Pareidolia Marciana

Pareidolia é um tipo de ilusão que consiste em reconhecer pessoas ou objetos em estímulos vagos ou caóticos. Exemplos: o rosto em Marte, o homem ou coelho na Lua, o rosto no Pão de Açúcar. A pareidolia é estimulada no famoso teste Rorschach, onde manchas de tinta devem ser interpretadas, e é obviamente exercitada quando vemos desenhos nas nuvens. Abaixo, você pode conferir alguns exemplos da pareidolia marciana.

Ou será que os marcianos andam vendo muita televisão? Um meio-rosto deformado (seria o fantasma da ópera?) que invertido parece um homem abraçando um ET; um rosto sorridente (a famosa smiley face), um muppet e um coração?! Ainda há diversos outros exemplos, incluindo um panda, George Washington e até Ted Kennedy!

***

Fig.1: A foto mais conhecida, e parecida realmente com um rosto, da Viking em 1976. Porém, diversos pontos pretos são em verdade falhas na transmissão e não são reais. Isso inclui uma falsa narina.
Fig.2: Imagem mais apropriada e retificada do rosto, usada pelos defensores de que é artificial por anos.
Fig.3: Outra imagem do rosto menos conhecida.
Fig.4: Depois de mais de 20 anos, finalmente a Mars Global Surveyor fotografou o rosto. A imagem mostrada aqui já foi retificada e teve o ângulo de incidência de luz invertido de forma simulada para ajustar-se à das imagens de 1976.
Fig.5: A melhor e mais recente foto do rosto, que cada vez menos parece-se com um. A menos que você a vire de ponta-cabeça.

***

3 comentários sobre “Pareidolia Marciana

  1. Não há mais dívidas que em marte existiu e ainda exiete vida inteligente, só o papa e os pastores não aceitam desmistificar o homem de barro e a mulher de osso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *