Ceticismo

Published on novembro 9th, 2009 | by Kentaro Mori

11

Feliz Dia de Carl Sagan!

Hoje, 9 de novembro de 2009, o astrônomo Carl Sagan completaria 75 anos. Pelo mundo em memória a um dos maiores divulgadores de ciência, inspiração para milhões – ou quem sabe, bilhões e bilhões – se comemora o Carl Sagan Day! Se você mora em Porto Alegre, nesta quarta-feira poderá assistir a colóquios incluindo um promovido pelo professor Jorge A Quilfeldt, apropriadamente intitulado “Carl Sagan, paixão pela ciência”. Confira a programação.

Enquanto isso, e pelo resto do Brasil e do planeta, você pode reler um de seus livros, assistir Cosmos, ou aproveitar os vídeos embutidos neste post e compilação de textos publicados em CeticismoAberto por e sobre esta figura que acendeu uma vela no escuro.

Sintam-se à vontade para indicar outros eventos, leituras e links nos comentários! Feliz Dia de Carl Sagan!

Tags: , , ,


About the Author

+



11 Responses to Feliz Dia de Carl Sagan!

  1. Jethro says:

    Eu tenho O LP da série cosmos, e faço questão de ouvir!

  2. Diogo says:

    Salve São Sagan

  3. Pingback: CyberGi » Carl Sagan

  4. Pingback: Carl Sagan’s Day | ..:: In Nomine Dei ::..

  5. w.s.delgado says:

    quase tudo que sei, todo meu despertar e interesse para aciência, astronomia e pensamento critico eu devo a esse homem, quando ele nos deixou em 1996 eu tinha 9 anos,. gostaria de toda a minha vontade e muito que ele estivesse vivo p/ que eu pudesse agradece-lo.

    Carl Sagan p/ sempre.

  6. Lucas says:

    Maravilhoso esse video do carl Sagan! Realmente altera nossa percepção de vida material.

  7. Iury BAS says:

    Um exemplo a ser seguido por todos. Como todo e qualquer ser humano deveria ter seus defeitos, porem todos irrelevantes diante as suas qualidades, e é isso que separa os bons dos ruins. Exemplo de respeito e de consciência de sua inferioridade e pequinês diante do universo, não exaltando seu ego ou destruindo sonhos e desejos de outros semelhantes. Divulgador da inteligência, da ciência, da astronomia, do pensar por si mesmo independente de conceitos religiosos ou culturais, mas sem desrespeitar aqueles que seguiam algum tipo e crença e modelo. Carl Sagan é eterno em suas obras, seus livros, seu documentário e seus atos em prol do conhecimento para todos. Parabéns a esse grande ser humano, ele nos faz ter esperanças de que a humanidade pode ser melhor se quiser. Todos nós podemos!

  8. Israel Goncalves de Oliveia says:

    “um dos maiores divulgadores de ciência”

    Há controvérsias! Talvez não tão falacioso quanto Dawkins, mas de certa forma, um cientificista, o que nenhum cientista que se preze deveria ser.

    E isso é o que estraga a comunidade científica, a boa ciência não é devida praticada com áreas que envolve implicações religiosas. Outra falácia clássica. Esquema para prática pseudocientífica:
    Há implicações religiosas?
    - Se não, seja totalmente imparcial e cético, sincero, totalmente científico.
    - Se sim: É contra dogmas ateístas?
    – Se não, extrapole a teoria, vá o mais longe que poder em teorização, faça relações interdisciplinares, ache toda e qualquer evidência, seja mais flexível em sua epstemologia, divulgue o máximo que poder.
    – Se sim, cancela tudo! Feche os olhos, os ouvidos, a boca, se perguntarem diga que não há estudos científicos e nem evidências.

    Tenho provas disso?
    A mídia faz um estardalhaço com uma nova
    teoria que apóia a ideologia ateísta. Mas quando provam que aquela teoria era falsa… hein?! …que teoria? Não! Mas aquela teoria é verdade! É não, saiu na Science! Saiu nada! Não vi falarem no fantástico!

    ahahahahhahahahhaa


    Segundo Carl Sagan, só existem duas opções: rezar ou ir ao médico

    Acreditem se quiser, mas uma das falácias mais infantis cometidas por neo-ateístas veio justamente de Carl Sagan, que, apesar de ser um neo-ateu mais educado (se comparado com Dawkins), é chamado pelos seus fãs de “divulgador da ciência”. Sei, sei…

    O que muito me surpreende, pois o capítulo 12 de seu livro “O Mundo Assombrado Pelos Demônios” era justamente entitulado “A Refinada Arte de Detectar Mentiras”, e continha um guia de falácias para encontrar erros de raciocínio ou distorções que pudessem surgir no debate cético. Erro de raciocínio, aliás, encontrado na alegação de Sagan apresentada aqui.

    Segue a falácia:

    Quando seu filho está com pneumonia, você pode levá-lo ao médico ou pode ficar em casa rezando.

    Esse é um exemplo claro da famosa falácia do Falso Dilema. Aparentemente, Sagan tentou dizer que só existiam duas opções, o que fica evidente no uso do “ou”. Com isso, ele quer dizer que a pessoa deve realizar a opção entre rezar ou ir ao médico se o filho estiver com pneumonia.

    Isso é completamente falso, pois a reza é uma atitude espiritual, que de forma alguma implica em não levar alguém ao médico.

    Na verdade, é possível que os pais levem o filho ao médico e, enquanto aguardam o tratamento médico, façam preces pelo garoto. Aliás, isso deveria ser óbvio. A não ser que Sagan queira fazer um espantalho dos religiosos, o que cairia em outra falácia: Falácia do Espantalho.

    O que surpreende é que a falácia de Sagan é tão infantil que dá a impressão de que o autor esqueceu-se do capítulo 12 que escreveu. Patético.

    Fonte: http://neoateismodelirio.wordpress.com/2009/08/25/segundo-carl-sagan-so-existem-duas-opcoes-rezar-ou-ir-ao-medico/

  9. Napoleão Bonaparte says:

    Ei! Alguem conhece um bom médium que psicografe C. Sagan???

  10. paulo6jr says:

    Nunca ia imaginar que, 30 anos após assistir a série Cosmos, esse showman cientificista seria Beatificado pelas gerações X e Y.

  11. Pingback: Dia de Carl Sagan 2010 » Blog de Astronomia do astroPT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑