MENU
Fantasma de Wem Town

A Fantasma de Wem Town

673264_85522744.jpg

Ação de “vidente” Jucelino da Luz contra site CeticismoAberto...

16 de julho de 2010 Comments (87) Views: 13189 Destaques, Ufologia

OVNI paralisa aeroporto na China

P201007090755561564718782

“Um Objeto Voador Não-Identificado (OVNI) interrompeu o tráfego aéreo sobre Hangzhou, capital da província de Zhejiang, ao final da quarta-feira (07/07), disse o governo municipal. O aeroporto de Xiaoshan foi fechado depois que o OVNI foi detectado ao redor das 21:00 horas, e alguns vôos foram redirecionados. … Uma fonte com conhecimento na matéria, contudo, disse ao China Daily na quinta-feita que as autoridades identificaram o OVNI depois de investigação, mas não seria o momento apropriado para divulgar essa informação porque há uma conexão militar, teria dito, adicionando que uma explicação oficial deve ser dada na sexta-feira”. [fonte: People’s Daily, 9 de julho de 2010]

E, no entanto, mais de uma semana depois nenhuma explicação oficial foi dada. Apesar da justificativa imediata que vem à mente envolver conspiração e acobertamento de testes militares, quiçá espaçonaves alienígenas, talvez se deva questionar se a fonte que declarou que as autoridades sabiam o que era o OVNI e que dariam uma explicação oficial simplesmente não fosse uma fonte confiável.

Principalmente porque no caso do OVNI que paralisou o aeroporto de Xiaoshian, nenhuma fonte parece ser confiável. Incluindo, principalmente, os jornais.

 

Explicando a foto inicial

A imagem que circulou inicialmente com a notícia, vista no início deste texto, é descrita como sendo tomada por “um residente em Hangzhou mostrando o objeto voador flutuando sobre a província de Zhejiang em 7 de julho”. Seria o próprio OVNI em questão.

No entanto, como várias pessoas notaram, a fotografia em questão foi capturada com longa exposição – note-se a imagem dupla, com “fantasmas”, da casa à esquerda e outros objetos na cena. O que se vê é o que foi capturado pela câmera com o obturador aberto por vários segundos, e qualquer objeto em movimento apareceria como um borrão, um rastro. E um objeto em movimento com luzes fixas e piscantes, como uma aeronave comum com luzes de sinalização, surgiria exatamente como na imagem. As luzes fixas de pouso mais intensas formam o rastro branco abaixo, enquanto as de sinalização vermelhas acima, que podem também piscar, rapidamente duas vezes, formam os dois pontos próximos que alguns identificaram como “janelas” de uma espaçonave.

O efeito é bem comum e conhecido por pesquisadores de OVNI. A fotografia abaixo, capturada com longa exposição de um avião sobrevoando o Capitólio em Washington, em 2005, exibe o mesmo efeito:

washd

É apenas um avião. A fotografia do residente de Hangzhou apresentada como sendo o OVNI é apenas um avião. Identificamos o OVNI? A história é um pouco mais complicada, porque as fontes não são nada confiáveis, mesmo quando erram.

 

Explicando outras fotografias

À medida que novas notas sobre a paralisação foram publicadas por diversos jornais online chineses, novas fotografias foram divulgadas, seja explicitamente identificadas como retratando o OVNI em questão, seja apenas implicitamente. Leitores e outros veículos de notícias, mesmo redes respeitadas como a ABC americana, tomaram todas as fotografias como registros do OVNI.

Curiosamente, todas essas outras fotografias, com exceção de uma, também são apenas imagens com efeitos de longa exposição, com a diferença de que retratam helicópteros ao invés de aviões.

Mais do que isso, essas outras fotografias não só podem ser identificadas, como nem mesmo foram capturadas na China. Duas das imagens circuladas, por exemplo:

2460614fbe9d ed57c5e1daf7

Foram originalmente publicadas no início de abril deste ano pelo usuário “greeneyedleo” no fórum “Above Top Secret”. Apesar de ser um fórum de discussão sobre ufologia, o próprio usuário deixou claro que as imagens que publicou, meses antes do caso chinês, são de helicópteros registrados através de longa exposição.

Outra imagem publicada associada ao caso chinês é em verdade original da Rússia e foi publicada na rede em 2008:

china_ufo_2010_airport

A origem destas imagens foi rastreada por “elevenaugust” no fórum UFOcasebook (resposta #19). Ele identifica algumas outras imagens, nenhuma delas original da China, nenhuma delas realmente associada à paralisação do aeroporto.

Sabe-se que estas outras imagens são longas exposições de helicópteros, ao invés de aviões, devido aos fachos de luz que dirigem ao chão. As ilustrações abaixo, criadas por Zoucas, participante do Centro de de Ufologia Brasileiro (CUB), onde Caetano Júlio Neto também auxiliou a esclarecer o caso, e que devem auxiliar no entendimento do efeito.

longaexposicao3

longaexposicao2

Deve estar claro o que ocorreu: para ilustrar a notícia sobre o OVNI, diversos jornais simplesmente procuraram na rede por imagens de supostos OVNIs, publicando qualquer uma que se assemelhasse à fotografia original publicada – sendo que esta mesma imagem já era apenas o registro de um avião em longa exposição. Encontraram imagens de longa exposição de helicópteros, sem qualquer relação com o caso.

Duvide de jornais chineses, principalmente quando lidam com OVNIs. Mas há mais.

 

Da China ao Quirguistão

Uma outra imagem circulada com a notícia de fato não envolve longa exposição, nem é um avião ou helicóptero.

 china_ufo

Porém, também possui uma explicação simples e clara. É uma visão do lançamento do foguete lançador russo Progress M-06M em 30 de junho de 2010. Podem-se ver imagens de seu lançamento no fórum NASAspaceflight.com. Elas não incluem uma visão como a da fotografia acima, porque a imagem foi vista a certa distância do lançamento, em Bishkek, Quirguistão. E ela foi capturada em vídeo:

O lançamento foi visto em várias partes da Ásia Central, incluindo o Kazaquistão. Um vídeo de um noticiário local pode ser visto em KTK.

Se nas fotografias iniciais o efeito na imagem é causado por longa exposição, no caso aqui o efeito é causado pelo albedo, pelo reflexo dos produtos da combustão do foguete lançador da simples luz do Sol.

É exatamente o mesmo efeito que respondeu pelo brilho das espirais recentes na Noruega e Austrália, e imagens e mesmo um vídeo muito similar capturado na Rússia também já foram abordados aqui em CeticismoAberto.

 

Afinal, e o OVNI?

Com todas as imagens circuladas com as notícias sobre o OVNI sendo explicadas e identificadas, o detalhe é que não têm nenhuma relação com o OVNI que paralisou o aeroporto em si mesmo, e assim em nada auxiliam a solucionar o caso. Afinal, o que teria sido visto em Hangzhou na semana passada, a ponto de levar ao fechamento de um aeroporto?

“Nenhuma explicação prosaica pode ser formulada no momento porque os fatos básicos permanecem incertos”, escreveu o especialista espacial James Oberg no fórum ATS. Mas Oberg sugere uma explicação possível, que pode desagradar aos entusiastas da hipótese extraterrestre.

Segundo ele, de acordo com o melhor que se pode extrair das várias notícias conflitantes, aparentemente um avião pousando por volta das 20h40 avistou um OVNI. Pela orientação da pista de aterrissagem, o avião deve ter se aproximado do sudeste, e um OVNI sobre o aeroporto teria sido visto a noroeste/oeste. E naquela direção, um candidato brilhante no céu poderia ser nada menos que o planeta Vênus.

Poderiam os pilotos se confundirem com algo trivial como a estrela d’alva? É em verdade bem mais provável que entusiastas de extraterrestres lhe dirão. Oberg mesmo cita o caso similar do aeroporto Barnaul na Sibéria em 2001, paralisado por uma hora e meia quando um OVNI foi observado sobrevoando a pista. Detalhe: exatamente na direção em que os múltiplos relatos de pilotos e observadores indicaram que estava o OVNI, se posicionava a mesma Vênus. Segundo detalhe: nenhum dos relatos descreveu Vênus, ou o OVNI ao lado de Vênus.

Some-se a isso que o OVNI desapareceu justamente quando, de acordo com o movimento astronômico previsível, Vênus se pôs, e apesar de parecer inacreditável o caso do aeroporto Barnaul demonstra como um corpo celeste dos mais comuns pode ser confundido por pilotos e autoridades de vôo por algo inexplicado por mais de uma hora, paralisando um aeroporto.

Infelizmente, seja no caso siberiano, seja no caso chinês, nenhuma fotografia parece ter sido registrada ou divulgada do OVNI em si mesmo, o que poderia encerrar os casos de forma definitiva.

Mas, pendente de maiores – e melhores – informações, o aeroporto de Xiaoshan pode ter sido fechado por uma confusão com Vênus, e os jornais apenas aumentaram a confusão ao citar fontes anônimas sobre “conexões miliares” e circular imagens “ilustrativas” de aviões, helicópteros ou lançamentos de foguetes vistos do Quirguistão.

– – –

P201007090755561564718782

[As informações básicas para este artigo vieram da nota de Tim Printy na última edição do boletim eletrônico SUNlite]

Tags: , , , , ,

87 Responses to OVNI paralisa aeroporto na China

  1. Raph disse:

    Um verdadeiro “overkill explicativo”, parabéns :)

    • George disse:

      Ok, não sou tão cetico,mas a superexposição poderá duplicar partes de um objeto em movimento também é veridico,mas como se explicar que no caso do puso deste suposto avião na China, este tal avião não possua asas, e a tal “superexposição” por ti mencionada pode ocorrer não em vários segundos,pois algumas câmeras digitais possuem uma baixa velocidade de “resgisto fotog´rafico” como provavelmente o fotográfo é amador é este o tipo de câmera que ele dispunha! PS: Não creio em bruxas, mas que elas existem, existem!

    • Luiza disse:

      Jamais sou cetica, penso que o Ser humano se deve mentalizar que não esta sozinho no UNIVERSO.
      Ou melhor dizendo o Homem não é exclusivo do UNIVERSO, nem jamais foi.
      Essas aparições que vão acontecendo um pouco or todo o Planeta, são uma PROVA QUE SOMOS VISITADOS com alguma frequencia. Talvez mais na actualidade que há 20 antes.
      Nos devemos mentalizar desse facto dessa verdade que muitas vezes as Religiões e poder politico tenta ocultar das populações criando mitos a volta de um assunto que deveria ser tratado com mais seriedade e mais consciencia para o factor real que NÃO SOMOS UNICOS EXCLUSIVOS DO UNIVERSO.

    • Luiza disse:

      OBRIGADA RALPH GOSTARIA DE TROCAR ASSUNTO REFERENTE A ESSA MATERIA COM VOCÊ

  2. Wallace Vidal disse:

    É impressionante como a mídia, nesse caso e em alguns outros, tentam enfiar coisas “goela abaixo” nas pessoas. Parabéns pela matéria.

    • Alvaro Rexs disse:

      Boas palavras, porém eu aditaria a sua idéia:

      “-É impressionante com a mídia e também o Ceticismo Aberto…”

      Espero que vc um dia entenda a filosofia por trás desse site… as vezes acho que não é nem uma filosofia, é ódio e medo mesmo.

      • Alvaro Rexs disse:

        A propósito… Tungunsquinha ninguém explica.

        Explicar o bizarro e insólito, a fraude e o charlatanismo… tudo bem, ok! Isso é um serviço de higiene pública, nota 10 para vocês!

        Mas expliquem o que foge a tudo isso!

        Deêm um sentido a Tugunska! Não achei um tópico neste site tentando explicar isso…

        Dá tapa em bêbado descendo a ladeira é fácil…

      • Lia disse:

        Vc quer pq quer q o sobrenatural exista né? Pare de complicar as coisas qdo são simples, saia do seu mundinho de ilusão, ser humano!

      • Edwar Folli Jr. disse:

        Adorei o comentário da Lia! Simples e direto! Me parece um desejo que algumas pessoas tem de tornar tudo surreal ao invés de buscar uma explicação mais simples. Vide o caso dos “crop-circles” aqui nesse mesmo site.

  3. Felipe disse:

    Então quer dizer que o fato do ovni, na real é um monte de imagem de varios paises que eles juntaram pra faze midia?…

    Realmente fora o caso bruno e mercia, a midia jah não tem mais o que faze.

  4. Jonatan disse:

    Parabéns mesmo pelo o artigo, ultra bem explicado **Epic Win**

  5. Fabio disse:

    Que patacoada! Está claro que se trata de uma aeronave terrestre comum e ordinária fotografada em longa exposição, deslocando-se da direita para a esquerda. A luz branca maior nada mais é que o farol de pouso – seu facho é bem visível. A luz vermelha bem pode ser a de navegação, que é, por convenção, vermelha no lado esquerdo das aeronaves e azul ou verde no direito, ou mesmo o “beacon” – pisca-pisca anticolisão.

  6. Roger disse:

    Concordo com o artigo, mas a questão é, se realmente foram imagens manipuladas, como parece, por que as autoridades fecharam o aeroporto ?

    • rsm disse:

      Parece claro que nenhuma das imagens divulgadas na midia se refere ao suposto ‘ovni’ que levou ao fechamento do aeroporto – eis o x da questao… talvez nao exista imagem desse ovni que provocou isso.. O até exista o registro, mas talvez a imagem revelaria um objeto puramente militar – o que nao daria ibope, nem vende jornal, por isso seria melhor especular e aguçar a curiosidade alheia e deixar as mentes ‘viajarem’.. enquanto isso, os sites vao sendo visitados, vão exibindo suas propagandas, jornais e revistas são vendidos e por ai vai…

  7. Marcelo Vieira Gomes Filho disse:

    Magnifico é a mente humana tentar explicar algo fora de sua capacidade, se eu vejo algo extraordinariamente incomum a explicação será comum, um satélite, ou um balão, e quando não existe uma explicação acessivel a todas as pessoas que testemunharam o tal fato o caso é acobertado e arquivado a 11 chaves. Vejamos o Caso Roswell, onde a várias testemunhas oculares, destroços investigados, três corpos de anatomia desconhecida, e um movimento militar fora do comum , dai adivinha o que disseram sobre o tal UFO? era um balão metereológico. E aquele movimento militar? as testemunhas? os destroços que o fazendeiro guardou em seu sitio?

    O problema do ceticismo é que acreditam no que outros homens dizem, sejam politicos, cientistas, papa, padre ou qualquer outra “autoridade”.

    Todos o Céticos acreditam no Homem que escreveu a Bíblia, mais não acreditam na Bíblia.

    • Cristiano disse:

      Acho que vc esqueceu (ou omitiu aqui) alguns detalhes sobre o caso Roswell. Já existem vários relatórios oficiais e não oficiais que explicam de forma simples o caso sem recorrer a extraterrestres. Quanto aos corpos encontrados, tratam-se de montagens grosseiras com bonecos.
      Lembro que graças ao ceticismo saímos da idade média e temos o conforto do mundo de hoje. Negar o ceticismo é negar uma das coisas que nos faz humano.

      • Ana disse:

        O ceticismo foi o grande impulsionador da evolução da humanidade. Quando um grupo de homens pré-históricos estavam a tentar fazer fogo com dois pedaços de madeira, os ceticos estavam a rir às gargalhadas com o ridículo de tal façanha.
        Se pilotos, controladores aéreos e o resto do pessoal que trabalha no areporto confundem o planeta Vénus com um ovni ao ponto de encerrarem um aeroporto,então acho que deviam-se todos despedir do emprego. Não sei como não há mais acidentos de avião com gente tão incompetente…

  8. […] shoot works with an helicopter: What the eye sees What the long exposure monde camera sees SOURCE (Improved by myself) OPPONO […]

  9. Felipe disse:

    Marcelo vieira, mais um fanatico conspiratório, se to bota no youtube o video do suposto ovni saindo, vai sai até em idiomas arabes coincidência? não… simplismente a midia não tem mais o que poder.

  10. Felipe disse:

    Marcelo vieira, mais um fanatico conspiratório, se tu** bota no youtube o video do suposto ovni saindo, vai sai até em idiomas arabes coincidência? não… simplismente a midia não tem mais o que fazer***

    • Marcelo Vieira Gomes Filho disse:

      Em nenhum momento disse que esse caso é real, é só ler com atenção o comentario, e não acho que seja real, só acho estranho um helicóptero ter causado tanto transtorno, fora as pessoas terem ficado apavoradas com um simples helicóptero.
      Porém existe centenas de casos que pessoas testemunharam ser completamente diferente a explicação que o governo da para a mídia e que a midia repassa para a população.

      Acreditar em conspirações não é um lado ruim, porque vai contra o governo que sabemos, não é muito confiável.

  11. Vinnie disse:

    Todas as cameras digitais amadoras reduzem automaticamente a velocidade de abertura do diafragma quando a iluminação não é suficiente, o que resulta nesse efeito bacana: o rastro de luz.
    Com experiencia e criatividade é possível até mesmo “fabricar” ovnis, partindo de uma luzinha estática, ou até mesmo tendo uma lanterninha, as possibilidades são infinitas!
    Esse tipo de notícia acontece quando um babaca resolve utilizar esses truques para enganar os outros e para ter seus 15 minutinhos de fama.

  12. Adriano disse:

    O ceticismo em assuntos como ovinis, criptos,paranormal etc,sao importantes para derrubar fraudes e inverdades ditas em jornais e canais de tv,e pessoas fraudulentas,essas coisas acabam rebaixando e ridicularizando os assuntos importantes e acabam em discrença e piada para as pessoas.
    Alguns acontecimentos ocorridos ficam sem uma explicaçao cientifica,portanto nimguem pode ser 100% cetico.O ceticismo aberto,esta certo nesse post,derruba algumas fotos com evidencia concreta,com o que foi divulgado até então.
    O que ocorreu na real ainda não se sabe talvez nunca saberemos.

  13. Arpa Sky disse:

    Dou a cara a tapa pra vc amigo, suas observacoes sao de total responsa por isso vale a pena sempre te consultar.Uma coisa deve-se ser flada entao: Havera logo logo,fatos que nem estudiosos nem ceticos poderao explicar ou entender. Sera a volta do maior “OVNI” jamais visto por ser humano na terra. Jesus Cristo vindo em sua gloria com anjos em coro.Acreditam nisso ou ficarao a apostatar da realidade???

  14. Reno disse:

    Assumir que a explicação para Barnaul está correta e, por isso, deve ser aplicada ao caso chinês é uma generalização precipitada, insuficiente para “encerrar os casos de forma definitiva”.

    Acho prudente aguardar mais dados.

  15. Marcos Novais disse:

    Nossa! Mais uma vez a explicação é o lançamento de um foguete? A galera precisa se esforçar mais por aqui, mesmo que a matéria tenha sido apenas reproduzida. Tá na hora de arranjar outras explicações também, não acham? Sei lá, fogos de artificio, o fantasminha camarada ou talvez um meteoro entrando na atmosfera terrestre… não, esse ultimo também já está meio batido.

    Francamente.

  16. Felipe disse:

    Mori parece que agora surgiu um novo “ovni”, só que tipo ninguem posto foto e nem nada só mostra a mesma foto desse ovni desse artigo tem como dar uma olhada e essa noticia surgiu no site do terra…

    resposta ao marcelo viera tudo é explicavel e tem lógica, se nada fosse explicavel duendes e mula sem-cabeça iriam existir pra isso existe DUVIDA E O CETICISMO.

  17. Alexandre disse:

    Não me convenceu, principalmente pelo fato de terem fechado o Aeroporto e o relato de várias pessoas que viram o objeto!

  18. E quem me garante que vocês, do Ceticismo Aberto, não vieram do mesmo planeta desse OVNI e estão agora apenas “encobrindo” as pistas dos amigos? Hein? Heeeeinnnn? :-)

  19. Edison disse:

    Adorei a explicação da equipe do ceticismo aberto. Sobre o OVNI da China estava super ansioso pra saber mesmo oque era o suposto UFO visto na China!

    Obs: Só não entendi até agora o porque ao menos o Kitaro Mori ou algum outro cético de sua equipe, não me respondeu o desafio de aceitar uma viagem ao triângulo das bermudas, pra em uma semana ficar em seu centro pra constatar se lá existe algo concreto científico mesmo ou então as teorias sobrenaturais estariam certas!
    Como também já que os céticos tem explicações pra tudo então acho que pra eles esta expedição não seria problema algum pra pesquisadores que não temem o inexplicável pois pra eles isto não existe. até agora estou esperando a resposta acho mesmo é que quando o bicho pega por eles não terem certeza doque se trata o fênomino pulam fora!

  20. Claudio Cunha disse:

    Sobre Tunguska tem uma explicação bem razoável e até, de certa forma, preocupante, no site Astronomia no Zênite (http://www.zenite.nu/) em artigo de JOSÉ ROBERTO V. COSTA. Em relação às imagens de OVNIs, talvez, o dilema que deve atormentar quem entende como uma ação de ETs o que foi fotografado e filmado é o mesmo sobre quem se debate, por exemplo, se é possível viajar no tempo. Se fosse possível tal viagem, os temponautas já estariam aqui modificando nossa realidade e outras tantas coisas. Se não é possível não estão fazendo nada… Mas, em minha ótica, a pior das hipóteses é se é possível, mas desinteressante ou desnecessário. O mesmo vale para os ETs. O que eles virão fazer aqui que não podem fazer em outro planeta ou outra época? Como somos atrasados tecnologicamente em relação a eles para quê este contato? Em que se beneficiarão? E para quê tantos anos de segredo, mistérios etc.? Em uma lógica biológica este gasto de recursos de outras civilizações para nos visitar não teria sentido nenhum. Portanto, me mantenho cético, mas não dogmatizado.

    • Alvaro Rexs disse:

      Essa explicação de não invadir só pq o outro povo é menos evoluido não cola…
      Nem aqui na Terra essa explicação vale: Que digam os Tupis, Caetés, Xucurus, Pankararus, Apaches, Siouxs, Mohanks e outros povos indíginas…

      Quanto aos “Temponautas”:

      1 – Alguns físicos afirmam que se fosse possível voltar no tempo, só se poderia retornar até o dia em que tal “máquina” entrasse em funcionamento.

      2 – Há ainda a teori de universos paralelos.

      3 – Se isso for possível mesmo, ainda estamos muito longe de qualquer conclusão, inclusive de se chegar a conclusão que é impossível!

      Quanto a pergunta do porque o mistério, é só olhar para trás e ver que a sociedade mantém segredo de tudo que pode gerar vantagem sobre outrém, ao invés de si próprio.

      Amigo Cláudio, esse site faz um bom trabalho de higiene pública em alguns casos, desmascarando alguns pilantras…

      Em outros casos, apenas republicam notícia da NASA, Governo Americano e outras organizações que sempre primaram pela verdade…

      Em alguns casos, quando não conseguem provar que é fraude, não conseguem dar uma explicação plausível, ou pelo menos tentar (vide artigo Linhas de Nazca).

      Em outros casos, são tão superticiosos em relação ao Ceticismo, que não acreditam em nada que possa macular o seu sagrado ganha-pão (Veja o nível de contradição! Céticos fanáticos dogmáticos)

      Tudo o que começa bem, passa por mais ou menos até descer ao nível péssimo… aqui aconteceu a mesma coisa. E olha que eu era fã desse site, agora acho que é só mais um repositório de opiniões alheias a verdade em um bom número de casos!

      • gabriela disse:

        Parabéns pelo seu raciocínio!
        O mais coerente que li até agora aqui nesse site

      • paulo6jr disse:

        Argumentação etno e antropocêntrica.
        O missivista compara o predatório avanço burguês pós-medieval movido pelo capitalismo mercantil com uma eventual interferência de uma civilização extraterrestre tecnologicamente muito mais avançada.
        E ‘indiginas’ é com ‘e’: Indígenas

  21. Carlos disse:

    Saudações Mori…

    Vc poderia explicar apenas uma coisinha q fiquei em dúvida….
    Aqui em São Paulo, aconteceu um fato um tanto quanto curioso, há quase 3 semanas.
    Um objeto que cortava o céu de São Paulo, muito semelhante ao da foto, infelizmente não portava câmera p/ tirar um foto, mas, o que mais intriga, é que ele atravessou a rota de pouso do Aeroporto de congonhas, sempre mantendo uma velocidade constante. a exposição de tal objeto durou em torno de uns 10 minutos, isto é, enquanto foi possivel se observar o tal objeto estranho.
    Vc teria alguma informação a respeito sobre este tal ocorrido?
    obs: enquanto cruzava a rota do aeroporto, o trafêgo ficou interrompido até q este tivesse passado.
    vc poderia responder na UFOLISTA, pois, enviei uma pequena mensagem perguntando sobre tal, e não obtive respostas… muito obrigado.

    • João Ferrari disse:

      Puxa,
      10 minutos no ar e ninguem fotografou nem filmou?
      Pena que foi numa cidade deserta que nem são paulo, né…
      Se fosse numa cidade, digamos, com mais de 500.000 habitantes certamente não passaria despercebido…
      Sem contar os zilhoes de ‘ufologos’ que devem passar 24 horas/dia espiando o céu…

      • Carlos disse:

        É João Ferrari…

        O problema aqui nesta cidadezinha, é que ninguem tem um tempinho p/ olhar o céu, ou mesmo, o que o rodeia.

        Gostaria muito mesmo, que o Senhor Mori respondesse, não que eu esteja desprezando o vosso comentário.

        Alguns acontecimentos, sempre surgem em momento que improprios p/ documentarmos, é uma pena mesmo, infelizmente as pessoas se pegam muito aos valores materiais das coisas.

        João Ferrari, aproveitando seu comentário e seu ponto de vista, poderia expressar de uma melhor maneira o tal relato feito por mim?

  22. Fabio disse:

    Olá, sou eu novamente. Gostaria que o CA analisasse o intrigante vídeo que ficou conhecido como “filme da Mikson”.

  23. Rafael disse:

    Apesar dessa grande explicação, ainda tem um deslize muito esquisito que ficou no ar.

    http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2010/07/ovni-visto-no-ceu-da-china-pode-ser-missil-diz-especialista-americano.html

    “Geoffrey Forden analisou vídeos e imagens do disco luminoso.”

    ??? que vídeos e imagens ??? espero que não sejam essas de abril.

    “Geoffrey Forden concluiu que o disco luminoso é na verdade um foguete e que a região onde ele foi visto não é na China, mas sim no Cazaquistão.”

    “O objeto luminoso que sobrevoou o céu de Hangzhou, na China…”

    Com geografia básica, você entende a loucura:

    http://img820.imageshack.us/img820/2463/image002hm.jpg

    Espero que leiam meu comentário. Faz sentido o que eu to falando?

    • Mori disse:

      Faz sentido, Rafael, porque Forden está simplesmente errado, para variar a mídia confundiu ainda mais as informações.

      O foguete não é chinês, é russo, uma Soyuz-D, como informado no texto. Foi visto no Cazaquistão (também), mas os vídeos são do Quirguistão. A história de que seria um míssil chinês DF-21 está simplesmente errada.

      • Alvaro Rexs disse:

        Nossa! Que “meda” agora!

        “Forden está simplesmente errado…”!!!

        Não sabia que o oráculo de Delfos, senhor da sapiência, o Salomão 2.0 da Net, o HAL do Passado, trabalhava para o Ceticismo Aberto.

        Arrepiei… o cabra é bom! Mori: O homem que diz: “VC ESTÀ SIMPLESMENTE ERRADO!!!”

  24. Renato disse:

    Gente, não existem extraterrestres sobrevoando a Terra. Os OVNIs que as pessoas vêem no espaço são aeronaves, muitas militares e em TESTE de prototipagem.

    O caça B-2 Spirit foi confundido inumeras vezes com disco voadores em seus testes de desenvolvimento.

    Há muita coisa que militares fazem e testam nos céus que não é de nosso conhecimento. São tecnologias que vão ser reveladas só daqui a 15 ou 20 anos que são testadas exaustivamente por anos.

    • Carlos Alberto disse:

      Acho impressionante a capacidade do ceticismo humano ainda enraigado na terra…, olhem para fora um só instante…pesquisem a quantidade de galáxias existentes no Universo…disse galáxias e não planetas…bilhões…e dizer que somente o nosso é habitado…é como se nascesse em um poço onde só vemos as paredes o chão e lá em cima bem distante um pedacinho de luz… Olha quanta ignorância e falta de conhecimento! O mundo passa e passará por várias transformações sérias e cada vez mais vários destes seres os quais não creem, (porque só acreditam na matéria)terão papel fundamental nessa ajuda…ridicularizar tudo é muito mais fácil do que tentar entender… o explicável dá trabalho gera medo… que por sua vez é nosso vilão. O Espiritualismo explica tudo…As outras dimensões existem e estão paralelas a nós…são muitas…estudem, pesquisem, meus irmãos!, e com certeza chegarão a uma conclusão bem mais coerente com a verdade…Luz para todos!

  25. Luiz Sérgio disse:

    Quando é que o MiniVer do Grande Irmão, digo, o Ceticismo Aberto, vai acionar sua máquina de propaganda explicativa para abafar o fenômeno do Polvo Paul? Quando é que a máquina de propaganda orwelliana a la 1984 do Ceticismo Aberto vai dar uma explicação plausível para um polvo acertar o resultado de 7 jogos da Alemanha, incluindo uma improvável derrota para a Sérvia, além do resultado da final da Copa?

    • Alvaro Rexs disse:

      Boa pergunta, pois a probabilidade dele acertar os 7 jogos, incluindo a possibilidade de empate nos 3 primeiros é de 0,11%.
      Embora exista a possibilidade de pura “sorte”, é no mínimo curioso!

      • Luiz Sérgio disse:

        Mais curioso ainda é o fato dele ter continuado acertando mesmo depois de ter se tornado uma “celebridade” mundial. Depois de acertar a vitória da Alemanha contra a Argentina nas quartas-de-final, ele se tornou uma celebridade mundialmente conhecida, profundamente assediado pela imprensa. Mesmo assim, o polvo “não se intimidou” e acertou mais dois resultados da Alemanha (nas semi-finais e na disputa do terceiro lugar), além do resultado da final da Copa. Certamente o polvo Paul é um fenômeno muito acima da compreensão da ciência atual, e mostra aos “materialistas” mais rasteiros que existe muito mais coisa entre o céu a Terra do que julga sua vã filosofia.

  26. Jefferson Daniel disse:

    Ok, a foto foi feito com exposição ‘longa’, mas varios segundos é muito, no máximo 1s. Algumas maquinas genéricas ajustam o tempo de acordo com a luminosidade, cameras automaticas fazem isso sempre, acho que a pessoa que viu, não configurou anda só apontou e tirou a foto…a camera que era ruim, não estou defendendo a ideia de um OVNI/extraterrestre, e sim a inocência do fotógrafo.

    Belo post.

  27. Quero primeiramente parabenizá-lo por esse blog fantástico. Assisti alguns dos seus vídeos e fiquei realmente fascinado ao ler o livro que você recomendou do Carl Sagan. De onde venho, é raro encontrar alguém com o pensamento cético ( Alagoas). Admiro miuto o seu trabalho, e todos os posts são esmagadores e contundentes. Adorei o post do ovni .valeu

  28. Zambest disse:

    Muito legal tudo isso! Mas…
    Interessante que nenhum astrônomo até hoje com suas possantes lentes, assim como fotógrafos profissionais e também cinegrafistas profissionais nunca fotografaram ou filmaram um ovni com qualidade no mínimo esclaredora!
    Sempre é tudo tremido, desfocado, embora tenha vídeos de supostos ovnis gravados por mais de meia hora, o imbecil que estava operando a câmera não teve a idéia de apoiá-la em algo para que não tremesse tanto. É sempre assim… será por quê?

    • Marcos disse:

      Isso que tu pensa, recentemente existem fotos de ovnis muito claras e videos também, recentemente os astronautas do ISS filmaram um objeto sobrevoando próximo a nave. Da um pesquisada no Google, Ets existem, me explica A Noite dos Ovnis no Brasil então.

  29. jackson disse:

    Bem,na verdade se existem mesmo ets ou vida inteligente fora do nosso planeta ainda nao esta provado,mas na verdade eu acho que eles realmente nao tem nada que aprender com os seres humanos,pois nos so sabemos destruir e consumir,cada vez mais nos humanos que nos denominamos seres “inteligentes” nao somos capazes de resolver nem nossos proprios problemas,como nos poderemos resolver o enigma do cosmos. enquanto milhares de pessoas morem de fome no planeta diariamente nos ipocritas ficamos tentando descobrir as questoes e misterios da existencia ou nao de ovnis,ufos e etc… tentemos nos humanos fazer algo de util para nosso proximo e nao gastar tempo e dinheiro com pesquisas e experimentos para saber isso ou aquilo sobre outras civilizaçoes,pois como podemos saber sobre o que esta no exterior do nosso planeta,se nos nao soubermos o que esta no interior dele!!!

  30. Não Duvido disse:

    Verdade, como que um monte de gente fica assustado com um helicóptero , tudo bem que nas fotos eu veja uma óvni mas e como explicar o que as pessoas viram ao vivo ?
    Se eu realmente acredita-se em ufos eu diria que os governos teem blogs e sites como este somente para confundir as pessoas !
    Mas se é isso que eles querem , eu tiro o chapéu por que estão conseguindo a anos.

  31. luca lucinado disse:

    bom vendo esses relatos de aparicoes de ovins tanto que acredito muito nisso,e se existi mesmo vida fora da terra acho que so esperam um momento para se revelar ao mundo

  32. Chelly disse:

    Confesso que fiquei meio decepcionada… Quando saiu essa notícia de ovni na China e tal fiquei super intrigada e interessada no assunto, pois, apesar de curtir as supostas aparições, nunca tinha visto fotos tão… realistas XDDD eu não entendo muito do que foi dito, mas pareceu ter fundamento. vou é pesquisar mais. mesmo assim, o artigo ficou incrível, parabéns!

  33. heitor 13 anos disse:

    olha eu acho q pode ser que todas esas espaçonaves extra terestre avistadas ao longo da historia pode ser uma espécie de “turismo´´ feita atravez do tempo por nosa propria raça humana só q vinda de um futuro muinto distante talvez até milhos de anos.

    ex: se vc embarcar em uma esp açonave viajar no tempo viajar para séculos atraz e sobrevoar sobra a grécia antiga a a séculos atraz todos ficariam asustados au ver a nave, asim como nos ficamos hoje em dia au avistar um O.V.N e talvez no futur a nosa propria evolução fisese com que fiquemos lisos prateados e cabeçudos asim como a nosa conhecida imagem de um extra tereste.

    ou pode ser outra civilização distante mais avançada.

    PENSE NISO!…

  34. anonimo disse:

    Só digo que a primeira foto é montagem…
    Notaram a rede elétrica? Já viram algum fio de energia sobrevoar aeronave.
    Tem mais defeitos na foto…
    Até

  35. Rubem disse:

    Sobre as fotos tudo bem. Sua explicação é bem convincente… Mas Querer dizer que pilotos profissionais confundem Vênus com um OVNI?!?
    Até meu filho de 7 anos sabe reconhecer Vênus, que dirá um adulto, treinado com a responsabilidade de dirigir um avião lotado de pessoas. KKK!

    Aí você Forçou… E muito!

  36. Rhuam Barbosa disse:

    Acredito nas explicações citadas acima… Mas discordo de Vênus…. são pilotos são experientes e já devem saber disto não a como confundir uma estrela com um O.V.N.I.

    Acho que relatos de pilotos relatndo O.V.N.I devem ser levados mas em consideração, uma estrela causar uma coisas destas seria a primeira coisa que observariam.

  37. antonio disse:

    e impossivel que em um universso imenso apenas oplaneta terra tenha vida inteligente ate quando as autoridades de todo o planeta vao ficar enganando o povo sera que eles pensan que somos idiotas o que eles esconden e porque deve haver uma rasao para omitirem fatos tao marcantes para o ser humano acorda autoridades nao somos segos nao acredita quem nao quer as evidencias estao ai eu mesmo ja pasei por uma esperiencia marcante na qual nem eu mesmo sei ao certo tudo que realmente aconteceu naquela noite so sei que o que vi nao foi fruto da minha imaginacao podem crer exite sim vida inteligente fora do nosso planeta…

  38. Antonio Marcos Souza disse:

    Não entendi o porquê das fotos se elas não tem nada haver com o fato. Não acredito nesta hipótese de Vênus e helicópteros ou aviões. Pensando de maneira cética, a explicação mais plausível seria de testes militares terrestres mesmo. Mas, não descarto a possibilidade de vida no universo. Há muitos relatos sérios que não foram explicados até hoje. A sabedoria mostra que devemos estar livres de bandeiras de pensamento. O Ceticismo gratuito, é prejudicial. Levar em consideração especialistas contratados por governos, não é uma prova de nada pois, são orientados a não provocar alarme, caso o caso fosse autêntico.

  39. Antonio Marcos Souza disse:

    Repare no enunciado:

    ” OVNI visto no céu da China pode ser míssil, diz especialista americano ”

    Vejam, PODE SER…

    Este pelo menos foi mais moderno… Se fosse no passado. Ele diria com certeza é… ( forçado pelos seus superiores… )

  40. welbmb disse:

    lembressem sempre….. tudo o que esta acontecendo nos dias de hj ( ultimos dias ) esta sendo provocado por satanas pois ele quer porque quer desviar tudo e a todos do caminho da verdade….

  41. Durva disse:

    Sabe uma coisa que não consigo entender, é como uma noticia dessas não aprece em lugar nenhum, se fizer uma busca no goggle, só quem fala disso são os sites especializados. Você não ve nada no G1, ou no Yahoo. Não sou cético, tenho a mente aberta e pesquiso muito, mas se não aparece na midia, na minha modesta opinião, só pode ser por dois motivos: Ou não é verdade, ou temos que começar a acreditar em teorias conspiratórias e acobertamento. Não sei o que seria pior!!! Rs…

    Abraço.

  42. Weber disse:

    Poxa! O CeticismoAberto é a voz da verdade! Ainda bem podemos ficar tranquilos, não existe vida fora do nosso quintal. olhamos para o céu e vemos estrelas, mas nada além delas, nem esperança, nem imaginação, que seja, pois não ha nada fora da nossa jaula em que fomos adestrados a pensar

  43. peterson ufo disse:

    nosaa eu vi um ovini em jão pessoa e eu vi um estra terretre e meu pai pegol a ispingarda e atirol isso derrubol o ovine chegamos lá ñ tinha niguem dentro dele

  44. Pôs o dedo na ferida,Ávaro.Dê um sentido,uma explicação que Tunguska foi uma fraude.As ruínas submersas,Balbeck,os discos de Baia Kara Ula,as pirâmides egípcias,maias, astecas,etc.

  45. O observador disse:

    Por um acaso já ocorreu a alguém que as fotos e vídeos fornecidos para exibição foram cedidas “gentilmente” pelo governo chinês às agencias de notícias subordinadas ao “gentil e transparente” governo chinês?
    talvez o Sr Mori possa explicar esse outro vídeo gravado em 07/2010 por um passageiro sobre o aeroporto chinês?

    http://www.youtube.com/watch?v=lRDpeKEQ68s&feature=player_embedded

  46. Vc acredita vendo! Portanto em 1988 na cidade de ilheus bahia uma uma nave em formato de estrela de 4 pontas do tamanho de um avião comerical na distancia media de 1km ficou parado no ceu por 20 minutos da hora que avistei estava junto comigo uma vizinha e minha mae presenciado o fato eu era criança tinha 7 anos lembro com detalhes daquilo que vi no ceu. alem de grande a sua luz era unica nao refletia e moveu-se por 5 segundos de vertical para horizontal uma parte danaveera escura e tinha uns quadrados que parecia janelas e começou a girar lentamente ate acelerar ao ponto de ficar como um risco como se fosse um motor ganhando velocidade e do norte para o sul moveu umpequeno espaço ate sumir num velocidade incrivel em direção ao sul o ponto de queimar o ar deixando um risco no ceu. Ou Seja não querem que ninguem lendo isso mude sua ideia de nada se existe ou nao existe outros seres alem de nós.Uma coisa é certa pra mim aquilo que vi não foi criado pelo homem e eu nunca esqueci e todas as noites eu olho para o ceu. E a cada dia tiro minha interpretações, procurando ver alem do que as pessoas veem. Ex para a biblia quase tudo que viam no ceu era maligno ou sinal divido. Sera como escreveriam se visse o que eu vi. Faz assim entao veja minha interpretação——pense numa nave com um et “ou semelhante filho do homem” atirando laser e matando pessoas——- que Deus me perdoe se estou errado!

    Agora veja na biblia

    **** APOCALIPSE 14** E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, que tinha sobre a cabeça uma coroa de ouro, e na mão uma foice afiada.

    15 E outro anjo saiu do santuário, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, porque já a seara da terra está madura.

    16 Então aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi ceifada.

    17 Ainda outro anjo saiu do santuário que está no céu, o qual também tinha uma foice afiada.

    18 E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Lança a tua foice afiada, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras.

    19 E o anjo meteu a sua foice à terra, e vindimou as uvas da vinha da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus.

    20 E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até os freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.

    AGORA PENSE VC PQ EU ESTOU AQUI LHES DIZENDO ISSO! SERÁ QUE SOU UM MENTIROSO?
    BUSCO SEMPRE RESPOSTAS PARA MINHA EXPLICAÇÃO E EU ESPERO QUE EU SEMPRE TENHA RESPOSTAS!

  47. […] “OVNI paralisa aeroporto na China”, uma chamada real. Mas as imagens e mesmo vídeos que circularam com a história eram todos de outros eventos, envolvendo desde aviões a helicópteros e mesmo lançamentos de foguetes. […]

  48. Lucas Rodmo disse:

    Sempre gostei muito de fotos de superxposição. Mas usar pra sacanear foi a primeira vez. rsrs. Boa matéria.

  49. Eudes disse:

    Cara o que o governo nao pode fazer!!!
    acobertar casos como esse é mais facil que fazer acreditarem que so existe uma galaxia neste universso e que so tem 9 planetss no nosso sistema solar.

    Bem o que se espera de um pais que elegeu o tiririca um palhaço como D.federal…

    Ainda nao pode se provar que extraterrestres existe, mas nao existe provas que eles nao existao[…]

  50. Cloud disse:

    Cara, eu concordo plenamente, deveras um bando de gente tapada que leva tu o que o goverdo diz muito a sério!

  51. Manstein disse:

    Parafraseando: ” eu sei que nada sei” Mas ate hoje nao apareceu nenhuma prova conclusiva de que os UFOS existam ( a reciproca e verdadeira). Muita especulação sem evidencias que as possam corroborar. No entanto, como dito, existem bilhões de sistemas solares no universo, quem sabe o que possa existir por neles ? Talvez o imponderável para os seres humanos.

  52. Danilo disse:

    Eu confesso que tenho uma forte curiosidade por notícias que as pessoas relacionam à existência de OVNIS. No entanto, eu procuro sempre me convencer que há uma explicação normal e terráquea para tais fenômenos, porque com certeza é preferível pensar assim do que acreditar que qualquer luz no céu é algo extraterrestre.

    No entanto, mesmo buscando alguma informação mais coerente, científica, eu achei o post esse artigo um tanto fraco.

    Primeiro eu quero colocar que gostei da análise feita sobre as imagens, das luzes do helicóptero e etc, foram bem contundentes.

    Só que eu gostaria que, se possível, a análise fosse feita em cima de vídeos, não somente com fotos. Foto é um recurso muito limitado pra diagnosticar algo tão “inexplicável”.

    O autor diz que o fenômeno fotografado na Ásia trata-se de um foguete lançador russo Progress M-06M, mas embora tenha citado a fonte do fórum da NASA, sobre o míssil, não deu nenhuma explicação científica sobre o POR QUÊ de ter causado exatamente AQUELE tipo de fenômeno, provocando o efeito do “véu branco”. Eu vi o vídeo de seu lançamento, no próprio link do fórum na NASA que você forneceu, e não há SEMELHANÇA ALGUMA com o fenômeno causado do outro vídeo. É simplesmente o lançamento de um foguete, como outras dezenas que já vi, desde o projeto Mercury até Apollo e os subsequentes.

    Outros sites dizem a mesma coisa: Que o fenômeno ocorrido foi causado pelo lançamento do foguete lançador russo Progress M-06M, blá blá. Até aí, não é difícil fazer. Quero é que mostrem cientistas explicando o fenômeno de maneira palpável, o motivo de ter gerado aquele efeito de um “véu branco” ao redor do “objeto”.

    Aquela explicação da Estrela D’Alva também ficou um pouco forçada. Não quero dizer que ela esteja errada, mas o fato de Vênus estar situada bem na mesma direção de onde fotografaram o fenômeno NÃO QUER DIZER EXATAMENTE que o fenômeno não ocorreu, que na verdade as pessoas confundiram com Vênus no céu. Pode até servir como indício, de que possivelmente possam ter confundido com Vênus no céu, mas não é uma PROVA de que OVNIs não existem.

    Eu vejo muitos aqui criticando a mídia e os que engolem suas informações forçadas “goela abaixo”, mas vejo muitos engolindo isso aqui de maneira tão fácil e espontânea que me assusta, só por dizer-se uma fonte “cética”.

    Devo acrescentar que é possível ver Vênus de várias partes do mundo, em algumas épocas do ano, mas que não é por isso que aeroportos fecham. Acho que, para ser um controlador aéreo, o profissional deve ter provavelmente o mínimo de formação (nós não somos os únicos que sabemos distinguir Vênus no céu!) para ver que trata-se apenas da Estrela D’Alva no céu, ao invés de dar ordens para suspender vários vôos. É bom lembrar de pequenos detalhes como esses, de vez em quando.

    Ademais, quero pedir carinhosamente que deixe as fotos de lado e passe a examinar vídeos, pois eles são mais interessantes, claros e também mais polêmicos.

    Estou colocando aqui o link de um vídeo que eu mesmo achei muito dramático por parte da mídia, também muito tendencioso. Não quis tirar conclusões a partir de apenas um vídeo, mas que ele é bem polêmico, ele é.

    Se puder, faça uma análise dele:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RQvjfM0dInc#!

    Obrigado. (;

  53. Danilo disse:

    Só pra reforçar:

    O que seria bom de ver é algo mais ou menos como o cara descreve nesse vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=6NY5c-5z6iw&feature=related

    É explicado que o fenômeno trata-se de um Halo, de acordo com meteorologistas. Pra mim, que já vi um Halo na minha cidade (embora não da mesma grandeza), é bem aceitável tal hipótese.

    Obrigado. (;

  54. Danilo disse:

    Achei um vídeo muito interessante, que não é dramatizador como os outros e mostra a coisa de maneira mais crítica, colocando opiniões favoráveis e desfavoráveis.

    O fato é que muitas pessoas confundem OVNIs com Naves Extraterrestres. OVNI não significa ALGO EXTRATERRESTRE. É apenas um Objeto Voador Não Identificado. Traduzindo: É apenas algo que nós vemos no céu que ainda não conseguimos explicar. Exatamente como aquele “Halo” que foi mostrado, as pessoas que viram não sabiam explicar, mas os meteorologistas concordaram que era apenas um fenômeno atmosférico.

    Mas com certeza é algo que não pode ser simplesmente ignorado, como é feito pela maioria. Se não se tem certeza do que é exatamente, é melhor procurar a fundo, do que propor respostas simplistas, que não vão resolver de fato a questão.

    Enfim, tá aí o vídeo, vale a pena ver (muito mais do que os anteriores):

    http://www.youtube.com/watch?v=jWG1e1HCbQ4&feature=related

    Obrigado. (;

  55. jose francisco disse:

    so quero diser a todos que eu vi uma coisa muito misteiosa na fazenda q eu trabalhavão . foi uma coisa muito bonita sem esplicação.eu acho que ainda desconhecida pelos cientista…ate gostaria que alguem mim esplicasse essa coisa ….so vendo para acreditar…uma luz muito grande girando refletindo cores variadas azul,vermelha .amarelas .lilaz.enfim ela refletia como uma magina de solda .muito fort que as vistas ardiam se encarasse fortimente nela ..eu tava com 2 amigos meus tinha saido da sed da fazenda acavalo e fomos no vizinho aus 8 kilometros..quando retornmos pra casa era 11 horas da noite e a lua tava muito fraca,quando desemos aserra chegando bem na porteirinha da casa .ja estavamos decido dos cavalos quando essa luz misteriosa apareceu nos fundos do quintal e foi subindo ,muito devaga girado com cores ou brilhos vareados ,quado eu vi aquilo eu corrí esconde atraz da parede da consinha ,,,eu olhava meus colegas eles com os reflex dessa luz ficavan todas cores ,,eles mim chamarão vem cá,,se numca ver uma coisa asim.vém aqui vem ver.mais eu tava com medo de ser radiado ou seja ter radiação,,mais mesmo asim eu corri pra lá essa luz fort muito bonita e muito grande ja tava bem auta ela clareava toda montanhas au redor dava pra ver as arvores todas do outro lado do corrego ..derrepent apagol …mais a marca dela fico muitos minutos no mesmo lugar..so que so mesmo um sinausinho fraquinho…não fasia nem um barulho….e so quem ja viu para endender esse misterio…abraços a todos

  56. Henrique disse:

    eu sou testemunha ocular de ovnis…morava em Campo Grande-MS, por volta dos anos 1979 à 1982 eu via até com certa frequência, mtas noites e até mtas vz antes do anoitecer mirava um ovni esférico com luz própria de movimentação fora do comum, digo pq ela movia-se pra todos os lados (cima, baixo, esq., direita) de forma rápida e leve desafiando a lei da gravidade..imaginávamos na época q tratava-se de um balão metereológico, era isso que a imprensa divulgava naquela época. Até passou a ser praticamente cenário na cidade, todos os dias…alguns verificam sua presença de dia, confesso q de dia não tinha tempo em função do trabalho, observava somente no final do dia ou à noite qdo aparecia. A imprensa televisa da época era mto respeitada, e eles diziam ou nem davam atenção, então acreditávamos que era algo terrestre, masssss…eis que na última vez que vi os ovnis foi num estádio lotado de pessoas, morenão em 1982, jogo do Operário-MS x Vasco da Gama, mais de 40.000 pessoas observaram algo inexplicável…era um monte de pontos esféricos luminosos alinhados de 3 em 3 formando um Triângulo e só via-se as luzes do ovni, não se via o corpo da nave (supondo que fosse um Triângulo)… Ele passou devagar como se tivessem plainando e de repente arrancaram numa velocidade parecida com filmes de ficção científica, deixando um rastro de luz como se fosse um meteorito só que o feixe era reto, diferentemente do meteorito q faz um arco em queda….não sei se era de outro planeta, mas que depois de passados 30 anos ainda ninguém, nenhum cientista se prontificou a explicar com a devida atenção a um fenômeno que ocorreu na frente de tanta gente, leva a crer que, provavelmente, não é algo da terra…reforçando, são 30 anos de espera por uma explicação sobre esse fato

  57. Henrique disse:

    esqueci de comentar que tudo impressionava inclusive uma das surpresa era a ausência de qualquer barulhinho de turbina que fosse, nenhum sussuro de som, digo, pela velocidade que este tinha, não ter nenhuma turbina, era mto rápido…De vez em qdo ele simplesmente se apagava também…tem vários relatos sobre isso, como neste link de um ex sargento da aeronáutica de Campo Grande:
    http://youtu.be/ffGY4MXV4kI

    as filmagens do sargento, apesa do seu esforço não são lah muito boas, mas pelo que eu estive pesquisando pelo youtube tem várias lugares no Brasil e no mundo com o mesmo objeto voador esférico com luz própria, mas acho que este de Jerusalém é o que dá ma melhor idéia, vou mandar o link de um dos vários que filmaram na época, vejam:
    http://youtu.be/eh46-2VZv70
    este acima foi à noite
    e tem mais esse abaixo q foi de dia:
    http://youtu.be/vm_5_jhETLA

    Se por um acaso alguém já soube de alguma explicação científica de profissionais da área em questão, por favor, passa o link pra gente…vlw

    p.s. muito bom esse site

  58. anonimo disse:

    A nave filmada parece tudo menos um helicóptero ,acho que se ve que o objecto fotografado é um ovni agora se é deste planeta ou de outro planeta já é outra conversa! nota negativa para este site anti ufo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *