MENU
platform934da.jpg

Portal invisível de Harry Potter é possível

spritebrasil32hj.jpg

Aplicando ciência aos OVNIs

8 de outubro de 2008 Comments (18) Views: 5503 Ceticismo, Destaques, Fortianismo

Mistérios explicados

O HBD publicou uma lista de “Top 5 Mistérios Inexplicados”, devidamente reproduzida no Comodismo. Depois de conferir sua apresentação no Top 5, confira, sem demora, o “outro lado” destas histórias:

5) O Caso Das Máscaras de Chumbo

mascaras Os códigos encontrados nos bilhetes são códigos de peças eletrônicas, como válvulas, com as quais as vítimas trabalhavam e que pretendiam comprar em sua viagem.

A máscara de chumbo e outros elementos encontrados com os corpos são de fato incomuns, mas se relacionam provavelmente com sua tentativa de contatar seres ou espíritos extraterrestres por meios esotéricos. Já haviam feito experiências similares anteriormente.

Na experiência fatídica que terminou com sua morte, contudo, é muito provável que ao invés de ETs, tenham encontrado um criminoso, seu algoz. A maior parte do dinheiro que possuíam desapareceu, e tudo sugere o envolvimento de um terceiro elemento, que os manipulou e envenenou.

Um dos principais mistérios do caso é a causa mortis indeterminada pela autópsia, mas no programa especial “Linha Direta Justiça”, de julho de 2004, revelou-se que em verdade as vísceras apodreceram no IML antes de serem examinadas, em meio a uma confusão. Não foi feito exame toxicólógico.

Mesmo o ufólogo Jacques Valleé visitou anos depois o local onde os corpos foram encontrados, e se surpreendeu com o fato da vegetação não crescer na área. Mas isso também pode ter uma explicação prosaica: quando os corpos foram encontrados pela polícia, foram jogadas quantidades copiosas de formol para conter o cheiro, o que deve ter impregnado o solo.

Não sabemos, e talvez nunca saberemos ao certo o que aconteceu no infame “caso das máscaras de chumbo”, mas uma visão crítica sugere que foram duas vítimas enganadas e assassinadas pela sua credulidade. O mistério nasceu de deslizes da investigação policial e o sensacionalismo. O culpado, muito terrestre, nunca foi condenado.

Continue lendo para mais explicações para o inexplicado.

4) A Batalha de Los Angeles

battle_LAda

O evento é a rigor inexplicado. Infelizmente, há apenas uma fotografia conhecida registrando o incidente, e ela é motivo de discussão.

Embora ufólogos enxerguem um objeto sólido, mesmo discóide, interrompendo a luz dos holofotes, há pontos críticos a considerar na fotografia.

Ela foi capturada com um longo tempo de exposição, o que explica por que várias explosões de artilharia foram capturadas. E este pequeno detalhe pode explicar o aspecto do que se vê. Os holofotes convergem a um ponto, e é possível que não houvesse nada naquela área além de camadas de fumaça e nuvem.

1127164872

É possível. Falsos alarmes e pânicos injustificados ocorreram antes e durante a guerra no continente estado-unidense, com destaque para o Gaseador Louco de Mattoon.

Também é possível que uma aeronave, terrestre ou não, de fato tenha sobrevoado Los Angeles. O único registro físico de tal é contudo… motivo de discussão.

 

3) O mapa de Piri Reis

waldseemuller
Mapa de Waldseemuller, anterior ao de Piri Reis

O mapa não é surpreendentemente acurado, e não reproduz a Antártida livre de gelo. Possui uma precisão similar a de mapas da mesma época, nada misteriosos. Simples assim.

Leia Os Antigos Mapas da Antártida

2) O Incidente de Dyatlov Pass

Comentamos a bizarra e intrigante história que circulou na rede há alguns meses… e desde então, continuamos à espera de melhores referências para o incidente. Depois de todo este tempo, não parece ser uma obra de marketing viral, e bem podem ter sido eventos reais. Ainda que haja poucas fontes primárias indicadas.

Ainda que boa parte das informações sejam verdadeiras, ainda não sabemos se todas o são. E Brian Dunning, de Skeptoid, oferece pelo menos uma versão para o que poderia ter ocorrido, sem nenhum elemento muito extraordinário (em inglês).

Ele admite que sua versão “está errada, claro, tendo sido elaborada de minha cadeira 50 anos depois do fato e sem conhecimentos sobre a região. Mas é completamente razoável e satisfaz adequadamente os fatos como os conhecemos”.

Como no caso das máscaras de chumbo, talvez jamais saibamos com certeza o que aconteceu. Mas o mistério não o impede de comer salsichas.

 

1) O Manuscrito Voynich

O livro continua indecifrado. Não apenas indecifrado, como não se sabe se realmente diz algo ou se é apenas um amontoado de símbolos sem significado criado com o intuito de… parecer dizer algo. Vários pesquisadores já anunciaram ter encontrado indicações de que o livro é uma fraude, mas as evidências não são conclusivas.

O inexplicado atiça assim a imaginação, e o Manuscrito Voynich tem hoje uma fama que rivaliza o Necronomicon – que talvez seja mais famoso e misterioso justamente porque é um livro que além de indecifrado… não existe! Ou será que existe?

Por mais que nossas fantasias se esforcem, no entanto, é pouco provável que o livro de Voynich contenha invocações de demônios ou a resposta para a vida, o universo e tudo mais. Sabemos que ele data do século 15 ou 16, e as ilustrações que o acompanham não parecem sugerir grandes mistérios, apenas plantas, estrelas e figuras diversas.

voynichdas

Isso, claro, a menos que o texto indecifrado não tenha relação com as imagens, e contenha a invocação correta para despertar os Grandes Antigos.

– – –

Todos esses mistérios são curiosos e alguns são de fato misteriosos. Também já li e gostei de Berlitz. Mas depois de anos investigando mistérios do insólito, descobri que a solução à enorme parte deles é desanimadora. Tão simples, tão prosaica, que é ignorada e mesmo rejeitada por muitos.

Em contraparte, a ciência possui mistérios que – veja só – têm garantia de que sua solução será espetacular. Sim, cientistas podem não saber a resposta para uma pergunta, mas por vezes dedicaram tanto tempo em busca dela que sabem de certa forma como a resposta deverá ser e quais serão suas conseqüências imediatas.

E ainda não sabem a resposta!

O fascínio pelo mistério é uma das mais promissoras inspirações que podemos ter. E encontrar a solução, mesmo que desapontadora, a um enigma só deve significar que há outros melhores para tomar seu lugar. Nossa intenção aqui ao jogar água fria em alguns mistérios não é desanimá-lo. É atear fogo em sua vontade por mistérios verdadeiros.

Tags: , , , , ,

18 Responses to Mistérios explicados

  1. marcel disse:

    Ninguém é assassinado por “credulidade” e sim por assassinos. São assassinos que decidem matar pessoas.

    Elas teriam morrido por credulidade se decidissem pular da janela imaginando que voariam o que não ocorreu.

    Você pode está em um lugar e acreditar que aquela pessoa que ofereceu carona a você está realmente disposta a ajudar você e aí ela te mata. Você morreu por credulidade ? Não. Morreu por decisão e vontade de um assassino.

  2. Marcus VBP disse:

    Pois é… quando vejo estes “mistérios misteriosos”, o nome Charles Berlitz (eu tenho o livro dele), etc etc., parece que estou olhando uma máquina do tempo, me vendo no passado…

  3. Kid disse:

    Interessante essa análise dos mistérios.

    Já estou preparando uma sequel praquele post pra dar mais trabalho pra vocês :D

  4. E a respeito destes círculos alguém tem mais informações:
    http://entrononentro.haaan.com
    Gostaria de completar o post.

  5. Carlos Magro disse:

    “Você morreu por credulidade ? Não.”

    Se você alguém correndo com uma faca na sua direção, você pode crer que é um assassino, que só alguém correndo com uma faca, ou que é alguém que veio te ajudar. Preconceito em todos os casos.

    Você não espera pra confirmar que a pessoa com a faca realmente ia te matar. Você só acredita que uma das possibilidades se concretize, e você se conforma com sua hipótese mesmo que se mostre contrária.

  6. sartori disse:

    nossa..ela mata e aleija..tenham em mente os crentes religiosos que se negam a tomar remedios crendo numa salvação divina,ou nas vitimas da fé que desistem de tratamentos e perdem membros acreditando que deus é mais poderoso que a gangrena..

  7. marcel disse:

    Outra coisa que a credulidade aleija é o pensamento de vocês.

    Não é porque há loucos no mundo que a culpa seja ou da religião ou da ciência ou de qualquer coisa a que os loucos atribuem seus atos.

  8. sartori disse:

    tem razão..as vezes a culpa é dos maçons!!!!

  9. Renato disse:

    O Necronomicon (“Al Azif”, no original árabe) é um livro fictício criado por H.P.Lovecraft, autor estadunidense de ficção científica, horror e literatura fantástica. Segundo o próprio, o Necronomicon teria sido escrito em Damasco por volta de 730 d.C. por Abdul Alhazred, um poeta árabe louco originário de Sanaa, no Iémen.

    O “Necronomicon” é o mais famoso livro fictício dos “Mitos de Cthulhu”, nome dado pelo escritor August Derleth à mitologia criada por Lovecraft, e aparece na grande maioria das suas obras. Usando esta fórmula de atribuição a um autor antigo de um livro, cuja cópia em seu poder seria a última existente, e usando um contexto fantástico, o autor desenvolve a ideia de um livro mágico citado em suas obras, creditando possíveis excessos à alma de poeta do “autor” original. Esta fórmula literária foi também utilizada por Jorge Luis Borges e Umberto Eco nas suas obras.

    Fonte: Wikipedia

  10. ricardo malta disse:

    A “explicação” do caso das máscaras de chumbo é rídicula.O que faz o fato incomum, não são as supostas ligações com ovnis e etes, mas a forma com que morreram. Diz o autor da ” explicação” que os infelizes foram vítimas de um criminoso que roubou o seu dinheiro. Pergunta-se o tal algóz matou-os como? De susto? Ora .se não temos prova do que alegamos, o que temos são suposições, que não podem ser chamadas de explicações . Ceticismo sem argumentação sólida é intolerância .

  11. Viejo disse:

    E o mistério das meias que somem da gaveta? Já perdi as contas de quantos pares de meia comprei nos últimos 3 anos!
    Minha teoria atual é de que as meias são compostas de um novo material que evapora, tipo meias de naftalina.
    A busca pela verdade continua…

  12. Nasda disse:

    Creio que estavam realmente tentando se protegendo contra radioatividade (se foi isso que os matou eu não sei, pode ter sido desde um relâmpago até veneno), tanto o uso de máscaras de chumbo quanto a ingestão de capsulas corroboram para isso. O chumbo é conhecido por prover proteção contra radiação, já as capsulas podem ser inibidores dos efeitos da radiação, segue abaixo trecho do texto da veja sobre o desastre de Chernobyl:

    Quem corre o risco de ser alcançado pela nuvem radioativa está sujeito a três ameaças principais: o iodo-131, o estrôncio-90 e o césio-137. O iodo-131 vai diretamente para a tireóide, provocando hipotireoidismo, necrose ou câncer, segundo o nível de contaminação. Mesmo uma pessoa que não tenha passado pela área contaminada pode ser alcançada pelo iodo-131: basta tomar o leite de uma vaca que se tenha alimentado num pasto atingido pelos resíduos radioativos. As pílulas de iodeto de potássio, ingeridas por dinamarqueses e poloneses na semana passada, só servem como antídoto se tomadas antes ou até as primeiras 12 horas após a exposição. Nesse caso, o iodeto é absorvido pela tireóide, não deixando espaço para o iodo radioativo.

    Fonte:

    http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1268&textCode=82785&date=currentDate

    Israel discute a proteção da população civil com vacinas contra a varíola e pílulas contra as partículas radioativas resultantes de ataques nucleares

    Fonte:

    http://old.kh-uia.org.il/Crisisnew/artical2002/portuguese/2108%20Aportuguese.htm

  13. Rain disse:

    Gostei!! quando eu li sobre esses casos sabia q existia uma explicação simples e racional!:D valeu!!

  14. Bruno disse:

    Solução ridícula e infeliz essa apresentada cuja causa foi a “credulidade”!!!!

  15. Carlos disse:

    Quanto ao O Incidente de Dyatlov Pass tem um video no youtube que é do H channel que tem as imagens da época, o sinistro é que o gelo conserva as pessoas e elas estavam queimadas, mas sem a pele estar destruida. O frio intenso da região conservaria pele e cabelos quase que intactos link abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=m5KmbuSrqEk

  16. Sandro disse:

    O mistério das máscaras de chumbo é mesmo bastante confuso,não vou usar a palavra estranho,pois as pistas,provas e a situação parecem não ter sentido a não ser para os 2 mortos.Mas analisando o caso e os dados sobre ele,realmente as testemunhas afirmam ter visto mais uma pessoa com eles,mostrando que havia mais gente envolvida no experimento que eles queriam fazer no morro.Provavelmente eles foram tapeados por essa pessoa e foram envenenados,isso tá bem na cara e não é possível que ninguém aqui além de mim vejam isso!!?
    Concordo inteiramente quando o Kentaro diz que quando nós desvendamos um desses mistérios que tanto remoem as pessoas crédulas seja no sentido da ufologia quanto do sobrenatural não quebra o ‘encanto’ do mistério mas sim abre o caminho para novos mistérios,entendam isso.
    Abraço para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *