unexplained-face

Já viu Jesus hoje? Bem, a fotografia logo acima é uma boa chance, aproveite. Enviada por Jessica Lundgren, da Suécia, ao sítio paranormal.about.com, há o claro e inequívoco perfil de um homem barbado, de olhos cerrados e um cabelo ondulado. Muito parecido com representações cristãs. Mas como explicar a cabeça gigante de Jesus flutuando na fotografia do início do século XX? Lundgren conta que “a criança morreu pouco depois que a foto foi tomada”.

Criança?

Sim, se você der uma segunda olhada na foto, poderá com algum esforço perceber que há uma criança sentada no colo do homem. E então perceberá que a criança é Jesus. Ou melhor: seu chapéu branco cobrindo quase toda sua cabeça é a testa de Jesus. A manga de sua roupa é o nariz, e seu pequeno braço direito compõe a parte superior das barbas do Messias. Apenas os cabelos ondulados do Senhor não são a criança: são parte da vegetação ao fundo.

É um exemplo notável de pareidolia e também da ambigüidade de imagens. Surpreendentemente, a primeira interpretação que a maior parte das pessoas tem não é da criança que, depois de indicada, se torna óbvia, e sim uma cabeça gigante, caricata e deformada ““ ela é estreita demais ““ que não se encaixa no contexto da imagem.

Provavelmente um “bug” de nosso cérebro, que dedica mais neurônios a reconhecer faces do que crianças com capuz sentadas sobre o colo de homens vitorianos em imagens borradas de mais de um século. Convenhamos, é muito mais útil reconhecer faces de pronto.

Aqui em CeticismoAberto você confere outros exemplos de pareidolia, indo de Marte a fantasmas, e das imagens de supostos espíritos, há um outro exemplo fabuloso:

fogobalcaoq34hjk 
É uma foto famosa tomada durante um incêndio, e nosso “Mesto” sugeriu que poderia ser uma fraude. Ainda não atualizei a página, mas o caso é um pouco mais complexo: os negativos foram analisados, e principalmente, eu pude ver uma versão em alta resolução da fotografia (infelizmente, não pude escaneá-la).

A imagem do que parece uma garota 锦 mais pareidolia. É uma conjunção de fumaça e da sobreexposição das labaredas dentro da casa.

A princípio pode ser difícil de engolir, mas espero que o capuz-testa-de-Jesus sirva como demonstração de que não devemos subestimar apofenias. [via Medusa”™s Ladder]

Atualização: Mais detalhes sobre a fotografia acima, a fantasma da Wem Town Hall na Inglaterra, na versão em inglês deste post (incluindo fotos com melhor resolução). Atualizaremos a página da seção de fotos de fantasmas com tais informações em breve.

Comments

  1. Incrível, duplamente incrível. Mesmo depois de ler que havia uma criança no colo do sujeito na foto, eu tive dificuldades de enxergá-la; e uma vez que consegui vê-la uma vez, consegui ver com facilidade depois. O nosso cérebro realmente nos prega peças.

  2. Esse tal “a criança morreu pouco depois que a foto foi tomada” também é bastante vago, porque não explica se há uma relação entre os dois fatos, a distância de tempo entre os eventos, e nem se sua morte não estava relacionada a alta mortalidade infantil. Podendo mesmo que esta foto tenha sido tirada com este propósito: uma lembrança de seu filho moribundo. Considerando até que este “Jesus” seja uma alteração proposital do fotógrafo para homenagear a criança.

    Claro, entre se empenhar para considerar todas hipóteses e buscar os fatos que as comprovem, ou simplesmente acreditar que é Jesus, tem gente que escolhe o caminho mais fácil…

  3. Nossa! A cabeça de Jesus dá para perceber que é um caso de Pareidolia, mas e a segunda foto? Sinceramente, acho que até vocês do CeticismoAberto estão se perguntando como que a fumaça formou um rosto tão perfeito. Mas é claro que deve ter uma explicação, não é mesmo?

  4. Alô, rapaziada. Se vocês me dão licença par chover um bocado no molhado, estou tendo a grata felicidade e o refinado prazer de reler a obra O mundo assombrado pelos demônios, de nosso amigo russo-americano. Vocês, que também adimiram o autor, vão gostar de saber que tenho encontrado razões para lembrar-me desse livro em praticamente todas as coisas que ouço e vejo. É inacreditável, realmente a maioria das pessoas se ente mais à vontade para acreditar em mocinhas do outro mundo materializadas num incêndio que em efeitos visuais ocasionados por fumaça e fogo. É impressionante.

  5. É o que eu digo o ser humano se deixa enganar pelo que vê. A existência de discos voadores foi tão insistentemente bombardadeada nesses últimos 60 anos que ninguém pode ver nada que não entenda no céu que já sai gritando “aliens”.

    Parabéns maçons o plano de condicionamento de vocês deu certo.

    ri ri ri

  6. Olá Elton, obrigado!
    Eu tentei entrar em contato com o “Mesto” há tempos, mas não recebi resposta. A seção de fotos fantasmas com os comentários dele é seguramente uma das que mais fazem sucesso por aqui, e queria premiá-lo.
    Ele havia autorizado a reprodução, tranqüilamente, mas depois parece ter se afastado, ou pelo menos, não respondeu mais aos emails.
    É uma pena! Mesto, se você ler isto, por favor, entre em contato! Devemos muito a você.

  7. Muito Obrigado, espero que ele retorne as atividades, já que alem de ter uma seção de grande sucesso no seu site, foi o criador de uma das páginas mais conhecidas da internet, a Casa Fantasma.

    Pena que tenha abandonado o seu trabalho, mais continue com o seu, pois está muito bom!

    Ansioso por atualização!

  8. Sem dúvidas a foto em que aparece o ” rosto de Jesus ” é um dos mais impressionantes casos de pareidolia que já vi! Em todo caso é preciso distinguir entre pareidolia e o que em parapsicologia chama-se comumente de escotografia, quando a mente projeta uma imagem, ainda que de forma inconsciente, de qualquer tipo de imagem significativa na foto. Um bom exemplo é o caso do paranormal Ted Serios que tinha essa incrível capacidade de projetar imagens no filme fotográfico, isso na época que não existiam câmeras digitais…

  9. O que vejo, na foto do hoj=mem, é um homem, segurando uma menina, com capuz…
    o que mnonta o rosto de cristo é o ambiente.
    Que pode ser por acaso, ou muito bem montado por alquem
    mas, dai para ser uma foto paranormal, tem que viajar muito na maionese, ou ser muito distraido

  10. A FOTO DA MENINA SENTADA NO COLO DO PAI É INCRIVEL…DEMOREI UNS CINCO MINUTOS PARA VE-LA.UMA COISA QUE ME INCOMODA QUE QDO APARECE UM CARA DE CABELO COMPRIDO E BARBA LONGA ALGUNS ACHAM QUE É JESUS ( POR SINAL NÓRDICO) ..PÔ PODERIA SER TAMBÉM TIRADENTES RSRSRRS..SOBRE A SEGUNDA FOTO NÃO É FANTASMA E NEM FUMAÇA…É UMA CRIANÇA VIVA MESMO.

    1. Pois é, eu vi a explicação do fantástico sobre o tema, mas o nosso amigo editor do blog afirmou que o caso é mais complicado do que parece, aliás, você tem informação sobre de quem é essa foto? O nome do fotógrafo?

  11. No caso da primeira foto deve-se considerar que a figura dessa cabeça nao é obra do acaso (seria demais achar que o acaso desenharia uma cabeça tao bem), ou seja, deve existir uma inteligencia por tras disso, uma mao por traz disso:Deus. Acho que é um sinal de Deus. Mas só um desenho e mais nada, nem acho que a cabeça seja de Jesus.

  12. Nossa, comigo foi o contrário, só depois que você falou da cabeça que eu consegui ver, e ainda assim, demorou pra eu conseguir ver uma cabeça em vez de uma criança.

  13. Cara sobre o rosto na foto tudo bem, mas sobre a menina, acho que o impossível aqui se converte em possível, que é mais fácil que seja a foto de algum espectro do que pura pareidolia, pois a imagem é tão perfeita que é quase impossível que seja pareidolia. O contorno da roupa, o rosto, os cabelos, enfim… Além disso já viu no youtube o fantasma do cachorro que foi tirado em uma foto de casamento? Busca lá, é hilário e interessante!!!

  14. Primeiro quero deixar claro de que sou deísta e cristão, por isso mesmo, me é evidente que Deus não iria manifestar a face de Jesus em uma foto fortuita, não faz o menor sentido.
    O desgaste numa foto pode facilmente gerar imagens aleatórias e este me parece o caso, afinal, quantas fotos desgastadas NÃO geraram a foto do salvador? Aposto que muitas geraram imagens de outras figuras religiosas.
    Não tem como ver a imagem e não ver o tal rosto, e mesmo se indicando é difícil ver a tal criança. Mesmo dentro do campo da parapsicologia, é ridículo pensar um fantasma brincalhão “mostrando a cara” numa foto.
    Simplesmente é A Melhor Pareidolia de Todos os Tempos, ponto.

  15. Bom.Isso prova, que o inverso também é verdadeiro, ou seja:Aonde para alguns,parece não haver nada, ha a menina, verdadeiramente no exemplo.Aonde alguns, não percebem algo real,pode estar ali.esta foto da menina prova isso.Ve sê, apenas o rosto de um homem, que nos lembra Jesus Cristo, mas não é a realidade ali, o real ali, no exemplo, é mesmo a menina, que muitos não percebem, e que mesmo sendo real, alguem que persebeu, tem que explicar, detáles, para que outros consigam notar, que realmente é a menina na foto, e não o rosto grande. Isso demonstra, que realmente, existem coisas,m que a primeira vista podemos não ver,perceber, mas mesmo existindo,não percebemos, até que outros nos guiem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *