Balovni em Metamorfose Ambulante

Uma equipe do Discovery Channel (?) no México (?) teria filmado o OVNI no último dia 26 de agosto (?). Na imagem estabilizada acima, o objeto apresenta um aspecto tantalizante, uma metamorfose constante e por vezes violenta, aparentemente violando as leis físicas”¦

O que seria muito impressionante, exceto pelo detalhe de que o vídeo parece ter sido estabilizado a partir de uma versão original divulgada no Youtube. O que sugere que boa parte da metamorfose mais intrigante que você vê acima não é real, e sim resultado da codificação, processamento e recodificação do vídeo com baixa resolução e qualidade. Em particular, com a mudança violenta dos blocos de compressão em relação ao objeto, multiplicando os (d)efeitos de codificação.

Isso pode soar complicado e confuso, e de fato é um tanto complicado, mas em resumo significa que é preciso trabalhar a partir do vídeo original em alta qualidade, e não uma versão do Youtube. Do contrário, poderemos estar vendo apenas (d)efeitos digitais. O que já é bem mais fácil de entender e concordar.

Até porque o vídeo original, mesmo em baixa qualidade, é muito menos intrigante.

Infelizmente parece não haver maiores detalhes sobre o vídeo. Uma indicação de que muitos, incluindo os cinegrafistas, ao contrário do que diz, devam pensar que sejam mesmo apenas vários balões prateados ao vento.

Bônus: O mesmo “ufólogo” que nos vendeu o pingüim no pinheiro e o cavalo relinchante voador apresenta sua novidade. Uma travessa prateada no céu.

4 comentários sobre “Balovni em Metamorfose Ambulante

  1. Na minha humilde opinião os primeiros videos são mesmo o que parecem, um monte de balões prateados ao sabor do vento.

    Já quanto ao video do Sartori me parece um ponto fixado no vidro da janela, obtem-se o efeito de movimento movimentando o ponto de visão, ou seja a câmera que está filmando.
    Certo?

  2. Eu assisti a este programa em questão. Na verdade são balões prateados que soltaram a algumas centenas de metros de uma testemunha que queriam medir a credulidade.E ela caiu afirmando que era um “Morphing Ufo”.
    Agora aparece esse vídeo fora do contexto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *