Foguete Fantasma

Local: Guldsmedshyttan, Västmanland, Suécia
Data: 9 de julho de 1946

No ano de 1946, pouco após o fim da Segunda Guerra, e pouco antes do início da “ufologia moderna” com o avistamento de Kenneth Arnold nos EUA, observações em massa de fenômenos luminosos ocorreram na Suécia. Marcando um período de transição entre os foguetes nazistas muito terrenos que passaram e os discos voadores extraterrestres que logo viriam, a onda de avistamentos foi chamada de “Foguetes Fantasmas”. A imagem acima seria a única fotografia conhecida do fenômeno, que não chegou a deixar qualquer outra evidência física relevante.

Comentário: A fotografia foi tomada por Erik e Ã…sa Reuterswärd, que a enviaram para o Ministério da Defesa. Na imagem original o objeto luminoso é pouco destacado:

Em 1986, o pesquisador Clas Svahn entrevistou o casal Reuterswärd. O próprio Erik suspeitava que o que fotografou seria um meteorito:

“Nós observamos um facho de luz definido, branco esverdeado na direção noroeste e em um ângulo de 45 graus, que surgiu e moveu-se rapidamente caindo talvez cinco diâmetros da Lua; depois do que desapareceu. O desaparecimento ocorreu — em minha opinião — com uma explosão parecida com o irrompimento de chamas, e eu também penso que ouvi um som agudo. Tivemos a impressão de que era um meteorito, embora nunca tenhamos visto um à luz do dia. Todo o incidente ocorreu em alguns momentos”.

É muito provável que o que Erik fotografou tenha sido de fato um meteoro. Para Svahn, “o que quer que estava por trás dos estranhos foguetes ainda é um mistério”.

Confira:
The famous ghost rocket picture

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *