Local: Tomsk, Rússia
Data: 14 de setembro de 2006

A imagem é embasbacante, e os habitantes da cidade siberiana de Tomsk na Rússia ficaram compreensivelmente perplexos. “Três raios de luz” subindo ao céu, e ao fim, uma espiral que alguns internautas atribuíram a portais interdimensionais (!)
compunham uma cena rara.

Comentário: A explicação simples, dada pelas autoridades logo após o evento é a de que seria apenas o lançamento de um foguete de Baikonur. A explicação mais longa segue abaixo.

O foguete lançador Soyuz-U carregando um satélite Kosmos-2423 subia ao céu exatamente no mesmo horário em que o evento foi registrado — 17:39, horário local, pouco antes do anoitecer. O horário é crucial para entender por que o lançamento se transformou em um espetáculo de luzes.

Uma olhada nas imagens do lançamento mostram que quase exatamente no momento em que o foguete subia aos céus, a noite caía sobre o local:

Agora, se você leitor já parou para assistir ao anoitecer em uma cidade com prédios altos, deve ter notado que o topo dos prédios ainda é iluminado enquanto as casas abaixo já estão na penumbra. Um foguete subindo a quilômetros de altitude pode ainda estar sendo iluminado pelo Sol enquanto o solo logo abaixo já está escuro.

E na cidade de Tomsk, a alguma distância de Baikonur, a noite já havia caído há vários minutos. É este contraste entre a noite em Tomsk e os rastros do foguete a grande altitude ainda iluminados que responde pelo pequeno show a que os siberianos assistiram intrigados.

Os “três raios de luz” são em verdade três dos quatro rastros criados por quatro foguetes auxiliares, que queimam por dois minutos até serem ejetados. O estágio principal continua seu rumo ao céu, e a espiral ao final pode ter sido uma trilha de condensação gerada pelo foguete em rotação.

Veja também: OVNI espiral na Rússia?

Comments

  1. RIDÍCULAS as explicações dos que trabalham para desmentir as evidências de VIDAS LA FORA e entre NÓS.Queiramos ou não! e “eles” não tem como negar, nem controlar, daí tanta baboseira para desmentir.Parem com esse ridículo e assumam de vez que vcs estão embasbacados e atônitos!

  2. Ontem 14/07/11 por volta  das 17 hr. em São Paulo- Sp – Zona Sul – Saude, vimos um rastro de foguete pelo céu, o estranho é que ninguem que conheço viu e na internet nada se fala sobre o assunto, vcs sabem me dizer o que foi aquilo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *