Fotografias de OVNIs
Fotografias de OVNIs (prévia de nova seção CeticismoAberto)
Local: Beaver County, Pensilvânia, EUA
Data: 8 de agosto de 1965
James Lucci, 17, estava tirando fotografias da Lua com seu irmão, John, 23. Por volta das onze horas e meia, um objeto brilhante surgiu de trás do morro. James conseguiu tomar duas fotografias antes que o objeto voador partisse. Seus amigos o motivaram a entregar as fotografias ao jornal Beaver County Times, onde foram analisadas e declaradas autênticas.
Na imagem acima, a Lua está à esquerda.
Comentário: Este caso é especialmente interessante porque foi o primeiro caso OVNI fotográfico investigado pelo mais conhecido cético investigador, Philip J. Klass, do CSICOP. E o próprio Klass o declarou autêntico!
“Eu entrevistei James e seu irmão mais velho, John, e depois disso não tinha qualquer razão em particular para duvidar de suas palavras. Também conversei com seu pai, que era um fotógrafo profissional na Força Aérea e estava na Europa quando as fotos foram tomadas. Ele me disse que não tinha idéia de como alguém poderia fraudar fotos como aquelas”, confessou Klass ao colega Gary Posner.
“Mas uma delas lembrava vagamente um prato segurado na palma de uma mão. Assim eu perguntei a James se ele permitiria que eu o fotografasse no jardim em frente a sua casa — onde as fotos do OVNI haviam sido tomadas — com ele segurando um prato. Ele recusou veementemente, mas concordou em tomar uma foto minha segurando um prato”.
Phil Klass chegou a sugerir que a foto de James Lucci, autêntica, poderia envolver um “OVNI de plasma”. Pouco depois da publicação de seu livro, contudo, William Hartmann, investigador da Universidade do Colorado, parte do “relatório Condon”, solucionou o caso. Ele conseguiu reproduzir as fotografias, e era realmente a foto de um prato.
A fotografia de Klass segurando um prato foi tomada de dia, ao contrário das fotos originais. Misture a escuridão da noite com o flash da câmera na receita, e se tem um “OVNI de plasma” a partir da foto de um prato de cozinha.
Décadas depois, John Lucci confessaria a fraude. “O caso me ensinou a não confiar demais em camaradas aparentemente honestos”, lembrou Klass.
Confira: An Interview with Philip J. Klass, the World’s Leading UFO Skeptic (em inglês)
E também: Condon Report, Case 53: Illuminated Model Fabrication (em inglês)
E mais: Intiki UFO Shyashin (em japonês)
– – –
Gostou? Na próxima atualização CeticismoAberto teremos nada menos que treze fotos de OVNIs comentadas em detalhe. E, não, não serão todas fraudes! Teremos também enganos! :-) A sério, das treze fotos comentadas inicialmente, apresentaremos dois casos fotográficos a rigor inexplicados até o momento.