Ceticismo

Published on agosto 9th, 2009 | by Kentaro Mori

3

Pareidolia Marciana

Pareidolia é um tipo de ilusão que consiste em reconhecer pessoas ou objetos em estímulos vagos ou caóticos. Exemplos: o rosto em Marte, o homem ou coelho na Lua, o rosto no Pão de Açúcar. A pareidolia é estimulada no famoso teste Rorschach, onde manchas de tinta devem ser interpretadas, e é obviamente exercitada quando vemos desenhos nas nuvens. Abaixo, você pode conferir alguns exemplos da pareidolia marciana.

Ou será que os marcianos andam vendo muita televisão? Um meio-rosto deformado (seria o fantasma da ópera?) que invertido parece um homem abraçando um ET; um rosto sorridente (a famosa smiley face), um muppet e um coração?! Ainda há diversos outros exemplos, incluindo um panda, George Washington e até Ted Kennedy!

***

marsfaces ceticismo

Fig.1: A foto mais conhecida, e parecida realmente com um rosto, da Viking em 1976. Porém, diversos pontos pretos são em verdade falhas na transmissão e não são reais. Isso inclui uma falsa narina.
Fig.2: Imagem mais apropriada e retificada do rosto, usada pelos defensores de que é artificial por anos.
Fig.3: Outra imagem do rosto menos conhecida.
Fig.4: Depois de mais de 20 anos, finalmente a Mars Global Surveyor fotografou o rosto. A imagem mostrada aqui já foi retificada e teve o ângulo de incidência de luz invertido de forma simulada para ajustar-se à das imagens de 1976.
Fig.5: A melhor e mais recente foto do rosto, que cada vez menos parece-se com um. A menos que você a vire de ponta-cabeça.

***

Marsheart ceticismo Mars happyface ceticismo kermit ceticismo

Tags: , , , ,


About the Author

+



3 Responses to Pareidolia Marciana

  1. Pingback: FNORDS e PAREIDOLIA: Carros com cara de zangados são os preferidos « O Discordianismo…

  2. Pingback: Visão Histórica 025: Já chegou o disco voador? | Histórica - Agora é outra História!

  3. raul says:

    Não há mais dívidas que em marte existiu e ainda exiete vida inteligente, só o papa e os pastores não aceitam desmistificar o homem de barro e a mulher de osso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑