CeticismoAberto.com atualizado 06.06.06

:: UFOLOGIA

A Sociedade do Espetáculo e o ET de Varginha
O fato é que o boato espalhou-se rapidamente e adquiriu uma dimensão incontrolável. Boatos são assim mesmo, não necessitam de provas.
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/et_varginha.htm

A Lua é uma Base OVNI?
A humanidade havia dado seu grande salto. E junto com mais de meio bilhão de pessoas grudadas à tela da TV, os outros mundos também teriam vindo assistir ao evento. Ao vivo.
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/lua_ovni.htm

Roswell: Avaliando o mito
Acreditava que Roswell era um dos mais importantes e convincentes casos OVNI no mundo. Demonstrava, pensava eu, que o governo norte-americano tinha claramente na sua posse pelo menos um OVNI e os seus ocupantes.
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/roswell_mito.htm

Abduzidos
Imagine que uma manhã você desperta e, quando vai se levantar da cama, não pode se mover. De repente, no umbral da porta, aparece recortada uma figura humana.
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/abduzidos.htm

:: PARANORMAL

Parapsicologia no Brasil: Entre a cruz e a mesa branca
Em minha dissertação de mestrado apresento um estudo comparativo entre três abordagens para o estudo dos chamados fenômenos parapsicológicos, propostas por Oscar Quevedo, Hernani Andrade e William Roll.
http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/parapsicologia_brasil.htm

:: CIÊNCIA

“Onde estão todos?” Um relato sobre a Questão de Fermi
A famosa pergunta de Fermi surgiu durante uma conversa em um almoço com Emil Konopinski, Edward Teller e Herbert York no verão de 1950. Os companheiros de Fermi nesse dia forneceram seus relatos do incidente.
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/paradoxofermi.htm

O Paradoxo de Fermi: Uma Grande Gafe
Você já viu um lemingue? Eu devo admitir que não, pelo menos não ao vivo. Ouvi dizer que vivem nas highlands escandinavas e na tundra norte-americana. O único problema é que acabei de descobrir que eles não podem existir!
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/paradoxofermi_gafe.htm

Uma Breve História das Cabeças de Cachorro Decepadas
Cientistas soviéticos realmente mantiveram viva uma cabeça de cachorro decepada nos anos quarenta? Continuaram então para criar um cão de duas cabeças em 1954?
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/cabecas_decepadas.htm

:: CETICISMO

As falhas de discriminação
O pensador crítico é aquele que sabe avaliar as coisas. Sabe distinguir e separar noções. Muitas falácias e diversas falhas de raciocínio podem ser creditadas a discriminações inadequadas. Vamos ver algumas delas.
http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/falhas_discriminacao.htm

De olhos vendados pelas fantasias
Temos um apetite por maravilhas, um apetite poético que a verdadeira ciência devia estar satisfazendo, mas que está sendo saqueado pelos que fornecem a superstição, o paranormal e a astrologia.
http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/dawkins_olhosvendados.htm

:: FORTIANISMO

A partir dos ossos
Ao redor do ano 2020 os alienígenas chegaram ao planeta Terra. O intercâmbio cultural resultou, logicamente, muito benéfico para ambas raças. Ato seguido, os alienígenas exterminaram toda a humanidade.
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/ossos.htm

Ficção Científica, Ciências Ocultas e Mitos Nazistas
Em 1919, a burguesia alemã precisava experimentar quaisquer meios que justificassem a defesa do seu poder. Mitos e mágica mudaram-se das salas de visita e cafeterias para lutar contra razão e revolução.
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/ocultismo_nazista.htm

3 comentários sobre “CeticismoAberto.com atualizado 06.06.06

  1. Olá!

    Adoro ler as matérias deste site. Sempre que estou ocioso aproveito e dou uma passadinha aqui. Não costumo debater com as pessoas acerca destes assuntos, posto que causam muita polêmica e como diz um artigo que lí aqui mesmo, elas acabam criticando a pessoa e não as idéias, quando criticam as idéias usam os seus valores variáveis. Enfim, gostaria de agradecer a vocês por esse espaço. Grande abraço e sucesso!

  2. É incrível como o site dos amigos continua sendo inútil e ridículo, sem deixar nada de positivo ao estudo dos fenômenos e sem provar o que vocês tanto pregamn. Horrível aquele texto sobre Asthar Sheran, em que vocês republicam um texto que afirma ser impossível e inlógico a visita de seres de outros mundos. Por quê? É como dizer que o oceano não tem fim, sem nunca ter navegado. Se podemos ir até a Lua e, daqui a alguns anos, até Marte, porque civilizações mais avançadas não podem vir até nós? E o modelo das naves, como é divulgado, é bem aerodinâmico. Naves em forma de discos, esferas ou alongadas podem ter sucesso no vácuo bem mais que nossos foguetes pesados – estes, sim, ridículos. Quer dizer que afirmam os gandes cientistas céticos que nós, humanos, devastadores, assassinos, poluidores, somos a obra-prima da criação? Isso, sim, é objeto de dúvida. O certo é que vocês querem que esses mistérios e fenômenos continuem sem explicação, para vender seus pífios produtos. Vocês lucram com a ignorância dos outros. Não devem ser tão burros quanto parecem seus textos.

  3. É incrível como o site dos amigos continua sendo inútil e ridículo, sem deixar nada de positivo ao estudo dos fenômenos e sem provar o que vocês tanto pregamn. Horrível aquele texto sobre Asthar Sheran, em que vocês republicam um texto que afirma ser impossível e inlógico a visita de seres de outros mundos. Por quê? É como dizer que o oceano não tem fim, sem nunca ter navegado. Se podemos ir até a Lua e, daqui a alguns anos, até Marte, porque civilizações mais avançadas não podem vir até nós? E o modelo das naves, como é divulgado, é bem aerodinâmico. Naves em forma de discos, esferas ou alongadas podem ter sucesso no vácuo bem mais que nossos foguetes pesados – estes, sim, ridículos. Quer dizer que afirmam os gandes cientistas céticos que nós, humanos, devastadores, assassinos, poluidores, somos a obra-prima da criação? Isso, sim, é objeto de dúvida. O certo é que vocês querem que esses mistérios e fenômenos continuem sem explicação, para vender seus pífios produtos. Vocês lucram com a ignorância dos outros. Não devem ser tão burros quanto parecem seus textos.

  4. é lamentável essa tática da equipe editorial ceticismo aberto de usar bibliografias cientificas e outras não cientificas-ficção
    para tornar tudo sobre ovnis como fraudes ( divulgando estudos de autores negando os protótipos de plantas de ovnis que foram desenhados desde a 1.guerra mundial à 2.guerra mundial. Assim, para quem lê as histórias dessas guerras mundial , se sabe que esses diagramas-plantas, cairam nas mãos dos aliados e foram desenvolvidos nos EUAs, INGLATERRA, União Soviética…) como aeronaves ultra – secretas.
    Mas,lamentavel ainda é os ufologistas se aproveitarem disso e lançarem a idéia consumista de que os ovnis são naves voadoras extraterrestres.Alguém, ai, está enganando…ou fazem parte de uma
    uma mesma estratagema em prol (proveito econômico ou de defesa) da segurança nacional dessas nacões mais desenvolvidas técnológicamente em relação ao resto do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *