Sobre CeticismoAberto

Em quase cinco anos, CeticismoAberto serviu a quase dois milhões de visitantes únicos mais de onze milhões de páginas, de acordo com o sítio independente sitemeter. As estatísticas de nosso hospedeiro indicam que apenas no mês passado, foram 53.806 visitas a 490.042 páginas, em um volume de tráfego de pouco mais de 18 Gb. As páginas mais visitadas são, de longe, as sobre fotos de fantasmas, seguidas pelas fotos de OVNIs, de visitantes que procuram por tal material via Google.

Iniciamos o ano com uma pequena atualização, e trabalho para que até o fim deste mês de janeiro haja mais uma, com mais fotos enviadas por visitantes — principalmente de OVNIS — e alguns artigos originais. A principal novidade é a reformulação deste blog, com a adição dos arquivos desde seu início em 2003. E falando em arquivos, também está nos planos a adição de uma seção de Arquivo a CeticismoAberto, abrigando textos já removidos do sítio e uma amostra de versões antigas, como a página inicial de CeticismoAberto em 2001, passando pelos dois zines “Gatos de Schrodinger” publicados, e mesmo as três edições da revista “Terra Redonda” publicadas on-line. A seção de Arquivo será dirigida àqueles interessados na evolução e breve história do ativismo cético na internet. Uma seção expondo algo da pouca pesquisa amadora promovida por este autor, principalmente com relação a casos da “ufologia” (como os casos Trindade, Varginha, Operação Prato), também deverá ir ao ar, dirigida àqueles envolvidos em tais pesquisas, e provavelmente em (um péssimo) inglês.

Enquanto se planeja tudo isso, o grupo de discussão online de CeticismoAberto, “aberto às mais diversas opiniões sobre temas do paranormal e ufologia”, continua ativo ao longo de todos estes anos, provando a arriscada tese inicial de que a abertura a mensagens indo de defesas da astrologia a ataques ao ceticismo é viável quando há participantes sensatos e pacientes. Nem sempre tudo anda bem, mas tudo ainda anda.

CeticismoAberto é oferecido gratuitamente, graças aos direitos cedidos pelos autores que publicam seus trabalhos, e com a hospedagem na rede patrocinada pela doação de colaboradores e simpatizantes. Em março deste ano de 2006 será preciso renovar o pagamento anual ao hospedeiro, e por volta de fevereiro iremos iniciar uma nova arrecadação de fundos — que já se inicia com o saldo positivo da arrecadação do ano passado. Logo estaremos então passando o chapeuzinho.

Agradecemos a todos, visitantes, colaboradores e simpatizantes, desejando um próspero ano novo, e prometendo novidades em CeticismoAberto.

2 comentários sobre “Sobre CeticismoAberto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *