Mengele e a cidade dos gêmeos
É um título digno de um livro de ficção, e a história mirabolante pelo visto bem deve ser. Em “Mengele: o Anjo da Morte na América do Sul”, o jornalista argentino Jorge Camarasa defende que o médico nazista Josef Mengele seria o responsável pela alta incidência de gêmeos na cidade de Cândido Godói no Rio Grande do Sul. A história foi notícia pelo mundo, principalmente através de tablóides britânicos.
Enredo surpreendente, há pouca base para defendê-lo e muita para questioná-lo. A BBC Brasil cita o o geneticista Sérgio Danilo Pena, professor titular de Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), segundo o qual a tese levantada pelo livro é "patética".
"As experiências nazistas, além do enorme custo humano, nunca produziram resultado com veracidade científica. (…) Em Minas Gerais, também há uma cidade com alta incidência de gêmeos e Mengele nunca passou por lá", disse Pena.
O Estado também consultou mais especialistas igualmente céticos, assim como o Terra. Internacionalmente, a New Scientist também citou a geneticista Ursula Matte, que pesquisou a “cidade dos gêmeos” em 1994 e descobriu evidências de que o fenômeno teria raízes genéticas.
De especial relevância é notar que o nascimento de gêmeos a taxas acima do comum continuaram ocorrendo mesmo muito após a morte de Mengele, na década de 1990. “Que tipo de manipulação de longa duração poderia ter sido perpetrada?”, pergunta Matte.
Tudo sugere fatores genéticos e não uma interferência externa na década de 1960 por um criminoso de guerra.
Esqueçam essa estória deste psicopata chamado Mengeli. Nem cientista ele era, de verdade. Que homem da ciência é este, que injeta corante nos olhos de víttimas indefesas, pra ver se muda de cor, colocava pessoas nuas no frio congelante, para ver o quanto resistiriam e outras maldades? Qualquer imbecil sabe no que dá essas monstruosidades, né? Essa coisa não passava de um psicopata sádico. e não faria esta maravilha da natureza que acontece em Cândido Godói.
ISTO É OBRA DE DEUS. PARABÉNS, CANDIDO GODÓI!