MENU
menina corredor indonésia

Menina da Indonésia

ghostboy

Fantasma do iPhone acaba em tablóides britânicos

5 de setembro de 2009 Comments (33) Views: 3501 Fotos de Fantasmas

Seria um anjo?

País: Brasil                  Data: ?

“Meu nome é Marcio e estou enviando essa foto para você poder me explicar esse fenômeno, lhe asseguro que não é montagem. Não sei te dizer quando foi revelada, só sei que foi durante um culto religioso, parece um anjo… o que pode me diser sobre isso???”

Uma das melhores fotografias que já recebemos, sem dúvida parece um anjo, completo com asas, e mesmo algo em mãos… seria uma harpa?

Talvez sim, talvez não, fato é que há outros borrões brancos na imagem que não lembram imagens religiosas, e talvez mais relevante, há uma menina de vestido branco que está na mesma posição que o “anjo”. Ou o contrário seria mais verdadeiro.

Podemos explicar a imagem como resultado da longa exposição do filme, que capturou todos os elementos mais luminosos da imagem — aqueles brancos e prateados — enquanto o fotógrafo movimentava a câmera, inadvertidamente. Some isso com um tanto de pareidolia, e tem-se o resultado na imagem.

O diagrama abaixo deve ajudar a entender os efeitos aqui:

diagrama

Destacado em vermelho estão as origens dos borrões brancos na imagem: o vestido branco da garota, a camisa também branca de um senhor à esquerda e o apoio presumivelmente de metal brilhante de um microfone no palco. Todos estes elementos estariam refletindo a luz ambiente com maior intensidade, como também podem ter refletido flashes de câmera, e produzido assim os borrões que destacamos em verde, incluindo o “anjo”.

Em amarelo estão ainda indicados os borrões por movimento produzidos por outras fontes de luz e que se espalham por toda a imagem. São eles que explicam também as “asas” do anjo borrado. São borrões do mesmo vestido da garota.

Perceba que a posição relativa entre o anjo branco e o borrão à sua esquerda reproduz exatamente a mesma posição relativa da menina de vestido e o homem de camisa branca. Esta combinação dá uma boa segurança de que nossa interpretação da imagem está correta: este anjo de luz é apenas uma imagem borrada da menininha cantando.

Um anjo, realmente.

[Com agradecimentos a Marcio Silva pelo envio]

Tags: , ,

33 Responses to Seria um anjo?

  1. Melissa disse:

    Poxa muito 10. Sem dúvida são anjos!!!
    bjs

  2. maycon disse:

    pra mim tanbem seria um anjo.

  3. Juliana disse:

    Na minha opiniao: Com certeza!

  4. Simone Ramirez disse:

    Anjos com certeza sem sombra de duvidas, alias ja tive esperiencia com uma aparicao mas estava na madorna eu os vi foi lindo pois senti uma paz

  5. Marcelo Santos disse:

    Fotógrafo bêbado. Aconteceu muito no meu casamento…
    Marcelo.

  6. jamila disse:

    Com toda certesa so podem ser Ajos!!!!.Beijos

  7. Mlyra disse:

    Mais assustador, é o número de pessoas que acreditam nisso. Vamos lá, pessoal.

    Há indícios de que a foto foi tirada com flash, pelo brilho no rosto dela, e a sombra do fio do microfone, na mesma direção em que é vista, além de outras fontes de luz, como a que traça a sombra do microfone lá atrás.
    Esta fonte é tão forte, que nem o flash pode apagá-la.
    Em fotos tiradas em locais mais escuros, aumenta-se o tempo de exposição do filme (o mesmo acontece em fotografias digitais.)

    O que acontece? O flash “queima” no filme a primeira imagem, e todas as outras luzes e reflexos, continuam a traçar o filme, enquanto o Obturador não termina a exposição, traçando os brilhos com o movimento da câmera depois do disparo.

    Façam o teste com uma câmera DSLR por exemplo, e verão o resultado.

    Por essa segunda fonte de luz, o microfone também traçou a imagem, ou seriam esses, microfones do paraíso?

    Enfim, é bom que divulguem essas informações técnicas, para evitar a má interpretação de fatos simples, porém desconhecidos para grande parte das pessoas.

    Abraços!

  8. NandoBoy disse:

    É interessante a semelhança, mas também acho que não são anjos. Pois a outras formas aparecendo na foto que não se parecem com nada. Se é um anjo, a outra forma aparecendo a esquerda é o que? Se fossem anjos é lógico que apareceriam de forma definica, como a forma da direita.

    Uma outra esplicação possível é que o fotógrafo é um fumante e a fumaça apareceu no flash.

  9. bob psicótico disse:

    acho que isso não era um anjo e também não poder ser Deus, acho que isso é o diabo. MEU DEUS DO CÉU!!

  10. Isabel Jones disse:

    Ok, para o pessoal que está vendo anjos… que tal dar uma olhada na geladeira… aquela manchinha no vidro de maionese, com certeza forma a imagem da virgem Maria.
    Somos humanos… vemos aquilo nossos olhos captam e nosso cérebro traduz. Se seu cérebro foi regado a dilúvios, cobras falantes e virgens dando a luz… claro que vc vai ver um anjo.
    Eu vejo uma foto amadora tirada com um flash de má qualidade.

  11. ana disse:

    Acho que foi uma montagem ou algum erro da máquina que fotografou, menos anjos.

  12. Neko Cobain disse:

    deve ser alguma peça infantil, ou realmente um anjo, mais a teoria mais certa é a de Mlyra

  13. luan disse:

    pra mim nao passa de mas uma montagen

  14. ROBERTO disse:

    pra mim e real.

  15. C.D disse:

    Quanta gente ignorante… por favor.. vocês leram a explicação ou olharam para a foto e tiraram suas próprias conclusões? É nítido que não passa de uma foto mal batida, que mania de procurar imagem de santo em tudo.

  16. zakk6 disse:

    são anjos 10 essa foto

  17. joão barbosa dos santos neto disse:

    ótima explanação, Mlyra! fecho com você!

  18. Johtaa disse:

    Poxa, muito boa a análise. Como sempre! Parabéns pelo trabalho. A posição dos dois “anjos” coincidem com a posição das duas pessoas de branco e a da base do microfone. Ótimo!

  19. hahaha,impressionante na quantidade de pessoas que acreditam nisso!!,não passa de uma camera de pessima qualidade que nem a que eu tenho aqui,rsrsrs!!

  20. Nihil disse:

    Vemos nos comentários como boa parte do povo prefere acreditar que há anjos na foto a ler o artigo inteiro. Gente, leiam o artigo e olhem a foto usando o senso crítico! Não interessa o quanto invulgar é a foto de aparições. Ela será desmascaradas. Isso não existe!

  21. Fernando disse:

    Realmente, tem que ser muito ignorante para acreditar em anjos e mais ainda para “vê-los” onde existem borrões e efeitos luminosos.

  22. Sílvio Butx disse:

    Ora bolas…. Seria anjo se anjo existisse. Anjos são criações da religião que dominou o mundo ocidental por muitos séculos. A religião mais mnentirosa de todos os tempos. Incrível é como há pessoas, ainda em pleno século XXI, que acredita em anjos. Tenha a “santa” paciência. (rsrsrsr).

  23. auletta disse:

    tirando os que eu curti,do resto só tem doido

  24. nao passa de uma simples camera vga.. q na hora da batida o fotografo tremeu a camera.. somente ( dai a base do microfone junto com a vestes da menina fez esse simples borrao)

  25. Nathiele disse:

    Seria maravilhosos se fosse um anjo. Mas msm q ninguém provasse eu não acreditaria. Deus não permitiria tal coisa. Concordo com Isabel Jones.

  26. Marcio da Silva disse:

    Olá galera! Aqui quem vos fala é o próprio que enviou a foto, para quem gosta de ler, acima está dizendo que a foto naum é montagem. Eu mesmo estive com a foto em mãos e é fotografia analógica bem antiga com possibilidade zero de montagem. Pois bem a única explicação mais cabível sem dúvida é a do pessoal do Ceticismo Aberto, vlw galera.

  27. fabiana disse:

    tenho uma foto p vcs analisarem, cmo posso enviar p vcs?

  28. Valdir de Jesus disse:

    Milagres não se explicam, a ciencia tenata , tenta mas a Biblia é o unico livro que se mantem e com cumplimentos das profecias, pode ate ser um flash mas que formou anjos formou. ela é uma meni a iluminada.

  29. Tiago disse:

    As religiões são o ápice da ignorância humana.

    • Phillipe disse:

      Valdir, oque vc fala da Bíblia são só informações com interpretações amplas que são distorcidas para se parecerem com nossa realidade, pelo que se especula a bíblia pode ser um bom livro fictício escrito por um ótimo escritor que até hoje se acredita ser verdade, ou simplesmente uma ferramente de manipulação da população, e voltando a foto, está claro que é uma foto de má qualidade, a análise é clara e correta, a imagem é somente uma coincidência. Até porque poderíamos sair por aí falando que qualquer luz é um anjo, está certo que essa se parece, mas é, repito, somente uma coincidência.
      ps: Já notaram que os céticos escrevem corretamente e os religiosos escrevem tudo errado?

  30. […] Em nenhum dos três casos abordados aqui, onde os “seres luminosos” foram interpretados como anjos, fantasmas ou criaturas dimensionais, o flash foi disparado. Em todos a cena possui baixa luminosidade, com exceção de uma pequena área banhada por luz mais intensa, geralmente do Sol. Com o uso do flash da câmera, efeitos mais curiosos podem ser obtidos. […]

  31. Fabiano disse:

    O que da medo é saber que ha tantas pessoas acreditando ser um anjo…

  32. Delei! disse:

    É fácil fazer anjos assim! Aliás… pode rolar uma oportunidade aí!!
    Otário pra acreditar em anjo é o que não falta…
    Aumenta o ISO de sua câmera, vá a um ambiente pouco iluminado, deixe apenas uma fonte de luz forte incidir sombre um objeto qualquer, no momento que pressionar o botão do disparador, mova a câmera só um pouquinho…
    Ou altere o tempo de exposição do ‘filme’ e mova um pouco a câmera.. nem precisa ser rápido…
    Já fiz isso várias vezes até por diversão.
    Heresia é o pecado mais comum entre os cristãos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>