MENU

Daniel Hauser: graças à medicina

Círculos ingleses e o bom velhinho

29 de novembro de 2009 Comments (71) Views: 10621 Ceticismo, Destaques, Fortianismo, Ufologia

“Cientistas” búlgaros dizem que aliens estão na Terra

duvidecircle

“Os cientistas búlgaros não têm dúvidas: os extraterrestres estão no nosso planeta e até se comunicam conosco. A conclusão veio de um estudo feito pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, ligado ao governo da Bulgária. O trabalho decifrou uma série de conjuntos de símbolos. Segundo os cientistas, os aliens responderam 30 perguntas feitas a eles. Além disso, o instituto também analisou mais de 150 círculos supostamente feitos por alienígenas em plantações ao redor do mundo. O diretor do instituto Lachezar Filipov afirma que os aliens estão por aí, nos observando o tempo todo”. [R7: Orgão ligado ao governo conclui pesquisa sobre extraterrestres]

O portal R7 não cita suas fontes, mas não é difícil encontrá-las. O The Register britânico cita o Echo e Novinite (tradução aqui), e uma leitura mostra dois erros crassos. O primeiro é que Filipov não é diretor do instituto – título de Peter Gestov – e sim diretor associado de colaboração internacional. O segundo é que não é o Instituto de Pesquisas Espaciais, ou mesmo a Academia de Ciências da Bulgária que fizeram tais declarações, e sim Filipov, falando apenas em seu próprio nome.

“Em primeiro lugar, desejo esclarecer que o Instituto de Pesquisas Espaciais da ACB não está diretamente envolvida no experimento ‘Diálogo 2009’, em que eu e meus colegas participamos”, respondeu Filipov a uma consulta feita por um membro da GEOcomunidade.

Esclarecido isto, como exatamente os alienígenas teriam respondido às perguntas de Filipov e colegas?

“Neste ano, tive a oportunidade de reunir uma equipe de peritos em vários campos da ciência e vida. Trabalhamos juntos em um projeto baseado em nosso trabalho original com a senhora Vezneva, antiga arquiteta e membro IAI. A senhora Vezneva publicou livros contendo dicionários de símbolos universais de linguagem através dos quais ela declara como os pictogramas podem ser interpretados. Em seus livros, ela conversa sobre questões globais com os ‘criadores’ dos círculos nas plantações. è baseado na linguagem de símbolos universais, ie, psicometria e telepatia”.

Círculos nas plantações? Psicometria? Telepatia?

“O objetivo do experimento ‘Diálogo 2009’ é realizar um diálogo similar a respeito do uso de círculos nas plantações mas com participantes diferentes. Acreditamos que os círculos sejam formações reais de natureza inexplicada, e que contêm informação de origem extraterrestre. Já temos 36 respostas que estamos analisando. No momento há fatos confirmando nossa hipótese inicial, mencionada acima, mas só publicaremos nossos pensamentos finais depois de consideração cuidadosa por todos os membros da equipe”.

O italiano Francesco Grassi notou como o experimento anterior de Filipov e amigos com extraterrestres já teve seus resultados divulgados na rede. É curioso que Filipov não o tenha indicado na resposta padrão que envia por email. Esperaríamos que algum dos jornais, se não do Brasil, pelo menos do exterior forneceria esta informação valiosa aos leitores, mas aparentemente nenhum o fez.

Porque o experimento de comunicação com alienígenas de certa forma fala por si mesmo. A médium é Mariana Vezneva, que faz questão de dizer que não é uma médium, e sim “uma exploradora supersensória que foi treinada na linguagem cóismica dos símbolos por mais de 20 anos”.

mariana1

Os “cientistas” fazem então perguntas, como “há lugares na Terra que serão salvos do aquecimento global?” e a médium, ou exploradora supersensória, a senhora Vezneva escolhe alguns círculos, como estes:

2007-3

E então “decodifica” a mensagem dos “criadores” dos círculos extraterrenos, com a seguinte resposta:

“A vida será completamente alterada. Apenas aqueles em vilas sobreviverão, que aderem à mudança climática e as novas condições para existência. A mudança afetará tanto os mundos físico quanto espiritual. Nada será o mesmo durante o aquecimento global, bem como depois”.

Sim, toda essa mensagem foi decodificada pela senhora búlgara a partir desses simples desenhos geométricos. Esta não é uma caricatura do experimento, é um exemplo tomado diretamente das páginas de Vezneva. Outras respostas podem ser vistas aqui. É evidente que é apenas uma forma de adivinhação: ao invés de borra de café ou bolas de cristal, a vidente escolhe círculos em plantações e diz poder ler mensagens nos mesmos.

E os “cientistas” chamam a isto de experimento, com hipóteses e análises. As aspas são apropriadas porque o que quer que esteja sendo feito aqui, não é ciência. Mas então, “crédulos búlgaros dizem que acreditam em extraterrestres interpretados por médium” não daria uma boa manchete.

Ao que se pergunte como um diretor associado de um Instituto de Pesquisas Espaciais poderia embasar tamanha credulidade, uma resposta é que nem tudo que cientistas fazem em suas vidas é ciência, o que só torna mais importante diferenciar ciência de pseudociência. E, no contexto aqui, é relevante notar que recentemente a Academica de Ciências Búlgara esteve sob alvo de polêmica quando o ministro das finanças a acusou de ser um produto da era Stalinista, com “anciões feudais”.

Este episódio parece dar certo embasamento à crítica do ministro.

Comentando a moda de interpretar significado nos círculos ingleses por mensagens, Grassi nota como outra figura, Marina Morganti, chegou mesmo a interpretar este círculo:

morganti3

Que, como vários leitores podem reconhecer, é o símbolo do canal de TV History Channel. Foi pago pelo canal e criado em 2002. Dificilmente tem relação com a quinta dimensão e o “princípio cônico”.

Tags: , ,

71 Responses to “Cientistas” búlgaros dizem que aliens estão na Terra

  1. Fabio disse:

    Parece que os et´s não têm nada melhor para fazer…

  2. Elton disse:

    Esses ET´s sempre dizem a mesma coisa…

  3. Tux disse:

    O pior é ver os trocentos comentários nos sites esotéricos falando desses búlgaros, gente que acredita sem nem saber se é verdade, e depois afirmam com toda convicção do mundo que aquilo é a mais pura verdade. Achei um site com mais de 80 comentários sobre esses búlgaros, a maioria falando que as pessoas estão começando a “abrir os olhos”. Quantos duvidando da noticia? NENHUM!

    E agora com essa moda de 2012 to ficando cada vez mais puto quando alguem fala: “Tudo bem… 2012 tá chegando…” dando um sorrizinho. Como se uma catástrofe global fosse super cool.

  4. Marcelo disse:

    O interessante é como os cientistas são amados e odiados. Ao mesmo tempo que são acusados de odiosamente esconder a “verdade” da população, são usados como “prova” dessa mesma verdade. Vai entender isso….

  5. khissly disse:

    O mais interessante é que as pessoas falam dos ETs(?) como se estivessem falando do vizinho da casa ao lado ou do verdureiro da esquina. Ora, se os ETs estivessem entre nós porque se esconderiam se seus fins fossem pacíficos? Não acredito que exista algum ET em qualquer lugar do mundo mas, para quem acredita, é difícil convencer que eles passasem desapercebidos dos humanos normais e muito menos que respondam a perguntas. Mais, ainda, se eles estivessem aqui na Terra seria por algum motivo escuso já que não se pronunciam e isto é de causar mêdo e não para ficar feliz e sair dando entrevistas e escrevendo livros. Confesso que já ví alguma coisa muito estranha no céu mas, em sã consciência, não acredito que fossem seres de outro planeta. E, o simples fato de ver essa “coisa estranha” no céu, me causou mêdo do que pudesse ser. E, vez ou outra, aparece alguém dizendo que manteve contato com essas criaturas….acho que se alguém mantiver contato com alguém que, comprovadamente, não seja da Terra, vai ficar é completamente apavorado.

  6. zambest disse:

    Quero dizer uma coisa importante !

    Gravem isso!

    Ovnis não são naves, ovnis são seres !

    Não exatamente do espaço somente, por isso jamais faremos contato, pois eu lhe pergunto: Você já fez contato com uma minhoca?

    Eles são seres luminosos que vivem entre nós, brincam sempre com aviões, etc
    Estão sempre brincando, fazem zig zag pelo céu, imitam com suas luzes outros objetos luminoso, são brincalhões (Naves brincalhonas? – não, são seres mesmo)

    Isto é uma revelação? pode ser pensem por este ângulo, analisem os fatos, repetindo
    Naves tem objetivos, eles enquanto seres luminosos, não sabemos quanto inteligentes jamais permitiram nossa aproximação.

    Ovnis não são naves.

    • Leandro disse:

      desculpe zambest, mas OVNI quer dizer OBJETO VOADOR NÃO IDENTIFICADO, sendo assim são naves, apenas os pilotos, no caso, os ET’s, são de uma inteligencia muito superior a nossa já que conseguem fazer naves desse porte!

  7. eduardo disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……………. ae zambest… qnt maconha vc fumou?…. kkkkkkkkkkkkkkk… vc escreveu isso sério ou estava de sacanagem?… pessoal viaja… nossa…

    Não distorça os fatos… OVNIS = “OBJETO voador não identificado”…

  8. William_8 disse:

    Hahahahahahaha, essa foi boa!

  9. Debunking CETICISMO ABERTO disse:

    Ele nao e diretor, nem diretor associado como vcs dizem, ele e o SUBCHEFE do instituto ok? vide materias gringas onde falam que ele é o deputy head(subchefe)

    Nao e so ele do instituto que esta trabalhando no projeto, sao muitos cientistas do mesmo, como falam as materias dos jornais que vcs citaram…

    Sobre o modo como eles analisam os circulos nas plantaçoes ser atraves da tal vidente mostre fontes que ele afirma isso oficialmente…

    nao conheço os experimentos anteriores dele mas de acordo com o que vcs disseram “O italiano Francesco Grassi notou como o experimento anterior”
    se essa vidente era usada no experimento anterior, aparentemente nao existe no atual pois em nada ela aparece nas materias

    falem apenas do que sabem, o que nao sabem vao atras de se INFORMAR!

    • Mori disse:

      Leia o texto. Visite os links.

      No texto cito a Filipov, em resposta dirigida diretamente a José Medeiros, da Geocomunidade, onde ele menciona a médium Vezneva como sua fonte.

      No texto também há o link para o instituto onde Filipov é listado como deputy director. O título pode ser traduzido como diretor associado, ou adjunto.

      Em nenhum momento o texto nega que apenas Filipov esteja trabalhando no projeto. Pelo contrário, citamos Filipov informando que outros colegas também estão envolvidos.

      Agradecemos as críticas, mas pedimos que leiam o texto com atenção antes de manifestá-las. Ao final não houve nada a corrigir.

  10. zambest disse:

    Hummm parece que esse pessoal tem a cabeça fechadinha…

    Se OVNIs são objetos voadores não identificados, estes objetos podem ser seres, podem ir mudando o nome se quiserem Seres voadores não identificados, pois quem tá viajando na maionese são os ufólogos que acham que naves ficam brincando… fazendo estripulias no céu…

    Se fossem naves, eles reconheceriam outras máquinas do tamanho de um avião comercial, etc… mas não são… são seres que podem ser até deste planeta, que tal um novo reino, ainda não descoberto pela ciência… Esses seres me parecem velozes e furtivos, então fazer contato jamais…pois vcs já fizeram algum contato inteligente com um vagalume?

    Logo, bem logo essa vai ser a onda… OVNIs=Seres

  11. José A C Medeiros disse:

    Considero prematuro uma crítica a um Projeto ainda em fase de coleta de dados e execução.
    O que Filipov e seus companheiros cientistas concluirão poderá ser interpretado e sujeito à críticas.
    Por mais que torçam o nariz para a matéria, o fato é que há um projeto científico em andamento, e não meras palavras ao vento.
    O currículo do cientista é notável, e ele não se deixaria levar por paixões e crenças pessoais para abraçar uma hipótese tão fantástica.
    Saibamos esperar.
    E sim, é verdade, estou em contato com Filipov.

    • Mori disse:

      Medeiros, Filipov respondeu que o projeto deste ano é praticamente idêntico ao anterior, e também envolve a médium. A crítica parece apropriada, dado que nem a mídia, nem o próprio Filipov informou o elementar: o contato com extraterrestres é feito através da médium.

  12. Marcelo disse:

    Médiuns,pseudocientistas e aliens podem até servir para a criação de roteiros de filmes e histórias em quadrinhos nunca servem para uma verdadeira ciência ( não no sentido de explorar o fenômeno em si como algo real ). Sou adepto das teorias de conspiração Posso dizer que os cientistas envolvidos com esse ridículo projeto são pagos pelos maçons illuminatis dos EUA com o objetivo de sempre manter na mídia essa bobagem sobre aliens e as outras crendices, adptadas ao mundo tecnológico. Como já disse antes a crença em aeronaves e aliens não passa das velhas crenças em seres espirituais vestidos com tecnologia. Se antes se acreditava em seres poderosos que habitavam outros mundos ( Olimpo, etc.) , geralmente inacessíveis aos humanos hoje se acredita em outros mundos habitados por seres mais poderosos ( tecnologicamente ). A crença estúpida em aliens não passa disso.

  13. khissly disse:

    À princípio, a humanidade sempre apegou-se a seres irreais. Os deuses mitológicos funcionavam como uma espécie de anteparo ao ser humano. Seres que jamais foram vistos por alguém mas que inspiravam a busca da perfeição. Na verdade, o ser humano sempre buscou e, provavelmente, sempre buscará por outros da mesma ou de diferente espécie. É até natural não querer estar completamente sózinho nessa imensidão do Universo. Os cientistas, antes de cientistas, são seres humanos, que em seu íntimo sempre vivem sob a espectativa da descoberta, até de seres extraterrestres. Agora, existe uma diferença entre haver esperança ou uma possibilidade de que eles existam e afirmar que eles existem e estão entre nós e, comunicando-se. Filipov pode até não se deixar levar por paixões ou crenças mas, neste campo, era mais prudente que ele apresentasse apenas os resultados, negativo ou positivo, do Projeto, resultado acrescido de robusta e incontestável prova, no caso de ser positivo.

  14. alfradique disse:

    …muitos pelo dinheiro outros pela paixao; tem gente que ganha dinheiro com ETs, outros ganham dinheiro questionando.
    …muitos indivíduos com cultura acreditam que o terraquio é único na vastidao do universo
    … O terraquio, mal e porcamente com a melhor tecnologia disponivel lançar com muita dificuldade pequenos objetos fora de seu planeta…no brasil nem isto…
    …nao é possivel explicar fenomenos desconhecidos com tecnologia dominada (o terraquio conhece nem a gravidade)
    …os mesmos céticos que nao acreditam em seres extraterrestres foram os mesmos que no passado acreditavam que a terra terminava em abismo!
    … Qual a semelhanca entre o Stefen hawking e Paulo Coelho? R: contam histórias exóticas, sao convincentes e ganham dinheiro.
    …A grande maioria dos chamados “cientistas” sao uns Ms que terminaram a universidade, nao arrumaram emprego e acabaram ficando por lá, passando o resto da vida contando historinhas.
    —-Abram a cabeça!!!—

    • olho disse:

      pô, velhinho,
      dizer que os céticos foram os mesmos que no passado acreditavam que a terra terminava em abismo, foi forçar demais.
      não houvesse alguém com espírito cético e questionador, ainda estariamos concordando com a igreja.
      vivendo numa terra chata, e no centro do universo.

  15. socratelex disse:

    E, no entanto, essas histórias exóticas “inventadas” por estes cientistas permitiram o desenvolvimento de tecnologias que melhoraram imensamente nossa vida como a eletricidade, o automovel, os antibióticos e as células-tronco, para citar alguns exemplos. Qual a melhoria nas condições de vida da população foram propiciadas pelas histórias exóticas do Mago Paulo Coelho?

  16. EZIO disse:

    Mariana Vezneva, que faz questão de dizer que não é uma médium, e sim “uma exploradora supersensória que foi treinada na linguagem “cóismica” dos símbolos por mais de 20 anos”.

    Bom, supondo que os extraterrestres realmente estivessem entre nós… não acredito que teriamos motivos para ficarmos sorrindo diante de uma possível ameaça como se tivessemos “descoberto mais um segredo do planeta” como faz Vezneva na foto. Podem ser sim pesquisas interessantes, afinal, qual é o homem que não se interessa pelo desconhecido?
    Agora, não podemos ficar fazendo afirmações sem termos a prova real de que estamos falando a verdade, ainda mais, contando com o apoio de senhoras de idade que cursaram “linguagem cósmica” afirmando que a vida na terra mudará apenas por escolher um círculo em uma plantação… E se esse “círculo que ela escolheu foi feito por um fazendeiro querendo chamar atenção? ( O que é bem provável pelo que sabemos…)

  17. Carlos Alberto disse:

    Zambest, que sejam seres, não sei. A hipótese de outro reino é interessante e possível, todavia ainda inverossímil. Mas que as coisas fazem zig-zag tal qual um vaga lume (claro, comparação grosseira, apenas para ilustrar), isso é verdade, porque já vi.

  18. alfradique disse:

    Caro socra, leia “…a grande maioria dos…” significa que nao sao todos, mas a maior parte.. no Brasil sao quase todos!
    As inovacoes e invencoes normalmente nao surgem na universidade, surgem na industria pela nacessidade de fazer melhor ou mais barato, muitas vezes nas maos de pessoas simples e que na maior parte ficam eternamente no anonimato.
    Em relacao ao Stefem, ele nunca fez nada! Conta histórias semelhantes ao Paulo Coelho.
    Se gostam, vou polemizar! O Einstein que todos falam por ai é a maior fraude em ciencia já existidas na terra, um judeu marqueteiro a servico do império estadounidense.

  19. Alfadefraque disse:

    Se genialidade consiste em ver o “obóvio”… Einstein e Freud confirmaram tudo o que se supunha em suas respectivas áreas…

  20. marcde disse:

    Uau…é esse assunto sempre gera muita polemica, e eu gosto.
    Pessoas de todos os niveis, clase social, raças e religião falando
    sobre um mesmo assunto: o desconhecido.

    ha… parabens nação flamenguista.

  21. socratelex disse:

    “O Einstein que todos falam por ai é a maior fraude em ciencia já existidas na terra, um judeu marqueteiro a servico do império estadounidense.”

    Por favor, cite suas fontes e comprove essa afirmação!

  22. alfradique disse:

    Caro Socra, minha desconfiança por Einstein começou na infancia quando eu desenvolvia minhas primeiras experiencias, aquelas historias, aquela imagem debochada com a lingua de fora…;de fato nao convencia, sei que homens que verdadeiramente criam ou descobrem sao figuras simples e humildes, jamais se se envolvem com publicidade; quem aparece é quem manipula!
    Agora minha certeza veio do físico mais premiado e respeitado do brasil, o professor CÉSAR LATTES; duvido existir neste pais alguem com bagagem para contestar suas conclusoes. O google tb pode ajudar bastante…

  23. Marcelo disse:

    Que Einstein era apenas um homossexual com idéias delirantes todos sabem. Leiam o LIVRO NEGRO DA PSICANÁLISE.

    Quanto a estúpida crença que certas invenções ocorreram devido a crença em aliens um pouco de informação resolve.

    Quanto ao filósofo – se é que ele existiu, já que não há prova alguma – Sócrates, o mesmo acreditava que ele tinha um demônio particular que o ensinava e o fazia advinhar coisas futuras o que me lembra Isaac Newton que passou sua vida quase toda a procura da pedra filosofal e de uma maneira de transformar chumbo em ouro.

    auhauhauahauahauahaua

  24. Tormenta disse:

    Aquele H no final, pra mim, é o anel do Hércules!
    http://www.dialbforblog.com/archives/482/hercules_ring.gif

  25. […] Em 26 de novembro, o R7 publicou matéria com o título “Cientistas búlgaros dizem que aliens estão na Terra“. […]

  26. francisco alfradique disse:

    Socratelex, cade vc??? …..ainda pesquisando no google?

  27. Hebert Clauss disse:

    Amigos materialistas,
    sem ofensas, mas creio que os absorve é a boa conta bancaria, e seus cartões de crédito, e a frase: Isso não tem preço.
    Existem tantos mistérios que ao homem é apenas revelado se não pelo tempo, que em conjunto com sua evolução os descortinará pouco a pouco.
    Extraterrestres são uma realidade no cosmos, se provados? creio que ainda para grande massa influenciavel das religiões ainda não o será, sem contar dos governos imperialistas que precisam estar como patronos de um dominio de nossas vidas, como provedores, então como poderiam eles levarem a publico toda a verdade??? que existem seres mais inteligentes, e muito mais avançados que nós??/ não isso nunca ocorrerá, pelo bem estar social que eles desejam, e digo isso ironicamente, digo que não, mas que é fato, sim é.

  28. Nitro disse:

    Aí pessoal, será que estes desenhos e círculos nas plantações não poderiam ser feitos por algum tipo de armamento que utilize laser e que esteja em órbita da Terra em algum satélite e que pertença à alguma super potência? Já pensaram nisto? Afinal, para um computador fazer desenhos complexos é muito simples.

  29. Bárbara Letícia disse:

    Olá, bem , sou uma pessoa que sim acredita em ET’S mais não acredito que eles estejam entre nós e se estivessem entre nós já estariam lutando pelo nosso bem mais precioso … a água… , pode se perceber que em alguns paises a água é uma coisa muito preciosa e talvez daqui a alguns anos ou séculos averá gerra por este bem!

  30. Acreditar que num universo com bilhões de galáxias e estrelas, nós somos os únicos é de uma estupidez e uma burrice imensa.É mais do que óbvio que existam outras civilizações, tanto menos avançada que nós, quanto mais avançadas.O problema dos céticos é que eles dizem que as distâncias seriam muito grandes pra eles chegarem aqui.BURRICE!! Estão pensando como terrestres, terrestres que ainda fazem uso dos motores a combustão, e dependem de um combustível fóssil (petróleo)de milhares de anos atrás.É claro que uma civilização de outro planeta com o mesmo nível de desenvolvimento tecnológico que nós NUNCA poderia fazer um contato, já que, como nós, são limitados.A única alternativa viável é que, se eles chegaram até aqui foi por que são de TECNOLOGIA mais avançada.Não que eles mesmos sejam mais avançados, isso é questão MORAL.
    O que eu detesto é essa coisa de associar seres Exobiológicos com essa porcaria de espiritismo barato e mediunidade e tentar enganar as pessoas mais simplórias com essas bobagens de má fé. Eu mesmo já vi uma meia dúzia de vezes, naves não terrestres e sondas Ufológicas, e disso tenho certeza absoluta, não somente por que conheço muito bem os procedimentos de aviação e os regulamentos internacionais de pilotagem, e sei diferir entre um inocente avião e outra coisa não explicada, mas sei que certos movimentos que elas fazem MATARIAM um ser humano por causa das leis da Física.Mas isso não quer dizer que eu queira fazer contato com eles.Na minha opinião, esses seres têem que PROVAR que não são hostis, que podem merecer nossa confiança.Fico com dó desses humanos iludidos que fazem vigilia para fazerem contato com Ets.Coitados! se nós não podemos confiar nem em todas as pessoas HUMANAS ao nosso redor, tamanha a violência e desonestidade que reina entre nós próprios, que dirá de seres desconhecidos cujas intenções não sabemos.Lembrem-se que hoje uma máquina do tempo não é possivel ,mas no futuro o será, então nós próprios poderemos estar vindo do futuro para observar a nós mesmos.

  31. Tem gente que não consegue entender como a vida funciona.Ainda me lembro do começo dos anos 90, quando minhas professoras, ao pegarem nos livros de Geografia, juravam de pés juntos que a Terra é o único lugar habitável por reunir as condições de temperatura, pressão e água necessárias à vida.Não se admitiam existencia de traços em outros lugares.Agora, decorridos todos esse anos, cientistas detectam água na Lua,em Marte e descobrem novos planetas quase todos os dias.Descobriram um planetão azul como o nosso, distante 25 anos-luz e com condições para a vida, só que muito maior que a Terra.E agora, o que irão fazer meus ex- professores de Geografia ? Lembro-em também de ter praticado artes marciais chinesas em 1991.As artes chinesas são sempre acompanhadas de medicina tradicional chinesa, de milhares de anos.Naquela época se manipulava acumpuntura, mas era vista pelos médicos tradicionais com desdém e até pejorativamente.Hoje, a acumpuntura é um método reconhecido pelos conselhos regionais de medicina e pelo ministério da Saúde.Também a medicina tradicional dizia que após os 21 anos uma pessoa não crescia mais em altura.O Professor Heromar Coelho, aqui do Ceará, já aumentou a altura de centenas de pessoas em sua clinica usando EXERCÍCIOS.Afinal, o que isso tem a ver com Ets ? Nada em específico.Eu só estou querendo mostrar que o nosso conhecimento das coisas não é estático, ele é dinâmico, está sempre evoluindo, mudando com as décadas.O que era impossível ontem, hoje pode ser.Se o conhecimento humano fosse estático, ainda estaríamos andando de caravelas e não conheceríamos o avião.Coisas que usamos hoje, como celular, microondas,MP3, TV de plasma seriam consideradas magia no século 19, e seríamos mandados a um hospício ou fogueira se disséssemos que o homem iria chegar à Lua.Da mesma forma, o contato com seres de outros mundos será inevitavelmente feito algum dia, e em público.Um dia que eu não quero presenciar, por que já temos problemas demais em nosso planeta. Se esses seres vivem se comunicando com esses médiuns (coisa muito duvidosa), e querem ajudar os humanos, por que já não nos mostraram um motor 100% não poluente, tecnologias antipoluição mais avançadas ou um novo tipo de combustivel ?Pra mim é tudo conversa fiada!É tudo forma de, bem à exemplo de Edir Macedo, chamar a atenção pra si e de alguam forma ganhar alguam coisa.

  32. cassio disse:

    olha pessoal, acho interessante este assunto sobre ovnis, e coisas afins, tenho uma pequena história pra contar…”há alguns anos atrás eu trabalhava como eletricitário, a minha função era operador do sistema, e pelo menos duas vezes(de dia), eu pude ver acima da sub-estação, um objeto acinzentado na forma que me parecia ser a de um charuto, entre as nuvens, pois as duas vezes que visualizei os objetos eram dias com nuvens no céu, e eles estavam parados lá no alto, para depois simplesmente desaparecerem no ar”.
    nunca relatei isto a ninguém, mas já vi em sites sobre ufologia, relatos de pessoas que também viram objetos com esta descrição.
    abraços a todos.

  33. Leonardo disse:

    Não gosto de comentar em blog´s porque na maioria deles o que ocorre é exatamente oq está ocorrendo aqui. “Estão todos disputando para ter a razão sobre o fato”.

    Lúcio Sátiro Maia. “Tamo” junto.

    Nasa descobre água na lua.
    Nasa descobre mar em lua de saturno.

    …notícias recentes.

    Sobre a vida fora da terra:

    De onde veio nosso planeta antes de ser planeta? De dentro dele mesmo?… Não! De fora…

    De onde veio nosso sistema solar antes de se formar? Se auto criou no mesmo lugar onde ele se encontra agora?…

    O planeta não se auto gerou…o sistema solar não se auto gerou!…

    Galera, não dá pra acreditar mesmo em vida fora da terra se vc´s ainda acreditam em um INÍCIO e um FIM pra tudo! Tudo é cíclico.

    Se observarem mais o céu encontrarão muitas manifestações não explicadas … dediquem 15 minutinhos por dia …

    A terra não se auto gerou…
    A terra não se auto gerou…

    A terra não se auto gerou…

    “Em algum lugar uma grande explosão… da grande explosão a formação de galáxias…sistemas solares…planetas…

    Em humilde opinião buscando complementar e não “VENCER” a razão e a opinião de todos vc´s … “A TERRA NÃO SE AUTO GEROU”…algo de fora dela(extra terra) deu origem a ela e origem a todos nós!

    Abraços.

  34. DOUGLAS NEVES disse:

    Bom amigos,é obvio que existem vidas em outros planetas,se com inteligencia nao se pode afirmar.O fato, é que nao vejo motivos pra ETS nao se comunicarem conosco.So porque eles se comunicam com a mente e nos verbalmente?Isso nao é barreira nenhuma, pra se sentar e discutir intercambios de informaçoes.É so desculpa de mal-intensionados em lucrar com o assunto,afinal,quem quer ajudar,ajuda logo,nao fica assistindo toda uma raça se destruir pra depois tentar fazer algo.É claro se eles forem amistosos.Logo,se eles estiverem entre nos,nao querem nos destrur,isso seria muito facil,pra quem tem tecnologia pra viajar tao longe,mas,tambem nao querem nos ajudar.Talvez so fazer pesquisas,ou esperar nós nos destruirmos para assumirem o planeta.Como quem quer dizer:nos nao os matamos,eles é que se destruiram.O que convenhamos,se seguir esse ritmo,logo o planeta nao resistira a raça humana,vindo essa a se destruir em no maximo 100 anos.

  35. william disse:

    O assunto é interessante e chama a atenção da humanidade , existem coisas que ão conseguimos explicar ,nós sees humanos não aceitamos estar sozinhos no universo, muitos de nós por falta de conhecimeto ou mesmo pouca pesquisa acreditamos em tudo que os é contado , estas histórias de ovns ets são muito intrigantes e provocam vendagem da matéria mas entretanto não sabemos ao certo se acreditamos ou não.Quando se ve que poderá ser um grande avanço para a humanidade ,agente fica empougado para que eles realmente existão, mas o contrario tambem é verdadeiro quando vemos que podem ser seres maléficos a humanidade e que podera inlusive esterminar nossa raça, ai, é preferível estarmos sozinhos no espaço.

  36. Humano disse:

    Como filósofo, valorizo sobremaneira a liberdade de pensamento e de expressão. É salutar que se contraponham pontos de vista, pois através disto todos aprendemos. Não concebo a tão propalada “verdade” única, típica de grupos dogmáticos, sejam eles religiosos ou mesmo científicos. Manter a mente aberta, perscrutando os vários possíveis ângulos de possibilidades é fundamental, sem refutações excludentes baseadas apenas em opiniões. Meus parabéns a todos os que aqui estão se expressando, permitindo, assim, que cada um possa considerar o posicionamento alheio, evitando, desta maneira, preconceitos e condenações que apenas atrapalham o processo do saber. De modo especial, porém, agradeço as exposições de Lúcio e Leonardo, sobretudo por nos permitirem estudar mais o assunto e não simplesmente encerrar nossa compreensão sobre o mesmo.

  37. Agnaldo disse:

    Fantástico! No sítio “ceticismo aberto”, econtramos até aqueles que duvidam da dúvida. Nada mais dialético. Como diria um professor meu: o importante não é a resposta, mas sim a pergunta. A resposta está sempre limitada à pergunta.
    Penso que o “salto” que falta à humanidade é mudar o modo como produz sua subsistência, o famigerado capitalismo. Este é o obstáculo que falta para nos “elevarmos”.

  38. Leonardo disse:

    Bom galera vocês ja pararam para pensar que realmente possa sim existir vida fora da terra.

    Como eles viajam não fasso a minima idéia, talves exista alguns desses seres no proprio sistema solar, quem nunca ai vio as fotos das ruinas em marte fotos de rostos, como se algo muito grande tivesse passado ali e destruido tido, essas fotos que eu citei foram tirada pela propria nasa, seja então meio improvovel que seja meio improvavel de ser manipulada.

    Bom existir alguma forma de vida até possa existir, mas sem essa de telepatia.

    Alguma ves você ja começo a ouvir coisas do nada, os “extraterrestre” podem até serem inteligentes mais nao vem com esse papo de telepatia isso não existe, é coisa desses medium de terceira querendo ganhar IBOPE.

    Sobre os Crop Circles ja vi varios e varios e posso diser que alguns são tecnicamete impossivel de ser feito pelo homem, ah nao ser que os homens que fazem isso tem uma tecnologia mt avançada que nem mesmo os cientistas conseguem descreever como os mesmos foram feito.

    Para que fala que isso é coisa da nova ordem mundial, para e pensa para que le perderiam tempo “DESENHADO NO JARDIM DOS OUTROS”, tenho pra mim que ese circulos são as provas incontestaveis que existe vida fora da terra.

    Para os cepticos que nao acreditam não posso fazer nada isso vai da cabeça de cada um.

    Mais uma coisa, eu moro em uma cidade do interior de São Paulo-Ribeirão
    Preto, eu estava na rua com uns amigos conversando olhando os carro passa la na pista, quando que de repente agente começa a ver Tres pontos de lus perto da estrada, tinha muitoss carros passando mais a “COISA” que a gente viu tava um pouco mais auto que estrada, os pontos de lus formaram um triangulo, aquele dia foi um dos dias mais incrives da minha vida eu e meus amigos mau acreditavam no que a gente tava vendo, só não registrei com uma camera porque estava dentro da minha casa e meu celular tem um camera pessima.

    Olha isso que eu falei acima aconteceu comigo tenho testemunhas oculares, não sei se pode ter cido uma ilusão de optica “coletiva” mais qu foi um fato marcante foi.

    È isso, Meu nome é: Leonardo Alves tenho 16 anos moro em Ribeirão Preto -SP.

    Desculpem os erros de português.

    Abraço a todos.

  39. Duvide da ignorância humana… mal informados são sempre preconceituosos… qum passou pela experiência não tem dúvidas sobre outras realidades. Quem não passou contente-se com com seu status quo.

  40. Angeosofia disse:

    O contato massivo está próximo! Vários governos mundiais já abriram seus arquivos ufológicos! Dentre eles Brasil e Inglaterra!

    Quando NESARA for anunciada, CRISTO VOLTARÁ! Quem é CRISTO? Quem são os ANJOS BÍBLICOS? … ELES! … Os objetos voadores não identificados!

    Aos que duvidam morreram com suas dúvidas ao observarem os céus brevemente!

    11 de setembro! … ARMAÇÃO!

    http://www.zeitgeistmovie.com/

    http://www.theorionconspiracy.com/

    http://www.thevenusproject.com/

    Como se ganha uma eleição LOCAL?… SENDO DONO DOS MÍDIAS! De quem são a maioria das rádios e canais de TV dos países, estados…municípios? DOS POLÍTICOS!…

    É foda, é sofredor ver como a massa, O GADO! Acredita só no que vê! Estão todos entupidos pela indústria do entretenimento e prazeres!

    Não pensam! Que dirá observar o céu!…

    É foda! O CONTATO ESTÁ PRÓXIMO!…

  41. Rodrigo de Castro (Amparo) disse:

    Muito interessante o assunto:
    Estou totalmente de acordo com o Lucio Maia!
    O homem sempre tem a tedência de duvidar daquilo que não pode ver, até que o veja pronto alí em sua frente. O exemplo disso é o avião, internet, telefone celular, satélites… Imaginem vc falando sobre pra um cara qualquer na época de D.Pedro! rs Seria taxado como doido na hr!!! Julgariam de primeira improvável!
    A verdade é que o homem moderno de hoje ainda está muito atrasado em relação ao homem moderno de amanhã. Pensando dessa forma podemos imaginar o que vem pela frente: Física Quantica, Viagens no Tempo… Por que não??? Lembrem-se que internet, celular é tudo novidade da década de 90 (Popularização). O lance é que o homem moderno no geral se acha super avançado e tecnológico, mas para tudo isso ser inventado leva-se tempo e vidas em prol de pesquisas, gerações de estudo! Mas tudo pode ser reinventado e revolucionado sim!!! Basta um cara inventar e pronto. Aí toodo mundo acredita, usa e acha ótimo a invenção do “maluco”. Tb não acreditei muito nessa vidente e nessa leitura de círculos, mas que é um pensamente absurdamente egoísta achar que estamos sozinhos na vastidão do universo; ahh isso é!!!

    E no Triãngulo das Bermudas o que acontece por lá será? Alguém já descobriu??? Vai ver que os navios, aviões e TRIPULANTES abatidos por exércitos rivais eram juntados num saco e enterrados, pois ninguém acha fuselagem, destroço, corpos nada! Nem à deriva muito menos no fundo do mar. Seriam as lei ou a ausência de leis da Física, seria um StarGate da avançada e extinta civilização de Atlântida, Abduções, Tempestade Eletromagnética, WormHoles( Viagem no Tempo)??? Existem explicações baseadas em hipóteses, nada comprovado realmente e científicamente em relação ao mistério do mar dos Sargaços. Mas que é estranho o sumiço é e eu não duvido de nenhuma das hipóteses anteriores!
    O pessoal se acha muito avançado hj, faz avião, computador mas não sabe ao certo o que houve no Triãngulo das Bermudas, ou sobre as construções das pirãmides, Origem do universo e por aí vai… Muito menos a cura de doenças que (n)os matam todos os dias… Que modernidade é essa? E por isso sempre haverá novidades à vista! É fato que evoluímos diáriamente, e temos muito o que vir a conhecer,inventar e reinventar também… Então cuidado ao duvidar de algo que lhe sôa como mirabolante e absurdo hoje, pois amanhã pode ser a sua realidade.

    O homem ainda vai descobrir muita coisa de deixar neguinho céptico de queixo caído!!!

  42. Carlos disse:

    Será que depois que os Ets responderam as 30 perguntas dos cientistas bulgaros eles gannham *1 MILHÂO DE REAIS!!!

    *Em barras de ouro que valem mais do que dinheiro.

  43. Luis Alberto disse:

    Olá amigos(as).

    Li praticamente todos os posts, incrível, parabéns a todos. Se voce fossem uma equipe em busca de alguma nova solução, provavelmente encontrariam, pela variedade de conhecimentos e opiniões sobre o mesmo assunto.

    Mas na minha opinião, e já faz alguns anos que penso assim, o ser humano não pode imaginar nada que não posso criar, por analogia, e quem conhece esta lei entenderá o que quero dizer.

    Por isso digo com prazer que nada me supreendeu mais que a inusitada, inovadora idéia, a mais incrivel de todas opiniões, a do Zanbest.

    Isto é algo realmente inovador, se ele não tem um fonte realmente nova de informação, é com certeza muito criativo.

    Sua idéia pode se desdobrar em algo muito maior do que voce pensa, quem sabe um roteiro de cinema por exemplo.

  44. Magno disse:

    Rodrigo, gostei do seu comentário, mas voce só citou uma pequena parcela do que a nossa “ciência” não explica.
    Agora vou citar apenas uma “descorberta científica” ensinada até hoje em nossas escolas e acreditada plenamente pela maioria dos “cépticos” de plantão.
    Os nossos ciêntistas chegaram a conclusão que o sol tem milhões de gráus Célsius e que a sua “temperatura” aquece a terra, mas esqueceram que o calor não se propaga no vácuo e que quanto mais alto, mais frio. Não deveria ser o contrário?
    Vou colocar aqui as distâncias e as temperaturas dos três planetas mais próximos do sol segundo a nossa ciência.
    MERCÚRIO, está a uma distância de 58 milhões de quilômetros do sol e sua temperatura máxima é de 427º positvos.
    VÊNUS, está a uma distância de 108 milhões de quilômetros do sol e sua temperatura máxima é de 462º positvos.
    TERRA, está a uma distância de 150 milhões de quilômetros do sol e sua temperatura máxima é de 58º positvos.
    Quer dizer, entre o sol e mercúrio ha uma defasagem de milhões de gráus em apenas 58 milhões de quilômetros, enquanto que a distâcia de mercurio para a terra é de 92 milhões (quase o dobro) e só ha uma defasagem de 369º. Sem falar que Vênus tem praticamente o dobro da distância do sol, e é mais quente que Mercúrio.
    Dá pra ver como podemos confiar na nossa “ciência”, pensem nisso, é só um exemplo, pois tenho muito mais pra mostrar.

    • Pedro Fernandes disse:

      Então posso chamar-te burro com todas as letras… Já reparaste por acaso que mercurio quase nao tem atmosfera e que venus tem um brutalissimo efeito de estufa, visto a sua atmosfera ter mais de 90% de dioxido de carbono, que não deixa escapar o calor?

      Para fazer uma afirmação é preciso considerar tudo e não só aquilo que queremos para parecer que estamos correctos…

      E já agora mostra os outros exemplos para eu me rir mais um bocadinho…

      Cada vez menos gente estuda e cada vez mais gente se balda… Depois admiram-se da porcaria de mundo que temos…

      Querem uma mudança no nosso mundo? Façam-na e não fiquem a espera dos outros…

      • Magno disse:

        Muito bem Sr. Pedro, vejo que o Sr. é “inteligentíssimo”. Tão inteligente a ponto de não entender o meu comentário.
        Esse comentário é pra quem tem conhecimento e raciocinio e não pra TROLLS.
        Fiquei admirado com a sua educação em chamar de burro com todas as letras, uma pessoa que voce nem conhece e nem tem idéia do conhecimento dela.

        Tchau. Adios.

    • Alexandre disse:

      Você so pode estar de piada né Magno? Concerteza nunca pegou em um livro de fisica na vida, sempre pensei que a humanidade ainda teria um futuro, mais sempre que vejo esses seres “supostamentes” inteligentes, que quando começam a falar falam algo assim… De verdade me pergunto porque ainda não me matei, nesse mundo de pessoas ignorantes…

  45. Mauricio disse:

    Caro Zambest, esqueça a teoria de que são seres, porquê não os são. Infelizmente já vi uma coisa dessas a poucos metros acima da minha cabeça e tratav-se de uma estrutura sólida e com janelas. Não fumei maconha nenhuma, droga nenhuma, bebida nenhuma e não sou doente psiquiátrico. Depois que se ve uma coisa dessas, duvidamos da nossa própria sanidade.O sentimento de medo e pavor é indescritível…..nunca queira ver uma coisa daquela !

  46. Mauricio disse:

    Este projeto NÃO É CIENTÍFICO !Não existem critérios demonstráveis e comprováveis. A palavra “ciencia” é utilizada como aval para fanáticos que possuem suas próprias verdades e vivem um “mundo a parte”, um mundo onírico….e tentam vender este sonho ao mundo. Muito bonito, mas infantil !

  47. Valdir Paniago disse:

    Lógico que existem os seres extraterrestres, esse é burro em falando que a nave é um ser kkkkkkkkkkk nao sabia que existice gente tao burra e desinformado, qualquer um que entende do assunto UFO,OVNI,ET sabe que o gover ACOBERTA tudooo nao que que o povo saiba da sua existencia pra nos contralar sempre, mais isso tah mudando eles estao cada vez mais presente no nossos céus, até chegar o ponto deles se revelarem oficialmente pro pra todos os povos, e olha aqui a maior prova de acobertamento do governo todo e qualquer um que saiba sobre extraterrestre tem referencia em ROSWELL EM 1947 onde um disco voador caiu no deserto de roswell numa fazenda e que os militares resgataram a nave extraterrestre COM 3 TRIPULANTE e 1 estava vivo e morreu, todos estao na area 51 ….roswell ´foi e sempre sera verdade só nao acredita quem nao quer e quem é controlado pelo coverno falando que foi balao metereologico…é pq é uma sempre inventam desculpas quem nao acredita É UMA ANTA que e ontrolada que so acredita quando aparece na televisao, tem que aprender a investigar nao so acreditar no governo, pq sempre vao desmentir ate chegar ao ponto dos extraterrestre tomarem a sua decisao de revelarem o que o governo esconde.

  48. Thiago disse:

    fato ou ficção em breve todos saberamos a verdade,31/12/2012 esta relativamente proximo, tenho lido muito a respeito e na minha opnião é evidente que algo estar para acontecer , previsões maias , maxima solar ,governos construindo abrigos subterraneo, crop circles com mensagens apocalípticas, sol pulsando regristrado pela sonda da nasa,mensagens extraterrena alertando uma mudança drastica no sistema solar entre outros indicios relacionado com esta data. estou alienado? talvez este seja o motivo que os governos lutam para acoberta e desinforma os verdadeiros casos ufos, uma nação “alienada” com ideias que fim do mundo esta proximo ou que nossos direitos civis são violados por ets mal intensionados geraria o caos se isso fosse tratado abertamente pelos governos, alem disso não seria dificil uma raça mais avançada tecnologicamente tornar nossos lideres submissos. o mundo é submisso ao u.s.a

  49. arcanjo disse:

    ora seja bem vido pois sou o primeiro a se comunicar com voces estou aqui a muito tempo estudado e aprendendo mas a humanidade ainda e de um nivel muito baixo para poder aceitar que estamos entre vcs talves daqui 100 anos vcs evolui nos buscamos abrigo pois muitas coisas tem acontecido espero poder contar tudo a vcs

  50. Adriano disse:

    legal é esse tipo de link…
    http://www.ufo.com.br/artigos/encontro-de-ufologia-em-ipuacu-debate-os-agroglifos

    nem citam o monte de gente que faz os círculos, são todos de aliens :-)

  51. LUIS CARLOS S SILVA disse:

    Um verdadeiro pesquisador deve saber que antes de acreditar em qualquer afirmação, deve-se primeiramente descartar todas as hipoteses possiveis, contudo, fazer certos comentarios desacreditando somente por desacreditar é uma falta de responsabilidade, É claro que todo mundo tem o direito de contestar, discordar e tudo mais, porem Tentar ridicularizar o trabalho desses cientistas bulgaros, apenas dizendo que são””simples desenhos geométricos”” é de doer…a grande maioria das formas geométricas encontradas nas plantações são sim, formas geométricas muito complexas. Então, criticar por criticar é falta de responsabilidade.

  52. auletta disse:

    se ovnis são seres,como são chamado as quelas coizinha em que eles voam?

  53. Kerley disse:

    Eu jà vì um objto muito estranho no cèu ele secamuflava no cèu, ele se movimentava ràpido,e quando ele estava voando ele se movia em ziquizàqui ele desapareceu do nada do seu como fumaça!!!!!.Eu e meu colega viu esse ovili.eu nao estou mintindo juro!!

  54. Zazu disse:

    “A vida será completamente alterada. Apenas aqueles em vilas sobreviverão, que aderem à mudança climática e as novas condições para existência. A mudança afetará tanto os mundos físico quanto espiritual. Nada será o mesmo durante o aquecimento global, bem como depois”.
    lembrem-se disso quando algo que está prestes a acontecer aconteça, e leiam um bom manual de sobrevivencia, nao se vacinem, e o mais fundamental, ACREDITEM EM ALGO!

  55. Ana Lúcia disse:

    KKKKKKKK Burros, esse ”H” é o H do canal da History, é sacanagem isso aí kkkkkk

  56. PeDrO Vidal disse:

    eu pelo menos creio q ele vêem nos o tempo todo mais eu acho q existi pessoas especificas especias não qualquer pessoa creio que eles prestam atenção em rurais pessoas do interior pq eles n tem muita quimica nao usam muitos medicamentos são mais limpos nao sei mais seguindo o raciocinio como o olho de horus eles veem tudoo obiservam sua evolucão seus medos seus sonhos sua vida…

  57. olho disse:

    vi alguém falando da tendencia humana de duvidar do que não entende ou pode ver, algo assim.
    na natureza humana não seria muito mais evidente o impulso de criar uma explicação qualquer para que possa acreditar nela ou adorá-la?
    dá uma olhada na internet e veja quantos sites e blogs de ceticismo ‘prosperam’ e o que acontece com aqueles que são frutos do ‘i want to believe’ ou do teísmo?

  58. Jose Graciel Dias disse:

    Bom dia, parabéns por toda a pesquisa. Acho tudo muito estranho mesmo. As vezes saio pra fora, quase todas as noites, olho para céu, em plena 3 horas da manhã e lá sempre vejo coisas que me agradam!!!!. Eu sei da verdade, e ainda tem gente que duvida! Mas é assim mesmo, seres humanos. Sou de Holambra-SP.

  59. Scombona disse:

    Nossa! Quando se fala em ovnis, aliens e afins aparece todo o tipo de besteira, por isso o assunto sempre é deixado de lado por pessoas mais sensatas que poderiam contribuir com diálogos mais enriquecedores. O Lúcio Maia foi a pessoa mais sensata que vi por aqui, mas confesso que nao li todos os comentários pois me faltou paciência. Concordo totalmente com o Lúcio, o universo é insanamente grande e é matematicamente provável que existam planetas que possuam condições necessárias para a vida surgir e evoluir. O que nao consigo imaginar sao as visitas de seres, logicamente mais evoluídos tecnologicamente, ao nosso planeta , visto que as distancias no universo sao muito grandes mesmo se viajando a velocidade da luz. Claro que pode-se haver alguma tecnologia que permita algum tipo de dobra espaço-tempo e ai sim permita as viagens entre grandes distancias em curto espaço de tempo. Ainda existe a possibilidade de haver seres extra-dimensionais pois estudos sobre o que originou o big bang e sobre a matéria escura, que sao assuntos ainda com muitas duvidas entre os cientistas, que formula-se teorias sobre a existência de universos paralelos; procurem por Alan Guth no google e verão, caso nao conheçam, que ele é uma das maiores mentes do nosso planeta. Logo também pode haver seres de outra dimensão que conseguem acessar a nossa. Tudo é possível e no momento nada pode ser provado pois nao dispomos de tecnologia pra isso. No futuro, que infelizmente nao estaremos mais aqui para ver, as duvidas virarão certezas, por enquanto tudo que existe sao especulações.

    Por favor continuem com o dialogo de forma construtiva. Nao precisam concordar com o que falei, apenas expressei o que meu escasso conhecimento e a pouca pesquisa que fiz me permitiu falar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *