MENU

STR na TV: ufologia

Gregor Samsa

27 de junho de 2004 Comments (8) Views: 1505 Fortianismo, Geral

Máscaras de chumbo: toalhas

Máscaras de chumbo: toalhas

Na quinta-feira passada, o programa da rede Globo Linha Direta abordou novamente o caso das Máscaras de Chumbo. É o mesmo programa que há anos também havia frisado o mistério do caso não esclarecido e as especulações de contatos extraterrestres e afins. Desta vez foi mais sóbrio e frisou a incompetência da polícia, como o exame toxicológico não-realizado porque as víscaras apodreceram e foram simplesmente jogadas no lixo. Sem o exame, dificilmente saberemos se as duas vítimas morreram envenenadas, como provavelmente morreram. Uma transcrição do chat com o jornalista Mário Dias, envolvido com a investigação do caso desde seu início, pode ser visto aqui, onde Dias menciona a intenção de publicar em breve um livro sobre o assunto.

Infelizmente, muito sensacionalismo foi feito em torno do caso a partir de elementos escassos e vagos. Fala-se muito de uma tentativa de contato com seres extraterrestres, e mesmo de um sucesso nesta tentativa, mas as evidências nesse sentido não são nada certas. E podem ser meras coincidências. Para ilustrar o ponto, note que entre outros objetos, as vítimas levavam toalhas. Com que intenção? Um leitor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias” pode se lembrar do que se diz da utilidade desse item:

“Uma toalha é a coisa mais maciçamente útil que um caroneiro interestelar pode ter. Em parte tem grande valor prático – você pode enrolá-la em torno de si para se aquecer enquanto salta pelas frias luas de Jaglan Beta; pode deitar sobre ela nas praias brilhantes de Santraginus V, inalando os vapores de mar precipitados; pode dormir embaixo dela sob as estrelas que brilham tão vermelhas no mundo deserto de Kakrafoon; usá-la para velejar em uma mini-balsa no vagaroso e pesado rio Moth; molhá-la para uso em combate; enrolá-la em volta da cabeça para repelir gases nocivos ou evitar o olhar da Besta Voraz Bugblatter de Traal (um animal incrivelmente estúpido, que acha que se você não pode vê-la, ela não pode vê-lo – estúpida como um arbusto, mas muito voraz); você pode agitar sua toalha em emergências como um sinal de perigo, e claro que pode se secar com ela se ainda parecer estar limpa o bastante. Mais importante, uma toalha tem imenso valor psicológico. Por alguma razão, se um strag (strag: não-caroneiro) descobre que um caroneiro tem sua toalha consigo, assumirá automaticamente que ele também está em posse de uma escova de dente, toalha de rosto, sabão, lata de biscoitos, bússola, mapa, bola de fio, spray de mosquito, roupas para chuva, roupa espacial etc., etc. Além disso, o strag emprestará todo feliz quaisquer destes ou uma dúzia de outros artigos que o caroneiro possa ter “perdido” acidentalmente. O que o strag pensará é que qualquer homem que possa viajar de carona pelo comprimento e largura da galáxia, passar apertos, lutar contra dificuldades terríveis, vencer e ainda saber onde está sua toalha é claramente um homem a ser respeitado.”

O livro é de humor, evidentemente, e foi publicado em 1979, anos depois do caso brasileiro. Porém, podemos estar razoavelmente seguros de que Douglas Adams não escreveu esse trecho tendo em mente o “caso das máscaras de chumbo” brasileiro. Que envolve, de concreto e sólido, a morte de dos dois homens, que tinham famílias. E que foi possivelmente um assassinato, ainda não esclarecido. O que não é nada engraçado.

Que levassem toalhas, e que as toalhas sejam um item lembrado com graça pelos “caroneiros interestelares” é uma coincidência. Irrelevante? Ao caso, de fato sim, mas é muito relevante ao sublinhar como especulações tão pouco sólidas podem estar sendo alimentadas, apenas porque sua fantasia não é tão evidente quanto a de um livro que parodia a ficção científica.

Tags: ,

8 Responses to Máscaras de chumbo: toalhas

  1. nasda disse:

    Creio que estavam realmente tentando se protegendo contra radioatividade (se foi isso que os matou eu não sei, pode ter sido desde um relâmpago até veneno), tanto o uso de máscaras de chumbo quanto a ingestão de capsulas corroboram para isso. O chumbo é conhecido por prover proteção contra radiação, já as capsulas podem ser inibidores dos efeitos da radiação, segue abaixo trecho do texto da veja sobre o desastre de Chernobyl:

    Quem corre o risco de ser alcançado pela nuvem radioativa está sujeito a três ameaças principais: o iodo-131, o estrôncio-90 e o césio-137. O iodo-131 vai diretamente para a tireóide, provocando hipotireoidismo, necrose ou câncer, segundo o nível de contaminação. Mesmo uma pessoa que não tenha passado pela área contaminada pode ser alcançada pelo iodo-131: basta tomar o leite de uma vaca que se tenha alimentado num pasto atingido pelos resíduos radioativos. As pílulas de iodeto de potássio, ingeridas por dinamarqueses e poloneses na semana passada, só servem como antídoto se tomadas antes ou até as primeiras 12 horas após a exposição. Nesse caso, o iodeto é absorvido pela tireóide, não deixando espaço para o iodo radioativo.

    Fonte:

    http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1268&textCode=82785&date=currentDate

    Israel discute a proteção da população civil com vacinas contra a varíola e pílulas contra as partículas radioativas resultantes de ataques nucleares

    Fonte:

    http://old.kh-uia.org.il/Crisisnew/artical2002/portuguese/2108%20Aportuguese.htm

    AS EVIDÊNCIAS DO USO DE MÁSCARAS DE CHUMBO E INGESTÃO DE CÁPSULAS AINDA NÃO ESTÃO SOLIDAS PARA VOCÊ? ENQUANTOS MUITO CRENTES SE DEIXAM LEVAR POR SUA FÉ, VOCÊ SE DEIXA GUIAR PELO SEU CETICISMO, ELE COM CERTEZA O CEGA PARA CERTAS EVIDÊNCIAS, COMO AS CÁPSULAS QUE PODEM CORROBORAS JUNTAMENTE COM AS MÁSCARAS DE CHUMBO PARA UM TENTAIVA DE PROTEÇÃO CONTRA RADIAÇÃO.

  2. ricardo malta disse:

    Duas pessoas,aparentemente normais,sobem o morro ,utilizam-se de máscaras de chumbo, trazem anotações misteriosas,ingerem capsulas e morrem e o Dr.Ceticismo está preocupado com toalhas!…Que mente brilhante!…Ceticismo não pode ser sinônimo de falta de análise dos fatos e muito menos de falta de argumentos ,de explicações racionais,senão vira intolerância.O caso não precisa estar ligado a extraterrestres e ufos para ser misterioso e inexplicável.Os dois homens faziam parte de um experimento e acreditavam nele.Podias ser uma experiência cientifíca ou até mesmo paranormal.O fato é que morreram de forma misteriosa e só por isso deveria ser tratado com seriedade.Fazer gracinha com a morte de dois seres humanos não é ceticismo é ignorância .

    • Alan disse:

      Nada a ver citar “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Já reparei que o pessoal desse site não tem argumentos mesmo, ai partem para o sarcasmo. Sempre venho aqui procurar um caso sem solução e não conseguem me convencer. A partir de hoje desanimei desse site, vão capinar horta que vocês ganham mais.

  3. Sth.Danilo disse:

    Discordo.
    Acho pleno e valido a preocupação com as toalhas.Se a policia se apegace a esse detalhe,saberiamos bem mais sobre o ocorrido.

    “AS EVIDÊNCIAS DO USO DE MÁSCARAS DE CHUMBO E INGESTÃO DE CÁPSULAS AINDA NÃO ESTÃO SOLIDAS PARA VOCÊ?”

    Pra mim particularmente não.
    Caracterizam sim,um aparato de proteção radioativa.Mas de onde diabos esses homens esperavam a radiação?

  4. Salomão Schneider disse:

    Este caso será sempre um mistério.
    Há uma pessoa que estava envolvida no caso e nunca foi descoberta.
    O local onde os corpos foram achados, até pouco tempo estava sem vegetação e apresentava uma radiação anormal, o que foi pesquisado e comprovado por um ex-funcionário da Nasa.
    O certo é que os dois se enfiaram num engodo promovido por algum espertalhão que não queria por a própria pele, então enganou dois incautos, que tiveram o fim trágico.

  5. Jfzfz disse:

    Infelizmente as autoridades desse país, na maioria não tem credibilidade, fizeram pouco caso disso e ainda sumiram com os arquivos, só no Brasil pra isso acontecer, um absurdo!

  6. Alan disse:

    Nada a ver citar “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Já reparei que o pessoal desse site não tem argumentos mesmo, ai partem para o sarcasmo. Sempre venho aqui procurar um caso sem solução e não conseguem me convencer. A partir de hoje desanimei desse site, vão capinar horta que vocês ganham mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *