Fabuloso! Assustador! Veja como o telejornal colombiano apresenta o vídeo com trilha sonora de filme de terror, e consulta um bispo que, como nosso padre jesuíta Oscar Quevedo, opina ser “um fenômeno parapsicológico”! Depois consultam uma espírita que conta como a menina “não se deu conta de que morreu”. No dia seguinte o jornal continuou explorando e promovendo o tema e a comoção popular:

Mas o que seria a temida menina fantasma de Cucutá? O vídeo capturado pelo telefone celular é, sem dúvida, apenas um reflexo das lentes, um flare, da luz do poste:

Já a imagem mais detalhada da menina “de 12 anos”… É preciso muito ceticismo ao verificá-la. A princípio parece improvável que se conseguisse uma boa resolução e enquadramento como se vê com o mesmo telefone celular que capturou o vídeo. A imagem da menina poderia tanto ter sido gerada através da “filtragem” do vídeo original, escolhendo e processando um borrão que se parecesse com uma menina; como pode também ter sido completamente forjado. O noticiário RCN seguramente parece ter muito interesse em vender fantasmas que não existem.

Mas como poderíamos esperar, um telejornal concorrente apresentou estas mesmas objeções, desinflando o fantasma de Cucutá:

Atualização: Como exposto no vídeo acima, além do vídeo ser de um reflexo nas lentes, a imagem estática com mais detalhes do fantasma foi criada por computador a partir da fotografia de uma garota fantasiada:

Comments

  1. Nem fantasma.
    Nem fenômeno parapsicológico.
    Estas coisas não existem.
    São invenções de pessoas como Quevedo.
    Servem para uma coisa: sensacionalismo e para alimentar a crendice de ignorantes.
    Victor

    1. As pessoas tem medo de saber a verdadeira realidade sobre a vida e a morte…por isso preferem opiniões como a sua…só posso ter pena de vc!

  2. Aquela bola azul flutuando, pode ser facilmende explicada como sendo um fenomeno físico (uma bola de energia), muitas vezes ja mostrado em canais como discovery channel e NatGeo.

  3. Não devemos acreditar em tudo, porém; não devemos duvidar de nada.
    Citando uma frase de William Shakespeare:
    “Há mais coisa entre o céu e a terra, Horácio, que propõe a tua vã filosofia”.

  4. nos achamos uma farsa pois esses videos sao idiotas,mas nos adoramos fantasmas ate apresentamos na escola espiritos,fantasmas e vultosl.este e o nosso ramo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *