arrebatamentocrop

“Uma mulher da antiga igreja que minha mãe freqüentava (eu também freqüentava, quando ainda era criança) sentiu-se tocada por Deus a tirar uma foto de uma pagina da Bíblia que falava sobre o fim dos tempos, ou arrebatamento. Essa mulher o fez e o resultado foi uma foto escura, embaçada em preto e branco, e não com as páginas como deveria ser.

Então a mulher tirou varias cópias e distribuiu para os membros daquela pequena igreja, sendo assim apenas algumas poucas pessoas atualmente possuem a foto. Isso já tem alguns anos, e foi restrito a uma pequena igreja em Belo Horizonte.

Quem olha a foto sem ter explicações não entende nada, apenas vê manchas brancas em formatos estranhos. Mas quando são dadas as explicações, podem-se ver várias coisas, como camelos, pirâmides, mulheres (inclusive um vulto saindo de um túmulo) e camas vazias, com bastante precisão”.

Recebemos a imagem e o relato de Luiz Gustavo Neres, e o caso ilustra muito bem diversos fenômenos que a abordagem cética pode ajudar a entender melhor. No recorte acima, pode ser difícil entender algo. Mas e se “explicarmos” que o que se vê seria uma multidão de pessoas com roupas brancas (e longos cabelos negros), reunidas em volta de um objeto no céu, que seria uma trombeta?

A imagem completa possui muito mais elementos (clique para ampliá-la):

arrebatamentofull

As legendas para interpretação:

  1. Trombeta;
  2. Multidão de pessoas com roupas brancas;
  3. Igreja;
  4. Cama vazia;
  5. Mulher lavando roupa e um vulto subindo ao seu lado (suposto arrebatamento)
  6. Três pirâmides e um camelo;
  7. Cemitério, com um vulto em ascensão;
  8. Curral?
  9. Mais camelos.

De forma muito curiosa, alguns detalhes, como as pirâmides e o camelo, parecem se apresentar “com bastante precisão”. Seria algo sobrenatural? Ou uma fraude?

ATUALIZAÇÃO 26/10/2011: Nossa explicação original para esta fotografia era a de que “exibe uma série de manchas, decorridas de uma falha no processo de revelação“, e que seriam interpretadas como relacionadas ao arrebatamento por mera ilusão perceptual, a pareidolia, em um contexto religioso.

Erramos.

Como indicou o leitor Alfredo nos comentários (muito obrigado!), a imagem aqui é em verdade uma versão borrada de uma ilustração original sobre o “arrebatamento”:

arrebatamento

A história que circula sobre esta versão ““ como a que pode ser vista no sítio online “Plano de Deus“ ““ é muito similar à que chegou até nós, e imagens que não nos pareciam tão claras são muito mais nítidas, como uma cama vazia e um cemitério.

Mesmo a imagem acima não é o original, pela distorção de perspectiva pode-se notar que é uma fotografia de uma página impressa (ou desenhada). No canto interior, pode-se ler o que seria a assinatura do artista, NR Sigman (?) e à direita a referência a Tessalonicenses (“Thessalonians”), que em conjunto sugerem uma origem de língua inglesa para a ilustração. O estilo dos carros também indica a primeira metade do século 20.

Isto é, das duas opções indicadas, sobrenatural ou fraude, a terceira que escolhemos, a pareidolia, estava errada. É apenas uma ilustração, cuja origem pelo momento não conseguimos identificar, circulada já há vários anos como uma suposta fotografia inexplicável, sempre com a mesma história, com pequenas variações.

Esta não é a primeira vez em que tomamos uma fraude por pareidolia: também julgamos inicialmente que a fotografia do fantasma de Wem Town poderia ser um jogo de luz e sombra, com muita fumaça, apenas para novas evidências mostrarem que a foto havia sido montada a partir de um cartão-postal.

De forma um tanto lamentável, e contrariando uma variação da navalha de Hanlon, fraudes parecem ser a explicação mais provável para algumas imagens extraordinárias.

– – –

[Com agradecimentos a Luiz Gustavo Neres pelo envio]

Comments

  1. Adoro pareidolia.

    Se esse pessoal tiver observado melhor, teriam visto mais coisas.

    Por exemplo:

    1- Arca de Noé a esquerda e abaixo, entre o quedro 3 e o início da foto.

    2- Caravana entre os quadros 3 e 6 a direita.

    3- Mão armada entre os quadros 8 e 9 a direita.

    4- Cabeça de urso entre os quadros 3 e 5 a direita.

    5- Elefante branco entre o quadro 4 e o início da foto a esquerda.

    è só usar a imaginação e descubrirão mais imagens.

  2. Tenho o costume de ficar procurando faces em pedras de granito quando estou no banheiro ou outros lugares com paredes feitas desta pedra. Já vi Jesus, papai noel, Freud, seu madruga, o grito, diabo… sempre tem muitas faces nestas pedras! Mas a face de Jesus é a mais recorrente, disparado!
    Êta benção! rs

  3. Quadro 9, duas mulheres de burca.

    Quadro 5, duas caveiras.

    Canto inferior esquerdo da imagem, um revolver apontado pra uma caverna.

    Entre o quadro 3 e 5, esquerda, cabine de um trem/metro.

    Quadro 7, aqueles currais de porcos.

    A esquerda do quadro 4, ruínas(apenas a fachada de uma construção) e fumaça.

    1. independente doque todos venham a pensar, a verdade é unica e verdadeira, Jesus Cristo esta voltando, pois vcs estão vendo alguns relatos tal como este, que esta proximo o arrebatamento da igreja, a até quem dizem que vai ser um disco voador, um et, etc, Jesus vem Jesus vem, prepara-te para te encontrar com ele, estando vc preparado ou não. vc esta?

  4. 2012 ta chegando e vamos ver quem sera o ganhador do fim do mundo ceticos ou crentes no “arrebatamento”?

    Eu já tenho Céticos comos sempre…

  5. Descordo, mesmo sem ter lido nenhum texto eu tambem vi a multidão, e quer saber mais? eu vejo a multidão orando para alguma coisa mais exposta que todas as outras pessoas.

    No ponto 9, eu não vejo mais camelos, e sim 2 senhoras vestido de preto.

    E tambem não vejo nenhum macaco.

    Mas acho muita coincidência tantas imagens assim com tamanha semelhância com sua definição original.

    É uma explicação já conhecida essa, mas a foto se diferência imensamente da que ta no teste de Rorschach.

  6. A imagem número 04 me parece mais com uma mesa branca com três ou quatro cadeiras já a imagem número 09 aparece a imagem de uma mulher de meia idade e ao lado esquerdo da imagem de número 04 aquela que aparece um elefante não parece ser uma imagem da chamada TRANSCOMUNICAÇÃO ?

  7. Só eu que vi Jimmy Page com um casaco/terno branco tocando guitarra num show do Led Zeppelin para uma multidão enlouquecida? E fusqinhas logo abaixo do Paul McCartney no centro da imagem?

    Você vê o que você quiser vê. :)

  8. Acho interessante esse fenômeno da pareidolia! Por quê é tão fácil formar imagens de paisagens e seres vivos, mas dificilmente de letras e palavras? Será que tem a ver com fractais, ou seja, que nosso mundo é formado por figuras fractais?

    Segundo O Pe. Quevedo, a primeira coisa a se verificar é se é algum tipo de fraude (talvez uns 99 % dos casos); por isso, ele é especialista em mágica. Depois, se verifica se não é algum fenômeno físico natural (como aquela da santa da janela), como sugerido no artigo sobre pareidolia. Depois ainda se verifica se não é um fenômeno paranormal; segundo ele, pode haver casos em que o subconsciente projeta a foto; não sei como seria isso possível, mas ele já citou vários exemplos clássicos de fotos paranormais. Só, então, se considera a hipótese de um fenômeno sobrenatural, ou seja, de um milagre autêntico (que, segundo ele, é muito raro e só ocorre em ambiente divino católico).

    Na minha opinião, parece ser mesmo um caso de reação química e pareidolia como sugerido no artigo; já que há somente pessoas com cabelos negros. Ou, em último caso, de uma projeção do subconsciente (como disse o Jair); já que seria muita coincidência ter sido a foto tirada de uma passagem da Bíblia sobre o arrebatamento; se é que a história citada é verdade!

    Bem diferente do Milagre de Guadalupe, citado aqui no CA como mais uma caso pareidolia; mas, cujo artigo, se baseou numa foto digitalizada de baixa resolução; quando, na verdade, a resolução do olho da Imagem de Guadalupe é absurdamente alta.

  9. A brincadeira é legal, vamo lá:

    – Acima da cama e da lavadeira, vejo um fusca caindo num buraco enquanto um gorila vê tudo na ponta de uma pedra…

    – Sobre os camelos, tem o símbolo do batman…

    – Do lado da cama, vejo uma mão apertando um painel cheio de botões…

    – No canto inferior esquerdo, vejo um sujeito escalando uma montanha e chegando numa caverna…

  10. Vejo um rosto de bebê chorando abaixo do quadro 2 e ao lado esquerdo do quadro 3. Bem legal!

    E no quadro 2 não são pessoas rezando. São membros da Klu Klux Klan! Vejam os chapeis pontudos.

  11. Do meu ponto de vista é mesmo fraude. Há imagens que se nota perfeitamente que houve manipulação. Se fosse erro de impressão, teria sempre o mesmo relevo. E não é só imaginação, é mesmo tentativa de pensarmos mesmo isso.

    1. Muito obrigado, Alfredo, você está certo. A imagem que você indicou é ao que tudo indica a ilustração original que foi fotografada, borrada, e é o que interpretei como “falha no processo de revelação”. Não é pareidolia, é simplesmente uma fraude, como você apontou.

      Estou muito ocupado, em alguns dias devo atualizar e corrigir o artigo, mas desde já agradeço a informação.

  12. Até acho que mistura química forme figuras e que essas figuras sejam identificadas, mas daí achar que todas as figuras estejam relacionadas a um único evento, aí já demais. Pela foto o enfoque é o arrebatamento. Então veja os elementos: pessoas vestindo branco e cabelos pretos, olhando ao alto e sendo erguidas. O que isso lembra? Arrebatamento. Pessoas saindo dos túmulos e sendo erguidas ao ar. O que isso lembra? Arrebatamento. Abaixo da figura 3, um pouco a esquerda, carros desgovernados caindo em precipício. O que isso lembra? Arrebatamento. Cama vazia, ou seja, sem ninguém descansando. O que isso lembra? Arrebatamento. Na figura 2 aparece algo como a explosão de uma bomba. O que isso lembra? Fim dos tempos, etc. Então como poderia essa química retratar algo com tamanha relação a um tema só? Pode ser coincidência tal relação? Por que não admitir a ideia de profecia? É importante lembrar que as figuras não são frutos da mente com se ver nas nuvens, mas são imagens reais como cama,caravanas e camelos assustados, carros, cemitérios, etc. Não quero dizer que sou de acordo, mas também não posso dizer que não. Uma coisa terá que ser valida pras duas.

  13. Se isso é um reflexo da mente de quem vê, preciso procurar um analista urgentemente:

    Tem um panda no canto direito acima do quadro 5,
    Um engarrafamento a esquerda do panda,
    Um homem de preto/ padre do exorcista do lado direito do quadro 3,
    As cabeças da ilha de Páscoa embaixo do elefante branco ao lado do quadro 4,
    E uma pessoa tentando fugir da cena escalando um precipício (a cabeça dele na ponta esquerda inferior do quadro 4 e o braço descendo pelo quadro 7 e a mão apoiada na base da foto)
    Medo de mim… O.O
    Post 27!

  14. 1º fico bastante curioso de sabe onde vc encontrou na biblia falando de arrebatamento, se vc puder mandar o livro e versículo agradeço, poia acredito nao existir estas passagens na biblia.

  15. Na Imagem 9 eu vejo algo bizarro
    Tem 1 mulher na esquerda e se posso dizer alguma assombração ou a morte ou algo tentando agarra-lá.

  16. Bom apesar de tudo e mais um pouco vejo que pode ser verdade. Poque ao olhar a foto me deu um grande arrepio ma de serta forma eu aho que pode ser sim um aviso de DEUS que os fins dos tempos estão próximos sim e não podemos desconfiar de nada Hoje nos dias atuais porque nada é de se jogar fora.sabe por mais que possa ser uma flaude pode ser também um boa e garande imaginação porque acredito sim que podera ser dessa forma que o cumprimento da palavra de deus ira de se cumprir.
    nao se pode duvidar e nem acreditar e sim seguir nossos corações.

  17. o que eu acho instigante é o porque de uma mulher, provavelmente crente e devota, ser levada a fazer este tipo de fraude grosseira.
    o que leva pessoas, supostamente honestas e integradas, a usarem da fraude e da mentira, na divulgação daquilo que acreditam ser verdade?

  18. Tenho negativos, fotos originais do futuro que está por vir, com várias cenas visíveis revelando e mostrando o fim do mundo. Como tudo vai acabar. É UM GRANDE MILAGRE E MISERICÓDIA DE DEUS EM NOS TRAZER ESTAS FOTOS. Postei vários videos no YOUTUBE. Fiz Site explicando como surgiu estas fotos “www.pastorolavo.com”. Gostaria muito que o mundo conhecessem estas fotos terríveis do juizo de Deus contra as nação de todos os tempos com a finalidade de alertar as nações. São varias as cenas contida na foto. Não há maneira de contestar as fotos. As cenas contida nas fotos confere em tudo com o que está escrito na Bíblia Sagrada, portanto trata-se de uma profecia Bíblica com o aval de uma foto milagrosa que surgiu em nossa geração revelando e mostrando em foto o futuro que está por vir, ainda não aconteceu mas Deus além de deixar escrito ma Bíblia, agora em nossa era, ELE nos dar uma foto para que possamos crer e nos prepararmos para esse dia terrível do Senhor. Bem aventurados serão aqueles que crerem e que entenderem o recado dado por Deus. As fotos surgiram atravéz de tres revelações de Deus para várias pessoas em vários lugares. 1ª REVELAÇÃO: Tirar foto da página branca da Bíblia. 2ª REVELAÇÃO: Tirar foto de 1ª tessalonicenses 4.16-17. 3ª REVELAÇÃO: Comprar filme fotográfico e mandar revelar esse filme. RESULTADO : Na 1ª revelação sái uma foto mostrando o arrebatamento acontecendo conforme descrito em 1ª tessalonicenses 4.13-18 leia este versículo por favor. Na 2ª revelação repetiu a foto que saira da página branca e conforme está descrito nesta página fotografada, ou melhior, oque está escrito e foi fotografado apareceu na foto em acontecimentos as narrações ali descritas. Na 3ª revelação saiu 2 fotos, sendo uma delas a mesma que já houvera saido nas relações anteriores, saiu também uma foto inétidad mostrando a guerra do armagedom acontecendo na integra conforme descritos em Apocalípse 19.11-21 e 20. 1-3 leiam por favor. Cientes do que está escrito acesse o meu site e confiram com as cenas que por milagre apareceram nestas fotos. A conclusão que todos deverão admitir é que as cenas conferem realmente com os escritos da Bíblia. Estou a disposição de ceder esses negativos para perícias rigorosas e serias, devido a seriedade desse assunto ou da mensagem pretendida po DEUS. ELE TEM PROPÓSITOS ESPECÍFICO EM NOS DAR ESTAS DUAS FOTOS MILAGROSA E TERRÍVEIS DO FIM DESTE MUNDO. Estou ciente que trata´se de um assunto polêmico, mas quero afirmar que esses acontecimentos independe de crermos ou não nesse tal fim. O que Deus estabeleceu e está escrito na Bíblia irá acontecer, será FATO ninguem poderá deter´lo. Não haverá nehuma força humana ou sobrenatural para impedir que aconteça conforme pré-determinado por Deus. Foge de quaisquer invenção que possa ocorrer. Esta situação foge dos nosso controle porque vem de DEUS. SERÁ A VINGANÇA DE DEUS contra a humanidade de todos os tempos sobre a morte do seu FILHO JESUS CRISTO que até hoje está impune

  19. no quadro 6 na imagem preto e branko eu vejo um homem com uma capa branka com um soriso de sarcasmo…e ele tem um kbelo tipo justin bieber bagunçado

  20. Isso não chamo nem de pareidolia, mas sim de paranóia de crente que acredita em arrebatamento. Não haverá arrebatamento, assim como fim, do mundo. Haverá, sim, renovação dos habitantes da terra através do reencarne dos irmãozinhos que vão e volta para complemento de sua tarefa.

  21. Sempre estamos prontos a acreditar em algo que convenientemente queremos acreditar. E isso vale tanto para céticos e/ou ateus, quanto para religiosos ““ fanáticos ou não. Ao afirmar que erraram na primeira abordagem (atitude louvável), deixaram algo implícito: o fato que, se não houvesse a segunda foto, tudo ficaria aparentemente resolvido com a explicação dada, a saber, “uma série de manchas, decorridas de uma falha no processo de revelação” mais o fenômeno da pareidolia. Tão simples assim. No entanto, da mesma forma que um religioso pode fazer caso especial de algo comum, um cético pode fazer caso comum de algo especial ““ tudo depende da lente dos óculos, ou como alguns queiram chamar, do weltanschau-ung (mundo e uma visão da vida). Não é o caso aqui descrito, porque a segunda foto deixa bem evidente que não há nenhum apelo fantástico na imagem tida prematuramente como sobrenatural. Mas mesmo não sendo o caso descrito aqui, nos deixa um alerta: o cuidado com as possíveis explicações. Um cético não pode ser alimentado com uma explicação que alimente mais o seu ceticismo se essa explicação é tão hipotética quanto a própria possibilidade do sobrenatural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *