Destaques file0071.jpg

Published on abril 20th, 2010 | by Kentaro Mori

53

Encontrada outra imagem do “Viajante do Tempo”

file0071 fortianismo destaques

Já é o maior hit em quase uma década de CeticismoAberto: quase 50.000 visitas para a fotografia do “viajante do tempo” em 1940 em português, e mais de 213.000 para a versão em inglês em apenas cinco dias, com um pico de mais de duas pessoas lendo o texto por segundo!

Com tantos leitores, o caso não poderia ficar por isso mesmo, alguém acabaria por encontrar maiores informações. E foi o que Angie encontrou em outra fotografia da reabertura da ponte South Fork em 1940, que você confere acima. Esta segunda imagem faz parte da John Wihksne Collection, e é apropriadamente legendada “Abertura da nova (1940) ponte em South Fork”.

Você consegue localizar nosso “viajante do tempo”?

timetravelhipster2nd fortianismo destaques

Relembremos a fotografia original no museu Bralorne-Pioneer:

timeoriginal fortianismo destaques

A altura e o cabelo tornam o “viajante do tempo” fácil de identificar. Os carros, o cenário, os outros espectadores da inauguração, tudo parece em perfeita ordem, apenas de um ângulo e de um momento ligeiramente diferentes. O curioso homem realmente estava lá, e como vimos, suas roupas, mesmo óculos e câmera estavam disponíveis em 1940.

As fotografias não são assim prova de viagem no tempo, e sim indicação da natureza cíclica da moda. Assim como antigamente uma pele bronzeada era vista como algo rústico associado à classe operária e uma pele branca característica da nobreza, no que hoje se inverteu; o que é sofisticadamente despojado hoje podia ser nada mais que a forma casual com que um operário se vestia há 70 anos atrás.

[Com agradecimentos aos olhos atentes de Angie, com uma fotografia do sítio de Hank Sunderman]

Tags: ,


About the Author

+



53 Responses to Encontrada outra imagem do “Viajante do Tempo”

  1. Ísis says:

    que interessante..

    • roberto hayne says:

      O homem ir a lua foi fantastico, um avião voar é fantastico, qualquer um andar em um veiculo a mais de trezentos km por hora é fantastico, o celular é fantastico, cada minuto da vida é um fantastico milagre (como dizia o fantastico Ayrton Sena), só que todos já presenciaram… porque esse tal de ovni e viajante do tempo ninguem consegue provar suas veracidades, porque?

      • Vinícius Montecarlo says:

        Bem, meu caro…

        Porque foguetes extra-orbitais, aviões, trens-bala e carros-foguete, telefones móveis, experiências pessoais e esportes radicais, assim como os 34 anos de vida do querido Ayrton, foram MUITO BEM documentados, MUITO BEM verificados, MUITO BEM estudados, MUITO BEM comprovados, MUITO BEM validados. Todos “genitores” dos veículos, seus protótipos, seus inventores, seus auxiliares, seus patrocinadores, seus fornecedores, estão todos bem registrados na História Humana, registros de nascimento, registros de patente, notas fiscais de partes assim como testemunho dos vendedores, fotografias, gravações, jornalistas e todo tipo de curioso, vizinhos e parentes ao redor de cada inventor, todos corroboram os fatos. Todos esquemas técnicos ou mesmo os destroços dos veículos, os acidentes e erros, serviram para aprimora-los na versão seguinte até que se tornassem o que são hoje.

        Por outro lado, assim como alguns personagens mitológicos, não há qualquer registro de uma máquina do tempo funcional, nada que tenha passado dos testes, nada que tenha desaparecido senão por ilusionismo e mágica, não há nenhuma lei ou teoria da física natural que corrobore que átomos possam se mover apenas pelo tempo, e não pelo espaço, na direção reversa, indo parar no mesmo espaço mas em outro tempo, não há nada que chegue nem perto de explicar de onde viria a energia adicional das partículas que se moveriam para trás no tempo. Há porém hipóteses e paradoxos do caos que elas causariam.

        Isso porque para qualquer formado em física do ensino médio, assim como os inventores, engenheiros e mecânicos, tempo é um conceito análogo ao espaço e não uma partícula ou força elementar.

        Então como certos personagens mitológicos sem registro histórico, máquinas do tempo também só existem na literatura ficcional, e na imaginação dos sonhadores.

        Abraços.

  2. Lázaro says:

    Conversando com meu avô, que morou nos Estados Unidos e na Europa, tive a conclusão que realmente essas roupas existiam.

  3. newton silva says:

    Pode até ser que não seja, mas que o cara da foto era excêntrico, era. Afinal, se vestir daquela forma em meio a toda aquela gente, o cara queria mesmo era aparecer. É tanto que aparece até hoje.

  4. mrcs says:

    ninguem percebeu? é o Doc Brown Jovem, então é um viajante do tempo, só que não nessa época……

    Brincadeiras à parte, parabens pelo ceticismoaberto, leio sempre que posso, desde 2006 mais ou menos… E desabafando, como tem pessoas sem noção, que reclamam de tudo e não fazem nada, a não ser encher o saco dos outros e reclamar. PAciencia Mori! e PArabens de novo!

  5. leandrodemr says:

    eu ainda não entendi o porque de acharem que a câmera que ele segura era muito moderna pra época já que no lado esquerdo da foto tem um fotografo com uma câmera parecida na mão sem falar que o fato dele estar vestido diferente dos demais pode ter haver com o fato dele ser mais jovem que a maioria daquelas pessoas já que a maioria são pessoas velhas

  6. deCarpa says:

    Ok, vou explicar. Se a foto fosse fake, alguem ja iria saber e alertado toda a comunidade da web. Pesquisei na net e nao vi nada fake sobre essa foto, afinal o original se encontra num museu do Canada. Mesmo um cara excentrico nao usaria esse tipo de roupa, essa estampa de camisa nessa epoca (1940). Quao comumente voce ve um homem vestido com roupas colantes futuristicas hoje em dia? Nao ve nunca. Agora, nos EUA em 1940, um cara assim seria tratado como um bruxo (no minimo louco, isto eh misfit)! Mesmo esses oculos escuros, bem caracteristicos dos anos 80, eh de uma tecnologia que voce sabe que nao existia na epoca. Nem se fosse estilo industrial. Se a foto for legitima e eu acho que eh, esse cara nao deveria estar ai. Ja viu aquela foto da garota na praia com um OVNI no background? Tipo isso.

    Mas o que esse homem estaria fazendo ai na california em 1940? Esse momento deveria (deve) ter sido importante pra humanindade so seu timeline, e ele estaria la para documentar. Mas entao, pergunta super importante, porque ele nao se incomodou em usar roupas da epoca? Estava com pressa? Pra quem tem um maquina do tempo pra que pressa? De repente foi so um infortunio dele aparecer nessa foto. Talvez esse momento durou menos de 1 minuto. E porque nao voltar e concertar? Porque simplesmente eh matematicamente impossivel mudar o passado. As leis naturais nao permitem. Eh possivel mudar o passado em qualquer timeline, mas nao na sua propria, fazendo entao o paradoxo do avo ser impossivel. Se voce voltar no tempo e matar Hitler, nem eh interessante pois voce estara mudando uma timeline que nao eh a sua! Esse viajante do tempo estava nesse momento apenas documentando esse momento. Faz muito sentido essa foto ser legitima. Mesmo se eu comecar a falar do nivel quantico e filosofia e fisica quantica propriamente dita.

    Quem jamais provou que a historia de John Titor eh falsa???

    • Sergio says:

      Não se prova que uma estória é falsa. Deve-se provar se é verdadeira.

    • Anderson Brasil says:

      [quote]Mesmo um cara excentrico nao usaria esse tipo de roupa, essa estampa de camisa nessa epoca (1940). Quao comumente voce ve um homem vestido com roupas colantes futuristicas hoje em dia? Nao ve nunca. Agora, nos EUA em 1940, um cara assim seria tratado como um bruxo (no minimo louco, isto eh misfit)![/quote]

      Se a forma como ele está vestido era algo tão chamativa assim, então porque NÃO TEM NINGUÉM OLHANDO PRA ELE, nem de soslaio? (a menina ao fundo nitidamente está olhando para o fotógrafo). As roupas deles eram incomuns para a época, talvez até chocantes, mas não é nada absurdo que alguém utilizasse uma roupa destas.

      Inferir a existência de um viajante do tempo baseando-se unicamente em uma foto destas é, no mínimo, irresponsabilidade. Como dizia o saudoso Carl Sagan, “hipóteses extraordinárias requerem evidências extraordinárias”.

      Agora, pense um pouco… Sabemos que artistas tem uma certa tendência à excentricidade… O que lhe parece mais plausível? Que existiu um fotógrafo excêntrico que gostava de chocar as pessoas utilizando roupas incomuns? Ou que um viajante do tempo resolveu dar uma passadinha em 1940 pra tirar foto de um evento insignificante?

      Essas coisas sempre fazem me lembrar de Carl Sagan. O universo já é cheio de maravilhas e mistérios o suficiente. Olhe para o céu noturno e pense que cada um daqueles pontinhos é um sol flamejante milhares de vezes maior do que a Terra. Muitos destes sóis possuem outros planetas, outros sóis. Não é preciso inventar maravilhas e mistérios fictícios. O universo real já nos brinda com maravilhas suficientes.

      Anderson Brasil

  7. Cleber says:

    Neste site fala um pouco sobre o local: http://www.cayoosh.net/goldbridge.html
    Nõ sou muito bom de inglês, mas parece que o lugar tinha algo a ver com baseball, talvez isso ajude a explicar a excentricidade do nosso antigo amigo!
    O que vocês acham?

  8. assis says:

    A história é interessante, aliás já tivemos um filme parecido como os “Doze macacos”. Retratado com Bruce e Brad.
    Acredito que no futuro teremos esse tipo de viagem no tempo, ou poderemos estar vivendo no presente passado de quem veio do futuro. Espero que tenham acompanhado o raciocínio.
    Tudo é possível, mas não acredito nessa tese apresentada nesse momento.

  9. Rollhp says:

    tenho uma duvida se este cidadão estava nessa época alguém com mais ou menos essa idade dele como o rapaz da frente c/a câmera a moça atrás do senhor de casaco branco estejam vivos ou tenham parentes vivos q poderiam relatar algo sobre aquele evento da época, através de um destes se alguém o conhecia ou tb se ele ainda esta vivo e se estive estaria idoso, Esta foto mostra um local típico de interior e na década de 40 o povo conservado, e tds praticamente se conheciam agora se não existir nem um relato do tal homem realmente ele pode ser um viajante.
    Sem nenhum vinculo com a época.

  10. Iara says:

    Acho incrível como as pessoas pensam que a moda de hoje é de fato, atual. O tido como moderno hoje é o retrô, ou seja..esse modernete da foto nada mais é que um cidadão comum, e jovem da época. O famoso óculos Wayferer que tanto se usa hoje, era usado por Audrey Hepburn nos anos 60. O Ray Ban, pelos aviadores no começo do século XX. Quantas modelos e atrizes de hoje não caíram nas graças do estilo Pin Up e fizeram inúmeros ensaios assim? Dizer que quem é moderno/hype hoje em dia está sendo inovador, é no mínimo desinformado. O estilo de hoje é muuuito semelhante ao do tal ‘viajante do tempo’. Mas é muito mais fácil, cômodo, acreditar em teorias mirabolantes, certo?

  11. Raphael says:

    Essa segunda foto, mostrando o suposto viajante do tempo, esta completamente errada.
    Erros: na segunda foto, ele é muito alto, mais ou menos uma cabeça e meia mais alto que o cara do lado. Olhando na foto 1, ele nao é tão alto assim.

    E a distancia que ele esta do carro é diferente.

  12. terrorista says:

    é um aluno da universidade de montana-missoula que fica a poucos quilometros de south fork.
    da pra ver o M da jaqueta da universidade.

  13. Johnny says:

    Uma versão do Macfly??..rs.. a distância ai do carro não quer dizer nada, e se o carro ainda estivesse em movimento? uma foto pega de um ângulo e a outra pega de outra forma. As fotos são verdadeiras. As verdades estão para aparecer no mundo.

  14. MAURICIO GUERRA says:

    Incrível, se não for montagem só vem nos mostrar que realmente não sabemos de nada que acontece de verdade nesse nosso mundo cheio de mistérios.

  15. se vocês repararem, ele usa um óculo estilo aviador, do tipo q operários que trabalhavam com usinagem usavam na época para proteger os olhos, acredito que seja um simples operário mau vestido mesmo, alias conversei com meu pai ele me disse que o pai dele usava roupas descoladas por ser pobre

  16. Alberto says:

    Talvez este seja o primeiro Punk do mundo! =D

  17. roberto hayne says:

    fatos complicados, preferencialmente devemos ser como são tomé, ver para crer…

  18. roberto hayne says:

    tive o prazer de assistir sua entrevista no programa do jô e gostei bastante, fantastica…

  19. ricardo says:

    não é possivel que uma simples foto,fasam vcs pensarem que exista um viajante do tempo .deveria ter mais fotos com a mesma pesoa pra vcs poderem comprovar a veracidade do viajante

  20. wolverine says:

    bem, não acredito em viagem ao passado mais sim ao futuro, sou cientista da computação desde a primeira vez que vi falar sobre viagem temporal fiquei fascinado, estudei um pouco sobre o assunto e sei que se vc viajar mais rapido do que a velocidade da luz o que é impossivel hoje, seria possivel viajar no tempo, ja vi uma entrevista de um cara, que estava sobrevoando o triangulo das bermudas de avião ele e outras duas pessoas, eles entraram em uma especie de campo magnetico e sumiram do radar, depois apareceram em miami beach, e para eles terem feito esse viagem o avião teria que estar numa velocidade de 3.000km por hora, procurem na internet e vejam

    • fabio says:

      viajar mais rapido que a velocidade da luz é impossível hoje, ontem e amanhã. viajar mais rápido que a velocidade da luz é impossibilidade física, segundo absolutamente todas as teorias existentes.

      triangulo das bermudas é uma bela duma balela.

  21. Clayton says:

    Será que ninguem viu uma mulher ao fundo olhando para a mão do viajante ?
    será que ela viu algo que nunca tinha vista antes??

  22. fabio says:

    o estranho é que a maquina fotografica do “viajante” é até moderninha pra época (1940), mas é bem antiga pros dias de hoje (e, que eu saiba, a tecnologia de viagem no tempo esta bem distante de ser desenvolvida).

    então, a conclusão óbvia é de que o cara vai nascer em algumas décadas; vai voltar pra década de 1970, comprar uma maquina fotografica; e, só então, vai para 1940 assistir um evento completamente irrelevante pra historia da humanidade.

    certo?

  23. Dand says:

    Caros,
    Acredito que para não chamar atenção ele utilizou roupas da epoca (como um espião), caso contrario ele poderia criar um paradoxo temporal , não sabemos de quando este “viajante” veio então não podemos afirmar que a tecnologia para tal não existe, além do mais alguns cientistas afirmam que com rotações na velocidade da luz podemos quebrar o espaço tempo… Que não sebe ele não é um futuro Einstein!!! rsrs

  24. Glauco Santos says:

    Bem a explicação deste site é mt mais convicente que viajar no tempo http://geektwins.blogspot.com/2010/04/pic-of-week-time-traveler-captured-on.html

  25. Emanuel M. - O Paciente De La Misericórdia says:

    E o que um viajante do tempo iria fazer em uma inauguração chata de uma ponte qualquer, fala sério. Se fosse eu, estaria no Hawaí, na Califórnia, ou então curtindo uma bela praia com pouca poluição por lá ou outro lugar do mundo. Agora, o cara está em uma inauguração de ponte…

    Outro detalhe, que não bate nessa foto, que aparece apenas a cabeleira dele, é que na foto anterior os homens ao seu redor estão de chapéu ao passo que nessa recente não, então é fake mal feito.

  26. Ivaldo says:

    E o estilo do cabelo dele, alguém já comentou?

  27. lo angeli says:

    A foto mais recente do “viajante do tempo”, está me cheirando mais uma farsa de péssimo gosto.

  28. pensador says:

    Penso que seria impossivel voltar ao passado, ao menos que fosse criado uma espécie de ilusão, pois pense: voltar a 90 anos atrás digamos, muitas dessas pessoas já morreram, como poderiam revivê-las? Se ao mesmo tempo em que alguém voltasse ao passado distante, uma pessoa que já tivesse morrido teria que reviver aquele mesmo fato, certo? Em qual corpo ela voltaria? E seus restos mortais ainda estariam dentro do caixão? Em quanto uma pessoa volta ao passado, o presente ainda ocorre? Em qual paralelo isso aconteceria? É surpreendente imaginar que alguém já conseguiu voltar ao passado, mas esse homem da foto, poderia ser um artista, um inovador ou um operário.. A única coisa que me deixa perplexo nisso, é a estampa da camiseta; o óculos olhando mais de perto lembra mesmo um modelo mais antigo.

  29. Bolacha says:

    Cheguei a conclusão de que este ser humano é na verdade o Gordon Freeman ;)

  30. julioC says:

    Alguem quer chutar o q significa o M da camisa dele?

  31. Pingback: O Melhor de Ceticismo Aberto em 2010

  32. na 1 pic tem o cabelo á songoku

  33. Bruno says:

    No ano de 1940 que foi tirada a foto os homens só saiam de casa vestidos com camisa social e calsa solcial e de sapato ou de terno e gravata e sapatos, isso também para ir em locais públicos como eventos, inaugurações, cinemas e teatros, restaurantes, etc. Muitos homens só saiam de casa com chapéu ou cartola.
    Em muitos lugares os homens só podiam entrar se estivessem vestidos de terno e gravata.

    O homem da foto chamado de viajante do tempo, está vestido muito moderno e extravagante para época. Eu perguntei para minha vó e ela falou que aqui em São Paulo a maioria dos homens só saiam de casa de terno e gravata, e em muitos lugares públicos os homens só poderiam frequentar se estivessem vestidos de terno e gravata. Sem terno e gravata os homens não poderiam entrar em vários lugares.

    Pode ser sim que em algum lugar do Globo Terrestre alguém possa estar testando uma máquina do tempo, que possa lever uma pessoa ao passado ou ao futuro ou até mesmo mostrar em video fatos que aconteceram no passado e que aconteceram no futuro.

    Por isso que eu acho que esse homem pode ser sim um viajante do tempo, do nosso tempo ou de um tempo futuro mais distânte do nosso.

  34. Bruno says:

    eu li em uma resvista de ufologia um relato de um homem que dizia que foi abduzido e os seres extraterrestres, mostram para ele em video em uma tela com imagens melhor que a Alta Definição que temos hoje, fatos que aconteceram no passado do homem, no passado do povo da Terra, e fatos que iriam acontecer no futuro da humanidade da terra.

    Por isso que pode ser que pesseas ou Governos podem ter ajuda sim de seres de outros`Planetas para construírem uma Máquina do Tempo que faça com que uma pessoa viaje tanto para para o passado quanto para o futuro.

  35. auletta says:

    se analisarem melhor porque com a sua altura a sua sombra não é refletida nas duas senhoras que esta na sua frente

  36. Marcelo says:

    Procurem na Google por John Titor, uma histório no mínimo interessante. Ele começou a postar num forum de Viagem no Tempo, e quando começaram a duvidar da sua história mirabolante. Ele postou uma foto, a máquina parece muito rústica, mas, é um protótipo, capaz de viajar somene algumas decadas pelo tempo. Tem um manual interessante. Bom, verdade ou ficção, garanto que interessante a história é.

  37. EDU says:

    NÃO EXISTE NADA DE VIAGEM NO TEMPO NESSA FOTO. jOHN tITOR NÃO ACERTOU UMA PREVISÃO.

    BALELA

  38. rogerioalves says:

    Crer ou não crer,eis a questão ?
    Como na inquisição quem remava contra a maré de certas idéias,seu fim era na fogueira,hoje não ha fogueiras,porém ha argumentos contestáveis que a mídia nos faz crer incontestáveis !

  39. Marcos Novais says:

    Alguém comentou lá em cima que para dizermos que o sujeito é um viajante do tempo, teriamos que ter mais fotos com ele. Ledo engamo, meu camarada. Se por acaso houvesse um viajante temporal ele faria de tudo, absolutamente de tudo para continuar incógnito e no caso desse sujeito, que acredito ser daquele período mesmo, teria sido um engano por parte dele, se fosse um viajante do tempo. Ele teria ajustado a máquina para os anos 60 e caiu na época errada, tomara que tenha conseguido voltar para casa, rsrsrsrs.

    Mas falando sobre viajens no tempo, hoje é impossível empreender tal façanha, fisicamente impossível, avançar sim, retornar jamais. Porém… a ciencia evolui e muitas coisas impossível de se fazer a algumas décadas, hoje são viáveis, sem contar que a ciencia moderna está apenas engatinanhando rumo a sua jornada fantástica, haja visto a fisica quantica, que hoje provoca arrepios em muitos físicos tradicionais, mas que aos poucos vai ganhando adeptos e quem sabe não venha a nos mostrar que muito ainda pode ser feito pelo homem.

    Abraços.

  40. martin mistery says:

    ola a todos axo interessante tudo isso, sou meio loco nao entendo nada de fisica, fisica quantica, toda palhaçada so sei dizer uma coisa que posso dizer, tudo que esta a nosso alcance e perto de descubrirmos será, interrompido pensem bm, se o homen chegase perto de descobrir quem é Deus ou que é Deus, algo ou alguma coisa iria intervir,pois bm o que fizeram la na suiça queriam descobrir a particula do nao sei do que, em um maquina que fazia tirar 4milhoes d fotos por minuto a maquina com tanta tecnologia assim, entao nau chegaram nem perto de descobrir,issu que eu digo algo interviu fazendo com que eles parasem por enquanto. mas viajar no tempo so pra dizer que com o avanço tecnologico issu ai sei la so em 2000 e tanto ou pra mais mas tbm fico na duvida de que nau seria possivel voltar no tempo e sim ir a frente. pois mudar o que ja aconteceu traria riscos.

  41. Cezar Henrique says:

    Tem coisas mais importantes pra ser desvendado pelo ser humano , como como acabar com esse sistema de DEMo. injusto e hipócrita; e que criam essa coisas pra desviar a tenção e enganar os incautos através de suas vâs curiosdades. As pessoas acreditam em tudo, como que o homemm foi à Lua e Pelé é Rei de Futebol. heheheh 

  42. Anônimo says:

    Como podem achar que é balela, a viajem no tempo é possível sim! É incrível e ao mesmo tempo curioso, eu sei disso porque vim de outro planeta, não sei escrever a língua de vocês, então pedi para um ufólogo amigo meu escrever para mim. Ainda estou aprendendo a falar e escrever em português. Sou uma Pleiadiana do bem, meu nome é Nateptay Zoodentramigast e posso dizer que a tecnologia usada na máquina do tempo é muito parecida com a que utilizamos em nossas naves espaciais, apesar de vocês humanos serem ameaçadores e malvados, a grande maioria consegue ser gentil e amorosa, espero que o amor que são capazes de sentir os acompanhe por todas as suas evoluções, nobres macacos.

  43. Edragon says:

    Quando comecei a ler “vim de outro planeta” parei de ler. Enfim, esse cara ai provavelmente é um operário da época e nada mais, esse óculos é um óculos de solda comum, não tem nada de anormal nisso. Assisti Teins Gate, é incrível como ele te leva pra uma outra forma de pensar, mas não passa de ficção.. não da pra explicar nada sobre ET’s (o que a maioria aqui poderia estar rindo agora pelo que comentei) ou outras “lendas”, o que temos são: fotos, relatos de pessoas e muito encobrimento.

    Jonh Titor eu li a respeito, achei interessante, mas inviável, fala sério né? o cara volta ao passado para mandar mensagem de texto a um fórum qualquer??

    Suas fotos são TOSCAS, se fosse realmente uma MÁQUINA DO TEMPO ele mostraria muito mais do que apenas 3 ou 4 fotos.. e detalhe (uma delas mostra um volante, para que finalidade?) ok, vou parar de escrever para não ficar muito cansativo de ler.

  44. Fábio says:

    Vcs tem q se informar mais pois ele é de 2036 se n me engano e teve gente q falo q ele n acertou previsoes e sim ele acertou todas intao se informem primeiro .

  45. Mauricio says:

    Acredito que se uma pessoa está viajando no tempo, provavelmente ela volta pra revelar algo do futuro. Não para isso o.o

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑