Nesta semana você deve ter assistido à levitação do mágico holandês “Ramana” em frente à Casa Branca. Em tempos como os nossos, se esperaria que todos soubessem que um mágico está apenas fazendo truques, e que aproveitá-los como mero entretenimento é a idéia. Saber como ele é feito também pode ser especialmente divertido a céticos e estraga-prazeres em geral. Contudo, o truque de Ramana aqui tem mais de um século de idade, é muito simples, e pode ser exposto aqui.


Acima você vê o mesmo Ramana levitando nas ruas de Amsterdã. E abaixo, você confere Ramana levitando em um talk show:

Tente adivinhar como o truque é feito. Dica: note que o mesmo bastão, carpete e mesmo flores sempre estão presentes. Para que serve aquele carpete? É o carpete mágico que esconde o suporte de metal no chão, ao qual o bastão com um núcleo de aço está ligado. Soldado ao bastão, estão mais estruturas de aço, que formam um banco sobre o qual Ramana está sentado. Ninguém levita aqui, é apenas uma espécie de cadeira com uma só perna. Você nunca verá Ramana subindo ou descendo do banco, repare no talk-show como há mesmo uma cortina pronta para esconder a preparação do truque.

E o truque é executado há mais de um século na Índia por faquires. O documentário da BBC “Supernatural Science: Secrets of Levitation” expôs, com a ajuda do cético indiano Premanand, um destes aparatos:

Muito simples, como muitos dos principais truques de mágica, seu segredo está na apresentação. No caso, a apresentação inovadora de Ramana foi simplesmente executar a truque na frente da Casa Branca.

Atualização: O programa Fantático desta noite esclareceu o tema de forma exemplar, reproduzindo mesmo o feito de Ramana:

Clique na imagem para assistir ao quadro, que de quebra também expôs a fraude de Mirabelli e a meditação transcendental.

Comments

  1. Que coisa não? Tudo pelo dinheiro!!!!!!
    Esse tipo de gente passa a vida tentando enganar as pessoas. Esse cara tem a cara-de-pau de falar que, para realizar a “levitação”, estudou durante anos na India.
    Fala sério!

  2. Será que esse holandês “flutuador” nunca acessou a internet ? Até minha sobrinha de um ano já sabe como esse péssimo truque é feito.

    Só queria que ele aparecesse na mimha frente , dava uma “voadora ” nele e o resto a lei da gravidade faria auhuahuahauahaua.

  3. Que marmelada, bicho!
    Esse truque barato até uma pessoa com QI mais baixo saca na hora, o bastão que o cara segura é um apoio, um suporte, está na cara.

    E tem gente publicando que levitação existe, que tem gente que faz, e dando até curso! Citando nomes de “santos” que subiam pelas árvores com o vento e médiuns que faziam até boi voar!
    Que cara de pau, que mau caratismo.

    Uma coisa eu SEI que levita, pela força de magnetismo reverso: são as pipas Lifter, que a maioria dos estudantes já conhece.
    Mas ali é gerada eletricamente uma gravidade ao contrário.
    Um princípio descoberto nos anos 20, que pode inclusive ser usado no futuro.
    Também aquele trem japonês, levita sobre o trilho na base do magnetismo.
    Mas vem com essa de guru indiano prá cima de nís, mano? Qualé…

  4. Isso pode ser até um truque mas posso contar um segredinho? levitação existe sim!sabe como faz?? entre num puro estado de concentração, meditando e se concentrando. Não garanto que fara isso em uma hora, mas com muito treino e concentração, voce consegue

  5. Concordo ai com o Somebody,levitaçao existe sim,é sò voce tirar toda materia ou massa corporea,se voce conseguir ,voce levita,o duro é conseguir.

  6. ja viram a menina russa levitando…aí não ha truques,nenhum bastão…
    ha relatos de padres e freiras que levitavam….como tereza , padre pio e vários outros, ….pena misturarem com videos de ilusionismo….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *