Explosão de “OVNI”: identificado

Explosão de “OVNI”: identificado



Veja mais sobre o caso nesta notícia do iG, esta do Terra, ou esta da Folha.

A foto divulgada pelo Ufogenesis deixa claro que é parte de um satélite artefato espacial (terrestre), e uma busca por reentradas na atmosfera revela o possível culpado: Delta II Stage 2, lançado em 08 de julho de 2003. Adivinhem o que levava? Nada menos que o Mars Exploration Rover-B.



E é assim que podemos ter aqui a adorável história de que os EUA chegam a Marte, mas no caminho deixam cair um tanto de lixo espacial no Nordeste brasileiro.

Atualização: Pode-se ler mais sobre o veículo lançador Delta II procurando na rede. Em uma página da NASA, encontramos uma imagem do segundo estágio do foguete:



O objeto que caiu em Cabeça da Vaca, à 48km da sede do município de Boa Viagem, no sertão central do Ceará, é provavelmente identificado como uma das esferas vermelhas na imagem acima. A esfera continha ou hélio ou nitrogênio. Compare o objeto caído no Ceará com outras quedas de segundos estágios de lançadores Delta II, nos EUA e na África do Sul.

Atualização: A Força Aérea declarou que o objeto seria um “satélite desconhecido“. Mas a esfera de pressão foi roubada. Na notícia você pode ler Reginaldo de Athayde dizendo, como nosso blog divulga há dias, que o pedaço seria de um lançador Delta II lançado em 2003. Que bom que ele concorde conosco, pois alguns dias antes havia dito que seria “o pedaço de um foguete chinês que partiu ao espaço há 20 dias para o lançamento de um satélite“. De toda forma, o bom serviço ReentryNews já atualizou sua página com o local da queda no Brasil.

.

Atualização: Recebi uma mensagem de Nicholas L. Johnson, cientista-chefe e coordenador do Orbital Debris Program Office da NASA, Johnson Space Center, que confirma:

“A reentrada do segundo estágio Delta 2 usado para lançar um dos rovers marcianos da NASA foi acompanhada de perto no fim do mês passado, e notamos que a reentrada inicial ocorreu sobre o norte do Brasil durante a noite de 24-25 de julho, de fato apenas alguns minutos depois do início de 25 de julho, GMT”.

“OVNI” identificado.

4 comentários sobre “Explosão de “OVNI”: identificado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *