Passarovni em Óbidos?
Local: Óbidos, Portugal
Data: Agosto de 2005
Esta foi enviada por Carlos Numeriano (obrigado!):
“Sou Carlos Roberto Magalhães Numeriano, doutorando em Ciência Política. Na foto em anexo estou com o o meu amigo Douglas Silva, doutorando em Antropologia. Nós dois e a esposa de Douglas, Luísa, estávamos em Óbidos, Portugal, quando uma das fotos tiradas por ela revelou esta anomalia ou OVNI. O crédito da foto é de Luísa Silva. A foto é de agosto de 2005.Há um objeto à direita, no alto do céu. Pode ser uma sujeira na lente. Mas as outras fotos, tiradas por Luíza antes ou na seqüência, sem que a máquina tivesse sido fechada, estão limpas. Trata-se de um objeto (se não for um simples sujo) visto de lado, ovalado (que é a forma, quando visto lateralmente, de um objeto discoidal). Parece estar se deslocando para a direita. Seu tom escuro é compatível com a posição do Sol, que estava no alto do céu). Detalhe: no céu de Óbidos não vimos, em nenhum momento, balão, dirigíveis, pequenos aviões ou helicópteros. De todo modo, não podemos descartar a hipótese de uma sujeira na lente ou alguma anomalia provocada por refração de luz. A hipótese OVNI é apenas uma… hipótese. O que é, realmente, não sabemos. Peço que analisem esta foto com os recursos disponíveis“.
Comentário: Aos comentários de Numeriano, podemos adicionar que o OVNI parece bem definido, não exibe sinais de manipulação, e é provavelmente um pássaro. O pesquisador britânico Martin Shough “apostaria dinheiro nisso“.
A definição aparente do OVNI, contudo, pode ser devida à grande compressão da imagem pela câmera. Um filtro de equalização local na região mostra muitos efeitos — o quadriculado é característico.
Make – Canon Model – Canon PowerShot A400 Orientation – Top left XResolution – 180 YResolution – 180 ResolutionUnit – Inch DateTime – 2005:08:10 19:05:05 YCbCrPositioning – Centered ExifOffset – 196 ExposureTime – 1/500 seconds FNumber – 5.60 ExifVersion – 0220 DateTimeOriginal – 2005:08:10 19:05:05 DateTimeDigitized – 2005:08:10 19:05:05 ComponentsConfiguration – YCbCr CompressedBitsPerPixel – 2 (bits/pixel) ShutterSpeedValue – 1/501 seconds ApertureValue – F 5.60 ExposureBiasValue – 0.00 MaxApertureValue – F 3.79 MeteringMode – Multi-segment Flash – Not fired, auto mode FocalLength – 5.91 mm UserComment – FlashPixVersion – 0100 ColorSpace – sRGB ExifImageWidth – 1024 ExifImageHeight – 768 InteroperabilityOffset – 1860 FocalPlaneXResolution – 5851.43 FocalPlaneYResolution – 5862.60 FocalPlaneResolutionUnit – Inch SensingMethod – One-chip color area sensor FileSource – DSC – Digital still camera CustomRendered – Normal process ExposureMode – Auto WhiteBalance – Auto DigitalZoomRatio – 1.00 x SceneCaptureType – Standard Maker Note (Vendor): – |
A americana Amy Hebert mantém um sítio de referência com imagens de OVIs — Objetos Voadores Identificados — com fotografias de pássaros que podem ser comparadas com o OVNI de Óbidos.
Conheço bem a região. Não afirmo o que quer que seja, no entanto e colocando-me naquele local, tendo em conta a dimensão da fortaleza e a do referido “objecto”, demasiado grande, com toda a certeza que um pássaro não é.
Cordialmente
Caro João, também não acredito nessa hipótese de o objeto ser um pássaro. Pela dimensão na foto, não poderia ser uma ave (só se fosse o Dumbo, o elefantezinho voador do Walt Disney), como tb analisou uma amiga, artista plástica que conhece bem perspectiva etc. O que é, continuo sem saber. Um abraço.