Policial que fraudou Pé-Grande quer emprego de volta

whittonpegrand2eqhgj

O ex-policial Mathew Whitton solicitou às autoridades retornar a seu cargo antigo como patrilheiro uniformizado. Ele foi demitido em agosto, pouco depois de confessar ter feito parte em uma fraude em que uma fantasia de borracha de 500 dólares misturada com algumas tripas de animal foram anunciadas como um cadáver de Pé-Grande. A história foi divulgada por todo o mundo, em veículos respeitados indo da CNN ao New York Times.

Este seria apenas um rodapé irrelevante, mas a notícia merece atenção a todos os interessados pelo insólito porque lembra como testemunhos devem ser tomados com cautela. Porque tudo indicava que Whitton, de 28 anos, era um policial respeitado.

Ele seria, ou ainda deve ser, testemunha-chave em diversos casos judiciais de seu condado, incluindo um assalto à mão armada em que uma mulher foi atingida na cabeça e permanece em coma. Com a revelação do envolvimento de Whitton na fraude do Pé-Grande, tais casos devem sofrer e podem ser mesmo descartados, com o descrédito do ex-policial. Quem acreditará nele como testemunha-chave para condenar um reú?

Aparentemente, Whitton teria sido mesmo ferido em serviço, semanas antes de se envolver com a fantasia de borracha. Tudo isso deveria indicar que ele não teria nenhum motivo para mentir. De fato, não faz nenhum sentido. Mesmo considerando que a fraude pode ter rendido até U$50.000 dólares, o valor dividido entre os envolvidos deve equivaler a alguns meses de salário de um policial. Meses em que Whitton já deve estar fora de serviço.

O próprio diz que tudo foi apenas uma piada. Em seu pedido formal pelo emprego de volta, seu advogado argumenta que Whitton nunca usou o cargo de policial para dar credibilidade a suas alegações sobre o Pé-Grande, e ainda que ele estava “sofrendo de estresse físico e mental” do tiroteio em que se envolveu semanas antes.

Se o pedido for recusado, talvez Whitton não ache a piada tão engraçada assim.

A propósito, como rodapé irrelevante, a cabeça da fantasia de borracha usada na fraude está sendo leiloada no site de leilões eBay. [via Cryptomundo]

Um comentário em “Policial que fraudou Pé-Grande quer emprego de volta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *