Oh! Crânios de cristal são falsos!
Caveiras que inspiraram ‘Indiana Jones’ são falsas, diz estudo
Da BBC News, em Londres – Duas caveiras de cristal que estão em dois dos principais museus do mundo e eram tidas como artefatos fabricados por povos pré-colombianos são falsificações, de acordo com um estudo de arqueólogos britânicos.
O detalhe é que arqueólogos (da vida real) jamais consideraram os crânios autênticos, e estudos comprovando sua origem muito moderna são conhecidos há décadas. A notícia recente é, claro, conseqüência do lançamento do filme de um aventureiro de chapéu, porque o estudo em questão foi feito em 1996!
A BBC não está só nestes escorregões, já que a AFP cometeu o pecado ainda maior de repetir a lenda de que existiriam apenas doze crânios de cristal espalhados ao redor do mundo. Em verdade há muito, muito mais, e você pode comprar ou mesmo encomendar o seu, feito com quartzo brasileiro.
Para mais sobre os artefatos, confira o artigo de Luis Gámez, O Mistério dos Crânios de Cristal, e em inglês, dê uma olhada no comunicado à imprensa do Museu Britânico, ou o artigo mais detalhado de um dos autores do estudo.
Na revista História Viva de junho tem uma matéria sobre a falsidade dos crânios.