"Sonda" no Ceará

Local: Paraipaba, Ceará, Brasil
Data: 5 de novembro de 2006 (?)

No início do ano de 2007, a revista UFO divulgou o relato, imagens e mesmo um vídeo do que seria o “caso de uma sonda ufológica filmada de perto
e de explosão do objeto
“:

“Em 11 de novembro passado, recebemos … uma mensagem muito interessante … A pessoa que nos remeteu não quer de forma alguma que seu nome seja publicado, e então não será. Trata-se de um engenheiro de telecomunicações com várias especializações, pai de família e ocupando uma posição estável numa empresa.
O relato que o engenheiro faz é surpreendente e indica
a ação de sondas ufológicas no interior do Ceará
. …
O caso do engenheiro em questão tem de mais inusitado o fato de que ele testemunhou várias sondas em manobras no local citado. E além disso, impressionantemente, ele viu uma delas explodir em muitos fragmentos, os quais ele coletou, fotografou ainda brilhando e nos enviou. Desconheço outro caso assim em todo o mundo. … São imagens de baixa resolução,
mas de uma gigantesca importância para a Ufologia
“,
anunciou o editor da publicação [ênfase inserida].

Comentário: Pouco depois da divulgação, comentamos o episódio em nosso blog de notícias. Notamos como da fantástica história sobre o repetido contato com um fenômeno extraordinário, a própria testemunha alegava que os fragmentos que registrou “foram sublimando até não sobrar nada“. Convenientemente nenhuma evidência restava a não ser seus registros de imagens. Analisá-las era tudo que nos restava.

Como vários ufólogos e entusiastas notaram prontamente, uma olhada no breve clipe revela de pronto um elemento curioso: a câmera ficou completamente estática enquanto filmava o objeto, apesar da testemunha alegar ter utilizado a câmera de um telefone celular. Posteriormente a mesma se explicou alegando ter apoiado o braço sobre o vidro de seu automóvel, o que ainda assim envolveria uma capacidade incomum de manter o braço imóvel.

Ajustes em quadros do vídeo indicam que o centro da imagem está mais claro, e as bordas mais escuras. Isso pode ser resultado de uma câmera de celular de baixa qualidade, mas também pode ser resultado de filmar uma cena plana, chapada. Isto é, a paisagem exibida no clipe não seria real. Somando isso à aparência do suposto objeto, podemos sugerir então uma forma como o vídeo poderia ter sido criado.

Para testar esta sugestão, o pesquisador Rogério Chola, representante do NARCAP no país, criou o vídeo abaixo utilizando a iluminação de um mouse ótico e na seqüência, de um LED de infravermelho (NIR) refletidos na tela de um monitor com a iluminação do local acesa. O vídeo foi capturado com uma antiga webcam Creative Labs modelo CT6840.

As tarjas escuras na imagem de fundo surgem por causa de uma falta de sincronia entre a imagem sendo gerada no monitor e a freqüência de captura da webcam. Um monitor de cristal líquido ou uma webcam com taxas de captura diferentes poderiam eliminar tal aspecto, e de todo, o vídeo acima é muito similar à suposta filmagem OVNI. Poder reproduzi-la desta forma não prova que a filmagem de fato foi criada assim, mas fornece um teste positivo de uma hipótese que explicaria inúmeras incongruências aparentes.

A evidência oferecida pela testemunha anônima também consistia em imagens de supostos “ladrilhos” incandescentes, fragmentos do alegado objeto que o editor da revista UFO classificou como “sondas”.

Eu pude replicá-las simplesmente com um pedaço de papel branco e uma lanterna forte com um facho de luz estreito em uma sala escura“, escreveu Nick Balaskas na lista de discussão UFOupdates, sugerindo uma forma pela qual tais imagens poderiam ser criadas com facilidade.

Chola também reproduziu tais imagens em vídeo seguindo a sugestão prosaica de Balaskas:

A revista UFO não divulgou mais informações sobre o caso.

3 comentários sobre “"Sonda" no Ceará

  1. Há!
    Muito interessante, principalmente esse lance da lanterna. Como algo tão simples pode enganar tanta gente? Tinha certeza que era tudo armação simplesmente pelo fato não ter alcançado esferas fora da Ufologia (jornais, telejornais e a própria internet), porém, juro que pensei que fosse algum efeito muito mais elaborado, ao ler esse artigo, fiquei com uma leve sensação de constrangimento. Fazer o que?

  2. Não estou querendo dizer que os vídeos sejam verdadeiros, no entanto, o simples fato de conseguir simular uma imagem não serve de prova para invalidar os vídeos.
    Inversamente análogo podemos citar como exemplo o caso JFK, é possível simular a trajetória daquela “Bala Mágica” mas você realmente acredita que a Bala fez aquela trajetória?
    As explicações e reproduções dos vídeos são teorias, assim como a atribuição dos fenômenos a Ovnis, não podemos descartar nem uma nem outra possibilidade até termos 100% de certeza e sinceramente no caso acima a dúvida ainda prevalece …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *