A Fantasma de Wem Town
Local: Wem Town, Shropshire, Inglaterra
Data: 19 de novembro de 1995
“Em 19 de novembro de 1995, um incêndio destruiu um prédio antigo da cidade inglesa de Wem. Muitos moradores se juntaram em torno do edifício em chamas, entre eles Tony O’Rahilly, que registrou a destruição do prédio. Em uma das fotos tiradas por O’Rahilly aparece a imagem que seria de uma menina morta em outro incêndio, em 1677. A criança, chamada Jane Churm, teria acidentalmente dado início ao incêndio que destruiu o vilarejo ao aproximar uma vela do teto de palha. No momento do incêndio, nem o fotógrafo, nem as outras pessoas presentes viram a suposta criança. O’Rahilly levou a foto e o negativo até especialistas, que concluíram não haver adulteração”. [Terra]
Comentário: Uma das imagens mais curiosas, o negativo foi de fato analisado por Vernon Harrison, que declarou não ter encontrado sinal de trucagem. Seria mesmo um fantasma? Ou um extraordinário exemplo de pareidolia, com fumaça ou as chamas formando o que parece um rosto?
Nosso veredito se inclinava para a pareidolia, até que tomamos conhecimento de que em verdade apenas um ano após a imagem ser capturada, os negativos já haviam sido analisados também por Will Stapp, do Museu Nacional de Fotografia em Bradford, Inglaterra. Stapp descobriu que a face da garota apresenta uma série de linhas horizontais que não são vistas no resto da imagem. Isto sugere claramente algum tipo de trucagem fotográfica usado para inserir o rosto, que não foi capturado da mesma forma que o restante do cenário. Stapp indica que as linhas horizontais podem ser linhas de varredura de TV — isto é, a face teria sido capturada fotografando uma televisão.
Confrontado com o veredito de Stapp em um programa televisivo, o fotógrafo O’Rahilly negou nervosamente ter trucado a imagem. Mas uma peça decisiva de evidência surgiria em abril deste ano, quando o jornal local “Shropshire Star” publicou um cartão-postal original de 1922, retratando a cidade de Wem à época:
Caso você tenha olhos de águia como o leitor do jornal Brian Lear possui, pode ter reconhecido a garota no lado esquerdo do cartão-postal. “Seu vestido e chapéu parecem idênticos“, notou Lear. Um aumento do cartão-postal pelo jornal confirmou que não há apenas similaridade, como uma combinação exata em todos os detalhes entre a suposta fantasma capturada em 1995 e a menina no cartão-postal de 1922.
Caso ainda se esteja em dúvida, Richard Deeson criou esta comparação interativa (movimente as barras de fade e zoom para alternar entre as duas imagens). É impressionante que Lear tenha reconhecido a garota mesmo na versão em baixa resolução originalmente publicada.
Infelizmente, o fotógrafo Tony O’Rahilly faleceu no ano de 2005. Mas considerando a combinação exata com o cartão-postal de Wem vendido sete décadas antes e as linhas horizontais presentes apenas no rosto do suposto fantasma como evidência de trucagem nos negativos original, há pouca dúvida de que a foto foi fraudada.
– – –
[O crédito pela solução do caso vai a Brian Lear e ao jornal Shropshire Star. Com agradecimentos a Umbriel, José Ildefonso e todos que indicaram esta solução]
esse é um dos mais velhos que existem, o desastre realmente ocorreu, eu naum me lembro direito como era a historia, se procurar da pra achar =P
é montagem
isso é mt real!
meddá ! Kkkk … Pode ser montagem pow !
caraca eu já fiz montagem mais aterrorizante do q essa é montagem tá na cara
Então pessoal, se a menina seria da época de 1677 e a foto em que ela aparece ( no jornal ) é de 1922, só pode ser montagem.
A não ser que vocês pensem que o fantsama de 1677 apareceu como fantasma ( com a mesma cara aliás) nas fotos de 1922 e 1995.
Exatamente Heresy, foi o que eu estava tentando encontrar! Não faz sentido isso, quer dizer que ela apareceu em 1922 e depois em 1995, sendo que nessas duas aparições ela estava morta. Outra coisa esses trajes que ela usa não são típicos de 1677, ainda mais com a sai na altura do joelho. O que me leva a crer que tem algum erro nessa história, seja de edição ou sentido mesmo.
Ué… vai ver que a menina realmente existiu em 1922, morreu nova e apareceu posteriormente no edifício que ela mesma botou fogo, num verdadeiro evento de poltergeist!!! hahaha
Eu estou com mais medo da garota na foto do q do fantasma oO
E quem disse que a garota do cartão-postal não é um fantasma?rs Essa deve ter morrido virgem.
O programa Fantástico desmentiu essa foto aí,disse que é pura montagem…
Olha a resolucao do caso ai no Detetive Virtual do Fantastico…
http://www.youtube.com/watch?v=gKV0MaRdV30
com o advento do PHOTOSHOP, toda montagem torna-se real.
pessoal quem tiver entereçado em saber sobre minha banda dê uma passada no meu msn e bem leegal ‘punk’
augustoklebson@live.com Â
Eu não entendi uma coisa, não sei se outros perceberam o que eu percebi! Notaram que a garota, além de estar na foto em 1922, em cima diz que houve um incêndio em 1677? Isso não fez sentido pra mim, porque se a menina viveu em 1922, como ela morreu?? Foi em 1677??
Não, sua anta. Você leu o artigo ou só viu as figuras? A imagem da garota foi retirada de um cartão-postal de 1922 e “colada” na outra foto. Ela não tem nada a ver com a suposta garota que morreu em 1677.
Fabrício, eu li sim! Anta é voce! Veja o que esta escrito: “Em uma das fotos tiradas por O”™Rahilly aparece a imagem que seria de uma menina morta em outro incêndio, em 1677.” Não aparece outra menina aparece apenas uma. E outra coisa cade a foto dessa menina já que o fotografo registrou?? Não existe, seu imbecil! Ou o editor dessa matéria errou a data, ou esqueceu de colocar a foto desse fantasma que morreu em 1677, só que se voce não seba em 1677 não existia edifícios.
Nossa, que classe e nível vemos aqui. Prova que os frequentadores desse tipo de site são verdadeiros sábios! Tá na cara que é uma farsa já desmascara por especialistas em outros sites especializados, é só procurar sobre o assunto na internet. Quanto a UFO’s e alienígenas, eu sou um, não sou deste mundo!!!
A galera não tem o q fazer ,,vamos acabar com as mentiras .
Edu- caçador de fantasmas.
Fantasmas …Â sóÂ ingleses kkkkkkkk
O fabrício é mais um imbecil que não entedeu. Que eu estou falando, que essa informação de uma garota morta em 1677 não faz sentido ou é erro de lógica ou de edição da matéria, pois se a garota estava viva em 1922, que diabos ela fazia em 1677?
Se analisarem a imagem cautelosamente verão que são trajes de dormir, mais um motivo que não faz sentido, é que ela aparece com trajes de dormi na rua, se hoje em dia é dificil ver gente de roupa de dormi, que no caso é algo íntimo, imagina em 1922? Ainda mais uma mulher em trajes como esse, reparem na toca e na bota, muito estranho isso. Sair pra rua com tais trajes.
Caro Sherlock, acredito que não possua o dom da interpretação, precisa ler mais.
Vou explicar o que li.
O Mocinho enganador O’Rahilly decidiu brincar com a mente das pessoas fazendo-as acreditar que tirou a foto de um fantasma em 1995. Na investigação cautelosa que fizeram na época descobriram que havia morrido uma menina em 1677, que explicaria a aparição, podemos chamá-la de loira do incendio se quiser, já que supostamente ela não morreu naquele prédio.
A farsa acabou quando o Mocinho Brian, guardador de jornais velhos reconheceu a menina em um cartão postal publicado no jornal em 1922
Ou seja, ela era vovó em 1995
Sei que faz quase um ano que pararam de comentar, mas não aguentei.
É o mesmo fantasma nas duas fotos! irairairaira
Boa! rs
é na vontade de ser tao céticos sempre querem um explicação natural
pareidolia ¬¬
nesta foto seria obvio que se nao fosse montagem seria algo sobrenatural
Quando leio comentários de pessoas do tipo: “é montagem” “poutz, medáá”, fico pensando se esses seres chegaram a ler a matéria. O povinho bate os olhos nas fotos, lê algumas linhas e já se acha apto para comentar! Pelo amor minha gente… se é pra vir aqui, prestigiem, direito…