O 'Djinn' de El Khaimah

“Esta é uma história verdadeira de Ras el Khaimah, Emirados Árabes Unidos. A fotografia foi liberada como evidência em um relatório policial. Um jovem foi com um amigo às cavernas desertas da região para tirar fotos, apesar de ter sido aconselhado a não ir. O companheiro disse que havia visto o flash do amigo disparar e então ouvir um grito. Chamou, mas como não houve resposta pensou que o colega havia caído, contou aos policiais. Encontraram então o cadáver do amigo, e a única imagem na câmera era esta”.

A imagem circulou originalmente em meados dos anos 90 na Inglaterra, com uma história um pouco menos similar a lendas urbanas. Um inglês, “John”, de 33 anos, teria visitado a Arábia Saudita, e lá teria ouvido colegas falarem da foto tomada nas cavernas da região. O suposto fotógrafo não teria morrido, apenas pensou ter visto algo e disparou o flash, percebendo a estranha criatura em detalhe somente depois que a foto foi revelada. Os locais referiram-se ao ser como um djinn, espécie de demônio.

Quando retornou ao seu país, “John” procurou vender a cópia que havia conseguido. Mas com a publicação da imagem no jornal Bornemouth Advertiser, o “djinn” foi logo identificado como uma escultura. E nem mesmo uma escultura árabe, mas sim parte das atrações de um parque temático nas cavernas Cheddar, em Somerset, na própria Inglaterra. Em caso de dúvida, são sim as mesmas cavernas de onde vem o fungo que dá nome ao queijo.

A revista britânica ForteanTimespublicou o esclarecimento já em 1995:

Incluindo uma outra fotografia da escultura (sem vinco) e uma declaração de Bob Smart, diretor da Cheddar Showcaves & Gorge. A figura é parte da atração “Crystal Quest“, que teria atraído milhões de visitantes desde sua abertura em 1991. O ‘djinn’, na verdade um goblin (duende), está em uma gruta com figuras Tolkienescas criadas por Rowland Pavey.

A explicação é simples e clara, no entanto circula na internet o que seria uma resposta via e-mail de uma funcionária da Cheddar Showcaves & Gorge desmentindo que a horripilante criatura seja parte de sua atração. Felizmente há mais imagens da figura da atração que mostram que a funcionária pode simplesmente ter se enganado. Um jornal turco contém diversas imagens da escultura, incluindo estas:

É curioso notar, como o jornal turco assinala, que a escultura original segura uma faca na mão (mão?) direita. Em retrospecto, podemos perceber isto mesmo na imagem original vincada do ‘djinn’.

O goblin de Cheddar, em uma nova versão digital, também circulou há pouco tempo em um website conspiracionista como sendo um chupacabras captado casualmente, na parte superior esquerda de uma foto de amigos latinos festejando:

É apenas o mesmo ‘djinn’ inserido digitalmente.

Que a imagem tenha circulado tanto, e de tantas formas, deve-se provavelmente ao talento de Pavey, o escultor. É uma figura impressionante, encontrá-la em uma caverna deserta e sombria poderia mesmo matar alguém sensível. Um ataque cardíaco, quem sabe.

– – –
Com agradecimentos a Jorge Petretski e Andréia Tschiedel

Links
‘Efsane cin’ enselendi– A página com mais imagens da atração das cavernas Cheddar.

2 comentários sobre “O 'Djinn' de El Khaimah

  1. Achei essa foto por ai qnd procurava por “cripzoologia”… É interessante, apesar de 110% da criptologia ser fake kkk mas enfim, pesquisei muito sobre essa foto até me deparar com esse artigo bem esclarecedor. Parabens, muito bom!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *