OVNI(s) em Brasília no dia 14 de outubro?

Um vídeo foi enviado ao Youtube (áudio original aqui), e alguns relatos estão surgindo no Orkut, a respeito de um (ou mais) OVNIs vistos em Brasília no dia 14. O vídeo acima é o mais interessante, e vem acompanhado do relato:

“Estava na parada de ônibus perto do Itamarati quando vi um alvoroço. Pessoas estavam apontando para o lado do Congresso Nacional e mostrando um conjunto de objetos luminosos que se aproximavam. Saquei meu celular e rapidamente fiz um vídeo. Infelizmente até iniciar a filmagem perdi alguns segundos, principalmente uma curva fechada que eles fizeram aparentemente sobre o quartel de bombeiros no fim do Eixo Monumental. Fantástico. Corri para casa para enviar este vídeo! Estou emocionado até agora!”

Nossos comentários na continuação.

Acima, outro vídeo de outro suposto OVNI sobre a capital, no mesmo dia, e aparentemente, horário. Mal se vê o OVNI ““ se é que havia de fato um, embora haja alguns flashes mais claros e eu suspeite que a olho nu realmente se podia ver um OVNI no céu.

Agora, o que se vê claramente é que todos usam capacetes de papel alumínio para proteção contra as malévolas ondas telepáticas alienígenas. É uma brincadeira, claro, e todos parecem aproveitá-la. Como tal, é muito provável que o OVNI que estão vendo foi criado por eles mesmos. Quer um grupo de LEDs ou lâmpadas suspensas por um balão, fixas a um aeromodelo, ou o que for, seria apenas detalhes. A The Annual UFO experience mencionada há pouco por aqui exibe vários “OVNIs caseiros” ““ confira fotos dos melhores momentos dos eventos de 2006, 2007 and 2008.

E então, se o “OVNI” do segundo vídeo é uma brincadeira, imagino se ele não é em verdade o mesmo OVNI visto no primeiro vídeo. Bem, fico apenas imaginando, mas aproveito e pergunto a quem mora em Brasília se é possível verificar se os dois vídeos são realmente das mesmas proximidades.

Se forem, então ambos podem ter uma explicação prosaica ““ embora ela só seja confirmada se os responsáveis pela brincadeira o admitirem. O primeiro vídeo, apesar de sua relativa qualidade, não parece permitir chegar a nenhuma conclusão ““ ele pode ser recriado com modelos, o que não prova que o foi ““ já o segundo é praticamente inútil por si mesmo.

Este blog se recusa a fazer qualquer menção direta a por que o dia 14 de outubro de 2008 poderia ter sido significativo. Boicotamos deliberadamente menção, mesmo refutação, a um factóide criado e explorado por alguns veículos de mídia.

Atualização: Suspeitei desde o princípio. Marcelo Domingues confirma que os dois vídeos são aproximadamente do mesmo local (mas em extremos opostos). E um pouco de tempo perdido no Orkut mostra que o local e horário, ““ e os capacetes de alumínio ““ foram um FlashMob.

Os próprios participantes do Flashmob parecem não saber o que o OVNI que viram foi, mas a extraordinária coincidência de horário e local com o grupo de pessoas com papel-alumínio na cabeça sugere fortemente que algum deles resolveu produzir o show por si mesmo caso os ETs não aparecessem.

Como não apareceram.

15 comentários sobre “OVNI(s) em Brasília no dia 14 de outubro?

  1. Eu quero acreditar… Mas não consigo!
    Não com toda aquela gente de capacete de papel alumínio urrando histérica.

    “Cara, que porra é essa?” foi exatamente o que eu me perguntei quando a câmera baixou e começou a aparecer a ponta dos chapéus.

    Balões metalizados cheios de de hélio, iluminados pela Lua, uma forma barata de entreter o povão. Uma festa…

    É incrível como tem tanta gente ingênua que leva essas brincadeiras a $ério.

  2. Mori, o dia 14 de outubro foi mesmo midiático.

    Por acaso, neste dia, estava esperando um programa no SBT e acabei assistindo o programa “Olha Você”. No palco estava um senhor dizendo que naquele dia uma grande nave espacial apareceria nos céus do mundo. Parece que um grupo místico divulgou essa mensagem pela net. Nem preciso dizer que um bando de besteirol foi dito. Naquela hora pensei que devia ser o único idiota a estar assistindo aquele programa. Acabei errando.

    Acho que esse povo de chapéu de alumínio fez uma gozação com isso tudo. Referências a filmes e um OVNI que pode ser falsificado depõem contra os ufologistas.

    Eu errei, entra pra conta dos meus erros. Os ufologistas midiáticos também; mas eles vão botar na conta?

  3. Olá, fui eu que gravei o segundo vídeo, realmente no começo era tudo uma brincadeira, pra chamar atençao de quem passava pelo local, mas o ovni que vimos nao foi feito por nenhum de nós, esse ovni veio da esplanada dos ministérios, estávamos todos na plataforma superior da rodoviária, fica próximo, mas nao tinha como alguém soltar um balao, ou coisa parecida ali. O que vimos foi algo fantastico, nunca tinha visto isso na vida, meu video ficou mt ruim pq tinha mt luz no local, e contrastou com o objeto que tentei filmar. Até rolou uma segunda “apariçao” mas foi bem rápido e nessa hora o ovni passou por trás dos prédios entao nao consegui filmar. mas deixo registrado aqui, que o ovni nao foi forjado por nenhum dos participantes do flash mob, uma brincadeira que surpreendeu a todos ali presentes no dia 14/10/2008.

  4. O coitado do Mori , agora que percebeu o quanto seria útil a existência de aliens para que o cientificismo se tornasse onipresente no mundo -vindos do espaço ou do outros planetas – paulatinamente vai modificando o teor de seus posts.

    A tática é aceitar a mentira ovni criada pelos maçons americanos e induzir os tolos a acreditar que veículos e andróides controlados online criados pelos americanos são de fatos extra ou intramarinhos. Não imagine que todos cairão nessa tolice garoto de recados dos maçons.

    E não adianta censurar meus comentários a verade sempre prevalece.

  5. Depois desse “ufiasco” a gente espera que as pessoas finalmente se conscientizem de que o mundo está cheio de trambiqueiros e charlatões tentando se auto-promover e ficarem famosos para venderem seus “serviços”.
    Mas isso é só esperança mesmo, a esperança de um mundo com pessoas mais racionais… Infelizmente isso parece não se tornar verdade.
    Sinto pena de todos os babacas que acreditaram nesse “boato” e repassaram essa “mensagem extraterrestre” por fé ou por brincadeira.

    Cúmplices: se uma pessoa ajuda a fazer propaganda enganosa ela é cúmplice da enganação. Não dá pra confiar nesta pessoa. Eu não confio mais nas mensagens que os “amigos” me mandam, eles podem estar me enganar, como fizeram ao espalhar esse boato furado.
    “Cadê os discos voadores?” Era só uma brincadeira? Uma festa? Pra descontrair? Muito infantil ficar rindo feito idiota porque seus amiguinhos caíram na piada. Essa “piada” que está ajudando um “vidente charlatão” a ganhar dinheiro as custas dos trouxas desesperados.

    Bloqueados e na lista negra, todos estes meus ex-“amigos”!

  6. É simples.

    Levem o vídeo ao laboratório para análise. Mas não contem para os maçons do Marcel senão vai melar tudo.

    E falando em Marcel, está parecendo o alter ego do Carlos Magno. Só que o Magno tem argumentos mais gerais e o Marcel apresenta um samba de uma nota só. É papa-hostias arretado!

  7. na floresta da tijuca rio de janeiro semana passada as 23:45 vi um igual colei 2 luses bol de leds num balao com helio nao consegui filmar mas todo mundo ficou louco quando viu gastei 15 reais em cada luz de leds e 5 no balao

  8. cara eu fiz a mesma coisa!! gastei 1,99 num daqueles penduricalhos que tem luzinhas que piscam que usam em festas rave amarrei em tres balões de helio liguei o troço e foi uma festa!!
    recomendo a todos!! afinal se os ufos não vem a nos..nós vamos a eles!!

  9. Ola. sou brasileiro, mas moro em Londres, UK. na segunda feira dia 13 de outubro eu estava trabalhando na noite, quando olhei para o ceu e vi uma suposta bola de fogo. achei estranho e chamei meu amigo para ver. Ficamos olhando por alguns segundos, quando da mesma direcao q havia vindo aquela, vinha outra do mesmo jeito. ficamos olhando por mais ou menos dez minutos, e no total apareceram 19 ou 20 disso, umas vinham sozinhas, outras em duas, tres. Teve vez de se juntarem em forma de triangulo. E tbm estranho pq faziam trajetos um pouco diferentes, mas chegavam e sumiam no mesmo ponto no ceu. Tentei filmar com o celular, mas nao apareceu. Nao encontrei nada na net ainda sobre isso, se alguem vir algo, por favor, estou interessado em saber algo a respeito.
    obrigado

  10. Olá a todos.
    Quero dizer que, apesar de não ter esperado pela tal nave-mãe – Já que só fiquei sabendo sobre o caso ontem, dia 1º de novembro – Eu não aprovo nenhum tipo de “brincadeira” em relação ao estudo de OVNIs.Qualquer ação que atrapalhe a busca por qualquer conhecimento não pode ser aprovada.

    Nunca.

    Quero dizer também que a ufologia(que é, basicamente, o estudo de objetos voadores não identificados)só tem relação com extraterrestres quando o indivíduo que a estuda “quer”.Como é possível que algo NÃO IDENTIFICADO possa ser atribuído exclusivamente a naves espaciais e E.T.s?

    Caro Danilo:
    Olá.Antes de tudo quero dizer que não sou um ufólogo ou um “caçador de ufos”,e que me interessei por este caso porque no dia 13 de outubro(aproximadamente ás 22:00 Horas)eu estava voltando pra casa quando avistei algo parecido com o que você relatou ter visto(Uma grande bola de fogo no céu, que apareceu e desapareceu em cerca de 1 segundo).Eu moro no norte do Brasil, em uma cidade chamada Altamira, no Pará.
    Acredito que essa informação não possa te ajudar muito, pois ao contrário de você, eu só vi uma bola de fogo no céu, e não haviam padrões(o que eu vi poderia ser um meteoro).De qualquer forma, é sempre bom compartilhar informação.Um grande abraço.

  11. Sobre o anúncio de 14/10, eu CANSEI de repetir a seguinte frase em comunidades ufológicas: “Como dizia meu avô, dar ouvidos a loucos é querer ficar sem orelhas”.

    De qualquer forma, concordo com o Vinícius. Por mais controvertida que possa ser a pesquisa ufológica, essa merece NO MÍNIMO respeito. Afinal, há alguns abnegados que, contra tudo e contra todos, continuam no esforço para solucionar os fatos relacionados à ufologia. Todo conhecimento é válido e importante (mesmo que possa vir de fora da Terra, como querem alguns).

    Agora, há charlatões? EVIDENTE que sim, como em toda área, diga-se de passagem (lembrem-se do coreano, ou sei lá de onde, que afirmou ter feito clones humanos).

    Portanto… Se esses caras forjaram tal OVNI, então eles não passam de um bando de babacas. (Aliás, só de estarem usando tais chapéis e dando risadas alá Nerds, já o são).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *