Tigela Voadora?

Local: Zdany, Polônia
Data: 8 de janeiro de 2006

O pesquisador Robert Bernatowitcz, da Fundação Nautilus na Polônia, enviou a série de cinco imagens ao projeto FOTOCAT. Foram tomadas por T. Maciej e um amigo, Zbyszek, quando regressavam de automóvel de uma festa de casamento por volta das 12:30 da manhã. Segundo o relato, o veículo parou sem causa aparente (Maciej seria mecânico por profissão), assim como um micro-ônibus que seguia logo atrás. Os dois veículos ficaram parados em torno de vinte minutos, e durante oito minutos avistaram os movimentos de um OVNI próximo, enquanto sentiam um forte vento.
[do blog do projeto FOTOCAT]


clique para baixar a imagem original

Comentário: O reflexo do chão no suposto OVNI denuncia seu pequeno tamanho e proximidade. O objeto tem toda a aparência de duas tigelas de alumínio (para salada e afins) unidas nas bordas com fita e papel alumínio (note as bordas mal-feitas).

O blog FOTOCAT divulgou posteriormente um relatório da Fundação Nautilus sobre o caso. A hipótese prosaica das tigelas lançadas ao ar foi testada, e segundo Wojciech Bobilewicz, não foi um grande sucesso:

“As tigelas que estávamos arremessando ficaram terrivelmente sujas com a terra que atingiam com força considerável. No final, continham muitos sinais de ‘contatos imediatos com o chão’ … não fomos capazes de lançá-las próximo o bastante para tomar uma imagem. Mais um detalhe: enquadrar as imagens de forma similar às originais rapidamente provou ser inútil já que o objeto… mal era visível! O objeto consistindo de duas tigelas de 21 centímetros era apenas um ponto brilhante contra o fundo escuro e isto foi provavelmente a maior surpresa aos participantes do experimento. Ambos ‘lançadores’, apesar dos conselhos, apelos e instruções, não foram capazes de jogar as tigelas sequer uma vez de forma que as bordas unidas permanecessem horizontais no ar”.

O blog também citou os comentários do físico Nick Balaskas, a quem o caso permanecia extremamente suspeito, e os reflexos visíveis de fato confirmavam seu pequeno tamanho. Balaskas notou um caso fotográfico similar em Poznan, também na Polônia, divulgado pouco depois e possivelmente envolvendo o mesmo uso de tigelas.

Talvez o insucesso dos pesquisadores do Projeto Nautilus em reproduzir as fotografias se deva a que seus lançadores sejam especialmente desajeitados. As tigelas usadas também podem ter sido excessivamente pesadas, ou com uma junção pouco robusta. Ou talvez as tigelas unidas sejam mantidas no ar, ou tenham ao menos seu peso reduzido, com o uso de balões de hélio em seu interior. Novos testes destas sugestões seriam necessários.

Como está, temos um objeto voador não-identificado com a aparência e tamanho de duas tigelas grudadas. Resta saber como (hélio?) e por que (fraude?) estavam voando.

Um comentário em “Tigela Voadora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *