Ceticismo

Published on abril 10th, 2007 | by Kentaro Mori

6

O Grande Hexágono de Saturno

hexagonosaturno3124asnjk fortianismo ciencia ceticismo
A sonda espacial Cassini capturou novas imagens de um curioso hexágono no pólo norte de Saturno, descoberto inicialmente pelas sondas Voyager no início dos anos 1980. É um aspecto embasbacante, já que cada lado deste hexágono tem em torno de 13.800 quilômetros de tamanho, pouco maior que a Terra — imagine seis planetas Terra alinhados neste hexágono. O Grande Hexágono de Saturno está em rotação, e completa uma volta em pouco mais de dez horas:
PIA09187 th fortianismo ciencia ceticismo
Embora fosse mais curioso, infelizmente não há um outro hexágono no pólo sul do planeta. Será mais um “Mistério Espacial Insólúvel”®? Cansados de terem suas magníficas obras de engenharia igualadas a “desenhos nas nuvens”, ou pareidolia, teriam os alienígenas decidido chutar o balde e criar literalmente desenhos nas nuvens com dezenas de milhares de quilômetros de tamanho? Seria um marcador de que Saturno é o sexto planeta a partir do Sol? Talvez, mas os cientistas investigam antes hipóteses um pouco mais prosaicas, e no ano passado, Richard Hendricks andou brincando com espécie de baldes e água em rotação, e publicou seu artigo científico “Polygons on a Rotating Fluid Surface” (PDF). Você pode conferir imagens e mesmo um vídeo dos experimentos de Hendricks clicando na foto abaixo:
rotating polygons 345 lg52431 fortianismo ciencia ceticismo

“Nós relatamos uma nova e espetacular instabilidade da superfície de um fluido em um sistema em rotação. Em um fluxo movido por um fundo rotatório de um cilindro estacionário parcialmente cheio, a forma da superfície livre pode espontaneamente quebrar a simetria axial e assumir a forma de um polígono em rotação rígida com uma velocidade diferente do fundo. Com água, observamos polígonos de até seis vértices”, escreve Hendricks.

Saturno não é um cilindro com um fundo giratório, e seus gases não são líquidos, mas o trabalho de Hendricks mostra que fluidos rotatórios podem sim produzir polígonos regulares de forma espontânea nas condições adequadas. Como exatamente isto ocorre em Saturno parece assim um mistério especial solúvel através da exploração espacial.
[via The Planetary Society blog, do qual este post é um plágio, visto no Bad Astronomy blog]

Tags: , , , ,


About the Author

+



6 Responses to O Grande Hexágono de Saturno

  1. joão carvalho says:

    penso que elguem possa ter sido sequestrado por uma especie alienigena na qual pode ter tido experiências de espaço tempo real tais como ter visto a evolução das especies terrestres inclusive a do homem , isso explicaria por ex. que o homem esta na terra desde o periodo pos cenozoico , e evoluiu tudo o que vemos ai , digamos que essa pessoa na qual teve experiencias de primeiro grau tenha lhe sido mostrado que os verdadeiros donos da terra são os insetos pois alem de estarem aqui desde o periodo carbonifero sua adaptabilidade lhes permitiu migrarem p/ o centro da terra em periodos de cataclismos , dando origem a uma especie mais evolutiva e com um cerebro bem desenvolvido então surgem os greys . a questão da tecnologia poderia ter sido questionada por esse suposto sequestrado e a explicalção lhe seria mostrado da seguinte forma , primeiro grandes industrias alien estabelecidas abaixo do leito do mar , mais especificamento nas fossas marianas usariam energias termicas como combustivel e assim grandes cidades erigidas no solo marinho , seus fumos seriam expelidos por chamines no leito dos mare e alguns nos vulcões pela terra p/ não levantar suspeita na maioria dos humanos.parte de nossas descobertas não foi exatamente descoberta mas sim doadas por eles em troca os governos de alguns paises preservariam seu anonimato .muito mais pode ter sido revelado por supostos eliens que na verdade são daqui mesmo apenas evoluiram mais que nos os humanos e ja teriam conquistado outros plnetas ha mais de 10000anos antes de nos existirmos dai quando viram a evolução dos mamiferos sentiram que não lhes faria falta este planetoide chamado terra , migraram p/ o centro dela e guiaram os homanos em sua evolução fazendo-lhes acreditarem ao longo dos seculos que são superiores a todos os seres orgonicos e atraves de hibridos por todo o planeta que tiveram cargos de deuses contruiram monumentos jigantescos em todos os continentes com o fim de demarcar as migrações humanas e suas evoluçõe de raciocinio p/ que com isso lhes fossem dados informações de acordo com sua evolução cerebral….

  2. Ateu says:

    Penso que nao eh coincidencia basta ver as crenças do povo pagão antigo e verás que eles já conheciam “saturno” que era um deus romano pela estrela de 6 pontas inscrita em um hexágono. E como é que iam saber disso sem a ajuda da nasa?

    alem disso ha um “olho” no outro pólo, e essa religião pagã também costumava simbolizar um olho dentro da chamada “estrela de david” ou de 6 pontas, no entanto pesquisei e vi que ela nunca foi usada pelo david da bíblia, e que o nome se deve a 2 Delta que se encontram no nome david.

    nao eh coincidencia esse povo saber disso, como eh que iam ver saturno la na PQP e ver os 2 polos e “adorar” o planeta? a menos que tenham feito uma sonda melhor que a CASSINI

  3. Desconhecido says:

    “Como exatamente isto ocorre em Saturno parece assim um mistério especial solúvel através da exploração espacial.”

    Se crise económica não atrapalhar ou ate parar os projetos da NASA.

    Pois com americanos vivendo risco entrar em uma depressão econômica por causa da crise imobiliária.

    Os políticos, banqueiros e burguesia dos E.U.A. em geral vão preferir dizer que é um mistério divino explicável na bíblia do que liberar milhões de dolares para financiar um projeto cientifico que não terá retorno financeiro rapidamente.

    Não sou cetico a teorias religiosas ou a Ufos ,mas sou cetíco a politica e rumos das economias da grandes potencias capitalista mordena.

    Desculpe a minha gramatica…

  4. Cláudio says:

    Algumas questões:

    1ª – Explicar como movimentos de líquido é complicado, embora seja válido, pois o hexágono parece fixo – segundo informações da própria NASA-, em relação ao movimento das nuvens. Outro detalhe é que esta lá a mais de 20 anos, sem mudar o tamanho ou forma. Mais recentemente apareceram auroras bem em cima do hexágono. Tudo indica ser gerado por campo magnético, natural ou não.

    2ª – Tentar desacreditar qualquer possibilidade – somos muito pretensiosos mesmo – de outra explicação que não seja algo natural apenas comparando com fatos parecidos no passado – o rosto de marte – é querer encerrar a discussão antes do começo (Fuga!). Na questão do rosto de marte, a NASA de imediato negou a possibilidade e ate soltou outra imagem que já mostrava que se tratava de efeito de luz. Nessa questão do Hexágono ela ainda não tem resposta concreta.

    É preciso ter cuidado com a ejaculação intelectual precoce, bem comum no misticismo e pseudociência, mas um pecado “mortal” em ciência séria. Só para da um exemplo, lembrem que nas missões Viking a NASA afirmou não ter encontrado nenhum indicio de água ou gelo em marte – mesmo tendo um dos experimentos detectado algum indicativo -, apenas para afirmar recentemente que tem gelo aos montes, e ate mesmo possibilidade de vapores e deslizamento (regos) provocado por golfadas de água vinda do subterrâneo. Muitos céticos morderam a própria língua (ou mente), só por confiar irrestritamente nas informações (cientificas) da NASA na década de 70.

    Cuidado com o ceticismo de trincheira.

  5. Cláudio says:

    O que me intriga é que esta “curiosidade” tem sido analisada pela NASA a mais de 30 anos. Por que só agora resolveram divulgar? Pior ainda, não sabem explicar! Não sabem ou não querem? Não é preciso recorrer a teorias obscuras como aliens, portais, ruínas antigas (que mesmo fantásticas poderia ser ate verdade) ou coisa do tipo para afirmar que estas agencias (NASA, ESA, etc) não revelam tudo.

    É ingenuidade imaginar que a comunidade cientifica – que recebem informações de um pequeno “grupo” ou “agencias” – estão realmente acompanhando o desenvolvimento de tudo que é descoberto e estudado. Eu gostaria de saber quantos dos ditos céticos (seja astrônomo, astrofísico, cosmologo) já tinham ouvido falar deste hexágono em saturno? Uma agencia que oculta a divulgação maciça de algo tão extraordinário (nas próprias palavras dela) durante 3 decadas não esta sendo honesta com a população nem com a comunidade cientifica.

    É preciso ser inteligente para afirmar ou para refutar qualquer hipótese. Mas o que observamos ultimamente é uma guerra de trincheira irracional entre Conspiradores e Céticos. O mais estranho é que os conspiradores de hoje eram os visionários e corajosos do passado que fizeram o avanço da ciência possível, enquanto os céticos representavam o conservadorismo alienado e reacionário.

    Ainda dou mais créditos a “céticos” do que a “conspiradores”, entretanto essa distância esta cada vez mais curta entre eles no sentido da busca da verdade e do conhecimento. E a culpa não é dos “conspiradores”!

    O teste feito em fluido (“Polygons on a Rotating Fluid Surface”) não prova quase nada. Pelo contrario, demonstras que só algo artificial consegue simular uma natureza bizarra. Recentemente foram fotografadas auroras boreais seguindo a linha do hexágono em saturno. O mesmo experimento explica isso ?

    Todos nos seguimos nossas vidas em diferentes níveis de intelecto, mas no geral, estão todos na media. A grande maioria tem boa educação, alguns são formados, outros pós-graduados, outros tem PhD, poucos são aqueles entregues a pesquisas cientificas avançadas. Raros mesmo são aqueles que usam todo sua lógica e intelecto – e imaginação, claro – para reunir informações adversas sobre o conhecimento humano. Esses conseguem visualizar boa parte do que chamam da “BIG PICTURE” da evolução humana. É antes de tudo um ato de coragem!

    Acredito que existe sinceridade na maioria das refutações fáceis – de convicção espantosa para quem no passado foi vitima de tal atitude – que os ditos céticos fazem, mas existem aqueles que o fazem por desprazer ao outro, por afunilamento mental, ou por pura diversão mesmo. Chamo isso de raciocínio de trincheira!

  6. Jose Barroso says:

    Quanto ao comentário abaixo, acrescento mais uma coincidência. Por que nos últimos quarenta anos a mídia e Hollywood vem sistematicamente divulgando filmes sobre et,s e alienígenas?

    Não seria isso um preparo a longo prazo da população para aceitar a existência de vida inteligente extraterrestre?

    Penso que nao eh coincidencia basta ver as crenças do povo pagão antigo e verás que eles já conheciam “saturno” que era um deus romano pela estrela de 6 pontas inscrita em um hexágono. E como é que iam saber disso sem a ajuda da nasa?

    alem disso ha um “olho” no outro pólo, e essa religião pagã também costumava simbolizar um olho dentro da chamada “estrela de david” ou de 6 pontas, no entanto pesquisei e vi que ela nunca foi usada pelo david da bíblia, e que o nome se deve a 2 Delta que se encontram no nome david.

    nao eh coincidencia esse povo saber disso, como eh que iam ver saturno la na PQP e ver os 2 polos e “adorar” o planeta? a menos que tenham feito uma sonda melhor que a CASSINI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑