Larva gigante?

725

Pense rápido: a imagem é verdadeira ou falsa? Talvez você deseje que seja apenas um pesadelo, mas tudo indica que essa larva gigante é bem real.

Seria uma “Witchetty Grub“, como australianos chamam grandes larvas de mariposas locais. A espécie Endoxyla leucomochla em particular é uma grande mariposa, com envergadura de até 16 cm, de onde se vê que suas larvas também devem ter um tamanho avantajado.

mariposagigante
[smileychrista]

Mas seriam tão grandes e rechonchudas quanto as da imagem? Não encontrei sinais de manipulação no arquivo, e talvez a mão da pessoa na imagem seja pequena, dando uma impressão de um tamanho ainda maior à larva.

Seja como for, larvas gigantes são relativamente comuns, completamente inofensivas e mesmo uma iguaria. [via UMAfan]

Atualização 07/01/2009: Roberto Takata, do GeneRepórter:

Apostaria mais que a larva gigante seja de um besouro golias. O formato em C, a cor branca e as seis pernas anteriores quitinosas denunciam que é uma larva de coleóptero. O tamanho sugere um besouro grande – embora nem sempre larvas grandes resultem em adultos grandes. (Como no caso da larva da rã Pseudis paradoxao girino é maior do que o adulto.)”

Como de costume, Takata deve estar correto. Larvas de besouros Golias podem alcançar 15 centímetros de comprimento e mais de 100 gramas de peso, e uma comparação com imagens de outras larvas do Golias coincidem até no número de pintas laterais (8).

Eduardo Real, do Evolução e Biologia, reforça que “a larva da foto é de um besouro. As larvas de mariposa (lagartas)são bem diferentes da que está acima (ver foto da Wittchetty grub). A larva deve ser de um Titaneus giganteus, que pode medir mais de 20 centímetros. Um dos maiores insetos do planeta e é encontrado na Amazônia”.

26 comentários sobre “Larva gigante?

    1. Confirmando: larva de coleóptero, retirada de um oco de árvore, pois a parte escura no final do corpo demonstra o tipo de alimento ingerido. Se é do tamanho que está na foto, não sei. Há alguns detalhes na palma da mão que deixam uma dúvida sobre uma possível edição, mas o “cuidado” ou descuido em deixar a sujeira que também está no bicho tira um pouco essa possibilidade. Aproveitando a deixa: as larvas de mariposas são lagartas normalmente bem coloridas.

      1. Essa larva é na verdade uma larva de besouro e não da Lepidoptera (Endoxyla leucomochla), pois esse formato em “C” e demais características indicam um tipo de larva chamada Escarabeiforme. Provavelmente essa é de algum Dynastinae.

        Saudações!

  1. Tenho um palpite.
    A foto pode ser montagem, mas existem insetos de tamanho semelhante. A hipótese da mariposa australiana é plausível, mas a larva da foto é de um besouro. As larvas de mariposa (lagartas)são bem diferentes da que está acima (ver foto da Wittchetty grub).

    A larva deve ser de um Titaneus giganteus, que pode medir mais de 20 centímetros. Um dos maiores insetos do planeta e é encontrado na Amazônia.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Titan_beetle

  2. Eu imagino a sensação de terror ao avistar uma mariposa dessas ou um desses besouros gigantes vindo em sua direção em alta velocidade. ._. Acho que eu teria um enfarte

  3. Grande coisa , aqui no sul, tenho uma caranguejeira de 18 cm ,não tá morta não, está bem viva e bem alimentada ela adora lagartichas,,,,e seus ovos também…. o duro é casar isso pra ela comer….Mas vale apena…

  4. Essa larva gigante aí existe sim. Ela é uma mutação de uma pequena larva. Ela se abriga em cantos subterrâneos da terra, muito fundo, para naum ser vista. E eu acho q essa aí foi sim vista.

    Bom, é isso

    Beijos flamejantes

    Juliana

  5. Naum acho q seja verdade essa lagarta, se fosse do Titaneus giganteus seria menor, mas concordando com Juh acho que podde ser criaturas subterrânea pois “acho” que possa existir criaturas estranhas debaixo da terra

  6. Uma vez quando meu cachorro morreu, meu api enterrou ele num matagal atrás da minha casa.E fui junto, lá haviam lagartas iguais a essa, só que menores, mas mesmo assim tinham o mesmo físico, depois minha mãe pediu pra pegar o dog e enterrar no jardim, quando abri sua cova, havia várias lagartas igual a essa comendo a pele dele, interessante, aqui é abarrotado delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *