Ceticismo

Published on janeiro 31st, 2002 | by Kentaro Mori

77

Fotos de Fadas – Elsie Wright e Frances Griffith

primas fortianismo ceticismo Frances Griffiths, uma garotinha inglesa de dez anos de idade, vivia se perdendo em brincadeiras nos fundos de sua casa. O ano era 1917, e para explicar-se para sua mãe, Frances contou que estava brincando com fadas. Logo sua família começou a caçoar da crença infantil da garota, e foi então que sua prima mais velha, Elsie Wright, resolveu provar a história de Frances. Elsie tinha então dezesseis anos, pegou uma câmera fotográfica emprestada e uma hora depois de se aventurar no vale de Cottingley as primas voltaram para casa com inacreditáveis fotos de fadas.

cottin1c fortianismo ceticismo

Alguns anos depois a senhora Wright, mãe de Elsie, envolveu-se com a Sociedade Teosófica, que dava credibilidade a fotos de espíritos e afins. Ao assistir uma palestra em que fadas foram discutidas, ela lembrou-se das fotos e as entregou ao palestrante que tratou de passá-las a Edward Gardner. Ele as tomou a sério, e pediu a ajuda de diversos especialistas, entre eles ninguém menos que Sir Arthur Conan Doyle, criador do célebre detetive fictício Sherlock Holmes e notável figura no espiritualismo da época.

Doyle se impressionou muito com as fotos e, mesmo sem ser um perito fotográfico, declarou-as autênticas. Muitos atribuem o grande sucesso das fotos à credibilidade apaixonada que Doyle lhes emprestou, falando sobre como elas provavam que existia um outro mundo espiritual.

Os defensores da autenticidade das imagens concediam que elas poderiam ter sido forjadas, mas deveria ter sido muito complicado e as garotas eram apenas… crianças. Enquanto isto, céticos notavam diversas discrepâncias e detalhes suspeitos, como o detalhe de que Elsie já havia trabalhado em um estúdio fotográfico durante a guerra e talvez pudesse ter forjado as imagens apesar da pouca idade.

Mas provas definitivas da fraude só surgiriam mais de meio século depois. Em 1982, o perito fotográfico Geoffrey Crawley analisou o que se acreditavam ser as placas originais das fotografias. Sua conclusão foi simples e irrefutável: a câmera tipo “Midg” com que a primeira e mais famosa imagem, vista acima, teria sido tomada é incapaz de produzir uma fotografia tão nítida. A imagem que todos discutiram por décadas havia sido claramente retocada, e analisando a placa que se dizia ser a original, Crawley pôde indicar mesmo sinais claro de retoque, como a elipse que pode ser vista ao redor do rosto de Frances:

fadascottingleynegativo3215 fortianismo ceticismo

Na polêmica das críticas de Crawley, em março de 1983 as primas, aqora já idosas, finalmente “confessaram que as fadas nas fotografias eram na verdade desenhos que Elsie tinha feito, recortado e prendido com alfinetes“. Era de início apenas uma travessura a pregar nos adultos que estavam caçoando das histórias sobre fadas inventadas pela pequena Frances, mas a dimensão que a brincadeira tomou, com o envolvimento de figuras como Doyle, fez com que as garotas não tivessem escolha a não ser “permanecer caladas“.

Elsie e Frances comentaram o episódio no documentário de 1985, “Arthur C Clarke’s World Of Strange Powers – Fairies, Phantoms and Fantastic Photographs“:

Apesar da confissão, Frances insistiu que há mesmo fadas de verdade em Cottingley. Ou melhor, havia, “agora não há mais“. Em 1997 o evento foi transformado em um filme de ficção, “Contos de Fadas: Uma história verdadeira“, e em 2004 a fabricante de telefones celulares finlandesa Nokia contratou o fotógrafo inglês Rankin para criar imagens com o aparelho 7610 em homenagem ao evento. Comfadas de papel, claro:

cottingley fairy images hun fortianismo ceticismo

Hoje, tanto Elsie quanto Frances já faleceram, mas suas fadas de papel permanecerão eternamente como a extraordinária história real de como duas garotinhas puderam enganar o criador do mais famoso detetive do mundo, demonstrando o enorme poder da fé.

***

Dezenas de fotos teriam sido tiradas pelas garotas, porém a maioria foi descartada por elas mesmas. Presumivelmente mostravam sinais de fraude ainda mais evidentes. Restam hoje apenas quatro além da mais famosa:

fadas2 fortianismo ceticismo fadas3 fortianismo ceticismo

fadas5 fortianismo ceticismo fadas4 fortianismo ceticismo

- – -

Confira

- Arthur Conan Doyle, Espiritualismo e Fadas- Com versões maiores das fotos e mais detalhes sobre o caso das fadas de Cottingley

Tags: , , , , , , ,


About the Author

+



77 Responses to Fotos de Fadas – Elsie Wright e Frances Griffith

  1. Jackson P Silva says:

    Estas narrações acima foram de uma inteligencia e praticidade enormes, parabéns aos autores ou autor. Na vida quase tudo é ficção, devemos respeita´- las, mas aceita-las como verdades é outra história, e a vida continua . . .

  2. pernalino says:

    aff¬¬ eu acredito em fadas e duendes e gnomos etc mas isso e pura montagem

  3. nini says:

    rsrs, ate um leigo em fotografia ve que eh montagem… mas na epoca deve ter mechido com a cabesa das pessoas… criansas enxergam mais por que sao mais puras, principalmente e tempos atras… e o filme eh lindo

  4. yara says:

    eu acredito que o mundo não seja só o que vemos.nossos olhos fisicos só enxergam o que é material. fiquei um pouco triste com essas revelaões, que parece que foi mesmo uma brincadeira. mas no fundo de minha alma, eu acredito que esses seres existam . só não sei se dessa forma, pois nunca vi nenhum. Yara

  5. mikaely says:

    eu acredito mas so vendo de verdade perto de mim ao meu lado toca em mim so isso eu acredito yes eu amo fada um breijos mika

  6. kesia says:

    e muito lindas as fadas

  7. amanda says:

    essas fotos antigas por elas que eu acredito EM FADAS

  8. jaina says:

    eu acreditu em fadas agora mas do nunca
    elas são extremamente lindas e acreditu na garota que viu fadas pela primeira vez e nas fotus que prova mas ainda afinal as fotos não menten

  9. laysa says:

    eu acredito em fadas sim pq eu já tirei fotos de fadas só não coloco na internet pq elas são secretas e mas ninguén pode saber

  10. vitoria says:

    eu sou vitoria e tenho dez anos eu acredito em fadas e eu fico muito triste porque eu nâo consigo velas,não e porque eu sou criança e que eu tenho muita fé e sei que um dia eu vou velas por bem no fundo do meu coraçâo elas existem eu posso provar que elas existem.Bem,para cada detalhe da natureza e obra das fadas quem e que faz as folhas cairem das arvores no outono,quem manda a briza do tempo,e as gotas de aguas nas folhas e nas teis de aranha eu sei que parece loucura más nâo e acreditem por favor olha cada fada tem um talento tem fada da agua,fada da luz,fada artesâ,fada dos animais,fadas jardineiras,fadas do vento,fadas dos flocos de neves,e para provar isso eu recomendo que vocês assistam tinker bell uma aventura no mundo das fadas.ai sim vocês vão saber do que eu estou falando,e eu pesso para que essa tao de Laysa coloque essas fotos que ela tirou de fadas coloque na internet para os cientistas saberem que o que disemos e tudo verdade e melhos você por essas foos na internet antes que seja tarde demais.Se acreditam em Sobrenatural tanbem se pode acreditar em fadas.

    • dafny says:

      a vitoria esta certissima, muita gente acredita em fantasmas, bruxas, gnomos, sereias, peixes magicos, mundo encantado entre outras coisas, mas também tem gent q ñ acredita. meu nome eh dafny, eu tenho 13 anos, e acredito em fadas. pois será q o ser humano eh tão solitário assim, para viver nesse mundo q eh tão grande. Acredito q possa haver sim, fadas, mas, existem algumas pessoas q tem aquela frase: “eu so acredito vendo!” q bobagem!
      as pessoas tem q abrir os olhos e aceitarem q nos seríamos muitos egoístas em ter esse mundo tão imenso somente para nós.

  11. ogawa says:

    Sou ogawa e tenho 21 anos
    E acredito em fadas e principalmente em doendes.
    Não acredito que as fadas de Frances seje de mentira,acho que as fadas sinplismente não gostaria que todo mundo as caçassem pelos vales onde elas se encontravam.E acredito que crianças podem dar a vida a seres diferentes como eu por acaso.Mais é sempre mantido sigilo.
    Acho que elas mentiram depois de velhas.
    mais fiquei muito feliz com isso.E acredito nas fotos.
    e pra mim são reais.(tenho o filme que fizeram e achei muito convisente.)
    bejus gente
    ogawa^_^

  12. matheus says:

    eu acredito em fadas olho para todos os lugares e nao vejo nada porque sao inviziveis e nao so fadas duendes trous goblins ninfas e grifos e etc elas fazem por segurança eles tem medo dos humanos se voçe quer ver huma voçe tem que conquistar a sua conviança

  13. nikas says:

    quando se acredita em fadas tudo e magico e acreditasse!!!não se questiona ou duvidasse!

  14. Vanderlei says:

    Eu acredito em fadas e gnomos, mas sao espiritos elementais e nao podem ser fotografados. Mas a maioria das pessoas precisam de uma prova fisica e entao se deixam levar pela mente fantasiosa

  15. anny says:

    Na verdade, é impressionante. Eu acredito,muito.Mas creio que são elas são demais para a ciência.

  16. josi nunes says:

    tenho 36 anos e “acredito” en fadas desde minha infancia .sei que e surreal por isso as via quando crianca…

  17. Marcelo says:

    Amigos, tenho 48 anos, sou formado em economia, jornalismo e publicidade e acredito nas fadas e gnomos assim como acredito no ar que respiramos. O que nossos olhos não veem não quer dizer que não exite, mas assim como o ar que respiramos e não vemos, podemos sentir a presença das fadas no contato com a natureza. Existem muitas fantasias nas histórias que ouvimos, assim como existem estudos sérios. É preciso que as pessoas separem o joio do trigo. Nunca ví, mas acredito nas fadas, basta respirar o perfume das flores, ar puro e um pouco de imaginação.

  18. sarah jessica says:

    eu acredito em fadas desde pequenina a primeira vez q assisti o filme o encanto das fadas tinha 8anos e sempre acreditei na frances e elsie…
    tudo bem q a maioria das fotos ñ e verdadeira mas ñ podemos acreditar nas coisas so se as vermos.nos ñ vemos deus certo? mas ele ñ existe?entãofadas existem em quanto houver crianças ou pessoas q acreditem nelas e usar sua imaginação para velas…
    origada frances e elsie por nos fazer acreditar nelas…

  19. Pingback: CeticismoAberto de volta ao programa E-Farsas | CeticismoAberto

  20. felipe says:

    então eu sou o único aqui q não crê q isso exista?

  21. Raquel says:

    Tenho 25 anos e também acredito em fadas e outros elementais. Sempre acreditei. E sinto que há mais do que apenas vemos, existe um mundo imaterial ao nosso redor. E qual a razão para não cremos em fadas? Alguém já viu Deus, ou algum Deus? Mesmo assim, as pessoas acreditam. Não é necessário ver para crer. É necessário sentir, para crer.

  22. sonia says:

    será realmente que fadas existem gostaria de saber.

  23. FRANCISCO MEDEIROS says:

    NÃO ACREDITO EM NADA QUE A CIENCIA NAO PROVE.

  24. Mário says:

    Fiquei abismado com tantas declarações absurdas de crença em fadas…
    Notem que praticamente todas as declarações são de meninas ou mulheres, que geralmente são mais espiritualistas e fantasiosas…
    Acredito ainda que deve ter muitas meninas com idade inferior a 12 anos (tem a declaração de uma de 10 anos), aí sim faz sentido.
    Para quem tem mais de 10 anos e acredita em fada, deve acreditar também em Papai Noel, Saci Pererê, Lobisomen, e outras bobagens…
    Gente vamos acordar para a realidade !!!

  25. William says:

    Quando fui comentar ja vi que o Mario falou quase tudo que eu iria falar

    Mais um caso parecido com o do E.T de varginia …

    Marcelo, com imaginação você cria o que voce quiser cara ….

    Maioria das pessoas que comentaram ( o titulo atrai pessoas assim ) sao crianças, ou crianças ja crescidas com idade avançada que se encataram com fadas por algum filme ou desenho, e acreditam até hoje, e com a emoção de terem lido essa matéria escrevem essas coisas fantasiosas …

  26. William says:

    Qualquer ser consegue ver que sao figuras de papel ou isopor fino ou papelão, eu na primeira foto ja tinha percebido …

    talvez a imaginação tao fertil cega algumas pessoas ..

  27. ana says:

    Ninguém pode obrigar ninguém a acreditar na sua crença. Acreditem se quiser, mas nada foi inventado de um sonho, tudo que vocês pensam e vêem sem filmes existem, só consegue ver quem acredita.

  28. Jéssica says:

    As pessoas só vêem o que querem ver.
    É incrível que mesmo depois de as duas senhoras terem confessado que mentiram, revelaram os truques que aplicaram na foto, e tudo… Tem gente que ainda diz que “elas mentiram depois de velhas”, pode?!
    Todos os contos, fotos e filmes que vocês leram, viram ou assistiram, foi inventado por alguém. Ou seja, os motivos que tinham para acreditar que fosse verdade não são reais, e mesmo assim, tem gente que não quer acordar.
    Tá na hora desse bando gente velha cair na real…

  29. Rato says:

    Para mim todos aí que falaram que acreditam era apenas uma pessoa trollando.

    E logo a primeira imagem nota-se que é fake… muito fake.

  30. gabriele says:

    gostei legal adorei aprende sobre isso

  31. aninha says:

    oi queria tanto conhecer este vale ele parace d+… mas fica looooooooooooonge… eu acredito em fadaaas

  32. Márcia Borges says:

    É claro que é montagem, mas sonhar não faz mal a ninguém :)

  33. Daniel DF says:

    Bom, pelos que os bruxos dizem, elementais do ar existem e nao tem aparencia parecida com humanos.
    Isso ai é terrivelmente fake.
    Recomendo procurar um bruxo que vai te indicar como fazer pra ver, ou fazer as proprias invocações.

  34. gabr23 says:

    afffffffff
    muita mentira
    mais uma coisa eu acredito e é
    em Deus

  35. Wesley says:

    Eu não acredito em fadas… Elas são muito mentirosas. Um dia uma delas disse q vinha aqui em casa, e só apareceu uma doende um pouco bêbada falando que a fada tinha saído com o coelhinho da páscoa pra comprar barras de chocolate pra trocar por algumas moedas com o gnomo do pote de ouro. Poutz, porque não mandaram uma elfa me avisar, ao invés de uma anã. :/

  36. Eu acredito em fadas elas sao reais sao lindas e em sereias tambem acredito sao maravilhosas eu queria ver 1 fada alguma veses

  37. Pingback: As fadas de Cottingley « Unhas Inspiradas

  38. agatah silva says:

    fadas existem! eu sei que sim eu sou uma posso provar,fadas não podem voar na chuva fadas são responsáveis pelos animais(algumas) umas são resp.pela água outras pela naturza pelo tempo pelo arco íris e pelo sol é isso que as fadas fazem, algumas são lindas outras são orrorosas! umas são nojentas algumas são salientes outras são demais igual á mim eu sou uma sereia fada acreditem!!!!!!!!!!!!!!!!!

  39. Graziele says:

    O Mário é um idiota,você homens acham que são melhor do que todo mundo e tomara que nodia em que voês verem uma fada de verdade eu esteja perto(não sei se moram em oliveira minas-gerais)para RIR de você,por que nem todas as fadas são bonitas.

  40. dafny says:

    essa foi muito constragedora, essas 2 primas poderiam ter incentivado as pessoas a acreditarem mesmo em fadas, mas falando a verdade, não deveriam ter mentido, imagina só: todas aquelas pessoas que acreditavam em fadas na epoca, e que se decepcionaram com o fato de elas terem mentido sobre o assunto, depois que muitas pessoas acreditavam.

  41. maria clara says:

    eu sempre quis acreditar em fada até fis um trecho de uma música sobre elas: fadas ou fadas escondidas na minha imaginação passando para a realidade fadas

  42. Lara says:

    Elas existem, eu já vi!
    Ah, e NÃO é coisa de criancinha. Sim, EU sou uma criancinha de 12 aninhos, muito pequena para entender o que chamam de “Mundo dos Adultos”. Bem, eu entendo o “Mundo das Fadas”. Pesquiso sobre elas há muitos anos. Sei muitas coisas sobre elas.
    E meu pai acredita! Não sou só eu. A magia contagia a todos… Agora a minha mãe também acredita…
    E… Pessoal que não acredita: se não acreditam, por que estavam pesquisando sobre fadas, hã?

    • Isis says:

      Lara eu tambem Ja vi ! existem! Foi so numa floresta eu as vi de longe . mais vi ! Juro! mas , e verdade ! de longe eram douradas! brilhantes , Eu so tenho 11 annos mais vi ! voavam e toda vez que eu as olhava , se escondiam ! entravam dentro da floresta !

  43. caroline says:

    nossa eu acredito em fadas desde quando eu tinha 3 anos de idade

  44. ari says:

    eu acredito em fadas por isso as procuro nao so na natureza mas tambem na internet
    por alguma coisa estou agora aqui a escrever este comentario
    mas acreditem em mim eu sei que existem nao so pelas provas do youtube mas tambem porque ja vi 4 juntas a brincar no meu jardim
    acreditem elas existem e nao é so na nossa imaaginaçao

  45. ari says:

    a unica coisa que vos digo é que as fadas ixistem e eu sou uma delas

  46. ari says:

    sou uma fada da natureza e tenho amigas fadas

  47. Milena says:

    LEIA e VC NAO VAi SE ARRENPENDER Eu acredito que as fadas existem sim porque esses dias atras aconteceu uma cisa muito estranha com migo eu estava em casa sozinha mechendo no pc escutei alguma coisa se mechendo atras da geladeira me aprosimei e quando eu vi nao era nada mas mesmo asim fazia barrulho atras da geladeira pensei que a geladeira estava com poblema quando virei as costas para ir ao pc escutei um tipo um mine- crito muito baixo na quele dia ja tinha lido algumas coisas sobre fadas li que elas adorao àgua eu ja desconfiada se por acaso fosse alguma coisa que nao fosse humano me dirigi ao armario peguei uma vazilia e enchi de agua e foi mecher no pc mais ou menos 2 menutos depois escuto um barulho de agua quando eu vou na cozinha ver o que e nao vejo nada so escuto bem baixinho alguma coisa nadando na vazilia e uma esperiencia encrivel bom eu pelomenos achei que tinha uma fada nadando na vasilia OBRIGADA POR QUEM LEU ISSO

    • Rodrigo says:

      MILENA, LEIA e VC NAO VAi SE ARRENPENDER:

      com migo = comigo;
      mechendo = mexendo;
      atras = atrás;
      aprosimei = aproximei;
      poblema = problema;
      mine- crito = ????;
      na quele = naquele;
      ja = já;
      adorao = adoram;
      àgua = água;
      vazilia = vasilha;
      menutos = menudos, digo, minutos;
      so = só;
      esperiencia = experiência;
      encrivel = incrível;
      pelomenos = pelo menos;
      vasilia = vasilha

      OBRIGADO POR QUEM LEU ISSO

  48. leandra says:

    esse caso eu vi no fantastico junto com as revelacoes da verdade sobre as fotos.como eu era crianca achei que essa reportagem dos anos 80 fosse fruto da minha imaginacao e pesquisando achei essa materia bem esclarcedora. nao acredito em fadas e duendes, mas, como professora de artes parabenizo as autoras das fotos pelos lindos desenhos, a bela fotografia e bela expressao das meninas. muito melhores do o tema.

  49. Rodrigo says:

    Só dá maluco por aqui. Os comments ficaram mais interessantes que o próprio post. O país precisa de uma reforma educacional urgente!!!

  50. Ramon says:

    Outro dia estava a andar e a tomar meu cha diario de cogumelo, vi algo correr em direcao a cascata de minha fazendinha, entrei no meio do mato em direcao a cascata e eles estavao la, uns 14 duendes. Viram que eu nao faria nenhum mal, entao me ofereceram um cachimbo com uma erva boa, parecia que eu estava na terra media, ateh vi o frodo, fiquei a tarde inteira pitando e tomando meu chazinho. Foi muito bom.

  51. Serbão says:

    ué, como assim ‘não existe’? era tudo uma farsa?

  52. rayany says:

    isso e d+ eu adoro fadas eu tenho três tattuada em mim

  53. Julia says:

    Eu acredito nelas e espero um belo dia ve-las, falar e fazer amizade com elas!

  54. Karina says:

    Meu deus, isso é tao triste, pessoas nao respeitam no que as outras acreditam, essas pessoas que chingaram as outras ou ficaram tirando onda da nossa cara, bom tenho uma coisa a dizer: se vcs continuarem com essa ignorancia, vcs nunca vao sentir o verdadeiro sentido da vida, o nosso mundo é repleto de magia e de coisas incriveis, mas a pessoas precisam ver com outros olhos, sim eu acredito em fadas, pq eu sinto isso e eu tbm já vi uma com meus próprios olhos na época eu tinha 13 anos e hj tenho 15 anos, quando eu passei a crer em fadas e vi uma, o jeito q eu via o mundo mudou completamente, entao as pessoas só precisam sentir a alma da natureza e entao iram ver a verdade do mundo

  55. diogo ruiz says:

    olá eu sou uma criança de 8 anos e na minha casa tem varias flores e eu acredito en fadas é verdade sâo seres pequenos e sâo elementares,quando eu cheguei da minha escola eu sinti um cheiro bem bom e fui seguindo e eu vi uma fada voando ben rapído eu nem consigui ver direito ela tinha um cheiro muito mas muito muito forte mais era muito cheroso um perfume ben bom dava para sentir do meu quarto era fantastico mas pelo o desenho eu nâo sei se é montagem ou real mas que eu sei é que existe fada,doendes,salamandras,eufos,guinomos e etc.

  56. kananda says:

    pura montagem nossa que falta de criatividade!!!

  57. larapvitor says:

    Minhas vizinhas estao nesses dias dizendo que quando iam a escola viram uma fadinha bem pequena voando, mas nao conseguiram pegar ela pois estava no alto, nao sei se acredtio, mas elas juram por tudo que e mais sagrado que viram, ate por suas mortes estam jurando! Disseram que era preta, roupa preta, sapatos pretos, anteninhas com bolinhas pretas, cabelo preto amarrado, sem franja, asas pretas brilhantes meio transparentes e em volta um brilho azul brilhante

  58. larapvitor says:

    Minhas vizinhas estao nesses dias dizendo que quando iam a escola viram uma fadinha bem pequena voando, mas nao conseguiram pegar ela pois estava no alto, nao sei se acredtio, mas elas juram por tudo que e mais sagrado que viram, ate por suas mortes estam jurando! Disseram que era preta, roupa preta, sapatos pretos, anteninhas com bolinhas pretas, cabelo preto amarrado, sem franja, asas pretas brilhantes meio transparentes e em volta um brilho azul brilhante

  59. ana beatriz says:

    eu acho que fada nao existem

  60. Julio Costa says:

    Não sei como alguém que cria o detetive mais famoso do mundo cai numa dessas! Na foto dá pra notar que são recortes de desenhos.

  61. Milleny says:

    eu acredito em fadas mas elas nao sao simoles fadas sao o dia , a lus,a esperansa a vida ,a musica ,a paichao a rosa voce nao presisa ve uma fada vc sempre ve porque ela esta sentro de vc esso´ acredite somos tudo isso ,nao presisa de asas nem de poderes magicos simplesmente de fe´e´isso acreditem tudo e´ posivel ate´fadas

  62. nossa agora eu fiquei em duvida desde pequena sempre acreditei em fadas mas nunca a víííí´de verdade mas não foi falta de vontade

  63. nossa desde pequena acreditei em fadas embora nunca tinha visto
    mas pode acreditar não foi falta de vontade

  64. Hidequel says:

    …E meu teclado não acredita em mim. Deu enter e tive que começar tudo de novo. Nem acento quer entrar nesse troço… Acho que e coisa de ze Pelintra, a fada de terninho cafona…

  65. anne says:

    eu acredito em fadas,grifos e outros seres, sei que existem por que eu sinto la dentro sei que sou so uma criança de 12 anos e niguen ia acreditar em min, mas fiquei maravilhada com tantos comentários sobres os seris mágicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑