MENU

Balovni em Metamorfose Ambulante

mascaras.gif

Mistérios explicados

30 de setembro de 2008 Comments (32) Views: 3234 Ceticismo, Ufologia

Ufólogos desistem do Instituto “Carl Sagan”

carlsagansmile31hj

Dias depois de denunciados, ufólogos brasileiros que pretendiam formalizar um “Instituto Carl Sagan” de ufologia resolveram alterar o nome da entidade para “Instituto Galileu Galilei de Pesquisas sobre Vida Extraterrestre”.

Segundo um dos diretores anunciou há pouco:

“Em reunião do comitê para implantação do Instituto Carl Sagan, em 07 de setembro, foi aprovada a proposta apresentada pelo co-editor de Marco Antonio Petit, para alteração do nome da entidade para Instituto Galileu Galilei de Pesquisas sobre Vida Extraterrestre (IGG). Petit argumentou que a atribuição do nome de Carl Sagan a ela desagradou muitos ufólogos consultados, que entendem que o falecido cientista foi um crítico ferrenho da presença alienígena na Terra, defendida pelo IGG. A argumentação oposta, defendida por Gevaerd, de que a entidade lidará diretamente com a questão da vida extraterrestre, e não necessariamente com Ufologia, foi vencida e o novo nome passou a vigorar. O site do Instituto, ainda alusivo a Carl Sagan, será retirado do ar em breve e será substituído por um novo”.

Recebemos a notícia com satisfação e a segurança de que nossa manifestação coletiva contra este ultraje levou os ufólogos a voltar atrás.

Ao denunciar a iniciativa em 1 de setembro, recebemos horas depois como resposta de um dos diretores que “o Instituto Carl Sagan consumiu muito trabalho, muitas reuniões e muitas viagens para ser consumado. Tivemos uma sólida consultoria para estabelecê-lo, e isso custou muito em tempo e recursos”. Não iriam desistir do nome.

“O Instituto Carl Sagan é um sonho antigo de muita gente, bem definido, organizado e muito bem intencionado”, argüiu o diretor em sua mensagem. 

Que tenham revisto tal posição poucos dias depois, e contrariando tantas “reuniões, viagens e consultoria”, com o endereço eletrônico do instituto registrado há quase dois anos e o anúncio publicado em uma revista de circulação nacional, sugere claramente que algo os fez mudar de idéia rapidamente.

Não é mesquinho sugerir que fomos nós, porque a vitória não é de “céticos contra ufólogos”.

É sim uma vitória preservando o legado tanto pessoal, representado pela família de Sagan, que solicitou o fim deste ultraje, quanto profissional de Carl Edward Sagan. É tudo que nos resta desta figura que iluminou o mundo, e deve continuar a fazê-lo.

Tags: , , , ,

32 Responses to Ufólogos desistem do Instituto “Carl Sagan”

  1. Parabéns Kentaro por nos alertar desse absurdo e nos aliviar com essa notícia.

    Que Carl Sagan descanse em paz.

  2. E agora eu pergunto: o que Galileu Galilei tem a ver com a crença de que há alienígenas visitando a Terra?

    Será que a revista UFO vai esculhambar um personalidade da ciência a cada mês? Por que usam o nome de algum ufologo famoso?

  3. Fabricio… o motívo é tentar dar credibilidade… só isso. Sorte que não lembraram de Enrico Fermi :)

  4. José Luís Santana disse:

    Que tal “Instituto Meier e Santilli” ?

  5. Rafael disse:

    Eu sugiro “Instituto Urandir Fernandes de Oliveira”, ou simplesmente “Instituto UFO” para os íntimos… Santa Superologia, Magno!

  6. Carlos Magno disse:

    Se a lembrança é a mim agradeço, até gostei do epíteto.

    Sobre o Carl Sagan, ambas as coisas me fizeram rir dos céticos exasperados:

    Que o instituto se formalizasse, porque seria um interessante e irônico paradoxo. Um cético intransigente, retilíneo e uniforme, emprestando seu nome a um instituto que justamente pesquisaria sobre seus erros acerca de ufos e extraterrestres. Nossa, acho que acordaria dando gargalhadas todos os dias! Quem sabe a patuscada genial ainda aconteça, sei lá!
    Que a tal titularidade fosse obstruida e blindada, porque nesse caso bem se aplica o adágio de que o macaco fique no seu galho e Carl Sagan está para o evolucionismo darwinista, homínidio-antropóide, como o Todo Poderoso Criador do macro-universo está para o criacionismo. Essa me faz rir de alegria.

  7. Patola disse:

    um instituto que justamente pesquisaria sobre seus erros acerca de ufos e extraterrestres

    Quais erros? Cite. Demonstre.

    (Esse Carlos Magno me lembra aquele outro charlatão, o Marcelo Del Debbio. Por falar nisso, Mori, a quantas anda aquele desafio da astrologia?)

  8. O Carlos Magno é um disco arranhado…:-)

  9. Junior Miranda disse:

    Este esdrúxulo instituto foi batizado agora com o nome de Galileu porque o pobre cientista, morto há anos, não tem mais parentes para bradarem por seus direitos. Risos, risos e… risos!!!

  10. sartori disse:

    seria mais certo se chamar Giordano Bruno o tal instituto, se bem que ele ficaria ” queimado ” com isso…rsrsrsrs desculpem mas não resisti a piada.

  11. Carlos Magno disse:

    Patola disse:

    “Quais erros? Cite. Demonstre.”

    “Esse Carlos Magno me lembra aquele outro charlatão, o Marcelo Del Debbio”.

    Prezado, se você é incapaz de observar os erros do Carl Sagan, lendo suas obras, então você:

    Não sabe ler.
    Não sabe o que está lendo.
    Não entende o que lê.
    Não tem conhecimento elementar da matéria.
    Não tem senso crítico.
    É um vaquinha de presépio, do tipo: “falou tá falado!”
    É um bobo alegre, se passando por cético.

    Mesmo o Mori, com sua admiração inconteste pelo Carl, é o suficiente honesto, equilibrado e inteligente para admitir que o Carl Sagan também errou. E você quer que eu lhe demonstre os erros. Para que?

    O Del Debbio, por uns poucos textos que li dele, não é, tanto quanto eu, nenhum pouco charlatão. Me pareceu um estudioso compenetrado que oferece lições para inteligentes, demonstra conhecimento, e não se importa com as críticas dos orelhudos.

    Aliás, estou até forçando o sentido do oposto para conseguir lhe responder, pois nem mesmo o significado de charlatão você sabe distingüir. Enfim, como cético e comentarista, com a maior das boas vontades, você ainda é um desastre. Antes de mais nada volte correndo para a escola.

  12. Alexandre disse:

    esse Carlos Magno é um sujeito completamente irracional, eu pessoalmente acho que ele consegue estragar todas as discussões que participa, com essa postura e atitude, e são muitas, o cara tem tempo pra perder na valiosa causa de confrontar e agredir aqueles que não compartilham dos seus delirios.
    Mas não adianta dezenas de pessoas falarem isso para ele.Devemos estar todos errados e ele certo.
    Ele havia ficado bem feliz com o inapropriado nome para o instituto, agora vem falar bobagem de novo…
    Lamentável…adoro este site, mas esse cara já foi além do incoveniente…

  13. Carlos Magno disse:

    Alexandre:

    Não seja infantil.

    Se você deseja debater, debata, argumente. Mas se você deseja que eu elogie os comentaristas por dizer coisas que eu não concordo, que como esotérico me sinto agredido, então não leia.

    Quem disse que as dezenas de pessoas que me contestam (mentira grossa essa sua!) estão certas? Por que se dizem céticos? E olhe, tem um bocado de gente aqui que nem sabe o que seja ceticismo! Não sabem nada e se passam por conhecedores de ciências!

    Ora, aprenda a conviver com os pares de opostos ou vai ficar sempre nervosinho!

    Veja bem que eu raramente me dirijo a um comentarista. Falo do texto, daquilo que o Mori escreve. Seus colegas é que me insultam, então eu respondo. Simples assim. Não notou ainda?

    Mas alegre-se. Já estou ficando cansado dos brucutus daqui. Vou me ausentar. Então já podem se elogiar mutuamente, como você gosta.

  14. Ulisses Costa disse:

    Mori, há tempos atrás eu acessava o teu blog para ler os excelentes textos, sempre com ótimas informações.

    Atualmente, tenho entrado para dar umas boas risadas com a sessão de comentários! Está cada vez mais cômica, por conta das maravilhosas intervenções dos leitores. :D

  15. Carlos Magno disse:

    Ulisses:

    Vou confessar um segredo, já que estou deixando o blog.

    Eu também morro de rir com as intervenções dos blogueiros daqui, e como gosto de humor, ponho sempre lenha na fogueira.

    Mas eles não entendem o que seja ironia inteligente.

    Você entende, não é mesmo?

  16. José Luís Santana disse:

    Que é isso..fica aí cara, toma mais um café!

    Além do mais se não tiver ninguém pra levantar polêmica e discutir educadamente outro ponto de vista, o blog acaba ficando chato e sem conteúdo de contra-ponto.

    Acho legal seus coments cara, por mais que discorde deles.

  17. Fábio disse:

    Penso que uma instituição como a que o pessoal da UFO quer dar forma não deveria ser associado a uma pessoa. Nem Carl Sagan, nem Galileu Galilei.

    Entretanto, fico impressionado de como as informações que costumam ser divulgadas sobre a UFO estão fora do contexto que é passado pelos editores da referida revista. Por que essa perseguição com o pessoal da revista UFO?

    Não valeria mais a pena investigar de forma isenta o fenômeno UFO e deixar as perguntas em aberto, como a verdadeira ciência faz?

    Não nos esqueçamos de que grandes pessoas falam sobre idéias; pessoas medianas falam sobre coisas e pessoas pequenas falam sobre pessoas. Se alguns de vocês são tão grandes, lógicos e bons assim, por quê não se retém ao fenômeno UFO e tentam explicar por que há tantos avistamentos assim no mundo inteiro há décadas? Certamente a maioria é engano ou fraude, mas nem todos os casos têm explicação.

    Ao invés de ficar falando mal dos outros, aumentem o nível estudando o fenômeno a sério.

  18. Rui disse:

    Que tal “Instituto Ademar Gevaerd”, inflando ainda mais o ego deste sujeito…

    E aí, será que aceitariam outra sugestão, que tal “Instituto Jan Val Ellam” seriam uma justa homenagem pelo fato de o terem abandonado quando o bicho pegou ou não apareceu…

  19. Fábio disse:

    E que tal ‘Instituto de Investigação Sobre Vida Alienígena’?

    Seria muito mais isento do que a proclamada ‘verdade absoluta’ do que é classificado como ‘existente’ (ex: o Planeta Vênus perseguir um carro numa estrada) ou o ‘inexistente’ (um fenônemo descrito milhares de vezes por pessoas do mundo inteiro e que tem que ser investigado).

    Incrível como alguns ‘céticos’ enfiam todos os tipos de farinha no mesmo saco.

  20. Arilson disse:

    Fábio, concordo com você em número, genero e grau.

    Nossa, olhando aqui de baixo os grandes céticos e os grandes ufólogos discutindo como se Carl Sagan fosse propriedade de um ou de outro. A verdade é que esses céticos são arrogantes e ufólogos são idiotas em dar ouvido para essa gente.
    Essa ufologia está tão podre quanto o ceticismo. Um cético não olha para o céu, não faz pesquisa de campo e definitivamente não tem a mente aberta para ‘novas possibilidades’. Foi Einstein quem disse que ‘ou não existem milagres ou tudo é um milagre’?
    Não existe título de Ufólogo nem título de Cético, o que vemos aqui é o que o Fábio falou, estão discutindo pessoas.
    Afinal, o livro ‘Contato’ não foi escrito por Sagan? No fundo o que Sagan combateu foi a superstição, o mundo assombrado pelos demônios, certamente ele se desgostou dessa ufologia corrompida pelo orgulho que também está claramente entre os céticos caçadores de mitos mequetrefes que se acham os senhores da razão desmistificando sereias, fantasmas, pé-grande, etc. Não usem Carl Sagan como se ele fosse do seu clube de céticos, porque certamente não o foi, também não o usem como se contra a ufologia ele tenha alguma coisa a ver com céticos e essa onda de desmistificar mitos urbanos.
    Nesse mundo há infinitas possibilidades, a ciência não é estática e poderá ser muito doloroso vocês descobrirem que papai noel não existe.

  21. antonio disse:

    parabéns arilson,parabéns fábio

    Pela explicação fora da reprodução alienada de muitos e pelo pensamento em busca de aprender e entender um assunto não fechado e fora dessa insistente visão fundamentalista

  22. […] ufólogos brasileiros desistem de ultrajar o nome de Carl Sagan. Também denunciamos como um reflexo na lente de um celular foi vendido como um OVNI, e outro […]

  23. Alexandre o Grande disse:

    carlos magno diz que sagan errou, mas nao aponta os erros.
    diz que quem nao os ve é burro, que os ceticos precisam voltar pra escola, mas tambem nao aponta o porque.
    carlos magno (o nick revela muito), MENOS VAI.

    acho que “Instituto Meier e Santilli” seria otimo.

    ou “Instituto Philippe Pinel – a revanche”

  24. guidje disse:

    ah cara… uma homenagem necessária ao carl sagan e d uma certa maneira até condizente com quem foi o cara… digo, porque seria uma piada meio ácida e provocante…

    q não existem extraterrestre entre nós, é um tópico q não deixa margem para muita discussão (pelo menos entre os céticos, grupo ao qual me incluo)… mas como o próprio sagan costumava dizer – mas não com as seguintes palavras -, a ciência não clama estar sempre certa, é apenas o mais próximo da verdade q nós temos…

    ou seja: vai q a guerra dos mundos tá pra acontecer e nós somos apenas, mais uma vez, os ignorantes q não detectaram a ameaça iminente!!

    taí: instituto herbert george wells…

    um abraço!!

  25. Hehe,

    Vocês não percebem que Carl Sagan não errou?

    Sagan já havia falado que está do lado da ciência, e na ciência, oque parece ser absoluta verdade hoje, pode ser uma teoria já ultrapassada amanhã. Ele mesmo falou isso. Ele defendia as teorias que pareciam estar certas, mas, se estivesse vivo ainda, examinaria as que os outros argumentam, e mudaria totalmente os seus conhecimentos.

    Não sejam tolos. Sagan morreu por nós, mas a imprensa sempre quis piorar a aparência dele diante das massas por meio de hipnose subliminar e noticias pela metade. Vocês deveriam se envergonhar.

    Se você conseguisse provar a Sagan que ele estava errado e que você estava certo, ele iria lhe apoiar até que chegasse um outro ser e provasse que você estava errado.

    Se Sagan não acreditava em UFOs, é por que na sua época a comunicação não era como hoje, e existiam poucas evidências documentadas sobre o fenômeno. Agora, com a Internet e câmeras digitais, os casos almentam de fotos, videos, relatos, abduções. Isso se deve porque temos agora como provar por meio de uma foto, ou video. Uma pessoa comum pode mentir falando, mas uma pessoa comum dificilmente pode mentir com uma fotografia, ou com um vídeo.

    Não entendem?

  26. Paulo disse:

    Carl Sagan sempre foi fascinado pela possibilidade e, até mesmo, probabilidade de vida em outros planetas. Só alertava-nos contra a crença sem evidência, provas e pesquisas. Se o instituto for composto por um bando de alarmistas sem o mínimo caráter investigativo, então que não tome emprestado o nome do mestre da ciência, Carl Sagan.

  27. angelica de melo disse:

    desde pequena meu pai Prof. Dr. Arthur Pereira e Oliveira, meu primeiro e grande mestre, qdo via coisas anormais para os seres humanos, meu paizinho dizia: peca naquela prateleira o livro de Carl Sagan, se ele não tirar tua duvida filha, ninguem mais pode, e se ele responder tuas visões extras galáticas, é normal, e filha não estais doida, pois ele é o melhor de todos os cientistas dessa area. sem palavras para falar quem foi o grande CARL SAGAN, indicado por um grande cientista , sábio, enfim se quizerem saber mais quem era meu pai e Carl Sagan para ele era o cara(ciencia) sem fantasias. e meu pai era meu pai, para falar com tanta convicção. Carl Sagan me provou tudo que eu vi, real era verdade cientifica, como tenho todos os livros dele pesquisei, e vi que não estava doida, foram varias aparições. abraços, a aqueles que preservam a memoria de um grande cientista igual esta para nascer. (Carl Sagan) me ajudou muito, para saber se sou normal. graças a Deus sou e estou melhor ainda só que como dizia zaratrusta, extras-terrestres nos tben somos para eles, por isso cortei um pouco esse assunto. só que nesta atual era temos que pegar o melhor tramporte pra a retirada do nosso planeta, quem sobreviverá.rsrsrs. eu suporto até 100graus acima ou abaixo,pois isto é o começo para o preparamento de qtos sobreviverão, no cataclisma planetário, que está muito breve para chegar. faz anos que eu dizia 2005 começava a zona 2007pioraria, 2009 os seres não sabem a grande maioria do existencialismo do porque vives, a maioria quer apenas ter e não ser, agora se tu és como deus mandou sempre terás, desde que sejas puro sincero verdadeiro com tuas ideologias que deus te criou, mas tem uma turma muito legal, que já está preparada para as surpresas principalmente dos nossos governantes rsrsrs. eu não pago passagem onibus espacial, pois quem tem que ser salvo será esgatado, infelismente quem não sabe da força da metafica quantica divina ficara para adubo rsrs mas ainda a tempo de querer saber nunca é tarde. bjos tia angelica

  28. HEWERTON disse:

    O negócio foi tão combatido que não decolou e o CARA saiu de fina. Para o bem da ufologia brasileira esse [email protected]@ de Revista tá quase falida (FALTA POUCA COISA PRA CAIR PRA SEMPRE).

  29. Ramon Gregorio disse:

    Bom, exumando o assunto…
    Caral Segan nunca disse que a vida se limitava a o nosso planeta, mas nunca também disse haver provas de que fomos visitados.
    Acho que se deve ter bom censo nas análises, não se pode usar de fundamentalismo em debate, aí vira esporte, onde só um deve vencer.
    Existe muito charalatanismo, muito mistificação exotérica ( A revista UFO ando ultimamente assim, por isso não leio mais a revista)e muito ceticismo barato também.
    Algummas coisas concretas são mistérios absolutos, como nós seres humanos ( não acharam o tal elo perdido até hoje)
    Emfim a ciência está aí para explicar o mundo, mas tem muita coisa real que a ciência mão explica.

  30. ZIG disse:

    Alguém desavisado, que visse (lesse) esse blog (e principalmente esses comentários), poderia supor duas coisas:

    Céticos ADORAM Carl Sagan.

    Ufólogos ADORAM UFOs.

    .

  31. Celso Brandão disse:

    “É provável que, se você veio aqui para se juntar a mim em um ato de recordação neste décimo aniversário da morte de Carl, você já conheça bem as numerosas realizações científicas e culturais do homem. É provável que você saiba que ele desempenhou um papel principal na exploração de nosso sistema solar, que ele acrescentou algo a nosso conhecimento das atmosferas de Vênus, Marte e Terra, que ele abriu caminho a novos ramos de investigação científica, que ele atraiu mais pessoas ao empreendimento científico que talvez qualquer outro ser humano e que ele era um cidadão consciencioso tanto da Terra como do cosmo. Talvez você seja um dos muitos que foram levemente empurrados a uma trajetória de vida diferente pela atração gravitacional de algo que ele disse ou escreveu ou sonhou. Em minha estimativa parcial, ele era uma figura histórica mundial que nos incentivou a deixar a espiritualidade geocêntrica, narcisista, “sobrenatural” de nossa infância e abraçar a vastidão — amadurecer ao tomar as revelações da revolução científica moderna de coração.” Ann Druyan

  32. paulo Romeu Fontes Berbert disse:

    nenhum astrônoma nega a existência de vida extra terrestre, inclusive vida inteligente. Todos realmente estudiosos da astronomia, sabem que o número de estrelas no universo é praticamente infinito; assim como o número de planetas. Como a nivel de infinito nada é impossível, a ciência acredita que deve existir milhões de planetas habitados com seres inteligentes. O que astrônomos,do nível de Carl Sagan não acreditam, é que devido a imensa distância que nos separa de outros mundos habitados (milhares de anos luz,os mais ´próximos) tais seres andem por aqui passeando entre nós, evitando inclusive fazer contato conosco. É muito pouco provável que algum dia cheguemos nas esstrelas, mas se lá chegarmos, com certeza não evitaremos contato com habitantes de outros planetas que por ventura encontrarmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *