apenas a cigana pôde escapar com vida. Na semana passada, Osipovich foi sentenciado a 22 anos em uma prisão de segurança máxima, como profetizado.”

    Nada a comentar!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Julio Kendy says:

    Profecias que se auto realizam são um caso específico de sistema com feedback, estudados pela dinamica de sistemas.
    O caso mais interessante de que me lembro é do mercado de capitais, onde uma previsão de uma corretora ou notícia fundamentalista por sí só fazem a cotação de ações subirem ou baixarem, cumprindo a profecia. É o caso mais interessante porque com esse comportamento do mercado com “Profecias que se realizam por si”, o próprio mercado teria condições de se antecipar às crises e evitar por exemplo, os acontecimentos da crise do sub prime… mas esse mecanismo de regulação não funcionou e se verificou um movimento de manada causando prejuízos em todos os mercados.
    Na época do sub prime, o que impediu que o mecanismo de profecias evitasse uma crise global foram elementos estranhos à teoria da Dinamica de Sistemas: a corrupção e a manipulação de informação.

  6. eXCELENTE HISTORIA! – POSTEI E COMPARTILHEI IST NO MEU BUZZ

  7. gilvas says:

    esta é uma trama semelhante à de o crime de lorde arthur saville, um dos melhores contos de oscar wilde. recomendo fortemente a leitura deste conto.

  8. alberto carlos says:

    lei da natureza,quem com ferro fere, co, ferro sera ferido.

  9. Miakato says:

    que exemplos mais idiotas de profecias que se alto alimentam! final de 2012 se preparem, vai dar merda devido a asneira na inconciencia coletiva idiota atual imposta graças a imbecilização da humanidade q aceita passiva o que les convem ilusoriamente. q merda ver ferramentas desenvolvidas para o progresso da humanidade serem reduzidas a meros meios baratos de entretenimento fútil manipulativo. bom, se o muleque se casou com a propria mãe,bem vindos ao penultimo ano da humanidade! haahahahaah xD

  10. Pingback: Livres Pensadores.org » Textos do Blog » A dança dos signos

  11. Pingback: A Glorious Dawn – Nosso lugar no Cosmos | A Glorious Dawn

  12. Pingback: A Glorious Dawn – Nosso lugar no Cosmos | Livres Pensadores.org

  13. Banake says:

    Isso me lembrou um pouco o conto “Lord Arthur Savile’s Crime”, do Wilde. =-)

  14. Pingback: Profecia ou autossugestão? | Livres Pensadores.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑