Ceticismo

Published on junho 23rd, 2004 | by Kentaro Mori

16

Esqueleto humano gigante na Arábia (Reprise)

Esqueleto humano gigante na Arábia (Reprise)



Este blog aparentemente foi o primeiro a esclarecer, em bom português, o hoax do esqueleto gigante, já no começo de maio, há mais de um mês. Mas só agora o hoax se espalha com uma força notável, que pode ser notada quando descobrimos que as visitas ao blog procurando por “esqueleto gigante na arábia” e variantes no Google fazem com que nossa página de arquivo de maio seja mais visitada que a de entrada. Veja por si mesmo.

Claro que essa mensagem não poderia ficar apenas nas auto-congratulações, então, bem rapidamente: o hoax é um hoax, e a imagem foi originalmente criada em um concurso de manipulações Photoshópicas, misturando a imagem de uma escavação real dos ossos de um mamute, e este esqueleto humano, em tamanho normal, do período mesolítico. A história acompanhando a imagem, e transformando-a em hoax, ao que parece foi criada “espontaneamente” na internet por um indivíduo anônimo, circulou por correntes de e-mail, até ser enviada a um crédulo jornal islâmico, que publicou a história e deu-lhe um novo impulso.

Em tempo: estou à busca da foto de Jake, o menino-jacaré, acompanhada de uma história similar a esta do esqueleto gigante. Nesta outra imagem, uma espécie de múmia meio jacaré, meio menino, é exibida em uma paisagem desértica, e a história também conta que teria sido encontrado e então encoberto por uma empresa petrolífera. É um hoax mais antigo, mas muito similar ao do esqueleto gigante. Infelizmente, agora que quero achar a imagem para exibi-la no contexto, não a encontro.

Atualização: Como de costume, a Andréia dá uma ajuda. O menino-jacaré de que falava:

Alligatorboy geral ceticismo

Falta encontrar a historinha q acompanhava uma versão dessa imagem…

Tags: , , , ,


About the Author

+



16 Responses to Esqueleto humano gigante na Arábia (Reprise)

  1. Daniel says:

    nossa encrível, muito loca essa foto, isso é real mesmo essa foto do menino jácaré, porfavor me mande a resposta

  2. rafael says:

    muy legali istou le visitendo isti seti sou argenlitino muy bem

  3. Pingback: CeticismoAberto notícias » arquivo » Um humano de 10 centímetros?

  4. Juliana says:

    que maneiro ne?!

  5. iara says:

    interessante como todo mundo acreditou logo que é mentira, quando primeiro saiu a notícia e somente depois foi convenientemente desmentida. É mais fácil acreditar que se tem um mundo sob controle, apenas com coisas normais, por isso a mentira atrai mais credibilidade do que a fantástica verdade.

  6. Laslo Padaflex says:

    Mesmo que o autor desta pagina conte a suposta historia de como foi criado e por quem, porque devo acreditar no autor do site?

    Com que fonte confiavel ele vai conseguir essa historia?
    E pior ainda, quem garante que a fonte que vai informa-lo diz a verdade?

    Mesmo sendo meras montagens, na internet tem tanta bobagens e mentiras que até a historia que desmente pode ser falsa!

    Parece que um diz e todo mundo crê, o outro desmente e todo mundo crê! O vencedor é o ultimo a contar a historia! Temos de parar com essa mania!

    • godenascimento says:

      caro amigo, se falarmos a verdade a alguem esse alguem dira que é mentira. mas se mentirmos ele acreditará. então oque você faz , mente ou diz a verdade. a resposta diz quem você é !!!!!

  7. Artur says:

    Bem, eu não acredito em gigantes do tamanho como mostram as foto, mas preciso lembrar que na Bíblia, o golias era um gigante de Seis dedos. Da história Davi e Golias.
    Por consequencia tambem do mundo Arabe.
    O autor da Arte com fotos pode ter se baseado nisto para produzir as montagens.
    É fato também que hoje conhecemos a doença do crescimento, um ser humano pode crescer desordeandamente e sem parar. A mídia já noticiou casos de crianças de 10 anos com 2 metros de altura e que estavam fazendo tratamentos para parar de crescer.
    Essa doença são:DOENÇAS RELACIONADAS AO CRESCIMENTO HUMANO. Existem no homem algumas complicações relacionadas ao crescimento que são geralmente atribuídas aos distúrbios de produção de GH. Algumas delas são descritas abaixo.

    NANISMO- em geral, os hormônios são produzidos durante a infância e a adolescência. No entanto, se nesse período ocorrer uma deficiência na taxa de circulação do hormônio de crescimento (GH), o indivíduo sofrerá uma grave redução do crescimento. Daí essa anomalia ser denominada nanismo.

    GIGANTISMO- o hormônio de crescimento também pode ser produzido em excesso durante a infância devido à hiperfunção da glândula secretora nesta fase. Isto resultará na aceleração do crescimento , em especial dos ossos longos , o que levará o indivíduo a um crescimento excessivo, atingindo alturas de até 2,45m.

    ACROMEGALIA- a produção excessiva do GH após a adolescência pode acontecer, decorrente de uma tumoração das células da hipófise que secretam este hormônio. Nesse caso, uma vez que já houve o fechamento das cartilagens de conjugação, os ossos aumentam em espessura e os indivíduos acromegálicos podem apresentar alongamento de mandíbula e deformidade nos ossos da face, mãos e pés.

    Não se sabe como estas doenças eram tratadas na época dos faraós, nem se houve na história algum caso de gigante de 4m como rrelata a Bíblia sobre o Golias.

    Quanto ao exagero das fotos, improvável a existencia de seres daquele tamanho.

  8. VALREIS says:

    HOJE COM TANTA TECNOLOGIA E PROGRAMAS,TUDO SE PODE FAZER NUMA FOTO, HOJE É MUITO DIFICIL ATÉ PARA UM PERITO DISTINGUIR O CERTO DO ERRADO.
    EMBORA ATÉ CERTAS SEJAM VERDADEIRAS E ABSURDAS PARA QUEM TEM FALTA DE CONHECIMENTOS, TANTO BÍBLICOS COMO ARQUEOLÓGICOS E CIÊNTIFICOS.

  9. daniel says:

    po achei ima montage daquelas!!!!!!!!

  10. Pingback: Criatura estranha em Doha | CeticismoAberto notícias

  11. Pingback: Criatura extraña en Doha | Marcianitos Verdes

  12. Fabiano Rodrigues says:

    É horrivel quando pessoas inventam mentiras utilizando de verdades que outrora existiram, isso banaliza a história, fazendo as pessoa se tornarem mas incrédulas e céticas.
    Eu acredito que existiram gigantes, o Rei Davi, lutou com um home mais de 3 metros de altura, sua lança pesas quase 7o kilos, aogra por causa desse artista aí, muitas pessoas deixam de cre no que é verdade.

  13. Helbert Geronimo says:

    Concordo como FAbiano Pois gigantes existem ate hoje ,vemos ai inumeros fatos noticiados pela tv de pessoas vivas nos dias atuais que sao gigantes como aquele cidadao Chines ou aquela cidada indiana que SAO VIVOS HOJE e tambem em um programa de tv brasileiro atualmente mostrou um jovem que possui um tamanho superiro a 2 metros e ainda esta longe do tempo de para de crescer. e esto so prova que apalavra do DEUS CRIADOR DO UNIVERSO NAO FALHA JAMAIS.

    Brasileiros nao deixem a midia ou os governos manipular vcs como eles ja vem fazendo por que nos penssemos que nao, orem a JESUS e pecam a a ele DISCERNIMENTO E ENTENDIMENTO

  14. davi reis says:

    eu acho verdade o gigante mas esse tal de menino jacare e pura montagem visual

  15. Jota says:

    Vivemos na Era da computação gráfica onde tudo é possível então usando a liberdade de expressão alguns fazem trabalhos bem feitos e lançam na internet e muitos acreditam. É bom aprender um pouco de computação gráfica, photo shop e assim aprender desmistificar essas fotos falsas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑