Fazendeiro é preso por fraude fotográfica

tigrechinesfake21hj

O chinês Zhou Zhenglong foi sentenciado ontem a dois anos e meio de prisão pela fraude envolvendo fotografias de um tigre do Sul da China. Uma espécie em grave ameaça de extinção, já não são vistos animais selvagens há anos ““ todos os que restam vivem em zoológicos.

O fazendeiro de 54 anos do condado de Zhenping ouviu que havia uma recompensa de 100.000 yuans (mais de R$20.000) para qualquer um que tomasse fotografias de um tigre do Sul da China selvagem. E em outubro do ano passado, ele teria obtido dezenas delas.

As autoridades locais ficaram empolgadas com a descoberta, com acadêmicos endossando sua autenticidade na TV e celebrando o encontro de um espécime na natureza. As imagens poderiam ser mesmo publicadas na Science. Mas bastou divulgar uma das fotos na Internet e”¦

Em questão de horas suspeitas surgiram de inconsistências na foto, acadêmicos independentes sugeriram cautela e em pouco tempo se encontrou um calendário com a imagem original usada por Zhenglong:

calendario42hj

De início, as autoridades sugeriam que o simplório fazendeiro seria incapaz de fraudar tais imagens ““ saberia ele usar Photoshop? ““ mas a fraude foi muito mais elementar. Zhenglong simplesmente recortou a ilustração do tigre e a posicionou no meio da floresta.

O truque básico lembra o clássico das fadas de Cottingley e o ET de Ponta Grossa, e é ainda outra demonstração que mesmo em uma era de sofisticadas trucagens gráficas, recortar e fotografar um tigre de papel ainda é um recurso com resultados surpreendentes. Se Zhenglong tivesse tido o trabalho adicional de criar uma ilustração original do tigre, ao invés de usar um calendário vendido em massa, é bem possível que até hoje se discutisse a autenticidade de suas fotos.

Além da prisão, o fazendeiro deve pagar multa. Os comunicados oficiais das agências chinesas tentam minimizar o endosso inicial que a fraude recebeu das autoridades, e o rigor da pena também deve se relacionar com tal vexame oficial.

9 comentários sobre “Fazendeiro é preso por fraude fotográfica

  1. mas tais fraudes não invalidam a possibilidade de extraterrestres em suas espaçonaves fazerem acrobacias na frente de caipiras e suas câmeras.

    tampouco invalidam os testemunhos das pessoas que são estupradas enquanto dormem por criaturas de outra dimensão.

  2. Do que esse cara está falando????
    …Quit Marijuana dude…

    Bom, sobre o tópico…eu não culpo o tal fazendeiro, ele só quis ganhar uma graninha fácil e acabou se dando mal.
    Só acho que deveriam também ser penalisados os tais acadêmicos que validaram a foto como sendo legítima.

  3. bem, é um lembrete de nunca acreditar em tudo sem uma analise mais demorada, se todos assim o fizessem as fotos de ets e discos voadores seriam raras.

  4. “mas a fraude foi muito mais elementar. Zhenglong simplesmente recortou a ilustração do tigre e a posicionou no meio da floresta.”

    Sou bem cético quanto ao mesmo ter recortado uma figura e ter colocado no meio da floresta, pois acreditando nisso ou teria que acreditar que os calêndários chineses trazem reproduções em tamanho natural de tigres ou então que existem florestas em miniaturas que se adequem ao tamanho de uma figura de calendário. Ou mais provável os “especialistas” não sabem em que ambiente um tigre vive. De qualquer forma essa informação parece bem estranha.

  5. Não é estranha não.
    Nunca viu alguma cena de filme em escala? A foto do Tigre em questão não precisa nem ser próximo ao tamanho real.
    E a própria foto entrega isso. É só comparar o tamanho das folhas com a do próprio tigre.

    ps: Sem contar que a falta de profundidade na imagem do tigre é descarada. Acreditar nisso, ou nas fadas de Cottingley, é no minimo de desconfiar da capacidade analítica da pessoa.

  6. Basta ver a folha q cobre a cabeça do tigre… é incrível que uma única folha cubra a cabeça de um animal tão grande.
    Se os avaliadores da foto vissem a folha e pensassem que espécie vegetal era a que q uma única folha servia de chapéu para um tigre saberia que a imagem era ilegítima.
    Uma Fraude.
    Mais isso é bom, pois vergonha é o mínimo que devem sentir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *