Cetáceos, sexo e serpentes marinhas
10.novembro.2005 – Categorias: Ciência, Fortianismo / Tags: Ciência, Criptozoologia, Curiosidades
Em 1741 o missionário Hans Egede publicou o relato de um “monstro terrível” visto ao mar perto da costa da Groenlândia. Acompanhada de uma ilustração do próprio que você confere abaixo, tornaria-se um relato particularmente famoso na coleção de histórias sobre “serpentes do mar”.

Ao longo dos séculos, várias explicações foram sugeridas ao evento, como a de que os marinheiros poderiam ter visto uma lula gigante (Architeuthis) com um dos tentáculos erguidos confundido com uma cauda.
Mas Charles Paxton, da universidade de Saint Andrews na Inglaterra, recentemente sugeriu uma hipótese muito mais interessante. Paxton já recebeu o prêmio IgNobel de biologia em 2002 por seu estudo sobre o cortejo de avestruzes excitados a fazendeiros britânicos, então não é tanto surpresa que uma das idéias apontadas pelo cientista para explicar a história de Egede é que os marinheiros tenham visto um pênis de baleia.
Sim, uma baleia macho de uma espécie desconhecida aos navegantes, excitada por algum motivo e tendo seu membro ereto — que pode chegar a quase dois metros de comprimento — confundido pela cauda de uma serpente marinha. Uma imagem, contudo, pode valer mais do que as últimas trinta e cinco palavras:

A sugestão é séria, e está contida em um trabalho publicado no periódico Archives of Natural History, “Cetaceans, sex & sea serpents: an analysis of the Egede accounts of a Most Dreadful Monster seen off the coast of Greenland in 1734” (PDF, sem imagens), original da página de Paxton no website da universidade de Saint Andrews.
No trabalho, Paxton em conjunto com Erik Knatterud e Sharon Hedley, discute ponderadamente:
Não temos “confiança absoluta” em nossa interpretação da criatura de Egede. Nem estamos sugerindo que pênis de baleias de são uma fonte universal de avistamentos de serpentes marinhs, embora acreditemos que um outro avistamento, do navio mercante Pauline em 1875 quando uma serpente marinha na forma de um pilar branco foi vista entre vários cachalotes frenéticos em excitação (Heuvelmans, 1968; Oudemans, 1892), poderia ser um engano dessa natureza (o pênis da cachalote pode ser branco (Harrison, 1938)). No caso de Egedes, estamos assumindo que o uso da símile de serpente e os desenhos não eram completamente precisos. Se fossem precisos, então a objeção mais forte para a interpretação de baleia do avistamento de Egede é a presença de dentes evidentes no desenho.
Nossa explicação também assume que as testemunhas não teriam reconhecido o pênis de uma baleia e que algumas espécies exibiriam seus pênis no verão da Groenlândia. Hans Egede
(1741, 1745) descreveu o grande membro viril de uma baleia mas os Egedes podem não ter percebido que ele poderia ser visto no mar.
Apesar destas objeções, até mesmo se o monstro fosse uma espécie desconhecida, as características diagnosticadas sugerem um cetáceo. No final das contas, nunca saberemos com certeza. O que quer que Poul Egede tenha visto aquele dia, seja uma baleia amorosa, uma baleia sem cauda ou uma espécie desconhecida, foi uma visão muito incomum tanto naquela época quanto hoje.
O que nos leva a mais uma fascinante imagem comparando assustadoras ilustrações medievais com casuais imagens de baleias freneticamente excitadas:

A primeira imagem de um pênis de baleia nesta nota vem deste site, e a segunda, deste.
Você também pode assistir ao vídeo de um aterrorizante encontro com serpentes marinhas lutando com baleias, confundidas com baleias em acasalamento neste link.
[via Perspectivas#]
You might also like
|
|
|
|
|
41 comentários em “Cetáceos, sexo e serpentes marinhas”
Deixe seu comentário
Nuvem de tags
abduções
arqueologia
arte
artigos
astronomia
biologia
Bizarro
brasil
ceticismoaberto
Ciência
conspiração
Criptozoologia
Curiosidades
círculos ingleses
deuses astronautas
ensaios
espaço
evolução
Extraterrestres
Fantasmas
ficção científica
fotografia
fraudes
física
história
HPS
Humor
ilusões
ISS
Kottmeyer
lendas
lua
matemática
Miscelânea
mídia
ovnis
Paranormal
pareidolia
Personalidades
PES
pesquisa
psicologia
religião
solucionados
vídeos Ceticismo (755)
Ciência (292)
Destaques (171)
Fortianismo (516)
Geral (614)
Paranormal (56)
Ufologia (617)
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Mais recentes
- Novembro Extraterrestre em CeticismoAberto!
- Daniel Hauser: graças à medicina
- Filme de ritual de encolhimento de cabeça confirmado?
- Um Mito Nada Moderno
- Uma Mensagem de Fé em Despeñaderos
- Relatório sobre o OVNI no Acre
- Feliz Dia de Carl Sagan!
- Jill Tarter: Por que a busca por inteligência extraterrestre importa
Arquivos
Números
Categorias
- Ceticismo (755)
- Ciência (292)
- Destaques (171)
- Fortianismo (516)
- Geral (614)
- Paranormal (56)
- Ufologia (617)






25 julho, 2006 às 9:14 pm
Me mandem fotos e reportagens sobre serpentes ( cobras ) marinhas pois não acho nada a respeito.
Grato.
11 setembro, 2006 às 8:07 pm
Por favor, gostaria de receber vídeos sobre acasalamento de baleias e se possível a briga de serpentes com baleias, não consegui abrir pelo seu link.
3 outubro, 2006 às 8:57 pm
Eu gostei muito desse site todos os idealizadores estão de parabens!!!
3 outubro, 2006 às 9:00 pm
Gostaria que vcs me mandasem fotos interessantes para meu e-mail! desde já agradeço!!!
8 outubro, 2006 às 3:01 pm
oi gostei muito do site , gostaria q vcs mandassem imagens e videos de baleias acasalando!!!
vlw…
14 outubro, 2006 às 8:11 pm
Foi horrrrrríiiiiiiivel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
28 novembro, 2006 às 1:28 pm
nao consegui ver o video pelo link. Tenho estudado sobre serpentes e gostaria muito de assití-lo. Vocês poderiam mandar para meu e-mail por favor?!! Obrigada.
6 dezembro, 2006 às 12:48 pm
Tambem não conseguiver o video, por favor me mandem por e-mail
6 dezembro, 2006 às 9:56 pm
gostei muito deste site, vultarei mais vezes.
9 dezembro, 2006 às 6:39 pm
gostava de adequerir o file destas baleias
13 dezembro, 2006 às 5:42 pm
tambem gostava de ver o video não concegui ver no vosso link por favor mandem-me para o meu mail
merci
14 dezembro, 2006 às 2:04 pm
muito bem para crincas que nao agretitem em povos gigantes
22 dezembro, 2006 às 7:22 am
olha acho q isso nao e uma serpente marinha mais sim uma lula giganteou coisa do genero ou uma montagem qualquer
8 janeiro, 2007 às 7:02 pm
tambem não consegui abrir pelo link
10 fevereiro, 2007 às 11:44 am
eu axo q essas fotos são mentira.parece ser 1 polvo gigante;
e ñ uma serpente marinha !!!!!!!!!!!!!1
28 fevereiro, 2007 às 5:55 pm
gostava q enviasen imagens para meu mail
obrigado
21 março, 2007 às 10:16 pm
nd a ver nem da pra perceber
29 março, 2007 às 9:24 pm
Eu gostei muito deste site gostaria de ver fotos de baleias lutando com serpentes.
4 abril, 2007 às 9:01 pm
gostaria de ver videos, nao conseguir abir link
17 abril, 2007 às 8:33 pm
Ola, não consegui ver pelo link. gostava de receber videos e fotos de baleias lutando com serpentes, polvos e etc.
17 maio, 2007 às 3:39 pm
gostava de receber videos
10 junho, 2007 às 11:41 pm
costaria q me mandasse fotos de serpentes lutando com baleias obrigado!!!!!!!!
2 julho, 2007 às 2:46 pm
Gostei muito a respeito desses assuntos,porém, não consegui ver vídeo pelo link.Gostaria imensamente de poder receber vários temas desta natureza,com muitas e muitas fotos.
UM FORTE ABRAÇO PARA TODOS.
GRATOS LRSOUZA.
2 julho, 2007 às 2:55 pm
Por especial obséquio, me mandem bastante fotos de animais em estado de acasalemnto a fim de eu fazer um estudo com uma equipe de colegas.
Obrigado.
26 julho, 2007 às 10:17 pm
eu gostei muito eu queria o
4 outubro, 2007 às 7:13 pm
hahahahahahaha…
muito bom,só faltou imagens.
5 outubro, 2007 às 8:11 pm
Olha os caras pedindo imagens de acasalamento, mas que sacanagem
……
11 outubro, 2007 às 11:20 am
nós achamos que isso é só o começo do que pode acontecer no fim do mundo
12 outubro, 2007 às 10:47 am
Mas é óbvio que as pessoas iriam achar que se tratava de um monstro marinho.
Nunca vi um pênis tão grande quanto esse em toda a minha vida!
0.o
E francamente, entre a opção de os navegantes se depararem com uma coisa “dessas” novamente, vão continuar apoiando o boato de Serpentes marinhas só para não terem que admitir que excitaram uma baleia macho.
25 novembro, 2007 às 10:49 pm
o que gostei de ver nem parreci ta loko è muito irrado
9 dezembro, 2007 às 10:12 pm
nussa
essa baleia passa muito bem einHh
16 dezembro, 2007 às 1:40 pm
hahaha!!!
eu tambem tenho uma serpente aki quem quer ver???
é só me add no msn”mateusdeoliveira_carrera@hotmail.com
27 março, 2008 às 2:11 pm
Brilhante reportagem,porém não consegui assistir ao video, se puder envia-lo gradeço.
27 julho, 2008 às 11:51 pm
Realmente eu gostei!!!!!!
30 agosto, 2008 às 3:17 pm
acho enntereçante e espero outras descobertas como essa!!!!!!!!!!!!!!!!
10 setembro, 2008 às 11:17 am
realmente intereçante adorei vamos pesquisar cada vez mais isso e realmente intereçante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
26 setembro, 2008 às 10:48 am
Cara! Eu achei isso tudo muito maneiro! Mostrando que aparentemente não existe nenhuma “serpente marinha lendária”, e sim que a Baleia estava nim estado de excitação!….rrsrs…..o site tá de Parabéns!!!
Muito Interessante!!
Valeu!!!
16 novembro, 2008 às 12:21 pm
se eu ver isso um dia eu saio correndo….ou pulo em cima!!(zuera)
falando serio agora:sera q a maioria das imagens as quais circulam na net relativas as serpentes marinhas,nao seriam o pinto de uma baleia???????? vou pesquisar…
11 dezembro, 2008 às 7:36 pm
Achei essa matéria sobre as indençoes dos animais, especialmente da baleia em plena erecçao!! é um tema muito interessante e ao mesmo tempo pendente em estudos aprofundados, se poderem mandar mais informaçoes sobre esse tipo de acontecimento e acasalamento entre animais de preferencia tropicais agradecia! parabens pela materia. DE LUANDA- ANGOLA
29 dezembro, 2008 às 1:18 am
DEMAIS ADOREI! :D
3 abril, 2009 às 5:28 pm
amei essa materia muito boa mesmo ainda mais para mim q adoro cobras e animais montruosos
enfim amei
31 agosto, 2009 às 7:53 am
[...] também já escreveu sobre esse artigo há um tempo atrás. Quem se interessar, pode checar aqui e ver trechos traduzidos do artigo de Paxton e também reproduções dos desenhos de [...]