MENU

A vida imita…o video game

Evidência estabilizada

3 de janeiro de 2006 Comments (7) Views: 991 Ceticismo, Ufologia

O Vídeo de Blagoevgrad


Oito anos depois do infame vídeo mexicano — declarado uma fraude mesmo por ufólogos — um vídeo tão surpreendente chega à internet. O vídeo parece ter sido originalmente enviado por um certo italiano chamado Marco di Genova ao website ufologianet, do mesmo país.

Marco afirma ter recebido o vídeo de uma amiga na Bulgária, e o converteu ao formato digital. É uma lástima, contudo, que ele não consiga mais entrar em contato com essa amiga, e assim não possa mais obter a fita de vídeo original. Parece uma péssima desculpa esfarrapada para fugir de análises mais rigorosas. De toda forma, Santiago Yturria traduziu parte do italiano na página original ao inglês e enviou à lista UfoUpdates.

Temos assim uma origem completamente incerta e duvidosa. O que dizer do vídeo em si? Haveria alguma inconsistência interna sugerindo por fraude? Lucy Guzmán, de Ovninet, indica o que poderia ser um grito ensurdecedor de fraude:

Con relación al video de Bulgaria que se encuentra en:
www.lookatentertainment.com/nneu231nd1zd823/vids/v-1783.wmv
En Ovni.Net hemos analizado el video, utilizando el programa Adobe Premiere Pro, y hemos concluido lo siguiente:
Que en el *frame * 00:00:16.21 (Que ya el ovni se va en retirada) aparecen dos ovnis. Indicando que se olvidaron de borrar el ovni del *frame*anterior.
En el frame 00:00:16.22 vuelve a aparecer un solo ovni que desaparece, detrás del edificio en el f*rame* 00:00:16.25
Por lo tanto, puede que se trate de un montaje.
Adjunto, *frame* 00:00:16.21

Abaixo estão dois frames, incluindo o frame indicado por Guzmán, extraídos por mim de forma independente do mesmo arquivo v-1783.wmv:

De fato, o suposto disco voador está duplicado, o que poderia indicar um grave deslize na montagem digital. Não contente com isto, contudo, também dei uma olhada em uma outra versão do arquivo, aparentemente de melhor qualidade, “bulgariaufo.mpeg”, com 4,65 Mb de tamanho. E, surpresa, nessa versão do vídeo não vemos o disco duplicado. Teríamos assim uma pista falsa de fraude aqui. Como explicá-la?

É possivelmente um efeito da conversão do arquivo do formato original MPEG ao formato WMV. Justamente nos quadros em que o disco move-se bruscamente, a conversão para uma taxa de dados mais baixa acabou mesclando quadros adjacentes, resultando em discos duplicados. Como no caso do OVNI da Pizzaria Dom Romão, efeitos da compressão digital podem ser confundidos com indícios de fraude. Guzmán foi prudente em notar que o indício apenas indicaria a possibilidade de montagem.

Mas a possibilidade permanece, e embora não haja — ainda — evidências definitivas, restam uma série de indicadores. Além da origem duvidosa, considere por exemplo este detalhe:

O suposto indicador de hora (que inclusive muda de 7:12 am para 7:13 am durante a filmagem) tem os dois pontos piscando 22~23 vezes, enquanto o vídeo capturado tem apenas 19 segundos. Não tenho certeza, mas imagino que os dois pontos deveriam piscar uma vez a cada segundo. Pode ser apenas um problema de sincronia na digitalização do vídeo, mas o suposto indicador de hora também parece idêntico ao título inserido (UFO sighting Blagoevgrad (Bulgaria)). E o título seguramente foi inserido depois da filmagem original — a menos que o cinegrafista tenha tido tempo de inserir tal título em sua câmera antes de iniciar sua filmagem, o que parece muito pouco plausível.

Por que alguém criando o vídeo digitalmente se importaria em inserir um indicador de hora tão artificial, e tão claramente idêntico a um título evidentemente inserido a posteriori na filmagem? Este pode ser o mais importante mistério no vídeo UFO de Blagoevgrad. E talvez seja o único.

Tags: , , , , , ,

7 Responses to O Vídeo de Blagoevgrad

  1. Jonas Marcelo A. Coelho disse:

    É uma lástima este vídeo não poder ser examinado.
    Realmente me parece marmelada, o cara não encontra o proprietário do vídeo, isso seria uma missão obrigatória.
    Abraços…

    Jonas Marcelo A. Coelho
    CICNEFAE e
    Grupo GEONI

  2. uma pergunta, este video tem audio original?

  3. Mori disse:

    Até onde sei o vídeo foi divulgado sem o áudio, Renato. Conveniente, não? Se bem que se tivesse um áudio de pessoas gritando “aaaahhh, oohhh”, estaríamos com o pé atrás da mesma forma. :)
    Possivelmente o vídeo nem é da Bulgária, e o áudio revelaria pessoas falando italiano.
    Grande abraço,

  4. reinaldo nespoli disse:

    É muito estranho mesmo esse vídeo !Essas pessoas que filmam esse tipo de coisa deveriam ajudar na busca por respostas para esses fenômenos e não perderem seu tempo fraudando videos para complicar a situação !Todos nós queremos a mesma coisa . Espero que um alien de verdade pegue esses charlatões e implantem um chip bem no focinho deles pra ficar dando choque cada vez que forem fraudar um video assim !Um grande abraço !

  5. haroldO disse:

    NA YOUTUBE TEM MUITOS VIDEOS DE OVNIS !

    EU SÓ NÃO SEI SE SÃO VERDADEIROS !

  6. Flavio Marques disse:

    Concordo. Quando se faz filmagem como essas deveria nao ficar no anomato e se expor a todo o tipo de inquerito pois isso é muito sério. Se um dia eu filmar isso vou mandar meus tres e-mais e me expor a intrevistas e chat de todo o tipo.

  7. POIS É FLÁVIO;SE TODO MUNDO FOSSE COMO NÓS JÁ TERÍAMOS RESPOSTAS . UM ABRAÇO !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *