MENU

Uri Geller e o truque da bússola

Usando Estatística para desmascarar a Astrologia

10 de maio de 2009 Comments (22) Views: 3281 Ceticismo

Homeopatia: Que Mal Faz?

“Pais acusados de homicídio de seu bebê poderiam ter salvo a vida da criança se a tivessem hospitalizado mais cedo ao invés de supostamente usar remédios homeopáticos para uma doença de pele grave, o promotor disse nesta terça-feira.

Thomas Sam, 42, e Manju Sam, 36, de Sydney [Austrália] se declararam inocentes na Suprema Corte de New South Wales nesta segunda-feira frente às acusações de homicídio de sua filha de 9 meses, Gloria, que faleceu de septicemia e desnutrição em maio de 2002.

Os pais nascidos na Índia e graduados na universidade encaram uma pena máxima de 25 anos cada se condenados.

O promotor Mark Tedeschi disse ao júri que eles internaram sua filha em um hospital apenas três dias antes dela morrer e que “sua vida e sua saúde poderiam ter sido salvas” com atenção médica apropriada.

Ele disse que qualquer pai sensato teria buscado ajuda médica convencional urgente enquanto a saúde do bebê se deteriorava gradativamente ao longo dos últimos cinco meses de sua vida devido a um eczema grave.

Ao invés, Thomas Sam, um palestrante universitário sobre homeopatia, continuou a consultar homeopatas e praticantes de medicina natural enquanto sua filha perdeu 20 por cento de seu peso corporal, disse Tedeschi. Ela pesava pouco mais de 5 kg quando morreu.

O casal raramente consultava médicos convencionais e nunca contatou um dermatologista depois que uma enfermeira notou que seu bebê antes saudável havia desenvolvido um eczema grave aos 4 meses de idade, o promotor disse.

Manju Sam, uma profissional de informática, ignorou o conselho de um médico para não levar sua filha para a Índia para visitar parentes nos três últimos meses de sua vida, Tedeschi disse no tribunal.

“Os dois pais estavam quase totalmente fixados em suas obrigações sociais – visitar pessoas e viajar por aí – excluindo qualquer preocupação com o estado de saúde cada vez pior de Gloria”, Tedeschi declarou.

Homeopatia é uma terapia baseada na teoria de que doenças podem ser tratadas com sucesso com doses infinitesimais de substâncias que causam reações no corpo humano similares aos sintomas da doença.

Gloria ficou desnutrida com as batalhas contra infecções frequentes que invadiram sua circulação sanguínea através da pele aberta por irritações extremas.

O julgamento deve continuar nesta quarta-feira”.

[Associated Press: Homeopath parents accused in baby’s death, via Scepticisme Scientifique]

Tags: , , , , ,

22 Responses to Homeopatia: Que Mal Faz?

  1. Del Debbio disse:

    Ficou faltando mencionar os 24.000 mortos por ano somente no Brasil por automedicação, tratamentos tradicionais errados, indicações erradas de remedios, overdoses e afins, TUDO DE MEDICINA TRADICIONAL.

    Mas, quando morre uma pessoa (cuja causa foi obviamente negligencia dos pais), não a hoemopatia per se, parece ser motivo para o povo anti-homeopatia “comemorar”

    Me pareceu uma manchete tendenciosa e sensacionalista, sem nenhum aprofundamento das reais causas da morte do bebe. Gente imbecil existe em todos os meios, homeopáticos e alopáticos…

    • Mori disse:

      Marcelo, a diferença é que a medicina baseada em evidência… é baseada em evidências, de eficácia comprovada. Já a homeopatia falhou em provar qualquer efeito real.

      Gente imbecil e más práticas ocorrem em qualquer área. Mas na homeopatia, ninguém provou que haja gente “inteligente”, no sentido de que nenhum homeopata jamais comprovou seja a validade de sua prática, muito menos a de sua teoria. A homeopatia salva vidas? Não se sabe, diversos estudos falharam em demonstrá-lo.

      Ela mata? Sim, há inúmeros casos em que a crença nos preceitos da homeopatia levou à morte. O título faz referência ao conhecido sítio http://whatstheharm.net/homeopathy.html

  2. Carlos Magno disse:

    Mori:

    Agora os céticos vão condenar a homeopatia por um caso que não se sabe se a medicina tradicional realmente resolveria.

    Se alguém não acredita na homeopatia e não faz uso dela, como é normal nos críticos, vão sempre afirmar que não existe, é uma invenção, placebo, idiotice, etc. Vá convencer céticos do que eles não desejam ver e nem saber!

    Eu afirmo quantas vezes necessárias que a homeopatia funcionou muito bem comigo e com minha família, até com animais. Entretanto, a homeopatia não resolve tudo, é necessário o bom senso, e não devemos descartar a alopatia nos casos em que a homeopatia não tem recursos.`

    Mas a medicina alopática também tem o seu lado negro e inúmeros casos de estupidez, irresponsabilidades, comércio ilegal e crimes hediondos. Bem, mas aí a oficialidade anistia e poucos pagam a conta.

  3. Felipe Viana Camargo disse:

    Tá mais do que certo prender esses pilantras. Aposto que eles já tão vendendo cura pra gripe suina.
    No Brasil a lei é clara:

    Exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica

    Art. 282 – Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites:

    Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos.

    Parágrafo único – Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa.

    Se homeopatia fosse eficaz e honesta, o governo aprovaria. Homeopatia não passa em testes porque é fajuta, placebo, água com açúcar e reza braba.

    Isso que esse Carlos falou “lado negro da medicina alopática” é a famosa artimanha do “tu também”. Os pilantras que enegrecem a medicina alopática não validam a medicina homeopática.

  4. Carlos Magno disse:

    Meu caro, procure melhor nos alfarrábios das leis, porque a homeopatia no Brasil é exercício oficial e legal da medicina há anos. E ensinada em faculdades.

    O “tú também” é ou não é uma realidade? E se os pilantras alopáticos conhecidos não validam a homeopatia, os muitos enrustidos com carinhas de santo também não!

    Medicina não é teoria e a homeopatia não é teórica. Mas a maioria cética é assim mesmo, sabe tudo sem experimentar nada, ou quando experimenta é com cara de nôjo já dizendo não! São os conhecidos pseudo.

    Conheço bem a categoria, são sempre os mesmos do “não vi, não acredito!” Placebos da negação: pouco falam do que se aproveite e o efeito positivo é naturalmente Zero!

  5. Carlos Mogno disse:

    Si, ¡no hás dúvida!, la medicina convencional – o Alopatia,
    que significa producir una condición que no sea el contrario de la enfermedad aunque la medicina tenga vacinas y otros tratamentos de resisténcia – és muy errada e nunca teria curado una condición tan mala conocida como el Eczema y por supuesto no curaria tambiém la Septicemia resultante!

    Estas personas son héroes porque estaban convencidos de sus creencias arriba de cualquier tipo de prueba y se mantuvo en camino religioso de Dios de los medicamentos a base de plantas.

    Carlos Mogno, el cara-de-palo
    Ligue djá! La garantia soy jo!

  6. Anderson Bautz disse:

    Tem pilantragem na alopatia? Tem sim! Tem pilantragem na homeopatia? Só tem!

  7. Isso não comprova que a homeopatia faça mal, só comprova que de idiotas o mundo tá cheio (e isso não é novidade nenhuma).

    Tratamentos alternativos, associados à medicina tradicional (ÓBVIO), podem trazer muitos benefícios sim. Agora, o que aconteceu com esse caso é a mesma coisa que acontece com pais religiosos que não permitem que o(a) filho(a) receba transfusão de sangue por achar que isso é pecado.

    Eu, quando pequeno, fiz tratamento homeopático pra bronquite, mas não me ajudou em nada (até porque, na minha opinião, essas coisas só funcionam pra pessoas que acreditam MUITO que isso vai funcionar, o que não era meu caso). Já usei floral também, mas com o mesmo resultado.

    Ao contrário disso, minha mãe já fez tratamento de acupuntura e, pra ela, fez MUITO bem. Então, como eu poderia criticar isso?!

    Isso sem falar que MUITOS médicos já recomendam que se faça tratamentos desse tipo, paralelamente ao tratamento tradicional.

    Agora, sobre a medicina tradicional ser baseada em evidências… Sonha, caro colega. Continue sonhando. Porque pelo visto você não tem acompanhado alguns escândalos que andaram acontecendo: denuncias quanto a FDA ter aprovado CENTENAS de remédios que não fazem efeito algum (além do efeito placebo, claro), médicos que recebem dinheiro de laboratórios para receitar o remédio X ou Y, etc…

    Ou seja: em nosso planeta só parece interessar uma coisa: MONEY.

  8. Carlos Magno disse:

    Incrível! Concordo em quase tudo com o Mario Cesar!
    Onde há vida há esperança!

  9. O mais triste, é que eczema é uma doença facilmente tratável pela medicina. Esses pais colocaram sua ideologia à frente da saúde e bem estar da sua própria filha.

    Ano passado ocorreu um caso idêntico de negligência. Pais evangélicos se recusaram a levar sua filha ao médico. Segundo os pais, suas orações e fé em Jesus Cristo bastariam para curá-la. A menina, como se sabe, morreu. A doença? Bronquite, mais uma doença tratável pela moderna medicina.

  10. marcelo disse:

    “Homeopatia é uma terapia baseada na teoria de que doenças podem ser tratadas com sucesso com doses infinitesimais de substâncias que causam reações no corpo humano similares aos sintomas da doença.”

    Só se for nos EUA que chamam de Homeopatia essa idiotice. Homeopatia no Brasil é totalmente diverso disso aí.

    É claro os céticos não gostam de nada que não seja “ciência” e assim procuram inventar e desvirtuar0 confundido coisas diversas.

  11. Rafael disse:

    Pensei que o marcelo diria que a alopatia é invenção da Maçonaria…Mas não aconteceu… Também acho que onde há vida há esperança!

  12. Carlos Magno disse:

    Para quem não sabe, houve há tempos grande interesse pelos USA na divulgação da homeopatia. Entretanto, naquela oportunidade, uns burros entraram no circuíto inventando o tratamento unicista. Ou seja, por um único medicamento curar-se-iam todos os males.

    Acho que foram os céticos que andaram entrando no circuito para desbaratar a homeopatia. Resultado, só fizeram M… e os USA riscaram a homeopatia de sua agenda.

    Mas realmente no Brasil a homeopatia vai de vento em pôpa, a despeito de os “sábios céticos” ensinar que a alopatia é a penta-campeã mundial da solução de todas as doenças.

  13. Felipe Viana Camargo disse:

    Vocês comentaristas palpiteiros estão discutindo sobre homeopatia ou fitoterapia?

  14. sartori disse:

    OS MAÇÕNS VÃO DOMINAR O MUNDOOOOOOOOOOO
    WE ARE DOMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMED

  15. Felipe Viana Camargo: eu incluí ambas em meu comentário e ainda mais a acupuntura.

  16. Felipe Viana Camargo disse:

    Mário César, devemos tirar a fitoterapia desse saco de placebos. Independente de como pessoas se automediquem erroneamente com folhas, raízes ou mesmo frutos, fitoterapia funciona em muitos casos pois o princípio ativo usado pela medicina alopática está realmente no vegetal em questão.

    Mas note. Quando digo muitos não quero dizer todos, e nem estou validando a eficiência deste tipo de medicamento.

    Tem diferença entre saber que ácido ascórbico (vitamina C) é uma de centenas de moléculas que compõe as células da laranja e que em 1 laranja tem (chute) 40mg, que nosso corpo precisa de 60mg diário, e que um comprimido de vit.C de 1g contem 1g, e saber que homeopatia consiste em dissolver 1mg de ácido ascórbico em 10 litros de água e acreditar que o princípio ativo vai se conservar assim e vai curar gripe suína ou sei lá o que. E também saber que acupuntura, ou seja, fincar agulhas pelo corpo, vai liberar hormônios e neurotransmissores que aliviam a dor genérica, ou seja o sintoma daquela artrite vai passar por algumas horas, quando a produção de hormônios/NT terminar e a dor voltar.

    O povo É idiota e acredita em qualquer bobagem que pareça fazer efeito…
    Veja o caso do cara que tentou vender homeopatia pro próprio cachorro e usa daquele argumento que o caso vioxx prova que nenhum remédio alopatico é bom, que ciência não presta, e ainda sugerir vídeos de natureza duvidosa como do caso Monsanto.
    Daí sim, é de se considerar o Erro Fractal e mandar a m* qualquer desejo de continuar o diálogo e instruí-lo sobre seus sofismas.

  17. Carlos Magno disse:

    “O povo É idiota e acredita em qualquer bobagem que pareça fazer efeito…”

    Falou o sábio dos bancos acadêmicos!

    Dessa sabedoria infalível que atua em clínicas de lipoaspiração, de emagrecimentos e dietas super balanceadas, de tratamentos de câncer por doses altíssimas quimioterápicas que não curam e arrasam pelo resto da vida com o que restaria de saúde dos doentes. Desses e de tantos outros que fazem parte com frequência das crônicas policiais de TVs, rádios e jornais, e muitos sequer são presos, continuando a fazer suas barbáries em nome das ciências oficiais.

    Essas ciências que nem mais sabemos se já estão nos 50%/50% de bem e mal, que obrigam milhões em todo o mundo, MILHÕES, veja bem, de idiotas, a procurar tratamentos alternativos e terapias milenares que hoje retornam com profissionais competentes, alguns desses tratamentos já ensinados em faculdades.

    E por que esse êxodo dos consultórios da medicina oficial? Erros e mais erros, ganâncias, crimes contra a saúde, comercialização ignóbil de medicamentos que são nocivos e somente anos depois de denunciados pelos profissionais honestos são retirados de circulação, e muitas outras coisas que sobejamente conhecemos!

    Antes não! Medicamentos manipulados e tratamentos clínicos caríssimos eram recomendados com peculiar ênfase, por aqueles que lançam mão de vocabulários rocambolescos, para impressionar com a sabedoria laboratorial. Sabedoria que existe, sem dúvida, mas que está corrompida de há muito, quem ignora isso? E mais ainda por aqueles que buscam obstaculizar e torpedear de todas as maneiras aos avanços dos alternativos na sabedoria popular, porque a despeito de tudo o filão oficial é muito bom! Que importa os erros graves, os desumanos e os absurdos, pois tudo o que é respaldado pela oficialidade cética é soberano!

    Somos todos idiotas: os profissionais dos alternativos e milhões de pacientes desencantados com a medicina oficial, com seus diagnósticos talhados de erros graves apesar de toda a parafernália tecnológica. É isso mesmo, somos todos uns crentes e burros que acreditamos em tudo o que espertalhões da medicina alternativa nos passam e nos convencem, menos os da medicina oficial, claro, essa é infalível! São sacerdotes intocáveis da medicina prática e laboratorial, de comportamentos e dedicação irrepreensíveis que representam 100% do efetivo Não há canalhas em meio aos muitos profissionais honestos e competentes que realmente admiramos e em quem confiamos, nenhum um, quanto mais incontável número deles. Esses canalhas somente se encontram nos meios dos alternativos!

    Que bom que temos um Felipe aqui para nos orientar com sua sabedoria extraordinária e profundas pesquisas!

  18. marcelo disse:

    A indústria farmacéutica está nas mãos de grupos maçons isso é fato.

  19. marcelo disse:

    Quanto a medicamentos infelizmente quem confia neles pode ser muito prejudicado já que as bestas chinesas adoram falsificar medicamentos e mandar para a América Latrina e para a África.

    Aliás, num documentário que assisti no canal GNT vi que os chineses falsificam até ovos, sim ovos de galinha.

    Sem precisar das galinhas é claro.

  20. Sergio Henrique disse:

    Quase todo metido a defensor da homeopatia e outras “terapias alternativas” adora apelar para a denúncia dos problemas da medicina “tradicional”, alopática, como se os erros de uns justicassem os erros de outros.

    Chamo isso de PICARETAGEM INTELECTUAL.

    Se “medicina alternativa” é algo válido e bom, que isso se firme com base em COMPROVAÇÕES de claro entendimento e boa replicabilidade.

    Dizer que essa “medicina” é boa porque há erros grotescos na medicina alopática não passa de jogar uma cortina de fumaça de puro sensaconalismo para encobrir debate honesto e busca de comprovações.

  21. livio disse:

    não tá na cara que homeopatia é pura crendice não? vamos acordar né.
    E daí que existe remédio que mentiram quanto a funcionar ou médico picareta? isso é motivo pra achar que água pura vai curar gripe, câncer ou sei lá o quê? bando de trouxa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *