Esqueleto humano gigante na Arábia (Reprise)

Esqueleto humano gigante na Arábia (Reprise)



Este blog aparentemente foi o primeiro a esclarecer, em bom português, o hoax do esqueleto gigante, já no começo de maio, há mais de um mês. Mas só agora o hoax se espalha com uma força notável, que pode ser notada quando descobrimos que as visitas ao blog procurando por “esqueleto gigante na arábia” e variantes no Google fazem com que nossa página de arquivo de maio seja mais visitada que a de entrada. Veja por si mesmo.

Claro que essa mensagem não poderia ficar apenas nas auto-congratulações, então, bem rapidamente: o hoax é um hoax, e a imagem foi originalmente criada em um concurso de manipulações Photoshópicas, misturando a imagem de uma escavação real dos ossos de um mamute, e este esqueleto humano, em tamanho normal, do período mesolítico. A história acompanhando a imagem, e transformando-a em hoax, ao que parece foi criada “espontaneamente” na internet por um indivíduo anônimo, circulou por correntes de e-mail, até ser enviada a um crédulo jornal islâmico, que publicou a história e deu-lhe um novo impulso.

Em tempo: estou à busca da foto de Jake, o menino-jacaré, acompanhada de uma história similar a esta do esqueleto gigante. Nesta outra imagem, uma espécie de múmia meio jacaré, meio menino, é exibida em uma paisagem desértica, e a história também conta que teria sido encontrado e então encoberto por uma empresa petrolífera. É um hoax mais antigo, mas muito similar ao do esqueleto gigante. Infelizmente, agora que quero achar a imagem para exibi-la no contexto, não a encontro.

Atualização: Como de costume, a Andréia dá uma ajuda. O menino-jacaré de que falava:



Falta encontrar a historinha q acompanhava uma versão dessa imagem…

9 comentários to “Esqueleto humano gigante na Arábia (Reprise)”

  1. Daniel disse:

    nossa encrível, muito loca essa foto, isso é real mesmo essa foto do menino jácaré, porfavor me mande a resposta

  2. rafael disse:

    muy legali istou le visitendo isti seti sou argenlitino muy bem

  3. [...] não se espalhe por emails ao redor do mundo, como a fraude tão ou mais mal-feita do esqueleto gigante na Arábia, ou as incontáveis sereias e fadas. Veja tambémRelâmpagos globulares no conforto de [...]

  4. Juliana disse:

    que maneiro ne?!

  5. iara disse:

    interessante como todo mundo acreditou logo que é mentira, quando primeiro saiu a notícia e somente depois foi convenientemente desmentida. É mais fácil acreditar que se tem um mundo sob controle, apenas com coisas normais, por isso a mentira atrai mais credibilidade do que a fantástica verdade.

  6. Laslo Padaflex disse:

    Mesmo que o autor desta pagina conte a suposta historia de como foi criado e por quem, porque devo acreditar no autor do site?

    Com que fonte confiavel ele vai conseguir essa historia?
    E pior ainda, quem garante que a fonte que vai informa-lo diz a verdade?

    Mesmo sendo meras montagens, na internet tem tanta bobagens e mentiras que até a historia que desmente pode ser falsa!

    Parece que um diz e todo mundo crê, o outro desmente e todo mundo crê! O vencedor é o ultimo a contar a historia! Temos de parar com essa mania!

  7. Artur disse:

    Bem, eu não acredito em gigantes do tamanho como mostram as foto, mas preciso lembrar que na Bíblia, o golias era um gigante de Seis dedos. Da história Davi e Golias.
    Por consequencia tambem do mundo Arabe.
    O autor da Arte com fotos pode ter se baseado nisto para produzir as montagens.
    É fato também que hoje conhecemos a doença do crescimento, um ser humano pode crescer desordeandamente e sem parar. A mídia já noticiou casos de crianças de 10 anos com 2 metros de altura e que estavam fazendo tratamentos para parar de crescer.
    Essa doença são:DOENÇAS RELACIONADAS AO CRESCIMENTO HUMANO. Existem no homem algumas complicações relacionadas ao crescimento que são geralmente atribuídas aos distúrbios de produção de GH. Algumas delas são descritas abaixo.

    NANISMO- em geral, os hormônios são produzidos durante a infância e a adolescência. No entanto, se nesse período ocorrer uma deficiência na taxa de circulação do hormônio de crescimento (GH), o indivíduo sofrerá uma grave redução do crescimento. Daí essa anomalia ser denominada nanismo.

    GIGANTISMO- o hormônio de crescimento também pode ser produzido em excesso durante a infância devido à hiperfunção da glândula secretora nesta fase. Isto resultará na aceleração do crescimento , em especial dos ossos longos , o que levará o indivíduo a um crescimento excessivo, atingindo alturas de até 2,45m.

    ACROMEGALIA- a produção excessiva do GH após a adolescência pode acontecer, decorrente de uma tumoração das células da hipófise que secretam este hormônio. Nesse caso, uma vez que já houve o fechamento das cartilagens de conjugação, os ossos aumentam em espessura e os indivíduos acromegálicos podem apresentar alongamento de mandíbula e deformidade nos ossos da face, mãos e pés.

    Não se sabe como estas doenças eram tratadas na época dos faraós, nem se houve na história algum caso de gigante de 4m como rrelata a Bíblia sobre o Golias.

    Quanto ao exagero das fotos, improvável a existencia de seres daquele tamanho.

  8. VALREIS disse:

    HOJE COM TANTA TECNOLOGIA E PROGRAMAS,TUDO SE PODE FAZER NUMA FOTO, HOJE É MUITO DIFICIL ATÉ PARA UM PERITO DISTINGUIR O CERTO DO ERRADO.
    EMBORA ATÉ CERTAS SEJAM VERDADEIRAS E ABSURDAS PARA QUEM TEM FALTA DE CONHECIMENTOS, TANTO BÍBLICOS COMO ARQUEOLÓGICOS E CIÊNTIFICOS.

  9. daniel disse:

    po achei ima montage daquelas!!!!!!!!

  10. [...] na verdade apenas uma escultura de uma atração na Inglaterra; o infame caso internético do esqueleto humano gigante na Arábia, parte de um concurso de Photoshops; ou uma criatura com cabeça humana e corpo animalesco, [...]

  11. [...] en verdad sólo una escultura de una atracción en Inglaterra; el infame caso de Internet del esqueleto humano gigante de Arabia, parte de un concurso de Photoshops; o una criatura con cabeza humana y cuerpo de animal, [...]

  12. Fabiano Rodrigues disse:

    É horrivel quando pessoas inventam mentiras utilizando de verdades que outrora existiram, isso banaliza a história, fazendo as pessoa se tornarem mas incrédulas e céticas.
    Eu acredito que existiram gigantes, o Rei Davi, lutou com um home mais de 3 metros de altura, sua lança pesas quase 7o kilos, aogra por causa desse artista aí, muitas pessoas deixam de cre no que é verdade.

Deixe seu comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

© 2001-2010 CeticismoAberto - Todos os direitos reservados