Ceticismo arkexploring1.jpg

Published on abril 28th, 2010 | by Kentaro Mori

129

“Encontrada a Arca de Noé”, diz Igreja da Arca de Noé

arkexploring1 fortianismo destaques ceticismo  

Exploradores da “Noah’s Ark Ministries International”, título que pode ser traduzido livremente como “Igreja Internacional da Arca de Noé” baseada em Hong Kong, dizem ter encontrado estruturas de madeira de 4.800 anos a quase quatro quilômetros de altura no Monte Ararat, Turquia.

Diferente de tantas outras alegações relacionadas a relíquias, no entanto, a expedição vem exibindo vídeos, fotografias e diversas amostras do material encontrado.

arkwithice1 fortianismo destaques ceticismo  

Contudo, de forma similar a tantas outras alegações relacionadas a relíquias, nenhuma das afirmações foi verificada até agora por instituições independentes. Abaixo, um vídeo com o que seriam registros da expedição, incluindo a descoberta e imagens do interior das estruturas:

Como os descobridores declaram à AFP, “não estamos 100% seguros de que seja a Arca de Noé, mas pensamos que há 99,9% de chances de que seja”, comentou Yeung Wing-cheung, cinematógrafo parte da equipe que documentou o achado. Suas alegações sobre a idade do material, de 4.800 anos, que se ajustaria quase perfeitamente ao relato bíblico, teria origem em uma datação por radiocarbono, mas como o arqueologista da Universidade de Cornell, Peter Ian Kuniholm, comentou a Alan Boyle, nem sequer se sabe quem efetuou os testes.

Mais do que isso, Kuniholm é especialista na arqueologia da região, e nota que “nós sabemos o que estava acontecendo na Turquia arqueologicamente naquela época, e não há nenhuma grande interrupção na cultura”. Isto é, a arqueologia séria, verificada por múltiplas instituições independentes possui diversos materiais datando de 4.800 anos atrás, e nenhum deles indica nada como um grande dilúvio bíblico.

“Não há mesmo água o bastante no mundo para levar uma arca tão alto assim”, Kuniholm ainda lembra. Nem que todas as geleiras derretessem o nível do mar poderia subir 4.000 metros. Crédulos fundamentalistas poderiam pensar na arca surfando em ondas gigantes, ponto em que o estado questionável de tais idéias deveria se tornar mais do que evidente.

100427coslograckshlarge1155a fortianismo destaques ceticismo

É possível que a expedição tenha encontrado resquícios de um abrigo humano na montanha, que pode ou não – provavelmente não – datar de quase 5.000 anos atrás. Também é possível que a história, incluindo as imagens, seja uma enorme fraude. Apenas verificação independente dos achados poderá esclarecer os fatos, refutando-os ou confirmando-os, e neste aspecto a abundância de amostras bem como o anúncio de que o local já se tornou conhecido das autoridades indica que logo saberemos ao certo.

Ninguém deveria ter grandes esperanças, no entanto, a menos que a idéia de uma arca impossível surfando em ondas de quilômetros de altura sem afetar as culturas humanas na região pareça muito plausível. [via Alan Boyle, WND]

Atualização 02/05/2010: O teólogo Randall Price, ele mesmo um defensor da existência da Arca de Noé, seria um dos arqueólogos participantes da expedição chinesa em 2008, e em mensagem eletrônica revela que:

“Tudo relatado é uma fraude. As fotos foram tomadas em outro lugar, no Mar Negro, [apenas] o filme que os chineses agora têm foi realizado no local no Monte Ararat. No final do verão de 2008 dez trabalhadores curdos contratados por Parasut, o guia usados pelos chineses, teria plantados no sítio do Monte Ararat as grandes vigas de madeiras retiradas de uma estrutura antiga na área do Mar Negro (onde as fotos foram originalmente capturadas). No verão de 2008 um alpinista chinês levado pelos homens de Parasut viram a madeira, mas não puderam entrar por causa das condições meteorológicas extremas. Durante o verão de 2009 mais madeira foi plantada no interior da caverna no local. A equipe chinesa foi no final do verão de 2009 (eu estava lá no momento e sabia sobre a fraude) e lhes foi mostra a caverna com a madeira e eles fizeram seu filme. Como disse, tenho as fotos do interior da tal Arca (que mostram teias de aranha nos cantos das vigas – algo simplesmente impossível nessas condições) e nosso sócio curdo em Dogubabyazit (a vila ao pé do Monte Ararat) sabe de todos os fatos sobre o local, os homens que plantaram a madeira e mesmo o caminhão que a transportou”.

Oficialmente, no entanto, Price diz na seção de notícias da “World of the Bible Ministries” que “não se retrata de nenhuma de suas declarações” feitas em email privado, mas que elas teriam vindo apenas de sua fonte que deseja preservar. Relembrando, Price é ele mesmo um teólogo que defende a existência da Arca, e provavelmente não quer acusar as pessoas envolvidas na fraude que podem deixar de colaborar com suas iniciativas.

Ainda assim, resta o relato de um teólogo, vindo de uma fonte local, de que seria tudo uma grande fraude, incluindo o detalhe das teias de aranha impossíveis. Sem surpresa, mais uma fraude.

Tags: , ,


About the Author

+



129 Responses to “Encontrada a Arca de Noé”, diz Igreja da Arca de Noé

  1. Marcelo says:

    Que conveniênte, não?

    • Eduardo Vieira da Silva says:

      É claro que é uma questão de conveniência, pois convém ser lógico.

      TEMOS DUAS HIPÓTESES:
      1ª – A arca não existiu
      2ª – A arca existiu

      TEMOS DUAS PERGUNTAS:
      Tudo que existiu deixou vestígios?
      Todo vestígio é prova de que algo aconteceu?

      TEMOS DUAS RESPOSTAS:
      Para a 1ª pergunta é não.
      Para a 2ª pergunta é sim.

      QUESTÃO DE LÓGICA:
      Se ela não existiu, não pode haver vestígios da arca.
      Se ela existiu, pode haver vestígos ou não.
      Se não existe vestígios da arca, ela pode ter existido ou não.
      Se existe vestígios da arca, certamente ela existiu.

      Como encontraram vestígos da arca, não temos como negar a sua existência. Logo, a lógica é a favor da bíblia.

  2. mauricio says:

    e mais facio dizer q uma pedra e um santo q dizer q existe uma arcar q deus mandou fazer.

    • M. Galego says:

      Difícil mesmo é escrever certo. Mas, voltando ao assunto, o óbvio é que atitudes como essa, do grupo que criou a fraude, acabam por diminuir e muito a possibilidade de alguém acreditar nos relatos bíblicos. Um desserviço, certamente. E uma vergonha. Nem mentir direito souberam.

      • Eduardo Vieira da Silva says:

        Quem não soube mentir direito foi quem airmou de que deveria ser um abrigo feitos por pessoas. Quem é que iria construir moradia de madeira em um lugar que não existe madeiras? Ainda mais em uma altitude acima de 4,5 mil km e que fica com a maior parte do tempo coberto de gelo e neve?

        Quem afirma ter sido um abrigo é muito mentiroso e só pode convencer pessoas que aceitam coisas ilógicas.

      • Ziggy says:

        Eduardo Vieira da Silva é realmente muito ilógico dizer que um barco vira um abrigo. Então o que dirá sobre esses navios? Não seriam eles cheios de quartos e pessoas, logo um abrigo? E quem te disse que não existiam madeiras? Hoje em dia que está mais difícil conseguir ainda temos grande construções com elas. Pense antes de falar.

    • Frederico says:

      Vc quer dizer o seguinte mais facíl acreditar que um santo de pedra feito por mãos de homens, pecadores do que acreditar em um Deus vivo. Suas palavras são sem nexo caro maurício. Pois eu acredito em todo bíblia pois a leio, e quem não ler fica igual você…Incauto sem palavras acreditando em padrecos…

      • R. says:

        Então eu vou acreditar em tudo que eu ler, claro. Lógica pra que, né?…

      • Sandro says:

        Eduardo Vieira da Silva Desculpa te desiludir Edu,mas o que vc está dizendo realmente não procede em todos os pontos que vc abordou. A Turquia e o Crescente Fértil de modo geral(que é uma área do Oriente Médio que engloba vários países da área),concentra uma grande quantidade de sítios arqueológicos que COMPROVAM a ocupação humana na região há pelo menos 10 mil anos ou seja no fim da Era da Gelo em assentamentos como o de Jericó,Jarmo,Çatal Huyuk ou Ali Kosh(Irã) sendo que esses sítios datam em torno de 9000 até 6500 anos a.C. até mesmo mas antigo que essa SUPOSTA Arca de Noé que vc,a Igreja da Arca de Noé e a Bíblia descreve.A Turquia apesar de ter um relevo acidentado tem provas COMPLETAS e IRREFUTÁVEIS da ocupação humana em até 12 mil anos a.C.(quando ainda éramos caçadores-coletores e não tínhamos domesticado nem plantas e animais) como no sítio-templo de Gobekli Tepe que ‘por acaso’ e diferente do que vc disse fica no alto de uma colina tanto que a tradução do nome significa ‘montanha barriguda’ devido aos constantes soterramentos de vários níveis desse templo ao longo dos séculos formando uma colina artificial pré-histórica.E também já usavam madeira também diferente do que vc disse,os mesopotâmicos por exemplo recorriam aos caniços(varas de madeira) que crescem na área alagada dos rios tigre e eufrates para construir suas casas algo que inclusive até hoje ainda é feito pelos moradores da região.Na Turquia não era diferente tanto que os construtores do sítio de Gobekli Tepe ali tinham madeira a disposição para forrar a cúpula desse templo e também para transportar os grandes monolitos de pedra que formavam as colunas dele.Abraços ai..

    • Nígela says:

      Certamente Maurício; é muito mais fácil criar deuses de barro, comer peixe na sexta feira santa, cobrir espelhos quando alguém morre e beatificar pessoas que optaram por viver uma vida pura do que acreditar em algo escrito na Bíblia Sagrada, livro esse que tem por direito ser lido e cumprido pelos que se dizem da santa igreja católica

  3. Lisangelo says:

    Pelo que entendi do texto, as fotos foram reaproveitadas de outra expedicao.

    http://scienceblogs.com/pharyngula/2010/04/latest_ark_finding_is_a_fake.php

  4. Yuri says:

    Que tolice, o ceticismo é tão grande do dono deste site que as vezes me enoja, eu gosto do site, mas deixa de ser cetico para muitas vezes ser ignorânte!

    Mais do que simplesmente dizer (A NÃO É VERDADE, AH NÃO TEM COMO TER UM NAVIO A TAL NIVEL DE ALTURA ETC… POR QUE NO GLOBO TERRESTRE NÃO TEM TANTA AGUA O SUFICIENTE, E ETC).

    Esquecem os céticos e ciêntistas que a divindade desafia a lógica e a fisíca, pois se tudo fosse facil, e lógico, acreditar em Deus seria algo simples, e totalmente opcional, o que negaria a necessidade da existência do livre arbitrio.

    A verdadeira fé é aquela fé em algo que não se pode tocar, ver ou sentir, mas mesmo assim se acredita.

    Agora me pego a perguntar: Se de fato for a arca, qual será a explicação dos ciêntistas e céticos quanto a inundação do diluvio?

    Será que vão dizer que a arca voa?
    Será que vão dizer que alguem ja construiu a arca lá mesmo?
    Será que vão dizer que existe alguma reação molecular que pode transformar do CO² ou do Puro Hidrogênio moléculas de H²O? (E seria esta a explicação fisica da divindade do diluvio?)

    Que coisa não?

    • Julian says:

      Concordo plenamente, parece q eles (ceticos) vibram quando conseguem “desmacarar” uma fraude. . .

    • André says:

      Agora me pego a perguntar: Se de fato for a arca, qual será a explicação dos ciêntistas e céticos quanto a inundação do diluvio?

      E se ficar demonstrado que é mais uma fraude (como sempre), vc vai tomar vergonha e admitir que tudo isso não passa de conto da carochinha?

      Oh, meu Deus! O dono do site CeticismoAberto é cético!!!!!

      Vocês são ridículos.

      • juninho says:

        talvez haja um modo de equilibrar as coisas,tendo em vista que tanto a psicologia quanto a quântica e até mesmo a arqueologia já demonstraram por diversas vezes que é verdadeiro o que está escrito;lamento para os tolos de plantão,os desinformados,e até os que,por não fazerem uma análise mais apurada ainda não creem,apesar de serem em sua maioria pessoas cultas,mas que às vezes não buscaram ainda um conhecimento pleno do que criticam;busquem saber totalmente antes de falar!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Rodrigo says:

        Sinceramente:
        - A física quântica demonstra o que está escrito? Onde?
        - Já leste um livro verdadeiramente cientifico sobre física quântica? Não vale se não o leu inteiro ou não entendeu.
        - A psicologia também demonstra o que está escrito? Onde?
        - Analise apurada é a Científica, o resto é embroma$$ão (sei que se escreve com “ç”, tá?)
        - Alice No País Das Maravilhas também já foi comprovado pela ciência: coelhos e cartolas são verdadeiros, existiram rainhas verdadeiramente más, arquelogos já descobriram bules antigos, psicologos diversos já estudaram o livro… Mesmo assim eu não acendo velas pro Chapeleiro Maluco.

      • Rubens says:

        Em relacao a nao haver agua suficiente no planeta para encher toda a Terra eu ate nao discordaria dessa ideia, mas como cristao e leitor do livro mais lido no mundo nao podemos esquecer que Deus fez separacao(Genesis cap 1:6)entre as aguas no ceu e na Terra ou seja de acordo com a Biblia Deus sustenta todas as coisas pela forca do seu poder (fisica, gravidade?)e da mesma forma ele pode liberar as forcas que retem esses elementos juntando aguas com aguas, daria pra encher a Terra agora ? Os renomados e inteligentes cientistas nao sao ceticos e entendem perfeitamente a existencia de Deus como o criador. Alguns outros pensam que sabem alguma coisa.

    • João Ferrari says:

      Esse ‘deus’ é perfeito mesmo, hein!
      Consegue existir sem deixar a minima prova…
      Putz,
      Lá vão vir eles com o papinho de ‘a flor desabrochando é a prova’… ai eu pergunto: a fome da somália, a morte de inocente em terremotos, o holocausto, também são provas da (in)exitencia dele?

    • Paulo says:

      Nunca li tanta asnice em um só post

    • Samurai says:

      Pois é…

      E voce acusando os outros de ter um ceticismo muito grande! Como se ser cético fosse um defeito.

      E voce tambem tem um ceticismo enorme! Ou vai me dizer que não acredita no deus hindu com cabeça de elefante, em Buda, Saci-pererê, mula sem cabeça e duendes?

    • Tallick - TST says:

      Meu caro colega, vejo que trata-se de uma pessoa extremamente religiosa, mesmo assim, nao me impede de o responder. Vejamos, caso os restos de madeira encontrados no local seja realmente da Arca de Noé, como muitos supôem, á meu ver, mesmo assim, isso nao prova em nada a existência de Deus, ou que Noé, tenha realmente tido várias conversas com Deus, pois trata-se de outro departamento. Vejamos, muitas pessoas, nos dias de hoje, afirmam conversar e terem recebidos ordens de Deus ou Jeová (isso acontece bastante principalmente entre os TJ do Brasil inteiro, que afirmam supostamente receber ordes divinas), para que façam algo em seu nome, sendo isso apenas segundo a psicanálise, fatores cerebrais e mentais. Se vc conhece um pouco da psicologia, saberás muito bem do que estou falando. Voltando… caso Noé, supostamente tenha falado com Deus (mentalmente), nao prova em nada a veracidade da história bíblica, pois uma coisa é provar se é de fato ou nao a Arca de Noé, outra é provar que Noé realmente recebeu ordens de um suposto Deus ou seja lá o que for, e outra é os religiosos como vc, provar de fato se houve ou nao o dilúvio. Certo?

      Obs: Nao se pode provar algo, que só existe na cabeça dos religiósos, assim como vc, apenas isso. E outra coisa, se vc tivesse sido educado na India, vc estaria adorando os deuses Brahma, Xiva e outros mais, nao achas?

      Vai estudar um pouco vai!

      Obrigado!

      Tallick – TST

      • Alessandro says:

        beleza, encontrar uma coisa gigantesca a 4 mil metros de altura é super normal, semana passada eu encotrei algo parecido aqui em chapecó … ahh ser cetico e ser sei la o que … retardado só pode!!!

    • Roberto says:

      A tolice vem de você, e isso deveria te “enojar” (porque usar tais palavras?), já que não prestou atenção na matéria:
      –“Não há mesmo água o bastante no mundo para levar uma arca tão alto assim”, KUNIHOLM AINDA LEMBRA.– E não o dono do site.
      Realmente não existe explicação para tudo, dizer que “Deus fez, quis, etc…”, não passa de desespero em ter uma resposta para o que ainda é inexplicável.
      @Julian – São os céticos que vibram ou você que fica confuso devido ao que foi provado abalar suas crenças, ou seja lá o que for?

    • Roberto A. says:

      A tolice vem da sua parte: “Não há mesmo água o bastante no mundo para levar uma arca tão alto assim”, —Kuniholm—ainda lembra (não foi o dono do site que disse). Se enojar por sua falta de atenção? Pelo conteúdo?

      Existem muitas coisas ainda inexplicáveis, mas dizer “Deus fez, quis, etc.” são hipóteses do ponto de vista religioso, assim como há o ponto de vista científico.

      Se de fato encontrarem a Arca, será um objeto de estudo sobre um fato histórico, e não necessariamente indicará que é divino.

      A bíblia não deveria ser usada como enciclopédia, possui muitas divergências com a realidade, como o Everton (post abaixo) apontou. Ela ajuda arquelogicamente, mas suas diferentes interpretações é algo a se levar em conta.

      Não existe somente sua religião/crença.

      “A ignorância se refere à falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinado tema, ou ainda à crença em elementos amplamente divulgados como falsos… Ignorância é não saber, e não saber que não se sabe” – Wikipédia.

    • WTF says:

      Quanto mais eu leio este tipo de comentário menos eu entendo o raciocínio de vcs, homens de fé.
      Alías o raciocício de vcs tbm deve ser uma divindade.

      Afinal, se existe divindade, e tudo é de Deus, porque todas as coisas seguem a lógica e a física ? mais simples ainda, porque vc tem que comer, beber e dormir? já que existe divindade, pelo menos uma parcela mínima da humanidade poderia viver em divindade, desafiando a lógica e a física, não ??? Pula aí de um edifício de 10 andares e desafie a lógica, vamos ver a dinvidade salvar vc!

      • Gil Queiroz says:

        Amigo, acreditar em Deus não significa ser burro e pular de um prédio para morrer. Que ignorância a sua!!! Acreditar em Deus não requer um estudo científico com algumas variáveis do tipo universo estudado, local, materiais e métodos, variáveis indexadas, termos pesquisados, palavras-chave. Ou seja, a metodologia científica humana, baseada em raciocínio humano, mental, tentando ser o máximo objetivo, é essencial na pesquisa de fatos físicos, mas nunca será o método ideal para descobrir/provar coisas espirituais. Crer em Deus é algo individual, objetivamente subjetivo, e as Escrituras Sagradas foram escritas a fim de que o homem, por seu esforço espiritual, entenda quem O criou. Deus nos dá oportunidades subsequentes de entendê-lo nas coisas mais simples até as mais complexas, como por exemplo, olhar para o complexo funcionamento do corpo humano e verificar que até hoje a ciência (com sua metodologia) não conseguiu provar como é formado o ser humano a partir de um única célula, o zigoto. Isso é só para começo de papo.

      • elpachecha says:

        É necessário ter mais fé para acreditar que a “lógica e a física” deram origem à vida (por exemplo), do que acreditar que Deus a criou.

      • Paulo Cezar Barroso de Medeiros says:

        Nao estamos falando de crencas, e sim de negar toda a ciencia moderna. Se QUALQUER uma dessas lendas se confirmarem, simplesmente toda a ciencia moderna estara errada. Em compensacao, um fossil de um animal moderno datado do cambriano colocaria a teoria da evolucao (apenas para citar um exemplo) sob serias contestacoes TECNICAS. E isto NUNCA aconteceu. Por que sera? E me desculpe a franqueza, ignorar evidencias e uma demonstracao ao vivo e a cores de no minimo uma profunda desonestidade intelectual. Na melhor das hipoteses, de burrice mesmo (que me perdoem os burros, nao tive intencao de ofende-los). Seria risivel se nao fosse tragico.

    • Sth.Danilo says:

      Bem,seria um xeque-mate as doutrinas da ciencia se ali existice uma arca,voadora ou não.
      Na ausencia de provas petreas de tais acontecimento, e no exercicio da minha liberdade de pensar,prefiro acreditar na explicação logica,analizavel e metodica ao acreditar que um diluvio elevou a arca até tal altura,apenas por um capricho divino.

      “Oh, meu Deus! O dono do site CeticismoAberto é cético!!!!!”

    • Rodrigo says:

      Já pensou se você vivesse num mundo sem céticos? Que alegria né?
      Pena que teria de se acostumar a viver sem celular, computador, Tv, etc, etc, etc.
      Fora morrer de tétano, ou de outra infecção (hoje Boba) que Deus, durante milhares de anos se recusava a curar (mesmo havendo muito mais gente o idolatrando) antes dos céticos cientistas descobrirem sua cura.

    • N says:

      Yuri, eis ai o ponto g do ceticismo, desacreditar a existencia de Deus, logo, vão ate as ultimas consequencias se tornando muitas vezes ridículos só para tirar você do foco.
      O fato que ninguém pode negar é:
      Estamos aqui, logo, estamos aqui porque vivemos
      E o que é a vida senão um milagre??

    • Elizeu Gonçalves says:

      A verdadeira fé é aquela fé em algo que não se pode tocar, ver ou sentir, mas mesmo assim se acredita.

      Ou seja, uma tremenda de uma babaquisse !

  5. De fato ainda é muito cedo para confirmarmos ou contestarmos a descoberta. Contudo o argumento da água não ser suficiente é falho, uma vez que, um dilúvio global mudaria completamente a geografia do planeta. É o mesmo que dizer que a Terra primitiva nunca existiu por não podermos observá-la hoje.

    • Spugnor says:

      Mas como dita a regra, “nada se cria, tudo se transforma”, portanto toda a quantidade de água “usada” no dilúvio deveria ainda existir de alguma forma física, seja em sólidos ou gases. Como tal quantidade não existe, como seria possível?

    • Samurai says:

      Bom, falho agora foi o seu argumento. Não existiu um diluvio universal! Consulte geólogos…

      • Marcus says:

        Deixa de ser burro cara , pra que consultar geologo , já esta mais que provado no circulo científico,

        mas você que é cetico nem de ciência entende pelo visto.

        vai estudar!!
        tema para seu estudo: camada sendimentar e o Dilúvio. kkkkk

        como você que é cetico explica os fenômenos ocorridos em fátima?

        como O sol mudar de tamanho e “bailar No ceú”

        os corpos incorrupítiveis, o sangue vivo que ja tem mais de 500 anos, o rosto de um alejado que ao ser lavado se regenerou?

        se conseguir eu te dou o nobel , pois até hoje são desafios para ciência e não foram capaz de explicar.

        então seja cético, mas não tapado.

      • André says:

        Avise aos cientistas que está provado, sim? De preferência, apresentando os artigos em publicações indexadas

    • marcelo marques says:

      Um diluvio global mudaria sim alguns aspectos do planeta, como por exemplo o ressurgimento do mediterraneo, no entanto nao mudaria a topologia do planeta, bem como a disposiçao geografica dos continentes como os conhecemos hoje. Uma mudança na disposiçao geografica do planeta leva milhoes de anos para ocorrer.

    • Manoel Evangelista dos Santos says:

      Senhores.
      Primeiro vamos esclarecer que não foi o dono do site que desmentiu o fato mas um teólogo, esobre a questão religiosa tem algo curioso:
      quando alguem que tem forte tendencia religiosa pra tudo não consegue refutar um fato que vai contra sua crença ele logo apela pra o argumento da “fé”.
      definição de FÉ> argumento usado para encerrar um assunto em que o individuo não consegue comprovar com evidencias fatuais seu delirios psicologicos em geral.

  6. Ulisses Costa says:

    “acreditar em Deus seria algo simples, e totalmente opcional, o que negaria a necessidade da existência do livre arbitrio”

    Bem pelo contrário, Yuri. Acreditar em Deus É OPCIONAL, e isso nada mais é do que livre arbítrio em sua forma mais pura.

  7. Moacir says:

    Infelismente neste mundo em que vivemos tem gente que quer brincar com coisa seria… se fosse mesmo a arca de noé que eles encontraram, ela estaria com tanto gelo em seu interior(e gelo de 5000 anos a 12000 anos)que precisariao de um quebrador de gelo gigante para que eles tivessen acesso aos poroes da mesma alem do mais se realmente houve um diluvio com a magnitude descrita no livro sagrado, este só poderia ter acontecido ha 12000 anos atraz segundo pesquizas e nao ha 4800 anos, principalmente sabendose que a historia religiosa propriamente dita só começou ha 4000 anos com patriarca maior

  8. Moacir says:

    Infelismente neste mundo em que vivemos tem gente que quer brincar com coisa seria… se fosse mesmo a arca de noé que eles encontraram, ela estaria com tanto gelo em seu interior(e gelo de 5000 anos a 12000 anos)que precisariao de um quebrador de gelo gigante para que eles tivessen acesso aos poroes da mesma alem do mais se realmente houve um diluvio com a magnitude descrita no livro sagrado, este só poderia ter acontecido ha 12000 anos atraz segundo pesquizas e nao ha 4800 anos, principalmente sabendose que a historia religiosa propriamente dita só começou ha 4000 anos antes de cristo com patriarca maior no caso o sumerio (Abrao)o resto sao contos de moises 1500 anos depois…

  9. guilherme says:

    ja ouvi dizer que esses restos ja foram encontrados antes por outras expediçoes,porem nunca conseguiram provar que se trata mesmo da arca de noe.

  10. Yuri says:

    Sim, Ulisses falou uma coisa que faz sentido, o livre arbítrio é exatamente por isto que digo que:

    “a fome da Somália, a morte de inocente em terremotos, o holocausto, também são provas da (in)existência dele?”

    Se temos o livre arbítrio em decidirmos por nós mesmos, por que DEUS tem que ficar interferindo em tragédias naturais. As tragédias são conseqüências do livre arbítrio. Nós fazemos, nós pagamos.

    Quero dizer que também tenho meu nível de ceticismo.

    Confeso que muitas explicações tambem são plausiveis, e muito competêntes, dignas do dono do site

    Mas em algumas vezes chega a tal nível de intolerância que passa a ser ignorância.

    Tem que primeiramente se analisar os fatos, as provas até o exato momento são incontestáveis, tanto para se dizer que é como para dizer que não é a arca de Noe.

    • Elton says:

      O que te dá tanta certeza que as tragédias naturais são causadas pelo homem? Discordo parcialmente disso, pois o planeta não só sofre interferência do homem, ele está sempre em mutação. Então deus teria que evitar catástrofes naturais e deixar as causadas pelo homem acontecer.

  11. FABIO FABENI says:

    Lamento, mas não foi dessa vez ainda…e sinceramente, acho que a arca se trata de uma lenda…

  12. “…a necessidade da existência do livre arbitrio.”

    Yuri, com todo o respeito, vai visitar uma ala de hospital de crianças com cancer em estágio terminal ou dá um pulo na APAE da sua cidade. Tenta falar em livre arbítrio com eles…

  13. Pablo Moreno says:

    Quantas arcas de Noé existiram mesmo?
    Porque desde a década de 30 os cristãos já “acharam” umas 4 arcas em locais diferentes da mesma cordilheira…

    O engraçado é que essas “descobertas” nunca são publicadas em periódicos de arqueologia e nem seus descobridores liberam o material para ser estudado por outros pesquisadores.

    Sobre o dilúvio ele não é atmosfericamente, geologicamente ou biologicamente e nem zoologicamente possível…

  14. Yuri says:

    Acreditem em que quiserem!…..
    Cada um doma a ignorância com a cela que lhe convem!

    Não sou tolo que acredita em contos de caroxinha, mas não sou ignorânte que não dou oportunidade para a existência do incógnito.

  15. enjolras says:

    é impressionante como o pedantismo reina na internet. Esse pessoal que fica dizendo que aceita a possibilidade disso ser possível é por pura preguiça de ler e estudar seriamente, de fontes sérias e seguras, ficam se escondendo atrás do argumento “só sei que nada sei” para se acharem mais inteligentes. Procurem saber o que siginifica Navalha de Ocam seus tolos.

  16. Roberto says:

    Segundoa Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cético):
    O ceticismo (português brasileiro) ou cepticismo (português europeu) (derivado do verbo grego σκέπτομαι, transl. sképtomai, “olhar à distância”, “examinar”, “observar”) é a doutrina que afirma que não se pode obter nenhuma certeza a respeito da verdade, o que implica numa condição intelectual de dúvida permanente e na admissão da incapacidade de compreensão de fenômenos metafísicos, religiosos ou mesmo da realidade. O termo originou-se a partir do nome comumente dado a uma corrente filosófica originada na Grécia Antiga.

    O ceticismo costuma ser dividido em duas correntes:

    * Ceticismo filosófico – uma postura filosófica em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro;
    * Ceticismo científico – uma postura científica e prática, em que alguém questiona a veracidade de uma alegação, e procura prová-la ou desaprová-la usando o método científico.

  17. Camila says:

    Não estou aqui para julgar crença de ninguém, apenas vou expor minha opinião!!!

    um dilúvio como forma de punição e uma Arca que abrigava fêmeas e machos de todas as espécies por si só torna-se algo contraditório.Não estou duvidando da capacidade divina mas, naquela época seria impossível UM homem construir algo tãão grande.A bíblia é uma fonte historiografica fantástica mas precisa ser interpretada com cautela, pelo fato de ter sido escrita por homens (superticiosos e machistas), e não venham me falar que eles estavam sendo inspirados por Deus que não torna o argumento válido.A melhor forma de confiar é desconfiando.

    • Elizeu Gonçalves says:

      Concordo, a mente humana é tão limitada que as pessoas ainda acreditam em fábulas mesmo depois delas terem sido desmascaradas.

  18. Guh says:

    Não digo que seja a arca, mas tambem nao digo que nao seja!
    Eu acredito na historia que esta na escrita na Bíblia sobra a arca de noé, quem cre no que esta escrito la, sabe mto bem que o mundo inteiro foi submerso em agua, la diz q ate o mais alto dos montes, portanto, nada fico pra fora da agua a nao ser a arca. quem cre em Deus, acredita que ele realmente tem o poder de fazer oq ele quiser e nao deixar pistas para que um simples cientista va querer descobrir tudo… se Deus quis assim e tambem nao quis deixar vestigios que pudesse fazer os humanos entender, ele pode!! Nossa mente é muito limitada e inferior a de Deus. Alguem ai sabe dizer pq ele fez bilhoes de galaxias com mais bilhoes de planetas e estrelas? Não, ninguem sabe! somente ele.

  19. Pingback: Arca de Noé encontrada: Fraude ou ingenuidade? » Ceticismo.net

  20. Diogo. says:

    ”Deus quis assim” ”Deus pode fazer o impossivel”.Eu também não posso dizer que existe aquela arca lá,mas também não posso dizer que não existe.Mas Deus…Sim existe um Deus porque tem que haver o primeiro…mas se pensarmos que sempre deve haver o primeiro não chegaremos ao inicio da história,ou seja,para ter uma história não presisamos do começo.E Deus talvez não seja aquele ser racional sentado em seu trono decidindo tudo,talvez TALVEZ ele seja uma espécia de atomo universal.Não me considero cético mas não posso acreditar cegamente no que dizem.

  21. Everton says:

    Bíblia? kkkkkkkkkkk

    -Lebres e coelhos ruminam – Levítico 11:05,06 e Deuteronômio 14:07;
    -Morcegos também são aves – Levítico 11:19 e Deuteronômio 14:18;
    - Algumas espécies de insetos têm quatro pés – Levítico 11:20;
    - O homem surgiu diretamente do pó (ou barro) – Gênesis 02:07;
    - As plantas surgiram antes do sol – Gênesis 01:11-19;
    - As aves surgiram antes dos répteis – Gênesis 01:20-24 ;
    - O arco-íris é um fenômeno mais recente que a civilização – Gênesis 09:13-16;
    - A Terra é sustentada por colunas – I Samuel 02:08;
    - A Terra tem aproximadamente 6.000 anos (este número é conseguido calculando as genealogias mostradas em Gênesis cap 05 e 11, e também de Lucas 03:23-28);
    - A Terra não se move – 1Crônicas 16:30, Salmos 93:01, 96:10, 104:05;
    - A Terra é plana – Daniel 04:11 (diz que uma árvore podia ser vista até os confins da Terra, algo possível apenas em um mundo plano) e Mateus 04:08 (diz que de um monte muito alto podem ser vistos todos os reinos da Terra, também somente possível em um mundo plano);

  22. Ryan DARK8 says:

    Arca de Noé – Encerrando o caso

    É deveras deprimente saber que nos dias de hoje ainda existam pessoas que acreditam honestamente na lenda da arca de Noé. Francamente, eu sinto vergonha alheia de sequer ter que discutir esse assunto em pleno século XXI.

    Bem, chega de lero-lero que o tópico é grande.

    A lenda começa quando deus se arrepende de ter feito os seres humanos, e decide assassinar a todos, afogando-os em um dilúvio global.

    Gênesis 6, 6 Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

    Gênesis 6, 7 E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

    Saber por que deu um ataque de piti no senhor deus já é complicado, agora mais complicado ainda é entender por que ele simplesmente não fez todos desaparecem num passe de mágica, e reconstruir tudo sem estresse e sem violência. Afinal, ele é onipotente, não? Por que fazer Noé passar por todo esse trabalhão dos infernos, e ainda exercer de tamanha falta de consideração com a vida, ao matar de forma tão agonizante quanto o afogamento sabe-se lá quantos milhões de seres vivos? O que tinham os animais, as plantas e as crianças a ver com a história?

    Gênesis 6, 8 Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.

    Gênesis 6, 9 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

    Mas espere! Ainda há esperança para a humanidade! Noé, o bêbado nudista que mais tarde amaldiçoou seu próprio neto por algo que seu filho fez, foi considerado justo e perfeito aos olhos de deus!

    Gênesis 6, 13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

    Então, visto que a terra estava cheia de violência, ao invés de deus aparecer e mostrar o caminho da retidão, o bom e amável deus resolve destruir tudo, e matar milhões de seres vivos, não importando se são inocentes ou não. E ainda existem cristãos que acham essa uma bela história para contar aos filhos. Compram livros e brinquedos sobre Noé, não percebendo o quão imoral é essa história.

    Gênesis 6, 14 Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.

    Gênesis 6, 15 E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.

    Traduzindo na linguagem de hoje as medidas da arca seriam de 133 metros de comprimento por 22 de largura e com 13 metros de altura.

    O maior navio de madeira já construído tinha cerca de 100 metros de comprimento, e mesmo assim precisava de reforço com barras de ferro, e precisava ser bombeado continuamente por causa dos vazamentos. E mesmo assim temos que acreditar que Noé tinha conhecimento há milênios atrás para fazer um barco 30% maior com uma tecnologia extremamente inferior, algo que nunca foi feito até hoje?

    E, por maior que fosse, ainda assim não caberia nem 1% das milhões de espécies animais no planeta.

    Gênesis 6, 16 Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.

    Para ventilação, uma janela de meio metro quadrado. É pra rir, imagina a catinga dentro da arca. Se até um zoológico que é ao ar livre já tem cheiro ruim, imagina uma só janelinha pequena para toda a arca!

    Gênesis 6, 19 E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.

    Aqui um outro problema, que com certeza o pessoal que inventou essa lenda não conhecia: a variabilidade genética. Se só existem dois indivíduos de uma espécie, ela já é considerada extinta. Mesmo 10, 20 ou ainda 100 animais não são suficientes para manter uma variabilidade genética segura a ponto de evitar cruzamentos cossanguíneos e a propagação de problemas genéticos na população e a eventual extinção.

    Esse é o maior problema de ambientalistas que tentam salvar espécies ameaçadas, pois os cruzamentos de parentes próximos aumenta a probabilidade de ambos alelos de pai e mãe possuírem o mesmo gene. E se esse gene for deletéreo, ambos o passarão para o filho, que pode morrer ou ser estéril por causa isso.

    Gênesis 6, 20 Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.

    Aqui, deus não fala nada sobre os peixes, mas deveria, pois eles não sobreviveriam às drásticas mudanças climáticas que um dilúvio universal provocaria. Tá certo, algumas espécies até podem sobreviver em águas doces e salgadas, mas de modo algum isso se aplica a todas. E não apenas a salinidade da água seria alterada, mas também o ph, a alcalinidade, a turbidez, a oxigenação, e todos os componentes.
    fonte:yahoo
    xau!

  23. Paulo says:

    Bíblia???

    Jó 38:31-32:” Podes atar as cadeias das Plêiades, ou soltar os filhos ou soltar os atilhos do Oriom? Ou fazer sair as constelações a seu tempo, e guiar a Ursa com seus filhos? . Como explicar esse co nhecimento astronômico do profeta Jó?
    Provérbios 8:27:”Quando ele preparava os céus, ai estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo…”. Nesta época já se sabia que a terra era redonda? Neste capítulo o autor fala sobre a Sabedoria, que trata de “eu”.Interessante, os céticos tem alguma explicação para isso?

    • Everton says:

      Simples…
      Estas constelações eram conhecidas já na mesopotamia a 2.000 a.C ou mais. A Epopéia de Gilgamesh é a história de um rei sumério da cidade-estado de Uruk que teria vivido no século XXVIII a.C. que por acaso era identificado como Uru-anna, a Luz do Céu, Órion.
      A Terra não é um círculo e nem redonda. fail!

      • Paulo says:

        Jó deve ter lido pela Internet então…ou jah se sabe quando o livro de Jó foi escrito? Como pouco se sabe historicamente sobre o profeta Jó não podemos afirmar que ele conhecia a literatura suméria.
        Estudos indicam que Jó seria contemporâneo dos patriarcas, portanto, bem anterior à Gilgamesh.

      • Paulo says:

        Claro que não é circular..imagine uma poesia que falasse que a lua não é redonda, tal qual a terra não o é, e descrevesse como uma…o quê mesmo??
        Exercite um pouquinho e verá que dizer que é um círculo é mais fácil.

      • Everton says:

        Gilgamesh é de 2800 a.C. Jó (se existiu) é da época de Abrão (se existiu) que foi de 1900 a.C.
        Círculo: ou disco é o conjunto dos pontos internos de uma circunferência.
        Redondo: adj. Que é limitado por perímetro circular, esférico;
        A Terra é um geóide!

  24. Everton says:

    Só pra complementar:

    Os escritores da Bíblia retiram diversas lendas dos livros da Epopeia de Gilgamesh.
    http://www.klepsidra.net/klepsidra23/gilgamesh.htm

  25. Everton says:

    “Caiu a noite e o cavaleiro da tempestade mandou a chuva.(…) Por seis dias e seis noites os ventos sopraram; enxurradas, inundações e torrentes assolaram o mundo; a tempestade e o dilúvio explodiam em fúria como dois exércitos em guerra.” (SANDARS, 1992, p. 151-153).

    “Na alvorada do sétimo dia eu soltei uma pomba e deixei que se fosse. Ela voou para longe; mas, não encontrando lugar para pousar, retornou. Então soltei uma andorinha, que voou para longe; mas, não encontrando lugar para pousar, retornou. Então soltei um corvo. A ave viu que as águas haviam abaixado; ela comeu, voou de uma lado para outro, grasnou e não mais voltou para o barco”.(SANDARS, 1992, p. 153).

    Fonte: Epopéia de Gilgamesh

  26. ChupaACabra says:

    Imagine a quantidade de carvão que dá para fazer com a madeira da arca de noé e a quantidade de metano que já surgiu das fezes de todos os animais que ficaram lá. Quem encontrar a arca dominará o mundo: terá energia suficiente para isto.

    Entendeu por que os religiosos monoteístas querem encontrá-la?

  27. Rodrigo Ribeiro says:

    O dilúvio não foi global e sim local.

    Tampouco o relato de Gênesis fala do monte Ararat, mas das montanhas de Ararat — mais a referência a um local que à montanha.

    • Nilvo says:

      Rodrigo, acho essa questão do Dilúvio tão absurda e idefensável que nem deveria estar mais em discussão em pleno século XXI. Mas, vejamos alguns pontos contrastantes: A teologia prega que deus é perfeito, não erra, porém, na estória do dilúvio ele se arrependeu de ter criado o homem e resolveu detoná-lo da face da terra. Ai comete um segundo erro, pois resolve preservar o sr. Noé (e alguns membros de sua família), que nessa hipótese, foram os responsáveis por repovoar a terra, e veja o resultado… como está a humanidade hoje… perfeita, não! Acho que seria muito mais fácil usar um poder especial e aniquilar apenas os homens, e depois criar uma espécie “perfeta”, à sua imagem e semelhança, que não desse tanta dor de cabeça.
      Se o dilúvio foi apenas local, por que a bíblia diz que até a montanha mais alta da terra (Everest) ficou submersa. Se todos os homens deveriam perecer, então a Africa tb deveria ser coberta pela água, pois pelas evidências arqueológicas, os primeiros homens surgiram nesse continente. E os homens que já habitavam a América?? Em MG foi descobeto o fóssil mais antigo das américas (Luzia), com mais de 11.000 anos. Nesse caso, os habitantes da terra brasilis eram bonzinhos e foram preservados? Talvez isso explique a idéia de que deus é brasileiro, né!
      A partir do dilúvio é que surgiu o famoso arco-íris. Qual a explicação física p/ ele não ter aparecido antes, se ele é apenas um efeito prismático de decomposição da luz branca ao atravessar as gotas d’água? Dessa forma fica muito difícil acreditar, qdo se tem um mínimo de dicernimento e se tenta analisar os fatos de forma racional.

  28. Cabo-Lúcio says:

    Gostei do comentário de Rayan-Dark8, pois
    realmente pesquisou a matéria e a tornou pública, para melhor entendermos seu ponto de vista.

  29. Wuaa says:

    “É necessário ter mais fé para acreditar que a “lógica e a física” deram origem à vida (por exemplo), do que acreditar que Deus a criou.” Elpachecha

    Com certeza faz muito mais sentido acreditar que um ser invisivel mágico criou o homem 4000 anos atrás usando somente terra e seu poder foda..

  30. Luiz Felipe says:

    So que a logica e a fisica não foram inventadas, elas existem no Universo, pois ele é cheio de logica e fisica, a Ciencia apenas observa, esperimenta, constata e registra.
    Provavelmente deus não existe mesmo, é muito mais absurdo exister alguem que criou o Universo do que ele não ter sido criado, ou que tenha sempre existido.

  31. Daniele says:

    Ser ou nao ser cético, eis a questao? Todas as historias que surgem voces tentam derrubar, mas existe uma e apenas uma que voces nunca terao a resposta e muito menos conseguirao derrubar. A PALAVRA DE DEUS, A BIBLIA!!!! Por mais que voces invetem historias, voces nunca poderao afirmar que a Biblia é falsa e que Deus nao existe, pois foi Ele que deu a vida para cada um de nos, e mesmo voces nao acreditando nele, Ele ainda ama voces e mesmo voces perdendo o tempo inventado teorias para derrubar passagens biblicas Ele ainda ama voces.

  32. Daniele says:

    Gostaria de dizer que alguns tem “conhecimento biblico”, mas ao ler a biblia nao se interpreta de maneira racional, como a maioria faz e sim de de maneira espiritual, ou seja, estado na presenca do Senhor. Quanto a arca de Noe, Deus permitiu que tudo isso acontecesse para nos mostrar varios pontos:

    1. Quando Deus escolheu Noe, Ele escolheu porque era um homem justo, integro e andava com Deus, nao dizia a Biblia que ele era um homem perfeito, pois perfeito so foi Jesus Cristo.
    2. Quanto a ocasiao de Noe estar embriagado, isso nos mostra que todo o homem é falho, erra, peca, e mesmo assim Deus continua nos amando.
    3. Em relacao a Noe ter amaldicoado seu Canaa, isso aconteceu porque mesmo Noe errando o seu proprio filho nao o ajudou e sim foi o primeiro a contar aos irmaos que o pai estava embriagado. Naquela epoca os homens tinham o costume de amaldicoar ou abencoar a vida das pessoas pelos seus feitos, hoje em dia o homem “xinga”.
    4. O ponto mais importante é este: Os grandes feitos dos homens nao sao grandes obras para Deus, como a arca de Noe, a Torre de Babel, por exemplo, os grandes feitos sao a nossa obediencia a palavra de Deus, devemos ser obedientes a palavra de Deus, e quando Ele nos fala para fazer algo ou para deixar de fazer, devemos obedecer. Pois na biblia diz: quem é de Deus ouve a palavra de Deus.
    5. Se Deus diz para voce nao roubar e voce rouba, como voce podera conseguir fazer entao as obras maiores??? se nem as menores voce consegue fazer? se Ele diz para nao mentir e voce nao consegue fazer isso, com qual capacidade voce tera de fazer obras maiores do que esta?
    6. Assim como Deus escolheu Noe, para que ele fizesse a arca, nos dias de hoje Deus quer nos escolher para fazer a sua obra, Ele quer escolher cada um de nos, assim como os filhos de Noe martelavam, outro pintava o barco, outro lixava a madeira, Deus hoje quer que nos facamos a mesma coisa, eu estudando a palavra, voce pregando a palavra de Deus, ele louvando a Deus, aquele realizando obras de caridades e assim por diante, todos trabalhando para que se cumpra as promessas dele nas nossas vidas.

    Deixo minha opiniao aqui!
    Que a palavra de Deus venha a fazer parte da vida de voces!!!
    Amem!

  33. masblo says:

    Steve Carell e jim Carrey que digam!!!!!

  34. Solares says:

    Bom, vamos falar do dono do site. Um cético. E como tal procura sempre uma resposta lógica para mistérios intrigantes.
    Gosto disso nele. afinal ele “acredita” em sua lógica de acontecimentos.
    Mas, pessoas como eu, e somos muito, não tem a mesma comodidade em aceitar tudo tão simples assim. Há acontecimentos que fogem a lógica e que deixam um certo ar de mistério. A história da Arca é repleta de misticismo e crença mas há nela um “quê” de historicidade. tantos relatos antigos sobre um imenso dilúvio não podem ser apenas uma historinha. É possível que a arca não exista, tenha se deteriorado no tempo. Mas qual bom seria se fosse verdade.

    Abraços

    • Paulo Cezar Barroso de Medeiros says:

      Me desculpe… O que exatamente foge a logica? Um barco com pelo menos cem metros de comprimento abrigando um casal de todas as especies conhecidas com uma meia duzia de pessoas cuidando de tudo?? Sem contar as dificuldades em conduzir todos estes animais… Como eles chegaram la? Afirmar que nao ha evidencias a favor desta estoria e contra a logica? Por favor, me diga o que foge a logica.

  35. Borba says:

    Gosto muito de frequentar o “CeticismoAberto” e ler os posts, verdadeiramente esclarecedores. Mas o que mais me diverte são os comentários deixados pelos visitantes, principalmente aqueles que estão evidentemente fora do contexto do site e aproveitam a oportunidade para praticar o mais ridículo proselitismo religioso. Esse tipo de visitante acaba apenas confirmando todos os esterótipos sobre fundamentalistas religiosos (seja lá qual for a crença), e a necessidade de estarmos atentos para que não aconteçam no Brasil as mesmas tolices que atrapalham o meio intelectual norte-americano.

  36. Magno says:

    Concordo com o Solares, como explicar relatos em quase todas as civilizações antigas (inclusive nas Américas que não tinha nenhum contato com o povo Hebreu), sobre cataclismas e inundações no globo terrestre?
    A lenda da arca de Noé, é uma derivação um relato muito anterior aos patriarcas, que foi adaptado para o livro do velho testamento, assim como vários relatos sumérios sobre a criação do homem.
    Não se pode levar ao pé da letra tudo que estar escrito na bíblia, mas pode-se tirar proveito dela como um antigo livro de história, observando que os seus autores escreveram os fatos da maneira que entendiam.
    Todos os livros do AT e NT foram escolhidos e revisados depois do 1º concílio de Nicéia, para que podessem ser incorporado a nova religião criada por Constatino e sua turma, a “Santa Igreja Católica Apostólica Romana” (que de santa não tem nada).
    Quanto a questão da descorberta da arca de Noé, não seria possível (mesmo que ela tivese existido) encontra-la de forma tão perfeita onde até o capim estivesse tão bem preservado.

    • Paulo Cezar Barroso de Medeiros says:

      Se mesmo os “estudiosos” da biblia nao entram em acordo sobre o que aconteceu como podem ter a ousadia de afirmar que este livro diz para onde vamos?? Ha inumeras demonstracoes em historias de super-herois, mas tudo o que esta escrito ali e verdade?? Vao se tratar, pessoas. O tratamento de chama CULTURA. Humildade. Nos NAO precisamos de religioes para sermos pessoas dignas. A fe nao nos faz melhores, de forma alguma. Ha pessoas sim que precisam deste tipo de coisa para se refrearem, ou mesmo para conviverem com a propria convivencia, comprando sua entrada no paraiso implorando milagres… Nao, nao… Nao digo que Deus nao exista, Mas tambem nao tenho como afirmar que existe. Voces podiam dar uma aliviada.

  37. Wesley says:

    Só gostaria de fazer duas observações. A primeira, diz respeito à tradução do nome da organização que realizou a expedição. “Ministries” não deveria ser traduzido por “igreja”, mas por “ministério”, que são coisas diferentes.
    A segunda é sobre a declaração de Price. Ora, se ele sabia da fraude o tempo todo, porque só fez essa declaração depois que todo o circo estava montado. Se foi realmente fraude, ele faz-se cúmplice.

  38. programad says:

    Nossa, quantos comentários imbecís aqui, é um querendo afirmar que sua verdade é a que vale e ponto final. E onde fica o respeito ao pensamento alheio nisso tudo?

    Bom, sobre o assunto. O que EU acredito, repito: o que EU acredito, é que tenha havido sim uma inundação e que sim, alguém construiu um barco enorme e colocou coisas lá dentro. Isso é relatado em diversos textos de diversas civilizações por isso EU acredito nisso. Você não é obrigado a acreditar, mas respeite minha opinião.

  39. Frederico says:

    Primeiro antes de tudo informo, que a arca sim existiu porque acredito na palavra de Deus. Em segundo que ela não é ponto de apoio para minha fé, se eu estou atrás de uma arca de noé logo minha fé esta sendo vã. Logo não preciso demonstrar para mim mesmo isso, mas aos incrédulos e duvidosos, deve ser um material de grande valia para que creiam. Mas se quiserem acreditar pelos olhos espirituais leiam a biblia, pois a fé vem ao ouvir e ouvir a palavra de Deus e não a de homens.

  40. Nicacio says:

    Acho perca de tempo. Tudo isso. Esse debate vazio e pobre. Não existe possibilidade de esclarecimento nesse tipo de abordagem. Ciência e Metafísica não podem compartilhar do mesmo espaço para o debate porque a segunda é exaltada na ausência da primeira e a primeira é exaltada quando desmascara a segunda. Por mais que se prove do contrário a fé reside justamente na possibilidade daquilo que é impossível e a ciência na prova de situações previsíveis, qualificáveis e mensuráveis, nem que seja teoricamente.

    Odeio generalizações, até porque cada indivíduo é único e altamente complexo sendo assim impossível usar uma abordagem simplista, mas os dois “grupos” deveriam rever seus conceitos e abandonar essa imposição da “verdade”.

    Tanto o esforço na “massagem no Ego” quanto na “salvação da alma” poderiam, por hora, serem deixados de lado e serem aplicados em causas mais justas.

    Saudações!

  41. Eduardo Vieira da Silva says:

    Para os antibíblicos:

    Quem não sabe mentir é quem afirma ter sido construido alí um abrigo e que não era a arca.

    Quem iria construir uma moradia de madeira em um lugar onde não existe madeira, ainda mais acima de 4,5 km de altura e em um lugar que fica a maior parte do tempo coberto de gelo e neve?

    É, realmente é uma vergonha, nem mentir direito vocês sabem.

  42. B. R. Possi says:

    Sinto informar mais o Diluvio de fato aconteceu, como já afirmaram corretamente, existe relatos em praticamente todas as antigas civilizações, queiram ou não, quanto a arca, ela provavelmente existiu, como provavelmente sua madeira foi usada na construção de moradias assim que as aguas baixaram (basta apenas refletir um pouco) com relação a se caso se confirme a arca sendo encontrada a 4000 metros sobre o nivel do mar, NADA DE MAIS, os mesmos que pediram para perguntar a geólogos se o diluvio existiu, pergunte como se formam montanhas, e o movimento de placas tectonicas, ou seja, olhem de fato para TODAS as possibilidades, não apenas as que lhe convém, o movimento das placas aumenta ou diminui a altura das montanhas, isso quer dizer que se hoje a arca for encontrada a cerca de 4000 metros do nivel do mar, provavelmente em sua época, a altura seria menor.
    A biblia sempre é consultada por qualquer arqueólogo ou historiador que não seja IDIOTA, como nenhum deles é, todos a consultam, é uma valiosa fonte de informação, que é claro não prova CIENTIFICAMENTE a existencia de Deus, penso que a discução aqui seja a existencia ou não do diluvio, quanto a isso, não existe discução, ele simplesmente existiu, quanto a arca, é provavel, quanto a DEUS, ai vai de cada um.

    Só pra terminar, eu sinceramente não acredito que encontrem a arca, nem mesmo o ser-pensante mais ignorante ficaria dormindo no relento com tanta madeira disponivel.

    A biblia é um instrumento de fé, quem não acredita nela, pelo menos respeite quem acredita, seja pelo valor histórico ou pelo valor religioso.

    Também vale lembrar que muitos dos contos biblicos eram apenas para dar um exemplo de procedimento, o mesmo não quer dizer que o evento ocorreu ao pé da letra!

  43. antonio furlan says:

    coloquei agua em um recipiente e pos no fogo com um medidor e verifiquei q quando aquecida aumentou alg centimetros oq aconteceria se toda agua do mar sofresse tal dilataçao
    diluvio

  44. Andressa says:

    Agora me pego a perguntar: Se de fato for a arca, qual será a explicação dos ciêntistas e céticos quanto a inundação do diluvio?

    Tem que se analisar primeiramente os fatos para depois tirar suas conclusões..cada um que venha a expor sua opinião.

    Se realmente existiu a arca de Noe, a biblia esta certa então, e segundo a Biblia nós estamos vivendo no presente uma era apocaliptica, com esses furacões, Tsuname, Terremotos…

  45. Fred says:

    Lendo os comentários sobre este tópico, fiquei surpreso com uma constante invocação da lógica como explicação da existência – ou não – da Arca de Noé. Usando pois de lógica e sem nenhum grau de ceticismo ou ateísmo, lembremos que as leis naturais são as leis de Deus, instituidas por Ele no momento da criação. Deus é veraz, não engana, não mente, e não quebra suas próprias leis, caso contrário seria Ele um enganador. Acredito que a estória (com “e” mesmo) da Arca de Noé se baseia em um fato real, vivamente gravado na memória coletiva da humanidade, visto que aparece em diversas culturas. Mas daí a acreditar que as águas pudessem cobrir todo o globo terrestre, deixa de ser lógico para ser ridículo. Acredito que o assim chamado Dilúvio Universal se restringiu a uma área do orbe terrestre. Ora, para as populações antigas, o mundo inteiro se resumia a poucas centenas de quilômetros onde viviam. A idéia de um mundo como temos hoje, sua abrangência, seria pura fantasia naqueles dias. Logo, uma enchente que cobrisse algumas centenas, milhares de milhas mesmo, para aqueles que ali vivessem, seria considerado como um verdadeiro Dilúvio Universal, visto que o único mundo que conhecessem estaria literalmente sob as águas. Se a Arca existe ou não, isso não importa. O que importa é que ainda existem pessoas que discutem as questões da Biblia de forma superficial, se atendo sempre aos fenômenos e fatos miraculosos e nunca atentando à moral cristã que desta magnifica obra deveria emanar como o principal ensinamento.

  46. pensador says:

    Sobre essa possivel arca encontrada.. Não sei o que dizer. Eu acredito SIM no dilúvio biblíco e na criação da Arca de Noé. Penso que se as coisas descritas na biblia fossem fáceis de serem provadas, todos acreditariam em DEUS. Não podemos ver DEUS, mas acreditamos que Ele existe. O grande diluvio terminou quando Noé achou terra firme, ele havia mandado a pomba e ela voltou com um galho, então em algum lugar achou-se Terra firme. Talves em algum lugar a água não tenha chegado, ou talvés chegou e as plantas tenham sobrevivido.
    A questão é que a Ciência sempre foi Oposta a fé: quem defende a ciência estará sempre tentando provar que a fé não existe, que tudo pode ser provado. Eu me mantenho entre as duas linhas, acreditando que o que pode ser provado a Ciência mais cedo ou mais tarde irá explicar, e o que não conseguir pertence à DEUS.

  47. simples assim!!,a biblia diz que as aguas do diluvio cobriram ate os mais altos montes existentes no universo,logo vemos que o mais alto é o pico do Everest no Nepal,com aproximadamente 8 844,43m,de altura,por tanto de acordo com a biblia as aguas cobriram o Everest tambem,por outro lado vemos que,a agua acima de 5mil metros de altura ela se congela,por tanto a Arca teria que ter um par de skis gigantes para skiar no gelo não?!,por essas e outras dezenas de explicações considero que a Arca e o suposto deus”supremo” criador do universo é uma farsa!! hehehheh

  48. Fernando says:

    Quando um cético quer desacreditar uma crença é engraçado notar que ele vai pelo caminho mais fácil: levar tudo ao pé da letra.
    Não devemos nos esquecer que a Bíblia foi escrita ha milhares de anos para que pessoas de toda a sorte pudessem entendê-la. Por isso, não se acha nada falando dos dinossauros ou das bactérias. Em épocas remotas ninguém entenderia.
    Hoje em dia, com a instrução que temos, queremos saber detalhes, dados e o máximo de informações possíveis. Isso nem sempre encontraremos na Bíblia.
    O relato do dilúvio também não entra em detalhes. Não significa que o dilúvio não ocorreu, só não ocorreu de maneira tão simples quanto a Bíblia faz parecer, e sua simplicidade tem um motivo, como eu já falei.

    A iniquidade antes do dilúvio estava concentrada em um ponto da terra. Portanto, bem que poderia ter acontecido localmente mesmo, quem sabe?

    A Bíblia conta que a Arca pousou no monte Ararat, não conta que pousou no topo do monte a mais de 4000 metros de altitude. Para criar um argumento os céticos aumentam o máximo que podem.

    Moisés se baseou em relatos para escrever Gênesis. Do ponto de vista de Noé, devia parecer mesmo que todos os montes estavam cobertos.

    Não seria necessário conter todas as milhares de espécies animais dentro da arca. Apenas as espécies básicas, que não chegaria a uma centena. A biologia comprovaria essa possibilidade.

    Se água doce do dilúvio escoou para o mar isso não desalinizaria os oceanos, os oceanos são capazes de receber água doce, sem que isso o desalinize. De fato os oceanos ainda recebem a água doce dos rios há muitos milhões de anos.

    Visto que culturas em toda a parte, sem terem contato entre si, possuem relatos semelhantes sobre um dilúvio é simplesmente razoável crer que alguma coisa aconteceu, ao invés de, cegamente, chamar isso de coincidência.

    Eu acho extremamente arrogante por parte desses arqueólogos dizerem que ‘sabem tudo o que aconteceu naquela região há 4800 anos’. O que eles tem vindo daquela época? Algumas ruínas de assentamentos, vasos quebrados e utensílios, datados imprecisamente por carbono 14. Eu não acho que esses poucos indícios arqueológicos proporciona oniciência espaço-temporal, para eles acharem que já sabem “de tudo” o que acontecia naquela época. Acho que, para quem busca conhecimento, devia haver mais humildade.

  49. Edmilson says:

    Claro que Arca de Noé xistiu, aqui perto de onde moro descobriram a casa de praia de Papai Noel, mas adiante mora Branca de Neve…Tudo isso existe para aqueles se prendem a dógmas religiosos ou contos de fadas.

  50. Fernando says:

    Se esse achado arqueológico é a Arca eu acho improvável.
    Se não é a Arca, isso não provaria que não houve um dilúvio. De fato, muitos cientistas concordam que houve uma grande inundação, pois tal deixou indícios na geografia da Terra.

    Mas uma coisa que eu achei bem engraçada foi alguém ter comentado sobre a variabilidade genética. Pois esse argumento torna impossível que a vida tenha existido por meio de uma célula assexuada numa sopa pré-biótica.
    Eu acho mais plausível crer que em um período da história existiam apenas um casal de cada espécie do que crer que a vida evoluiu de uma ameba.

  51. Nihil says:

    Física do ensino-médio e as leis da termodinâmica desmascaram a fábula do dilúvio.

  52. Arilson Divino Torres Avelar says:

    Sendo uma fraude essa pessoas deveriam ser penalizadas isso é crime!A ciência não tem patria nem religiao e não e uma ditadura! Ela serve a humanidade formada por pessoas, pessoas que possuem a sua religia, ou seja a ciencia serve a pessoas que tem religiao, muitos cientitas possuem sua religiao e não permitem(não devem deixar)que atrapalhe o trabalho cientifico! Ela deve velar pela verdade e não permitir que pessoas inescrupulosas enganem as pessoas de boa fé! “Deus vela pela ciencia!”.

  53. Alexandre says:

    Não me surpreenderia se tal descoberta atraisse todo tipo de esforços para desmenti-la, pois muitos conceitos científicos iriam por agua abaixo. Mas sinceramente também não me surpreenderia se algumas pessoas que se dizem “cristãs” forjassem um achado desses só para ficarem famosas.

    Não estou afirmando nenhuma coisa nem outra, mas parece que o que é falso aí é a essa tal carta privada, acompanhem em http://www.noahsarksearch.net/eng/

  54. “Física do ensino-médio e as leis da termodinâmica desmascaram a fábula do dilúvio.”

    Não aprendemos sobre as coisas divinas em física ou termodinâmica, não havendo como medí-las ou controlá-las o homen cria regras para elas, e se auto-nomeia o dono da verdade… deveras ao homen não acreditar na força gravitacional ou no frio do vento,….uma vez que ele não pode ver ou tocar !!! …e estas coisas são tão sobenaturais quanto o poder divino.

  55. auletta says:

    quem garante que as madeiras da ARCA não foi usada para fazerem cabanas ou queimar como lenha quais vestígios ficaria da ARCA de Noé sendo que no deserto a noite faz muito frio como se aquecer como preparar a suas alimentação .

  56. Gilgamesh says:

    A história da Arca de Noé é mitologia sumeriana, que os hebreus absorveram e sincretizaram. A mitologia original pertence à “Epopéia de Gilgamesh”, que é muito mais antiga que qualquer escritura hebraica, diga-se de passagem.
    A Bíblia está repleta de mitologias sincretizadas.

  57. felipe says:

    o site desacredita tudo mais num email falso dito pelo proprietario eles acreditam que belo site dignissimo HAHAHAHAHA

  58. Jmalbuquerque says:

    As pessoas preferem acreditar em duendes e ets do que na Bíblia e em Deus. Porque sera? 

  59. Letícia says:

    Há pouco tempo na minha cidade teve uma palestra de um cara que é brasileiro e trabalhou na NASA. Ele disse que a maioria das coisas da bíblia,a ciência comprova e que o dilúvio existiu. Ele disse que em baixo da camada de terra,bem pra baixo existe uma camada bem extensa de agua (não são os lençóis freáticos) que lendo a parte do diluvio da bíblia,as aguas saíram do chão… e estudando as águas sairam dali. Se é verdade eu não sei,mas até acredito e tenho minhas dúvidas

  60. joao lucas says:

    Marcelo e seus comentários que botam a gente pra refletir.
    E nao entendi algumas coisas; como há um capim de 4800 anos dentro de uma arca , e na primeira foto da pra ver a agua correndo por dentro e a pergunta é ; como a agua nao apodreceu a madeira , que madeira é essa tao resistente a agua ?
    Abraços !

  61. Everson says:

    Ou pode ser verdade e botou um cara que se diz “acreditar” na história da Arca pra desmentir tudo.
    O pouco que tenho de confiança nos cientista já é muito.

  62. Hoberdan says:

    Felizmente sou espírita e acredito que tudo tem uma explicação. Como o nosso amigo Marcelo diz, vocês acreditam que é uma fraude sem realmente saber os detalhes. É claro que essas fotos não provam nada. Mas dizer que é uma fraude sem antes ter lido realmente é absurdo. É o mesmo que alguém dizer que moveu objetos sem tocá-los e alguém dizer:”é mentira”. Será?

    Outra coisa que eu queria falar é que gosto de sites e fórum céticos porque não acreditam e dogmas e enrolações das igrejas. Encaram os fatos sob o prisma da razão e da ciêcia. Esse é o motivo de eu estar aqui expondo meu humilde comentário!

  63. Jodoir says:

    Qualquer asneira, por mais imbecil, estúpida, impossível, absolutamente anti-natural, óbviamente fraudulenta, infantilóide, débil, maluca, grotesca, etc etc etc…qualquer coisinha…vai ter…seguidores crédulos. Dá um cansaço, sabe?

  64. Lit San Ares says:

    A igreja da Arca dizendo que a Arca foi encontrada.
    Vale legislar em causa própria?

  65. vinicius says:

    nao sei por que tanta gente perde tempo em provar historias fantasiosas !!
    era melhor gastar tempo e dinheiro com coisas mais serias ,como aonde fica a fabrica de brinquedos do papai noel ,ou como um coelho bota ovos de chocolate ,quem sabe aonde esta wally ?

  66. Sérgio says:

    Ok, quero acreditar que a arca de Noé, existiu, isso me deixa algumas perguntas que não encontrei resposta:
    1) Deus estava descontente com perversidade humana, e matou todos os animais (menos um casal de CADA espécie) o que os outros casais de animais não salvos fizeram de tão prejudcial pra não serem salvos?
    2) Uma espécie de CADA animal (e as plantas? )
    3) Um espécie de CADA animal, isso significa que na arca teríamos o colibri, a onça pintada, denotadamente de países tropicais, que não resistem bem ao frio) e o Urso polar que desidrataria nos trópicos
    4) Havia espaço pra baleia jubarte ou a azul? – Humm ok, eles vivem na água, então não teriam problema né? – só mais uma coisinha, notadamente a chuva é água pura, e pra subir o nível como foi informado destilaria a água do mar, e tornaria isso insalubre a vida marinha, ok ok ok a chuva era salgada, mas então e os peixes dos rios? afinal, a água deveria misturar-se
    5) Apenas a família de Noé salvou-se, hummm, mais um problema encontro aqui, não teríamos então o mesmo ramo, cmo explicar, os arianos, mongóis, indígenas, negros?
    6) Aqui um problema filosófico sério: A fim de se lembrar dessa promessa, Deus colocou o Arco da Aliança nas nuvens, dizendo: “Sempre que houver nuvens sobre a terra e o arco aparecer nas nuvens, eu me lembrarei da eterna aliança entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies sobre a terra”. – DEUS SE LEMBRARÁ ??? – Ele esquece que inundou um planeta inteiro???? – E um dia eu serei julgado por Ele por que na juventude me masturbei pela Barbara Eden (Jeanie é um gênio) que era casada, então eu cobicei a mulher do próximo – ISSO ELE LEMBRA, mas que afogou a erra toda ele precisa de um arco pra lembrá-lo?

  67. carlo says:

    podia nao ter agua soficiente ,mas o povo esquce que tinha o poder de deus.

    • Daniels says:

      Então avisa pra ele cuidar da África, da fome que assola o interior da Índia, Paquistão etc.

      É como disseram acima: como conseguem discutir a lenda da arca de nóe em pleno século 21?
      A religião deve ser superada pra que exista uma forma superior de convivência (vide Dinamarca, Norguega, Suécia).

  68. Daiane says:

    O que não podemos esquecer é que, quando ouve o diluvio toda a terra foi inundada/submersa a arca navegou aproximadamente 40 dias e 40 noites sem qualquer vestigios de terra firme ate que Deus os mostrou a terra na qual ele deveria recomeçar as novas geraçoes.

  69. Antonio says:

    O que mais me leva a crer em fraude, apesar de eu ser cristão e crente na Bíblia, é o fato de ter uma igreja evangélica por trás das supostas descobertas. Não confio mesmo em qualquer instituição religiosa, são capazes de tudo por fama, poder e dinheiro e seus líderes geralmente são pessoas sem o mínimo escrúpulos em enganar aos incautos, sempre querendo tirar algum proveito deles. A própria Bíblia nos ensina a termos cautela: “sempre seja Deus verdadeiro e todo o homem mentiroso (Rm 3:4a).

  70. Antonio says:

    Outra dúvida, porque os governos e mesmo a Turquia não empreenderam eles mesmos a busca pela Arca, já que dispõe de elevada tecnologia militar como satélites, aviões, radares, etc. e recursos financeiros?
    Creio no evento do dilúvio mas a arca jamais será encontrada pois Deus não o permitiria, a humanidade é incrédula e perversa por inclinação ao pecado e ao invés de adorarem e louvarem ao Criador pela descoberta, se voltariam contra Ele, chamando-o de assassino e cruel.

  71. So passando says:

    TEMOS DUAS PERGUNTAS:
    Tudo que existiu deixou vestígios?
    Todo vestígio é prova de que algo aconteceu?

    TEMOS DUAS RESPOSTAS:
    Para a 1ª pergunta é não.
    Para a 2ª pergunta é sim.

    Ninguém percebeu que esse dito silogismo é uma falácia? Tudo que existiu deixou vestígios – não = falácia de generalizaçao. Errado

  72. will says:

    Eu acredito na Biblia, se ela diz que Deus mandou fazer uma arca, eh pq Ele mandou, mas o ser humano é tao incrédulo que precisa de provas concretas de que isso aconteceu, nao basta apenas ver o q a Bíblia nos revela, mas na hora que dizem q o homem pisou na lua e que os mortos vem puxar seu pé a noite acreditam facil facil. vai entender….

    O QUE IMPORTA É QUE DEUS EXISTE E JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!!!!

  73. fernanda esmeralda says:

    muitu legal

  74. fernanda esmeralda says:

    eu gostei muitu! min ajudou muito no meu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑