MENU

Extraterrestre ártico, ou “artístico”

Pita-gora-swi-tti!

8 de abril de 2006 Comments (17) Views: 2940 Ceticismo, Ciência

Nikola Tesla: Vida e Legado


Clique na capa acima para ler o zine Gato de Schrödinger número 2, lançado em agosto de 2002. São vinte páginas abordando a vida e o legado de Nikola Tesla, em um arquivo com pouco menos de 1Mb de tamanho. Você também pode clicar com o botão direito sobre o link e escolher salvar o arquivo em seu computador.

É um certo consenso geral que o século XX foi o ‘século do elétron’. Praticamente tudo que torna nosso mundo atual moderno é elétrico (ou eletrônico). E o homem mais importante para este século do elétron foi certamente Nikola Tesla. Praticamente a totalidade de nosso sistema de geração e transmissão de energia elétrica foi essencialmente concebido por ele, e este sistema só foi adotado depois de uma feroz ‘guerra das correntes’ com ninguém menos que Thomas Alva Edison. Edison tinha um apoio muito maior em todos os sentidos, e foi só a superioridade clara do sistema de Tesla que lhe permitiu ganhar uma competição que determinou o futuro da utilização da eletricidade. Mas mais notável que isto, que por si só garantiria o lugar de Tesla na história do século do elétron, boa parte das aplicações que permitiriam a utilização desta partícula subatômica na vida cotidiana também foram concebidas por Tesla.

Rádio, radar, robôs elétricos de controle remoto, portas lógicas, passando pela famosa bobina de Tesla, aceleradores de partículas, radiotelescopia, sistemas de comunicação imunes a pulsos eletromagnéticos, manipulação da ionosfera e a própria existência de uma ionosfera compõem uma lista que ainda não está completa de aplicações efetivamente delineadas e em sua maior parte descritas e patenteadas em detalhe por Nikola Tesla.

E ele não se limitou ao elétron: de uma nova turbina para um novo motor a um novo gerador de energia elétrica, um novo tipo de aeronave e raios de partículas, ainda achava tempo para escrever poesias, criar polêmicas, auto-promover-se e… cuidar de pombos.

Você confere parte dos feitos, idéias e da vida de Tesla neste zine. Há também um breve artigo final comentando lendas que acabaram cercando a figura, do Projeto Filadélfia ao projeto HAARP. Nikola Tesla não foi e nem deve ser um mito: ele foi o homem do século.

Tags: ,

17 Responses to Nikola Tesla: Vida e Legado

  1. Doko disse:

    É incrível como alguém tão importante passe tão desapercebido pela sociedade. E não estou falando só do cidadão comum. Pergunte a um engenheiro eletricista ou eletrônico se ele sabe quando viveu e que legado deixou Nikola Tesla.

    Infelizmente existem muito mais engenheiros que acreditam em astrologia e ocultismo do que engenheiros que sabem quem foi Nikola Tesla. Convivo com eles, sou um deles e sei do que estou falando…

  2. Paulo disse:

    Achei o texto excessivamente laudatório,só falta pedir a canonização dele.Não combina com o ceticismo a adoração incondicional à alguém,isso é mais próprio de fanáticos.Tesla teve seus méritos claro mas outros também.

    • Marte disse:

      Se vc ao menos chegasse aos pés de Tesla nas suas realizações…
      Mas vc não é nada não fez nada e como a grande maioria das pessoas medíocres que hoje usufruem do legado tecnológico de Tesla e outros grandes nomes.
      Se estamos falando dele em questão é lógico
      que estamos evidenciando suas grandes qualidades, dãã …
      (…)”ceticismo não combina adoração”(…)
      Este seu ceticismo parece um tipo de religião!
      O artigo fala e muito merecidamente das grandes ralizações de Nikola Tesla.
      Ainda há uma grande sombra sobre tal personalidade que foi marcante no século
      XX,este ensombrecimento injusto pareceu orquestrado por pessoas mais medíocres e egoístas que diante da genialidade e altruísmo (sim ele queria transmitir energia elétrica sem fios) gratuitamente!
      Tesla um Gênio além do seu tempo!

      Ps. Thomas Edson foi um ladrão barato e usurpador

  3. Paulo Edson Silveira disse:

    Fui aluno de Física na UFJF, e lá meus professores nunca falaram desta tal de Tesla, acho que para meus professores Tesla nunca existiu.

  4. Harrison disse:

    A uma onda de obscuridade sobre Tesla, a pouco material informativo sobre ele, ele foi contra muitos cientistas empresários, tais como Edson, J.P.Morgam e outros. Se formos avaliar a quantidade de inventos que ele desenvolveu, ninguém no mundo fez tanto quanto ele, e se eu não me engano ele ganhou um premio nobel com Edson, porém pela desavênça que existiu entre eles, ele não foi para a premiação. Eu acho que apagaram seu nome da história depois que ele participou do PROJETO FILADELFIA. Só exixte um museu que relata seus inventos ,e é em Belgrado. Antes de julgarmos uma pessoa, é bom pesquisar sobre ela.

  5. Elisabeth Berg disse:

    Paulo, com tantas canonizacoes menos laudatorias, essa certamente seria bem merecida … se lhe faltam razoes e conhecimento sobre o brilhantismo do homem, sugiro se aprofundar um pouco mais e ler alguns websites em ingles, que sao volumosos, isto eh, se quiser, emitir opinioes mais alicercadas …aqui nos estados unidos ele continua ignorado pelas massas como eh ignorado pelas universidades brasileiras … ceticismo aberto nao precisa ser afinal cunhado de deboche e ignorancia

  6. […] do experimento, que alcançou 40% de eficiência. Fizeram referência direta aos trabalho de Nikola Tesla, embora não tenham se valido de sua famosa bobina. Infelizmente, não há nada […]

  7. […]compilei alguns links e referências de estudo sobre Nikola Tesla, que não é apenas o inventor da bobina que leva o seu nome como também um dos maiores gênios de sua época, infelizmente pouco citado nos livros de História.[…]

    gostei muito do zine e fiz um trackback pra cá!
    abraço

    Vaz

  8. 41n4m1 p45505 disse:

    sou professor de física e percebo a falta de conhecimento em relação a vida e obra da pessoa de Tesla.Ele foi assistente de edison e (quando chegou nos EUA) foi passado para trás pelo mesmo,passando a trabalhar no pesado…….. e finalmente venceu a guerra das correntes que foi a mola propulsora para uma revolução industrial,científica e tecnológica.Sem Tesla viveriamos a luz de velas até hoje.

  9. sônia disse:

    Fiquei fascinada sobre sua história. Além de suas invenções terem mudado nossas vidas, ele era um homem capaz de atos de verdadeira amor ao próximo. Sempre pensava mais nos outros do que nele mesmo. Fato, que acredito, que o fez tão esquecido. Nosso mundo valoriza o lucro e não pessoas.

  10. Gekko disse:

    Nikola Tesla foi o maior exemplo de grandeza da mente humana, deveria ser tratado sim com o respeito que lhe é devido não só pela comunidade cientifica mas, por todos aqueles que hoje fazem uso de uma tomada.Não atribuir a Tesla as honras por tantas descobertas que revolucionaram o mundo é negar a propria existencia. Pense nisso quando vir um simples modelo radio controlado.

  11. Super cientista disse:

    Nikola Tesla foi provavelmento um dos maiores cientistas que já existiram!

  12. Miguel disse:

    Eu ainda não li o material mas pelo que já conheço do assunto creio que Nikola Tesla foi em termos de capacidade intelectual um Leonardo da Vinci do século XX, muito provavelmente maior.
    Lamentável que a mitologia midiática já tenha eleito seu campeão das ciências e assim quando se pergunta para a imensa massa quem foi o maior cientista a resposta automática logo diz Einstein.
    Uma pena.

  13. […] radar, robôs elétricos de controle remoto, portas lógicas, passando pela famosa bobina de Tesla, aceleradores de partículas, […]

  14. […] esta aplicação de suas bobinas, mas porque a própria demonstração é uma variação das que ele já fazia há um século. Proteste                Veja também:Black Sabbath: […]

  15. leticia disse:

    este homem é um gênio,se não fosse ele não haveria a tecnologia que temos hoje.
    Ele era um ser humano incrível e fantástico.Pra minha pessoa ele concerteza foi um dos maiores cientistas que já existiram!

  16. Renato disse:

    Ele é o cara!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *